Energisa
Tocantinenses precisam atualizar cadastro para manter benefício social de desconto na conta de luz
Clientes devem manter cadastro atualizado para continuar participando do programa Tarifa Social
Famílias de baixa renda, indígenas e quilombolas têm direito a descontos na conta de luz. Mas, para garantir o benefício do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), do governo federal, é preciso manter o CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais atualizado. No Tocantins, mais de 99 mil famílias podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo para atualizar o cadastro e desfrutar do benefício.
“A inclusão no benefício pode ser feita de forma automática, quando o cadastro do cliente está atualizado. Mas, além disso, a Energisa Tocantins faz busca ativa dessas famílias em potencial para receber os descontos. Nosso interesse é alcançar os consumidores que têm esse direito para que possam usufruir do benefício”, explica a coordenadora comercial da Energisa Tocantins, Andrea Albernaz.
Essa busca é feita a partir de um cruzamento de informações com a base de dados do Governo Federal para identificar clientes que estão dentro dos critérios e que possuem o direito de receber a Tarifa Social. “É importante destacar que, ao atualizar o cadastro e entrar em contato com a Energisa por um dos canais de atendimento, o processo de inclusão no programa pode ser mais rápido”, comenta a coordenadora.
O benefício é destinado às famílias que possuem renda mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa, famílias com membros que possuem doenças que requerem o uso contínuo de aparelhos elétricos para tratamento, desde que a renda mensal seja de até três salários-mínimos; famílias indígenas, quilombolas e aquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os descontos são proporcionais ao consumo de energia elétrica do imóvel e quanto menor o consumo, maior será o desconto. Para o consumo de até 30 kWh mensais, o desconto é de 65%. De 31 kWh a 100 kWh, 40%; de 101 kWh a 220 kWh, 10%. A partir de 221 kWh o cliente não recebe o desconto.
Para os clientes quilombolas e indígenas, o cálculo é diferente: até 50 kWh mensais, o desconto é de 100%. De 51 kWh a 100 kWh, 40%; de 101 kWh a 220 kWh, 10% e a partir de 221 kWh, não há desconto.
Contato com a concessionária
E não é só para receber o benefício da Tarifa Social que os dados cadastrais precisam ser atualizados. O cadastro com dados atuais do cliente junto à Energisa também proporciona praticidade e acesso a informações. Um exemplo é o recebimento de comunicação quando houver desligamento programado na rede elétrica para melhorias. “O contato com o cliente se torna mais ágil quando os dados estão atualizados. Para isso, basta acessar um dos canais digitais oficiais da Energisa ou ligar para o 0800 721 3330”, explica a coordenadora de atendimento da Energisa Tocantins, Mosângela Oliveira Leal.
Caso opte pelos canais digitais, o cliente pode utilizar o aplicativo Energisa On (disponível para Android e iOS), a atendente virtual www.gisa.energisa.com.br ou pela Agência Virtual www.energisa.com.br. “Mas, é importante reforçar que os clientes precisam ficar atentos aos canais oficiais da empresa para evitar contratempos”, reitera Mosângela.
Energisa
Orientações de segurança sobre riscos da rede elétrica são temas de palestras gratuitas em Porto Nacional
Ação do Projeto Ligados também realizará troca de lâmpadas e sorteio de geladeiras e ventiladores em caminhão da Energisa

Energisa
Taquaruçu recebe reforço na rede elétrica para realização de Festival Gastronômico
Concessionária de energia terá equipes exclusivas presentes nos quatro dias do evento, que acontece entre 4 e 7 de setembro

Energisa
Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe
Projeto Amigos do Rio reuniu mais de 200 voluntários e contou com apoio de colaboradores da Energisa

-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Governo do Tocantins4 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO