Corpo de Bombeiros Militar
Tenente-coronel do CBMTO participará do Sobrasa Rescue, em Santa Catarina
A cidade de Itapema – SC, vai receber cerca de 600 bombeiros militares de todo o Brasil para o SOBRASA Rescue 2023. O evento é uma promoção do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), de 09 a 12 deste mês. Entre os participantes está o tenente-coronel Antônio Luiz Soares da Silva, subcomandante de Gestão de Pessoas, do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.
O tenente-coronel é convidado da SOBRASA, e vai apresentar Artigo Científico de sua autoria, em que destaca os resultados de cinco anos de estudos no Tocantins, e tem como tema “Riscos de Incidentes Aquáticos em Áreas Balneares Fluviais”. A apresentação será dia 09.
O trabalho do bombeiro tocantinense tem total conexão com os objetivos do SOBRASA Rescue, que busca melhorar o conhecimento, a integração entre os serviços de salvamento e principalmente a redução do número de afogamentos no Brasil e na América do Sul.
Segundo o tenente-coronel Soares, “o CBMTO mapeou 99 praias do Tocantins em julho de 2022, onde analisou os 10 principais riscos de incidentes aquáticos e a implementação de 14 medidas de mitigação de riscos propostas pela NT-34 (Norma Técnica que versa sobre a segurança contra incidentes aquáticos em áreas balneares)”.
“Esses riscos são baseados no perfil do afogamento fatal no estado do Tocantins e a partir deles que é determinado o nível das praias, que vai de 01 a 05”, explicou o tenente-coronel.
Todas as praias mapeadas estão neste link e podem ser vistas por banhistas e autoridades de segurança pública.
“O SOBRASA Rescue nos oportuniza integrar com outras corporações de bombeiros, compreender como essas corporações estão desenvolvendo suas pesquisas para melhorar o atendimento à sociedade e as condições de trabalho da tropa, na área de prevenção aos incidentes e no salvamento aquático”, relata Soares.
Em sua apresentação, dentro das questões definidas pela Norma Técnica, já publicada pelo CBMTO, Antônio Luiz Soares vai discorrer sobre o sistema de prevenção aos incidentes aquáticos desenvolvido pela corporação, e que compreende: guarda-vidas militares, guarda-vidas civis, demarcação de área para banho e para embarcações, sinalização com placas, boias e bandeiras, spot de áudio com orientações, panfleto e o aplicativo SOS 193.
“Esse evento será oportuno para discutir nossa metodologia com os especialistas de outras corporações, bem como nos ajudar na obtenção de mais conhecimentos para fortalecer o desenvolvimento desse processo nas praias em nosso estado”, concluiu Soares.