Moda e Estilo
Sustentabilidade em Moda: Desfile vai apresentar moda local e artesanal com estilo e responsabilidade ambiental

Estilo, inovação e responsabilidade ambiental. Esta é a proposta do projeto “Sustentabilidade em Moda”, que será realizado na próxima sexta-feira, 30, com desfile no Tocantins Fashion Week, na CASACOR Tocantins. A iniciativa é uma realização do Instituto Brasil Sustentável (IBS), com patrocínio de edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), através da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Ministério da Cultura.
As peças utilizam de reaproveitamento e priorizam produções à mão, unidas a biojoias confeccionadas com matérias-primas amazônicas e elementos como algodão orgânico, barbante ecológico, dejetos da indústria, tecidos naturais e outras formas de produção que não agridem ao meio ambiente, agregando ao conceito da sustentabilidade e economia criativa. Cerca de 95% dos produtos são feitos manualmente, evidenciando o talento de pequenas empreendedoras, que transformam a sustentabilidade em peças únicas e de grande valor estético.
De acordo com a diretora-geral do Projeto, a presidente do IBS, Lucivânia Brito, a iniciativa vai além da moda sustentável. “É um projeto que busca dar visibilidade a micro e pequenas empreendedoras, destacando a importância da economia criativa”, adianta. E como
explica a produtora executiva do projeto, Cinthia Abreu, a iniciativa tem o objetivo de mostrar que a moda pode e deve caminhar lado a lado com a sustentabilidade: “Uma proposta que une moda, inovação e um forte compromisso social. Por isso, apostamos em mulheres empreendedoras que fazem da sua arte um meio de vida, fortalecendo a economia local e respeitando o meio ambiente”.
A consultora de moda Patricia Fregonesi enfatiza que o projeto “Sustentabilidade em Moda” não só traz produtos para as pessoas consumirem como também faz repensar sobre esse consumo. “Estamos falando de um produto feito localmente, artesanalmente, por mulheres fortes e capazes de transformar a realidade de uma sociedade”, destacou.
Esta é a segunda edição do desfile, sendo a primeira edição realizada também no Tocantins Fashion Week. Além do Desfile, o projeto oferece diversas ações como rodas de conversa sobre empreendedorismo sustentável e exposição de produtos, sempre a partir de eixos como Sustentabilidade, Educação e Cultura.
Sobre o Instituto Brasil Sustentável (IBS)
O IBS é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção de práticas sustentáveis em diversas áreas, incluindo moda, educação, assistência social e cultura. Venceu nos últimos anos a categoria Ambiental, do edital de Patrocínio Cultural Banco da Amazônia 2021, com a proposta do projeto “Vivência Lixo ao Luxo”, que já está em sua quarta edição.
Marcas
Por trás das peças, oito mulheres artesãs, costureiras e microempreendedoras que desenvolveram seus produtos, sempre pautadas na responsabilidade social. São elas:
Eclésia Lustosa – Jardim Secreto: Trabalha com peças que utilizam a técnica do macramê, por meio de fio de algodão crú e sintético, sendo eles residual e contínuo. Esta técnica dispensa o uso de agulhas e máquinas, permitindo a reutilização do material.
Fabiana Wandscheer – Ateliê Casa da Mãe e da Joana: Trabalha a técnica do crochê contemporâneo, usando fio contínuo, criatividade com amor. Seus produtos têm ênfase para o sustentável, usando fios residuais ou material que pode ser reutilizado ao ser desmanchado. O crochê é uma técnica que colabora com o meio ambiente no reaproveitamento da sua matéria- prima.
Jéssica Vieira – Makra Ateliê: Os brincos da Makra Ateliê são feitos com barbante ecológico, uma matéria-prima residual de fábricas têxteis, representando o compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Brincos grandes e cheios de estilo que valorizam a transformação de materiais em moda consciente e única.
Letícia Ambrósio– Manga Rosa Couros: A Manga Rosa Couros vende calçados com foco cultural. A intenção é levar ao público em geral a oportunidade de usufruir de sandálias em couro natural. Além de trabalhar a legitimidade e sustentabilidade nas peças, prima o conforto e qualidade nas produções artesanais.
Kelly Luz: É a mente criativa por trás da marca que leva seu nome. Artista têxtil, estilista (UNA-BH), também foi uma das 100 mulheres selecionadas para a primeira turma (2009) do Programa “10.000 Women – Mulheres Empreendedoras (FDC). Prioriza o uso de matérias prima naturais no tingimento e impressão das peças, investimentos na economia circular. Tem como inspiração a natureza, a reutilização (Ypyclyng) e a sustentabilidade.
Malu Mayara – Amarrado em Nós: Uma marca dedicada à criação de peças de decoração e vestuário em macramê, utilizando como uma das matérias-primas principais o barbante ecológico/sustentável. Cada item é produzido à mão. Além de oferecer produtos únicos e ecológicos, a marca destaca-se pelo empreendedorismo feminino, refletindo a dedicação e a paixão de uma empreendedora que valoriza a produção artesanal e a independência.
Marta Benosse – Gaia Shop: Produção de moda alternativa com tecidos de fibras naturais. Roupas brancas e africanas fazem parte do catálogo, onde a maioria das peças são criadas e produzidas por mulheres. A produção visa o aproveitamento dos tecidos sem desperdício, ajudando a natureza e fortalecendo a economia local, com responsabilidade e respeito.
Raia – Siá ECO: Um negócio de família, de sociedade da artista Gabriela Raia com sua mãe costureira Maria Lucimar Pereira Torres, que costura há mais de 30 anos. As peças são baseadas na ideia de moda circular e upyclicling, utilizando o tecido como ele é com peças que são feitas com tecidos biodegradáveis: algodão e linho.
Ficha Técnica
Direção-geral: Lucivânia Brito
Idealização e Produção Executiva: Cinthia Abreu
Administração e prestação de contas: Marinez Santana
Consultoria de Moda: Patricia Fregonesi
Participantes: Mallu Mayara – Amarrado em Nós; Marta Benosse – Gaia Shop; Kelly Luz; Raia – Siá Eco; Letícia Ambrósio – Manga Rosa Couros; Fabiana Wandscheer – Ateliê Casa da Mãe e da Joana; Eclésia Lustosa – Jardim Secreto e Jéssica Vieira – Makra Ateliê.
Moda e Estilo
O Boticário apresenta Her Code Clímax, com tecnologia inédita no mercado de fragrâncias global, que comprovadamente desperta a sensualidad
Com exclusiva tecnologia ChériScentz™, o novo eau de parfum combina o exclusivo Código Secreto, acorde único e instigante da marca, junto a notas sofisticadas de Chocolate Noir

Her Code é a submarca do Boticário que, há três anos, vêm construindo pioneirismo e relevância no mercado de fragrâncias amadeiradas femininas e se posicionando para além do produto, fortalecendo atitudinal e conversas relevantes para as consumidoras, com tudo isso, já se destaca dentro do negócio junto a outras marcas já consolidadas. Her Code Clímax chega para completar a tríade do prazer feminino e inaugura um marco inédito na perfumaria mundial, sendo a primeira fragrância do mundo criada com a exclusiva Tecnologia ChériScentz™, comprovadamente capaz de despertar a sensualidade feminina*. Desde o seu lançamento, em 2023, Her Code vem ampliando a discussão sobre a autodescoberta do prazer com uma comunicação propositiva e fragrâncias que expandem esse território. Agora, com Clímax, o convite é para que a consumidora viva intensamente o ápice do prazer por meio de um olfativo ousado e viciante.
Sob a assinatura da renomada perfumista inglesa Louise Turner, da casa de fragrâncias Givaudan, a criação traz uma composição rica em contrastes, em que as notas intensas e aditivas se encontram em equilíbrio com a feminilidade floral. Com o uso do Método Emotion Decoding System®**, Her Code Clímax traduz emoções em matéria-prima, resultando em um amadeirado floral intenso. O eau de parfum combina o Código Secreto, acorde icônico da marca, ao inédito Chocolat Noir, uma nota
intensa do mais puro chocolate, que traz ao terceiro lançamento da marca uma conotação envolvente e fascinante. Além do chocolate, a fragrância revela o contraste entre as frutas vermelhas e especiarias, com um corpo floral envolvente do jasmim e uma base de sândalo intensa e ultra feminina, que pulsa na pele e desperta a sensualidade em seu auge.
“Her Code Clímax chega com um olfativo marcante e surpreendente e reforça o nosso posicionamento de vanguarda da perfumaria nacional, ao trazer para as consumidoras uma novidade com tecnologia inédita, ingredientes sofisticados, endosso de uma renomada perfumista internacional, que junto ao nosso time de Pesquisa e Desenvolvimento, atuou na criação dos três flankers da marca, além de atuar com um propósito. Her Code foi a primeira marca de EDP da perfumaria feminina a abrir conversas sobre o prazer feminino, reafirmando a visão de que a perfumaria vai muito além do olfativo: estamos construindo uma plataforma de marca que dialoga diretamente com as mulheres, incentivando-as a viverem plenamente o seu prazer” explica Fernanda Marques, diretora da categoria de Perfumaria do Grupo Boticário.
Para prolongar essa experiência sensorial, a linha, além do Her Code Clímax Eau de Parfum, apresenta também a Loção Hidratante Desodorante Corporal Her Code Clímax, com fórmula de rápida absorção e hidratação por até 48 horas, que deixa a pele macia, desodorizada e perfumada com a mesma assinatura viciante do acorde Chocolat Noir.
Her Code Clímax está disponível em todas as lojas físicas do país, no e-commerce da marca, além do app do Boticário, para as versões Android e iOS e via revendedores pelo Encontre Boticário. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do número 0800 744 0010 – contato oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo link.
Experiência além do olfato
Complementando a experiência de lançamento de Her Code Clímax, o paladar também poderá sentir a potência das notas frutais e do chocolat noir traduzidas em uma bebida especial inspirada na fragrância, em duas versões. A criação em parceria com a cafeteria Amor Espresso, está disponível até o dia 21 de setembro, no Boticário Lab de Pinheiros, em São Paulo. A opção alcóolica possui base de gin, com essências de framboesa e cereja, acompanhadas de limão, licor de chocolate e finalizada com água de flor de laranjeira; enquanto a versão não-alcóolica tem como base água com gás, seguindo a mesma receita e o chocolate intenso é servido como acompanhamento, os valores são R$ 28 e R$ 21, respectivamente.
* ChériScentz™ Algoritmo exclusivo de criação de fragrâncias que evocam a sensualidade entre os consumidores, testado e comprovado cientificamente;
** Método Emotion Decoding System®: patente originada da combinação de ingredientes testados com a metodologia G-Evocation e que comprovadamente evocam a sensualidade.
Moda e Estilo
O Boticário anuncia a maior e mais esperada promoção de refis do ano, por tempo limitado
Com mecânicas especiais como ‘compre um e leve outro’, promoção conta com destaque para as linhas corporais, cuidados capilares Match. e lançamentos de perfumaria

Uma notícia maravilhosa para quem ama os produtos do Boticário! A marca acaba de lançar a sua maior e mais esperada promoção de refis do ano, com ofertas imperdíveis que duram apenas até o dia 31 de agosto. É a oportunidade perfeita para repor seus produtos favoritos, economizar e ainda fazer uma escolha mais sustentável.
A campanha traz mecânicas especiais, como o famoso “compre um e leve outro”, e descontos incríveis em combos, que chegam a 100% de desconto no refil! Um jeito fácil e inteligente de cuidar de si e do planeta ao mesmo tempo.
Destaques para a sua Lista de Compras
- Cuidados Corporais: Se você é fã das loções hidratantes de Nativa SPA (Ameixa, Ameixa Negra, Orquídea Noire, Cereja Rouge e Uva Merlot) ou de Cuide-se Bem (Deleite, Nuvem e Rosa e Algodão), prepare-se! Na compra da loção de 400ml, você ganha o refil de graça. É a chance de manter sua pele hidratada e perfumada por mais tempo.
- Cuidados com o Cabelo: As linhas queridinhas de Match. também estão com preços especiais. Os refis de Nutrição Regeneradora, Hidratação aos Fios e o lançamento Ciência das Curvas estão com 30% de desconto.
- Perfumaria: Para os apaixonados por fragrâncias, o Boticário também traz refis para os perfumes mais amados, com até 11% de desconto em linhas como Arbo, Quasar Classic e Glamour Secrets Black. E a novidade é que agora as fragrâncias Clash e Malbec também contam com opções em refil!
Por que Escolher o Refil?
Além da economia, o uso de refis tem um impacto ambiental super positivo. A produção de um refil utiliza muito menos plástico do que uma embalagem regular. Por exemplo, os refis de Nativa SPA usam 78% menos plástico, o que ajuda a evitar o descarte de toneladas de resíduos por ano.
E não se esqueça do Boti Recicla, o programa de reciclagem da marca que recebe embalagens vazias de qualquer cosmético. É um ciclo completo que valoriza o consumo consciente!
Lembre-se: as promoções são por tempo limitado. Você pode encontrar os produtos nas lojas físicas, no e-commerce ou no aplicativo do Boticário.
Moda e Estilo
O Boticário apresenta EGEO CoguMellow, nova versão da primeira fragrância do mundo a utilizar o cogumelo Boletus Edulis* em sua composição
Em edição limitada, a marca expande a linha com um novo gourmand, além de trazer o primeiro lançamento da marca que já nasce com a proposta de uso único ou combinado entre as versões, por meio da técnica layering, criando olfativos surpreendentes

Com o olhar de vanguarda da perfumaria nacional, O Boticário surpreende novamente com a nova fragrância EGEO CoguMellow, que traz para o mercado um novo gourmand com o cogumelo Boletus Edulis*, ingrediente inédito da perfumaria. A novidade chega para duplar com a primeira versão da linha, EGEO Cogu, que surpreendeu os consumidores e gerou curiosidade dos lovers da marca para conhecerem o olfativo inédito da perfumaria no mundo.
Egeo CoguMellow é um frutal gourmand que surpreende na combinação das notas de destaque: smoothie de pêra e baunilha de madagascar com o acorde de cogumelo, enquanto Egeo Cogu, um oriental frutal de notas gourmands e amadeiradas, com amora e crème brullè e o acorde de cogumelo com grande presença. A novidade é mais frutal e ideal para o dia a dia, enquanto a outra versão tem a potência do gourmand mais sofisticado.
As duas versões de fragrâncias com o exclusivo acorde de cogumelo e assinaturas olfativas desenvolvidas pela renomada casa de fragrâncias alemã, Symrise, chegam ao consumidor com mais uma inovação da proposta de layering, técnica de sobreposição na perfumaria que permite a combinação no uso. As diferentes proporções de borrifadas de EGEO CoguMellow e Cogu resultam em um universo de possibilidades e a combinação ideal para cada um, conforme a personalidade, preferências pessoais e ocasiões de uso. A marca testou seis combinações, que permeiam efeitos mais frutais, doces ou equilibrados entre os dois universos.
O lançamento reforça a liderança da marca na perfumaria, com tradição de mais de 45 anos, na vanguarda da categoria e propondo inovações relevantes para o mercado mundial. “A escolha de trazer um ingrediente disruptivo e inédito no mercado de perfumaria mundial para EGEO, se conecta com a verdade da marca e dos consumidores que estão em busca constante de novas possibilidades e experiências irreverentes e autênticas. EGEO CoguMellow chega para surpreender com um novo gourmand combinado as notas de cogumelo. É um olfativo que se diferencia de EGEO Cogu, mas que se combinam, por meio da orientação de composições com a técnica de layering, trazendo uma experiência olfativa totalmente nova”, explica Fernanda Marques, diretora da categoria de Perfumaria do Grupo Boticário.
EGEO CoguMellow e Cogu estão disponíveis em edição limitada, com 10% de desconto até o dia 31 de agosto, em todas as lojas físicas do país, no e-commerce da marca, além do app do Boticário, para as versões Android e iOS e via revendedores pelo Encontre Boticário. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do número 0800 744 0010 – contato oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo link.
Serviço
Egeo CoguMellow Desodorante Colônia 90 ml – Preço sugerido: R$ 154,90
Egeo CoguMellow Desodorante Colônia é uma fragrância para surpreender. O frutal gourmand, traz a combinação inusitada do Cogumelo Boletus Edulis* com notas frutais e gourmands, como o smoothie de pêra e a baunilha de madagascar, ideal para o dia a dia.
-
Social2 dias atrás
Assembleia em festa: presidente Amélio Cayres celebra aniversário
-
Social2 dias atrás
Rede Dia + inaugura sua 4ª unidade em Palmas com tradição e economia
-
Social4 dias atrás
Lançamento do TOFW na Both Buffet reúne nomes da moda em Palmas.
-
Turismo4 dias atrás
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
-
Palmas5 dias atrás
FGT 2025 encerra programação premiando os vencedores de seis categorias com reconhecimento e R$ 150 mil