Governo do Tocantins
Tocantins dá início à Campanha de Multivacinação

Pais e responsáveis, na Capital, aproveitaram a manhã do sábado, 30, para vacinar crianças e adolescentes menores de 14 anos, no primeiro dia da Campanha de Multivacinação, promovida em todo o Estado, numa parceria do Governo do Tocantins, com o Ministério da Saúde e os 139 municípios. Em todo o Estado, a Campanha tem como objetivo principal, a garantia da proteção vacinal do referido público, reduzindo assim, as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções que acontecem anualmente.
Até o dia 14 de outubro, as famílias podem levar seus filhos para serem imunizados contra a poliomielite, sarampo, pentavalente, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; varicela; hepatite A, hepatite B e febre amarela. Além disso, toda a população pode atualizar o cartão de vacinação.
Benta Pinheiro, mãe de duas crianças, foi uma das compareceram neste sábado para fazer a sua parte. “Acho essa ação muito importante, porque é a ocasião ideal para as mães poderem levar seus filhos para vacinarem, porque muitas vezes, no meio de semana, a correria do dia a dia e não tem oportunidade, e final de semana é muito bom por causa disso, tem tempo suficiente para isso”.
“Nós precisamos resgatar as boas práticas sanitárias no nosso Estado, pois as vacinas salvam. Por isso, onde você estiver, leve seu filho e sua filha de 0 a 14 anos, deixe o cartão de vacina deles em dias. Isso é o que a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins e o Governo do Tocantins, em conjunto com as 139 prefeituras e secretarias municipais de saúde querem: saúde para todos”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Perciliana Bezerra.
“É muito importante essa ação no fim de semana, pois auxilia as famílias a trabalharem na promoção da atualização do cartão vacinal das crianças. Então, o que eu aconselho é que a gente não perca essa oportunidade, pois vacina é vida! E não é só a vacina no braço, é a imunização contra doenças. Que a gente aproveite essas oportunidades e levemos os nossos bens mais preciosos, que são nossos filhos, para fazer esse ato de amor”, relatou a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde da SES-TO, Juliana Veloso.
E para atender essas famílias, a Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) terá até o dia 14 de outubro, horários flexíveis para o atendimento. “A campanha multivacinação, tem uma extrema importância para a conscientização sobre a importância da vacinação. Durante esses dias, todas as unidades em Palmas estarão abertas de 8 da manhã às 5 da tarde de segunda a sábado, sendo o dia 7 de outubro, o nosso dia D e dia 14 de outubro, que é o encerramento da campanha”, enfatizou o gerente da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), Hugo Botelho.
Para que todos os municípios estejam abastecidos com os imunizantes, a SES-TO realizou nas últimas semanas, oficinas de microplanejamento para acompanhar e avaliar a execução das ações que serão realizadas pelos municípios. “A campanha da multivacinação veio como uma nova oportunidade do Ministério da Saúde para atualizar a caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos de idade. Então, aquela população que por algum motivo esteja faltosa na sala de vacinas, esta é a oportunidade para estarem atualizando a caderneta de vacinação. E quem não conseguiu vir hoje, pode vir até o dia 14 de outubro! Então a gente faz o chamamento para a população, para que ela se organize e procure a unidade de saúde mais próxima”, comentou a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.
Dia D
No dia 07 de outubro, todas as unidades de saúde do Tocantins ficarão abertas das 8h às 17h para atender a população. Para se vacinar é importante levar um documento de identificação com foto, carteira de vacinação e documentos que comprovem que a pessoa faz parte do grupo prioritário.
Após este dia, as mais de 320 salas de vacinação do Tocantins permanecerão atendendo diariamente. Adultos que precisam de doses de reforço também poderão procurar o sistema municipal de saúde neste período.
Dados de Vacinação no TO
Em 2022, as coberturas vacinais que apresentaram os menores índices, são as vacinas de rotavírus (84,25%), meningo C (88,1%), pentavalente (85,14%), pneumocócica (92,14%), poliomielite (85,42%), febre amarela (69,66%), tríplice viral (82,89%) e hepatite A (81,19%). A única vacina que teve alta significativa na cobertura vacinal no último ano foi a BCG, que em 2021 era de 91,3% e subiu para 120,44%.
Em 2023, os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde mostram que o Tocantins alcançou até maio o seguinte índice de imunização: BCG: 89,31%; Rotavírus: 59,46%; Meningo C: 61,73%; Pentavalente: 62,35%; Pneumocócica: 63,89; Poliomielite: 62,23%; Febre Amarela: 54,36%; Tríplice Viral: 59,65% e Hepatite A: 64,6%.
Governo do Tocantins
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
Cláudio Thomaz assume o comando da PMTO em cerimônia no QCG. Governador em exercicio Laurez Moreira reforça a segurança pública como prioridade e anuncia continuidade estratégica na corporação.

Palmas (TO) — O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama Ângela Prudente, participou na noite desta terça-feira, 16, da solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Tocantins no Quartel do Comando Geral. O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça transmitiu a chefia ao coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.
A solenidade, símbolo de transferência de autoridade e responsabilidade, contou com representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados estaduais e federais. O ato iniciou com a apresentação da tropa ao governador e ao novo comandante da PMTO, Cláudio Thomaz Coelho.
Ao destacar as virtudes do novo comandante, o governador Laurez Moreira manifestou confiança na gestão de Cláudio Thomaz e reconheceu o trabalho do coronel Márcio Barbosa à frente da corporação. O governador afirmou que a segurança pública é prioridade do governo e enfatizou que fortalecer a Polícia Militar impacta positivamente todos os setores do Tocantins.
Orgulho e responsabilidade definem o tom do pronunciamento do novo comandante. Cláudio Thomaz afirmou que dará continuidade ao trabalho em curso com foco na operacionalidade da tropa, no bem-estar do policial e na adoção de novas tecnologias. O comandante adiantou que irá intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, com operações contínuas em Palmas e no interior e ações nas divisas para coibir a criminalidade e o tráfico de drogas.
Durante a solenidade, o coronel Flávio Santos Brito assumiu a chefia do Estado-Maior. A escolha reforça a continuidade estratégica e o alinhamento do comando com foco no fortalecimento institucional e na eficiência das ações policiais em todo o estado.
Com a ênfase em presença ostensiva e prevenção, a expectativa é de aumento da sensação de segurança e resposta mais célere a ocorrências. Especialistas ouvidos pela reportagem defendem a integração entre policiamento, inteligência, prevenção social e cuidados com a saúde física e mental do efetivo para resultados sustentáveis.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Governo do Tocantins10 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO