Economia
Sistema OCB/TO leva cooperativas tocantinenses para a 49ª edição do CONARH, em São Paulo
O maior evento de Recursos Humanos da América Latina reuniu profissionais de vários países e estados brasileiros

Com o apoio do Sistema OCB/TO, representantes da área de RH das cooperativas tocantinenses Cooperfrigu, Sicoob Tocantins, Unimed Araguaína e Coapa, estiveram reunidos com outros profissionais da área de gestão e desenvolvimento de pessoas em São Paulo, entre os dias 8 e 10 de agosto, para explorar o futuro da gestão de pessoas e compartilhar ideias inclusivas e transformadoras. A programação contou com painéis, palestras, workshops e debates vinculados ao tema principal “Repensar o Hoje em uma Realidade Plural”.
A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, destacou a importância de ampliar os conhecimentos sobre assuntos tão atuais como ESG, cultura, liderança e diversidade. “Queremos que as cooperativas sejam capazes de promover um melhor ambiente possível na experiência de seus colaboradores. Eventos como o CONARH, com certeza auxiliam neste processo”, enfatiza.
Simone Cruz representou o RH do Sicoob Tocantins no congresso e aponta que vivenciar momentos como este, é como ter a oportunidade de trazer o futuro junto com toda inovação para bem pertinho, ampliar conhecimento e reafirmar algumas teorias indispensáveis no mundo organizacional.
“Sou muito grata à OCB e ao Sescoop por nos darem esta oportunidade. Acredito estarmos no caminho certo, um caminho do desenvolvimento para a implementação da humanização na organização, afinal, são as pessoas que trazem o resultado. E alinhado a todo o nosso ganho, vejo o cooperativismo se disseminando e mostrando seu valor e propósito, comprovando o compromisso com as pessoas e principalmente com os envolvidos, os colaboradores”, frisa.
Para Kathia Sirlene, da Cooperfrigu, o CONARH trouxe uma grande reflexão sobre liderança humanizada, pois, fazer do mundo um lugar melhor é responsabilidade de cada um e é possível começar por meio de ações coletivas nas organizações, priorizando a inclusão e a empatia.
“Minhas palavras-chaves são: conexão, igualdade, responsabilidade, liderança e inclusão. Volto com novos pensamentos e idéias sobre diálogos difíceis, feedbacks contínuos encorajamento e posicionamento diante da tomada de decisões. Entendo que não somente esses eventos, como também toda a parceria que o Sescoop nos proporciona, somam de forma gigantesca para o crescimento e nos propósitos das cooperativas. Obrigada”, afirma.
De acordo com Weslany Santos, profissional da Unimed Araguaína, aprimorar, repensar, provocar, ter clareza e flexibilidade, contribuir para uma equipe de alto desempenho e alinhar as pessoas ao negócio estão entre os conhecimentos adquiridos no congresso. “Obrigada, OCB, Sescoop e Unimed Araguaína por me proporcionarem essa dimensão de conhecimento”, diz.
Economia
Tarifa de 50% dos EUA ameaça agro e exportações do Brasil
Tarifa de 50% dos EUA pode afetar agronegócio, indústria e exportações brasileiras. Tocantins também sente os reflexos indiretos da medida.

Medida proposta por Donald Trump acende alerta em estados exportadores e pode afetar o Tocantins indiretamente
Brasil exportou US$ 35 bilhões aos EUA em 2024
Com os Estados Unidos figurando como o segundo principal parceiro comercial do Brasil, o volume exportado em 2024 ultrapassou US$ 35 bilhões. Os principais estados exportadores para o país norte-americano são:
- São Paulo – Aviões, peças industriais, automóveis e suco de laranja
- Minas Gerais – Café, minério de ferro, pedras preciosas
- Paraná – Açúcar, etanol, carnes e maquinário
- Rio Grande do Sul – Fumo, calçados e grãos
- Santa Catarina – Carnes processadas, móveis e tecidos
Produtos brasileiros na mira da tarifa de 50% dos EUA
A medida atinge diretamente produtos que compõem a base da pauta exportadora brasileira, como:
- Carne bovina
- Suco de laranja
- Café
- Aviões regionais da Embraer
- Cobre, aço e alumínio
O aumento da tarifa pode elevar os preços nos Estados Unidos, mas, sobretudo, prejudicar a competitividade dos produtos brasileiros, levando à perda de espaço em mercados internacionais.
Impactos no Tocantins: efeito indireto, mas preocupante
Embora o Tocantins não esteja entre os maiores exportadores para os EUA, a tarifa de 50% dos EUA pode provocar reflexos indiretos significativos. A economia do estado depende fortemente do agronegócio, com destaque para:
- Soja – Cerca de 89% da pauta de exportação
- Carne bovina – Aproximadamente 10%
- Milho e arroz – Volumes menores, porém estratégicos
Além disso, insumos agrícolas, peças industriais e fertilizantes — parte deles originários dos EUA ou impactados por tarifas em cadeias integradas — podem se tornar mais caros para o produtor tocantinense.
Entre as possíveis consequências estão:
- Redução da demanda internacional por carne bovina
- Pressão sobre os preços pagos aos produtores locais
- Aumento no custo de produção agrícola
- Dificuldade de acesso a novos mercados no curto e médio prazo
Importações brasileiras dos EUA somaram US$ 40 bilhões em 2024
Do outro lado da balança, o Brasil importou cerca de US$ 40 bilhões dos Estados Unidos. Os principais estados importadores foram:
- São Paulo – 17,4% do total, com destaque para combustíveis, fármacos e tecnologia
- Rio de Janeiro – Petróleo refinado e produtos químicos
- Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia – Insumos industriais, gás natural e fertilizantes
O aumento dos custos desses produtos pode impactar negativamente setores industriais e agrícolas, com repercussões em cadeia para estados como o Tocantins.
Governo brasileiro reage à proposta de Trump
O governo Lula já manifestou repúdio à proposta e estuda recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC). Retaliações comerciais também estão sendo analisadas, embora não esteja claro se produtos com presença no Tocantins serão incluídos.
Mesmo sendo, por enquanto, apenas uma promessa de campanha, a tarifa de 50% dos EUA já gera incertezas e movimenta os bastidores do comércio exterior brasileiro. A orientação de especialistas é que estados e produtores se preparem, buscando diversificar mercados e fortalecer cadeias produtivas regionais.
Cautela e planejamento são essenciais
A medida proposta por Trump acende um sinal de alerta. Enquanto os grandes polos exportadores enfrentam perdas diretas, estados como o Tocantins precisam se preparar para os efeitos indiretos. A diversificação de mercados, o estímulo à produção local e o fortalecimento da indústria regional serão fundamentais para minimizar os impactos da tarifa de 50% dos EUA.
Por Jaciara Barros
Portal Jaciara Barros – Jornalismo com olhar local e impacto global
Economia
Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo
Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

O setor automotivo brasileiro vive uma fase de retomada e expansão. Em 2024, as vendas de veículos leves cresceram 14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que projeta nova alta de 5% em 2025. Esse crescimento vem acompanhado da reestruturação da rede de concessionárias, que ultrapassou 8 mil pontos de venda, o maior número em mais de uma década.
Ainda segundo a Fenabrave, somente em 2024, foram abertas mais de 530 novas lojas do segmento, um indicativo da confiança do setor no crescimento contínuo do mercado automotivo brasileiro. Apesar de aquecido, o setor é cada vez mais competitivo, reunindo mais de 40 marcas e cerca de 3,5 mil modelos. Essa movimentação também se reflete no Tocantins. A partir de 14 de julho, a capital Palmas passa a contar com uma nova concessionária, com conceito totalmente inovador.
A nova loja da Autovia Fiat será inaugurada no Capim Dourado Shopping e integra um modelo de atendimento que vem ganhando força no país: concessionárias instaladas em locais de grande circulação, com foco na conveniência e no relacionamento direto com o público. A estratégia acompanha as transformações do varejo automotivo, cada vez mais voltado à experiência de compra em ambientes acessíveis e integrados à rotina dos consumidores.
Com estrutura pensada para oferecer conforto, praticidade e interação com os produtos, o espaço reúne veículos novos, seminovos e acessórios. Durante a inauguração, o público poderá conhecer de perto a nova Fiat Titano 2026, que chega ao mercado com motor Multijet 2.2 de 200 cavalos, câmbio automático de oito marchas, tração integral, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e pacote de segurança com sistema ADAS. O modelo, que já está em pré-venda, será um dos destaques do evento.
Para a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, a unidade é mais um passo para aproximar a marca do público tocantinense. “Nossa proposta é oferecer um atendimento personalizado em um ambiente moderno e multifuncional, que também será palco de eventos, lançamentos e ações promocionais, proporcionando uma experiência que vai além da compra. Queremos estar perto do cliente, nos antecipando às necessidades dele”, afirmou.
Para o Capim Dourado Shopping, a chegada da Fiat reforça o movimento de diversificação de serviços e ampliação da experiência dos frequentadores, é o que explica o superintendente Diego Góes. “A presença de uma das maiores marcas de veículos do país reforça o nosso compromisso em oferecer praticidade e variedade aos nossos clientes. Essa parceria agrega valor ao nosso mix e fortalece o shopping como um ponto de encontro entre grandes marcas e o público da capital”, destacou. Líder absoluta em vendas no Brasil em 2025, a Fiat agora estará ainda mais perto dos clientes.
Energisa
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