Governo do Tocantins
Tocantins descarta presença do vírus de alta patogenicidade da gripe aviária e tranquiliza a população para o consumo de carne e ovos
O resultado preliminar do Ministério da Agricultura e Pecuária descartou vírus de alta patogenicidade e indicou a influenza A de baixa patogenicidade

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) informa que a situação identificada em um abatedouro avícola, localizado no município de Aguiarnópolis está sob controle e não representa risco à saúde humana. O consumo de carne e ovos segue seguro.
Durante trabalho de rotina do Serviço de Inspeção Estadual da Adapec detectou em um lote de 40 mil animais, sete animais com sintomas compatíveis com a Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves. Imediatamente, as amostras foram coletadas e, em menos de 48 horas, enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) em Campinas (SP).
O laudo preliminar, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no domingo,18, descartou a presença do vírus da gripe aviária (H5N1 e H7N9) de alta patogenicidade. O material analisado detectou a presença de influenza A de baixa patogenicidade.
O laudo preliminar revelou a presença de Influenza A, com baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade, tendo em vista as características epidemiológicas, laboratoriais e clínicas observadas na investigação. A investigação laboratorial está em curso e as medidas de controle de trânsito adotadas, com manutenção da situação sob controle e vigilância adequados, declarou em nota oficial o Mapa.
A Adapec tranquiliza a população pois a doença não oferece risco à saúde humana pelo consumo de carne e ovos. A propriedade segue interditada, sem a presença de animais. No abatedouro, o lote das carcaças das aves foi sequestrado, até a finalização da investigação. A produção do estabelecimento ocorre normalmente. As ações seguem os protocolos sanitários dentro da normalidade de rotina.
A detecção precoce e a ação eficiente dos técnicos do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência garantiram o controle da situação. “O resultado das amostras comprovou que se trata de uma influenza de baixa patogenicidade, prova disso, é o número de animais que apresentaram enfermidade com sintomas de torcicolo, não sugestivo para gripe aviária de alta patogenicidade”, esclarece o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, reafirma o compromisso da instituição com a transparência e garante que as equipes têm trabalhado para assegurar a sanidade do plantel avícola do estado do Tocantins. “Realizamos de forma contínua treinamento técnico, fiscalização intensificada nas barreiras fixas e móveis, mapeamento de aves migratórias, vigilância ativa em granjas e na criação de subsistência, educação sanitária, atendimento às notificações e estudos soroepidemiológicos sobre influenza aviária (H5N1) de alta patogenicidade e Newcastle”, ressaltou.
Investimentos
O Governo do Tocantins investiu R$ 590,5 mil, para aquisição de materiais e serviços, em dezembro de 2023, para prevenir e combater com resposta rápida em caso de introdução da influenza aviária de alta patogenicidade. O aporte foi firmado por meio de convênio com o Mapa.
Os equipamentos foram adquiridos para dar suporte à investigação de suspeitas da doença, fiscalizações nas propriedades cadastradas e fiscalização de trânsito de aves, além de propiciar a aquisição de serviços para colheita, acondicionamento, envio e análise de amostras para diagnósticos.
Prevenção
Para evitar a gripe aviária, uma série de medidas devem ser adotadas: evitar o contato direto com aves mortas ou com suspeita de doenças, os trabalhadores que manipulam aves devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), reforçar as medidas de biossegurança evitando o contato entre aves silvestres e de produção, além do controlar a circulação de pessoas nas granjas, entre outras medidas.
Texto: Dinalva Martins-Governo do Tocantins
Governo do Tocantins
Wanderlei Barbosa tem 85% de aprovação no Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa atinge 85% de aprovação popular no Tocantins, segundo pesquisa do Correio do Povo, com destaque para gestão presente e bem avaliada.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), obteve um índice expressivo de 85% de aprovação popular, conforme revela levantamento realizado pelo jornal Correio do Povo, entre os dias 23 de junho e 3 de julho de 2025. A pesquisa entrevistou moradores de todas as regiões do estado: Norte (Bico do Papagaio), Centro-Norte, Centro, Sul e Sudeste.
Avaliação da gestão Wanderlei Barbosa
A pesquisa detalha como a população enxerga o desempenho do Governo do Estado. Segundo os dados:
- 15% classificaram a gestão como “Ótima”;
- 40% como “Boa”;
- 30% como “Regular”;
- Apenas 15% avaliaram como “Ruim” ou “Péssima”.
Presença, diálogo e investimentos marcam gestão de Wanderlei Barbosa
Com forte presença nas comunidades e foco em investimentos estruturantes, Wanderlei Barbosa tem consolidado uma gestão próxima do cidadão. O levantamento confirma a percepção da população de que o Governo do Tocantins tem atuado com responsabilidade, planejamento e diálogo.
Esse índice posiciona o governador republicano como um dos mais bem avaliados do país neste período, e o coloca entre os governadores com os maiores índices de aprovação da história do Tocantins.
Popularidade em alta
A expressiva aceitação popular reforça o apoio à gestão e amplia o capital político de Wanderlei Barbosa às vésperas das eleições municipais, nas quais o governador tem demonstrado interesse em participar do debate e apoiar aliados estratégicos.
Leia também:
Governo do Tocantins
Caseara: Praia da Ilha reforça segurança e atrativos
Praia da Ilha em Caseara recebe reforço na segurança, atrações musicais e estrutura ampliada para atrair turistas na Temporada de Praia 2025.

Caseara reforça segurança e atrações na Praia da Ilha em 2025
A Praia da Ilha Caseara, um dos destinos mais encantadores do Tocantins, iniciou a Temporada de Praia 2025 com reforço na segurança, programação cultural e estrutura aprimorada para garantir conforto e tranquilidade a moradores e turistas. Às margens do Rio Araguaia, o local combina natureza exuberante, águas calmas e programação para toda a família.
Segurança é destaque na Praia da Ilha Caseara
Em parceria com a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), o Governo do Tocantins colocou em prática a operação “Tocantins Praias Mais Seguras 2025”. A Praia da Ilha Caseara conta com 10 policiais militares e 2 bombeiros militares, além de guarda-vidas civis, garantindo proteção integral na área de banho e nos arredores.
“A segurança dos bombeiros nos proporciona muito mais tranquilidade, principalmente com crianças e pessoas mais velhas”, afirma a moradora Marcela Parpineli. Ela celebra o aniversário da filha Sarah no tradicional acampamento familiar na Praia da Ilha, em Caseara
Estrutura ampliada para receber turistas na Praia da Ilha Caseara
A estrutura da Praia da Ilha Caseara foi ampliada com barracas gastronômicas, banheiros, áreas sombreadas e pontos de apoio logístico. O objetivo é oferecer uma experiência confortável e segura, tanto de dia quanto à noite, durante os shows e eventos.
Programação da Praia da Ilha Caseara promete animar o mês de julho
Entre os artistas confirmados na temporada 2025 estão Amado Batista, Bárbara D’Lux e Babado Novo. A agenda também inclui o tradicional concurso Garota Verão, atividades esportivas como vôlei de praia e ações culturais para todas as idades.
Confira outras praias tocantinenses com programação de verão no portal do Governo do Tocantins.
Porque visitar a Praia da Ilha Caseara em 2025
- Segurança reforçada com presença da PMTO e CBMTO
- Shows nacionais e atrações locais
- Gastronomia e cultura tocantinense
- Natureza preservada e águas tranquilas
- Programação gratuita e acessível
Leia também:
Governo do Tocantins
Temporada de Praia 2025 agita Araguacema com segurança e shows
Temporada de Praia 2025 em Araguacema inicia com shows, esportes e segurança reforçada, atraindo 110 mil turistas às margens do Rio Araguaia.

A Praia da Gaivota, em Araguacema, abriu oficialmente a Temporada de Praia 2025 com uma grande estrutura de segurança e uma programação diversificada. Localizada às margens do Rio Araguaia, a praia se consolida como um dos principais destinos turísticos do Tocantins durante o mês de julho.
Segurança intensificada para receber os visitantes
Com a expectativa de receber cerca de 110 mil pessoas ao longo da temporada, o Governo do Tocantins, por meio da Polícia Militar (PMTO) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), colocou em prática um plano especial de segurança.
O patrulhamento é realizado diariamente por cerca de 15 policiais militares, com possibilidade de aumento do efetivo de acordo com a demanda, sob a coordenação do Comando de Policiamento da Região 1 (CPR-1).
O coronel Sherlock Luís de Mesquita reforçou o apelo à consciência dos banhistas: “Aproveitem com responsabilidade, evitem excessos de álcool e não dirijam sob efeito de bebidas alcoólicas”.
Bombeiros e guarda-vidas em ação preventiva
A Operação Tocantins Praias Mais Seguras 2025, iniciada no dia 4 de julho, mobiliza 4 bombeiros militares e 6 guarda-vidas civis na Praia da Gaivota.
Subtenente Hugo Fernandes coordena o serviço de praia do Corpo de Bombeiros em Araguacema, com foco na prevenção de acidentes – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
A equipe atua com foco em orientações preventivas sobre travessias e banhos, além de atendimento em situações emergenciais.
Moradores e turistas têm elogiado a atuação das equipes. O comerciante Antenor Barreira Neto destaca: “A presença da PM e dos bombeiros dá tranquilidade para curtir com a família. Estamos seguros”.
Atrações e esporte para todas as idades
A programação cultural inclui shows gratuitos com artistas como:
Além disso, há torneios de futebol de areia, vôlei e outras atividades que movimentam a orla e aquecem o comércio local.
Turismo valorizado com apoio do governo
Com apoio e investimento direto do Governo do Tocantins, a Temporada de Praia 2025 em Araguacema busca bater recordes de público e reforçar o potencial turístico do município.
A expectativa é oferecer uma experiência segura, diversificada e inesquecível, em meio às belezas naturais do Rio Araguaia.
O prefeito de Araguacema, Marcus Vinicius, destacou os investimentos realizados para oferecer uma temporada histórica na Praia da Gaivota – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
Visitantes aproveitam o clima e a gastronomia local na tradicional Praia da Gaivota, às margens do Rio Araguaia – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
O artesão Wemerson Silva ressaltou que se preparou com antecedência para vender sua mercadoria durante a temporada de praia em Araguacema – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
Corpo de Bombeiros realiza ações preventivas e emergenciais nas principais áreas de banho em Araguacema – Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
-
Turismo5 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
-
Turismo5 dias atrás
Estação Téti é o novo destino das famílias em Caxias do Sul
-
ALETO4 dias atrás
Aleto aprova obrigatoriedade de intérprete de Libras em peças do Governo do Tocantins
-
ALETO4 dias atrás
Expo Araguaçu 2025 valoriza agro e movimenta economia
-
Tocantins3 dias atrás
Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade, cidadania e segurança jurídica a famílias de Palmas