Taquaruçu recebe reforço na rede elétrica para realização de Festival Gastronômico  

1ª NOITE FGT 2024
Concessionária de energia terá equipes exclusivas presentes nos quatro dias do evento, que acontece entre 4 e 7 de setembro
O início do mês de setembro é aguardado com expectativa por todos os palmenses, que sobem a serra para prestigiar o Festival Gastronômico de Taquaruçu, evento tradicional no calendário cultural da cidade há quase 20 anos e que une pratos típicos do Cerrado a atrações musicais regionais e nacionais.
Da decoração do portal de entrada do evento, passando pelas cozinhas dos estandes até o palco, a energia elétrica está presente em todos os momentos, e com isso, a necessidade de garantir um fornecimento de qualidade para que o evento seja um sucesso do início ao fim.
Com esse objetivo, a concessionária de energia elétrica realizou um reforço na rede do Distrito. “Houve a substituição de um transformador por outro com o triplo da potência, que continuará a beneficiar Taquaruçu mesmo após o Festival acontecer. Nossa atuação no local começou em reuniões prévias com a Prefeitura de Palmas para auxiliar no planejamento das ações e inspeção de toda a rede do Distrito em conjunto com o Corpo de Bombeiros, que realizamos em todas as edições do Festival”, pontua o gerente de operações da Energisa Tocantins, Mauro Inácio dos Santos.
A execução de manutenções preventivas também fez parte das ações em preparação para o evento, serviço já presente na rotina operacional da empresa. “Inspecionamos a rede elétrica a partir da tecnologia de termovisão, que capta pontos de calor e verifica se há cabos superaquecidos, e fizemos a poda de árvores próximas à rede, para prevenir acidentes”.
Outra ação, contínua durante os quatro dias do evento, é a presença de equipes exclusivas da Energisa no local, além do monitoramento remoto por 24 horas do Centro de Operação Integrado, em que a equipe técnica fica à disposição para agir e restabelecer o fornecimento de energia em caso de ocorrências com a rede. O trabalho, que já acontece initerruptamente, é o que garante que os clientes da concessionária de energia elétrica tenham o abastecimento restabelecido no menor tempo possível.
“Mesmo com todas as medidas preventivas que tomamos, situações inesperadas, como acidentes de trânsito, podem afetar a distribuição de energia. Por isso, contamos com equipes especializadas e preparadas para agir rapidamente e minimizar os impactos desses eventos”, complementa o gerente.
Abalroamentos
Apesar de todos esses cuidados, o aumento no fluxo de veículos e o consumo de bebidas alcoólicas durante o Festival elevam o risco de colisões contra postes. Os abalroamentos podem interromper rapidamente o fornecimento energia e exigem ação imediata.
Ao todo, apenas no primeiro semestre de 2025, foram registrados mais de 160 postes abalroados no Tocantins, sendo Palmas a cidade com maior volume dessas ocorrências.
Os prejuízos com as estruturas danificadas têm o custo médio de R$ 3 mil, mas podem chegar a R$ 30 mil ou mais, caso transformadores e outros equipamentos sejam atingidos durante a ocorrência. A substituição pode levar de três a quatro horas e o responsável por arcar com os custos é o motorista responsável pelo acidente.

Publicidade

Portal Jaciara Barros - Anuncie Aqui