TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023

cinthia ribeiro

Tribunal de Contas do Tocantins aprova por unanimidade as contas de 2023 da gestão de Cinthia Ribeiro, com superávit de R$ 98,8 milhões e equilíbrio fiscal.

Palmas (TO) — O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) aprovou, por unanimidade, as contas consolidadas do exercício de 2023 da Prefeitura de Palmas, referentes à gestão da então prefeita Cinthia Ribeiro. O parecer prévio nº 111/2025, emitido pela Segunda Câmara da Corte, destacou o cumprimento integral dos limites constitucionais e legais e a saudável situação fiscal do município, que encerrou o período com superávit orçamentário de R$ 98,8 milhões e superávit financeiro em todas as fontes de recursos.

Equilíbrio fiscal e responsabilidade na gestão

De acordo com o relatório do relator, conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, as demonstrações contábeis apresentadas pela gestão representam adequadamente a posição financeira, orçamentária e patrimonial da administração municipal até 31 de dezembro de 2023. O parecer reconhece, ainda, o pleno atendimento às exigências constitucionais na aplicação de recursos em áreas essenciais, como saúde e educação — 18,91% e 25,98%, respectivamente, acima dos mínimos legais.

Investimentos e valorização profissional

O relatório também registrou que 79,70% dos recursos do Fundeb foram aplicados na valorização dos profissionais da educação, conforme determina a legislação federal. O gasto total com pessoal ficou dentro do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, representando 52,46% da Receita Corrente Líquida.

“Essa aprovação é o reconhecimento do zelo e da responsabilidade com que conduzimos o dinheiro público, sempre com foco em resultados concretos para a população de Palmas. Encerramos a gestão com equilíbrio fiscal, obras entregues, investimentos em todas as áreas e, acima de tudo, com as contas em ordem”, afirmou a ex-prefeita Cinthia Ribeiro, atual presidente nacional do PSDB Mulher.

Aprovação unânime e transparência

A aprovação foi unânime, com a presença dos conselheiros Severiano José Costandrade de Aguiar (relator e presidente da sessão), José Wagner Praxedes e André Luiz de Matos Gonçalves, e acompanhada pelo procurador de contas José Roberto Torres Gomes.

O resultado reforça a transparência e a boa gestão fiscal da administração municipal de 2023, que manteve os compromissos legais e garantiu a continuidade de investimentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento de Palmas.

Mais notícias de Palmas






Publicidade

Portal Jaciara Barros - Anuncie Aqui