Moda e Estilo
Sustentabilidade em Moda: Desfile vai apresentar moda local e artesanal com estilo e responsabilidade ambiental
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Jaciara Barros
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Estilo, inovação e responsabilidade ambiental. Esta é a proposta do projeto “Sustentabilidade em Moda”, que será realizado na próxima sexta-feira, 30, com desfile no Tocantins Fashion Week, na CASACOR Tocantins. A iniciativa é uma realização do Instituto Brasil Sustentável (IBS), com patrocínio de edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), através da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Ministério da Cultura.
As peças utilizam de reaproveitamento e priorizam produções à mão, unidas a biojoias confeccionadas com matérias-primas amazônicas e elementos como algodão orgânico, barbante ecológico, dejetos da indústria, tecidos naturais e outras formas de produção que não agridem ao meio ambiente, agregando ao conceito da sustentabilidade e economia criativa. Cerca de 95% dos produtos são feitos manualmente, evidenciando o talento de pequenas empreendedoras, que transformam a sustentabilidade em peças únicas e de grande valor estético.
De acordo com a diretora-geral do Projeto, a presidente do IBS, Lucivânia Brito, a iniciativa vai além da moda sustentável. “É um projeto que busca dar visibilidade a micro e pequenas empreendedoras, destacando a importância da economia criativa”, adianta. E como
explica a produtora executiva do projeto, Cinthia Abreu, a iniciativa tem o objetivo de mostrar que a moda pode e deve caminhar lado a lado com a sustentabilidade: “Uma proposta que une moda, inovação e um forte compromisso social. Por isso, apostamos em mulheres empreendedoras que fazem da sua arte um meio de vida, fortalecendo a economia local e respeitando o meio ambiente”.
A consultora de moda Patricia Fregonesi enfatiza que o projeto “Sustentabilidade em Moda” não só traz produtos para as pessoas consumirem como também faz repensar sobre esse consumo. “Estamos falando de um produto feito localmente, artesanalmente, por mulheres fortes e capazes de transformar a realidade de uma sociedade”, destacou.
Esta é a segunda edição do desfile, sendo a primeira edição realizada também no Tocantins Fashion Week. Além do Desfile, o projeto oferece diversas ações como rodas de conversa sobre empreendedorismo sustentável e exposição de produtos, sempre a partir de eixos como Sustentabilidade, Educação e Cultura.
Sobre o Instituto Brasil Sustentável (IBS)
O IBS é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção de práticas sustentáveis em diversas áreas, incluindo moda, educação, assistência social e cultura. Venceu nos últimos anos a categoria Ambiental, do edital de Patrocínio Cultural Banco da Amazônia 2021, com a proposta do projeto “Vivência Lixo ao Luxo”, que já está em sua quarta edição.
Marcas
Por trás das peças, oito mulheres artesãs, costureiras e microempreendedoras que desenvolveram seus produtos, sempre pautadas na responsabilidade social. São elas:
Eclésia Lustosa – Jardim Secreto: Trabalha com peças que utilizam a técnica do macramê, por meio de fio de algodão crú e sintético, sendo eles residual e contínuo. Esta técnica dispensa o uso de agulhas e máquinas, permitindo a reutilização do material.
Fabiana Wandscheer – Ateliê Casa da Mãe e da Joana: Trabalha a técnica do crochê contemporâneo, usando fio contínuo, criatividade com amor. Seus produtos têm ênfase para o sustentável, usando fios residuais ou material que pode ser reutilizado ao ser desmanchado. O crochê é uma técnica que colabora com o meio ambiente no reaproveitamento da sua matéria- prima.
Jéssica Vieira – Makra Ateliê: Os brincos da Makra Ateliê são feitos com barbante ecológico, uma matéria-prima residual de fábricas têxteis, representando o compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Brincos grandes e cheios de estilo que valorizam a transformação de materiais em moda consciente e única.
Letícia Ambrósio– Manga Rosa Couros: A Manga Rosa Couros vende calçados com foco cultural. A intenção é levar ao público em geral a oportunidade de usufruir de sandálias em couro natural. Além de trabalhar a legitimidade e sustentabilidade nas peças, prima o conforto e qualidade nas produções artesanais.
Kelly Luz: É a mente criativa por trás da marca que leva seu nome. Artista têxtil, estilista (UNA-BH), também foi uma das 100 mulheres selecionadas para a primeira turma (2009) do Programa “10.000 Women – Mulheres Empreendedoras (FDC). Prioriza o uso de matérias prima naturais no tingimento e impressão das peças, investimentos na economia circular. Tem como inspiração a natureza, a reutilização (Ypyclyng) e a sustentabilidade.
Malu Mayara – Amarrado em Nós: Uma marca dedicada à criação de peças de decoração e vestuário em macramê, utilizando como uma das matérias-primas principais o barbante ecológico/sustentável. Cada item é produzido à mão. Além de oferecer produtos únicos e ecológicos, a marca destaca-se pelo empreendedorismo feminino, refletindo a dedicação e a paixão de uma empreendedora que valoriza a produção artesanal e a independência.
Marta Benosse – Gaia Shop: Produção de moda alternativa com tecidos de fibras naturais. Roupas brancas e africanas fazem parte do catálogo, onde a maioria das peças são criadas e produzidas por mulheres. A produção visa o aproveitamento dos tecidos sem desperdício, ajudando a natureza e fortalecendo a economia local, com responsabilidade e respeito.
Raia – Siá ECO: Um negócio de família, de sociedade da artista Gabriela Raia com sua mãe costureira Maria Lucimar Pereira Torres, que costura há mais de 30 anos. As peças são baseadas na ideia de moda circular e upyclicling, utilizando o tecido como ele é com peças que são feitas com tecidos biodegradáveis: algodão e linho.
Ficha Técnica
Direção-geral: Lucivânia Brito
Idealização e Produção Executiva: Cinthia Abreu
Administração e prestação de contas: Marinez Santana
Consultoria de Moda: Patricia Fregonesi
Participantes: Mallu Mayara – Amarrado em Nós; Marta Benosse – Gaia Shop; Kelly Luz; Raia – Siá Eco; Letícia Ambrósio – Manga Rosa Couros; Fabiana Wandscheer – Ateliê Casa da Mãe e da Joana; Eclésia Lustosa – Jardim Secreto e Jéssica Vieira – Makra Ateliê.
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O Boticário lança Nativa SPA Orquídea Lumière com brilho duradouro
O Boticário apresenta Nativa SPA Orquídea Lumière, com iluminador corporal inédito e ação que mantém a pele iluminada por até 10 horas¹.
Linha completa de cuidados corporais aposta em perfumação prolongada, com o cheiro marcante e misterioso das orquídeas, além de contar com o exclusivo ativo estimulador de colágeno da quinoa
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13 horas atrássobre
17/10/2025Por
Jaciara Barros
A tendência da pele glow nunca sai de cena — ela se reinventa. Apostando nesse desejo atemporal por luminosidade natural e sofisticada, o Boticário apresenta Nativa SPA Orquídea Lumière, uma linha de cuidados corporais que eleva o conceito de autocuidado com pele iluminada por até 10 horas¹.
O segredo? A combinação inédita entre o iluminador corporal e o creme perfumado, um duo que hidrata profundamente enquanto revela o viço e o glamour da pele radiante.
Mais do que uma fragrância marcante, a linha traz o toque misterioso e envolvente das orquídeas — flor símbolo de elegância e poder feminino. O resultado é uma perfumação prolongada e floral, capaz de transformar o ritual diário de hidratação em uma verdadeira celebração de si.
“Identificamos um novo desejo das consumidoras por produtos que unissem tratamento e brilho. A pele luminosa é hoje um símbolo de vitalidade e bem-estar — uma extensão da beleza real e do autocuidado”, explica Bruna Nunes, diretora da categoria Corpo & Banho do Grupo Boticário.
Entre os destaques, o Iluminador Corporal Stick surge como protagonista: o primeiro da marca em formato bastão, com textura cremosa e aplicação prática. Ele garante fixação e luminosidade de até 10 horas¹, potencializada quando combinado ao Creme Perfumado Corporal, que estimula a produção de colágeno em até 77%² e intensifica a hidratação e o perfume.
Para completar o ritual, o portfólio inclui o Sabonete Líquido Perfumado, que limpa sem ressecar e deixa a pele deliciosamente suave; e o Óleo Glorioso Corporal, que reforça o toque acetinado e a perfumação. Todos contam com o bioéster de quinoa, ativo exclusivo que promove firmeza e elasticidade.
O toque final fica por conta do Body Splash Desodorante Colônia, com notas de orquídea, ylang ylang e baunilha, criando uma fragrância envolvente e sofisticada — um floral ambarado irresistível. E para levar todo esse luxo na bolsa, a linha traz ainda um nécessaire elegante e espaçoso, perfeito para o dia a dia.
Os produtos Nativa SPA Orquídea Lumière já estão disponíveis com até 30% de desconto de lançamento no site e app do Boticário. Também é possível adquirir pelo WhatsApp oficial (0800 744 0010) ou com consultores da marca em encontre.boticario.com.br.
Moda e Estilo
Influenciadora Brenda Queiroz participa de talk show em Palmas
A goiana integra roda de conversa promovida pela Nath Store que aborda os desafios de empreender e manter propósito no mercado da moda
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2 dias atrássobre
16/10/2025Por
Jaciara Barros
Com mais de 362 mil seguidores nas redes sociais, a influenciadora goiana Brenda Queiroz é presença confirmada no Talk Show “Sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual”. O evento, realizado pela Nath Store, nesta quinta-feira, 16, em Palmas, propõe uma conversa sobre autenticidade, maternidade e os desafios do empreendedorismo feminino, reunindo mulheres que transformaram propósito em trajetória profissional.
Natural de Goiânia (GO), Brenda construiu uma comunidade expressiva no ambiente digital ao compartilhar, de forma leve e verdadeira, seu estilo de vida, reflexões sobre autoestima e experiências com o universo da moda. Sua comunicação direta e empática tornou-se marca registrada e a colocou entre as vozes femininas mais influentes do Centro-Oeste. “Gosto de mostrar que ser autêntica é o que realmente conecta as pessoas. Quando a gente é de verdade, inspira outras mulheres a se sentirem seguras também”, afirma.
Brenda representa uma nova geração de mulheres que transformaram a internet em espaço de expressão e negócios, mantendo o olhar voltado para o propósito. Essa trajetória é um dos pontos que inspiraram o convite para o talk show, que tem curadoria de Nathalia Torres, empresária e criadora da Nath Store, marca que há 13 anos é referência em moda feminina e empoderamento em Palmas.
O evento reunirá também as empresárias e influenciadoras Deborah Bandeira e Ticiana Machado, em uma troca de experiências sobre carreira, identidade e força coletiva. “A ideia é criar um ambiente de aproximação entre mulheres que compartilham os mesmos desafios, da gestão de negócios à preservação da própria identidade”, explica Nathalia.
Além da conversa, a Nath Store incorporou ao encontro uma ação solidária de arrecadação de itens de higiene pessoal, que serão destinados a mulheres em processo de recuperação de dependência química. Para Nathalia, o gesto simboliza o elo entre propósito e prática. “Quando falamos em força e superação, não se trata apenas de histórias bem-sucedidas, mas de gestos que ajudam outras mulheres a recomeçar com dignidade”, pontua.
Com trajetória consolidada no varejo de moda e forte presença digital, a Nath Store tem se posicionado como uma marca que une estilo, propósito e solidariedade, valorizando o papel da mulher em todos os contextos. “Queremos mostrar que o verdadeiro estilo não está apenas na roupa, mas nas atitudes que inspiram e transformam vidas. Cada mulher que participar contribuirá para uma causa que resgata autoestima e recomeços”, finaliza Nathalia.
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Marina Ruy Barbosa resgata sua marca registrada
O ruivo mais famoso do Brasil está de volta: Marina Ruy Barbosa resgata sua marca registrada utilizando os cuidados de TRUSS, com a linha Uso Obrigatório
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08/10/2025Por
Jaciara Barros
Marina Ruy Barbosa volta a exibir os cabelos ruivos, visual que a consagrou como uma das maiores referências de beleza do país, em mais um movimento de parceria com TRUSS, marca do Grupo Boticário. Após um período explorando os fios loiros, Marina surpreende ao retornar com seu ruivo.
“Eu amei me descobrir em outra versão! Foi muito divertido ser loira e poder interpretar uma personagem em um filme com outra estética. Agora é hora de novos capítulos da minha vida profissional e pessoal e precisei voltar para as minhas raízes! Com a confiança de que, com os tratamentos e produtos da TRUSS, ir e vir não seria um dano aos meus fios e à saúde do meu cabelo. Feliz e pronta pra novos visuais”, conta Marina.
A atriz e embaixadora da marca volta em mais uma campanha com TRUSS, comprovando a força do portfólio em cuidados com a linha de tratamento Uso Obrigatório e a expertise técnica de seus produtos, que mantêm a saúde dos fios. “Estou muito feliz com toda nossa parceria e com tudo que estamos construindo juntos!“, reforça a atriz.
Para manter os cuidados diários, Marina não abre mão da linha Uso Obrigatório, que restaura a fibra capilar, conferindo maleabilidade, brilho radiante e proteção contra o desbotamento e frizz indesejado. “A linha é versátil, prática e traz resultado real, seja no dia a dia ou em momentos especiais. São produtos que acompanham a mulher moderna, que busca beleza, mas também performance e praticidade”, completa.
O hairstylist Mario Henrique, Chief Blond Officer e embaixador global de TRUSS, foi o responsável por cuidar dos cabelos da atriz em todo o período. Foi ele também quem, em maio, criou seu loiro dourado, batizado de TRUSS Unique Blond, que gerou grande repercussão na mídia.
Marina descreve a diferença entre suas fases loira e ruiva como uma verdadeira narrativa de si mesma: “Como loira, eu me permiti explorar um lado mais ousado, curioso, quase experimental. Era como se eu estivesse brincando com uma nova versão de mim mesma, descobrindo outras formas de me expressar. Já o ruivo é meu lugar de força, de pertencimento. Quando estou ruiva, sinto que estou em casa“, define a atriz.
Mais do que nunca, Marina reafirma sua posição como ícone de estilo e inspiração para milhares de pessoas, enquanto TRUSS reforça sua relevância como marca capaz de traduzir experiências de beleza únicas, unindo produtos com tecnologia de ponta, alta performance e profissionais qualificados. O “efeito Marina” já começa a se espalhar pelas redes sociais, despertando conversas, referências e pedidos nos salões de todo o país.
Sobre TRUSS
TRUSS é uma marca nacional, que há mais de 20 anos se destaca no segmento de produtos capilares, com ampla presença em salões de beleza no Brasil e em quase 40 países no mundo. Lembrada pelos consumidores mais exigentes e recomendada pelos profissionais cabeleireiros mais qualificados, a TRUSS desenvolve produtos de alta performance com matérias-primas e ativos de última geração, que verdadeiramente cumprem o que prometem. Em 2022, a TRUSS passou a integrar o portfólio de marcas consagradas do Grupo Boticário, um dos 10 maiores varejistas do Brasil, ampliando significativamente a presença do grupo na categoria de cabelos e reforçando a atuação com novos públicos e parceiros, como o profissional de beleza.

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