conecte-se conosco

Energisa

Temperatura subiu? Veja como a mudança de hábitos influencia no consumo de energia

Concessionária orienta consumidores a usarem energia de forma mais eficiente

Publicadas

sobre

O verão ainda não chegou, mas temperaturas já começaram a subir e o consumo de energia elétrica pode aumentar com a utilização de aparelhos como ventiladores e ar-condicionado. E é por isso que antes que a estação mudar, é preciso se preparar para o clima seco e quente aderindo novos hábitos de consumo.
Ainda durante os meses de chuva, a dona de casa Lena Ribeiro faz uma ronda na residência para verificar quais eletrodomésticos precisam de manutenção, por exemplo. “Sempre fico de olho na borracha da geladeira, porque eu sei que quando ela está mais desgastada, o ar frio foge e ela acaba trabalhando mais”, explica.
E ela está correta. De acordo com o especialista em Eficiência Energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio, é importante observar a vedação da geladeira poque isso impacta no funcionamento do motor. “Uma forma de testar é colocar uma folha de papel entre a porta e o corpo da geladeira e fechar a porta. Ao tentar puxar a folha, se ela sair facilmente, a vedação está comprometida. Se a folha resistir, a vedação está funcionando adequadamente”, explica.
O ideal, no entanto, é ir além da manutenção dos equipamentos elétricos da casa, mas transformar a forma como se usa a eletricidade. “Pequenas mudanças de hábitos podem ajudar, e muito, na conta de energia. Aproveitar mais a luz natural, utilizar lâmpadas LED, usar cores claras nas paredes de casa, proteger o aparelho de ar-condicionado do sol, evitar o modo stand-by retirando os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso são exemplos práticos de atitudes que podemos tomar para reduzir o consumo de energia”, complementa Lutiary.
Para orientar sobre o uso eficiente dos eletrodomésticos, a Energisa dá dicas para evitar surpresas no final do mês.
Ar-condicionado: 23ºC é uma temperatura agradável para qualquer ambiente. Mantenha sempre as janelas e portas fechadas enquanto o equipamento estiver ligado e lembre-se que os filtros devem ser limpos com frequência, já que a sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento.
Ventiladores: esses aparelhos não resfriam o ambiente, então não devem ser deixados funcionando em ambientes vazios, pois desperdiçam energia.
Geladeiras e freezers: preferencialmente, esses eletrodomésticos devem ficar o mais longe possível do fogão, fornos e outras fontes de calor. A borracha de vedação da porta precisa estar em boas condições para não deixar o ar frio escapar. Não forre as prateleiras com plásticos ou panos, porque isso atrapalha a circulação interna do ar. Não guarde alimentos e líquidos quentes. Regule o termostato para o funcionamento correto da geladeira e, por fim, evite abri-la toda hora sem necessidade.
Iluminação: no verão os dias são mais longos, então aproveite ao máximo a luz natural. E quando precisar das luzes, acenda apenas os cômodos em uso e apague as lâmpadas dos ambientes vazios. Invista nas lâmpadas de tecnologia LED, que são as mais econômicas.
Aparelhos em stand-by: é mais econômico desligar aparelhos direto nos botões ou nas tomadas, e não apenas pelo controle remoto. Em geral, luzes indicativas acesas significam desperdício de energia.
Ferro de passar roupa: neste calor, economize tempo e energia. Passe apenas as peças essenciais. Roupas de cama, de academia e de ficar em casa dispensam o uso do ferro. Para não amassar, basta ter o cuidado de estendê-las corretamente no varal e dobrá-las ou colocá-las em cabides assim que secarem.
Chuveiro: “dê férias” para um dos maiores vilões do consumo de energia. Na hora do banho, use a posição “verão” ou aproveite o calor intenso para se refrescar com a temperatura do chuveiro no modo “desligado”.
Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda