Turismo
Sprite muda a cor verde da embalagem para facilitar a reciclagem e lança garrafa transparente

A Sprite está de cara nova e, agora, sua embalagem é transparente e mais fácil de reciclar. A marca anunciou a troca de sua característica garrafa verde para transparente, mantendo seu delicioso sabor limão. Ao repensar a gestão de resíduos para criar soluções que beneficiem sociedade e meio ambiente, trazendo desenvolvimento econômico, a The Coca-Cola Company anuncia a mudança como parte do seu compromisso por um Mundo Sem Resíduos e como signatária do Pacto Global pela economia circular da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao contrário da tradicional PET verde, a nova embalagem transparente da Sprite contribui para ampliar sua circularidade. O fato de não conter pigmentação colorida, faz com que a embalagem tenha maior procura e valor na cadeia de coleta e reciclagem, tornando-as mais circulares. Garrafas transparentes possuem maior demandas e podem ser reutilizadas em diferentes produtos e setores, como por exemplo: produtos têxteis, cosméticos, materiais térmicos, de proteção, etc. O PET transparente gera uma eficiência na cadeia de reciclagem por reduzir a necessidade de separação de outros materiais.
Além disso, o conjunto de benefícios de adotar uma embalagem transparente se reflete também em um valor de mercado de até 25% maior, se comparado às PETs com adição de pigmentação colorida.
“Por um Mundo Sem Resíduos, nós da Coca-Cola assumimos o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. A mudança em Sprite se inicia ainda em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”, enfatiza Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
No Brasil, a mudança da garrafa PET é iniciada no mês de agosto para todos os mercados e em todas as suas apresentações (200ml, 250ml, 500ml, 600ml, 2L e 2,25L). Cabe mencionar que os esforços em transformar a embalagem da Sprite já vêm sendo conduzidos pela companhia e, por isso, a garrafa utiliza resina reciclada em sua composição. Para o final de 2022, a estimativa é que cerca de 70% das embalagens colocadas no mercado já contenham um percentual de resina reciclada. É o início de uma jornada para que, nos próximos anos, todas as embalagens sejam transparentes e usem pelo menos 50% de resina reciclada em todo o país.
Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade para o Brasil e Cone-Sul da Coca-Cola América Latina, complementa: “Como Empresa, temos objetivos claros para ampliar a circularidade e o crescimento responsável e sustentável de nossas marcas. Ao optar pelo aumento do conteúdo reciclado e pela substituição de embalagens verdes para garrafas PET transparentes de uma marca tão icônica e com volume tão relevante como Sprite, demonstramos e percebemos como a empresa tem avançado e atuado de forma comprometida para os objetivos de sustentabilidade e no que diz respeito em ampliarmos a reciclabilidade e circularidade de todas as nossas embalagens.”
O lançamento será acompanhado de uma campanha abrangente que inclui diversas ações nos pontos de venda e comunicação nas redes sociais (https://www.instagram.com/sprite_br/) para que as pessoas estejam cientes dessa mudança, em prol da sustentabilidade, enquanto desfrutam do mesmo sabor refrescante de Sprite.
Sobre a Coca-Cola Bandeirantes
A Coca-Cola Bandeirantes é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 2.700 colaboradores diretos e 5.000 indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição nas cidades de Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu, Morrinhos e três Crossdocking nas cidades de São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atende diretamente 228 cidades e mais de 33.400 pontos de vendas.
Produz, distribui e vende de forma exclusiva em sua área de atendimento, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut. Distribui e vende de forma exclusiva para sua área de atendimento, as cervejas da Heineken Brasil, as Cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera com a marca Estrella Galícia, os sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e Bebidas a base de Soja (Ades) da Coca-Cola Brasil e as águas minerais da Crystal Acqua Lia. Realiza também a distribuição das marcas Monster Company, com o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.
Como a sustentabilidade é um compromisso da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, capacitação de jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, no apoio às cooperativas de reciclagem com o incentivo a reciclagem de embalagens PET. A previsão para 2030 é que 100% das embalagens colocadas no mercado sejam recolhidas (logística reversa), além de aumentar a eficiência do consumo de recursos naturais: água e energia, reduzir a emissão de carbono, promover o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e suportar a expansão e continuidade do negócio.
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
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Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
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