conecte-se conosco

Tocantins

Tocantins fica em nono lugar no percentual total de localidades indígenas no país

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
O estado do Tocantins tem 239 localidades indígenas, sendo o nono maior percentual do total do Brasil, com 2,80% do valor do país, que registrou 8.568 localidades. As localidades indígenas consistem em todos os lugares do território nacional onde exista um aglomerado permanente de habitantes indígenas.
Para a identificação dessas localidades, foram estabelecidos critérios mínimos de habitantes e de concentração dos domicílios, os quais foram submetidos à consulta livre, prévia e informada às principais organizações indígenas do país, com a participação dos órgãos nacionais interessados, além de pesquisadores e representantes de diferentes segmentos da sociedade.
“O mapeamento das localidades indígenas é realizado pelo IBGE como uma preparação para o Censo. Após a coleta das informações, foi complementado com as informações georreferenciadas dos endereços das pessoas indígenas recenseadas. Como critério utilizado para a análise espacial dos dados de endereços, foram considerados todos os lugares que contavam com, ao menos, 15 pessoas declaradas indígenas e cujos domicílios apresentassem contiguidade domiciliar, conforme critérios que variavam entre as áreas urbanas e rurais, e de acordo com a situação geográfica em que as localidades estavam inseridas”, explica Fernando Damasco, gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE.
Censo 2022 aponta que Tocantins tem a terceira maior taxa de indígenas vivendo em áreas rurais no Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou, hoje, 19, o recorte do Censo 2022 chamado de “Indígenas: principais características das pessoas e dos domicílios, por situação urbana ou rural do domicílio: Resultados do universo”. Nela, pode-se verificar que a população indígena do Tocantins encontra-se, em sua maioria, na zona rural (79,0%), sendo que, deste total, apenas 3,0% habitam em zonas rurais fora de Terras Indígenas (TI’s).
Nacionalmente, o estado fica atrás apenas do Mato Grosso, com 82,6% na variável de pessoas indígenas na zona rural, e do Maranhão, que teve a taxa de 79,5% do total. O Brasil ficou bem abaixo destes estados, ficando com 46,0% vivendo em situação rural. Inclusive, o país teve um decréscimo nos indígenas nesta situação quando comparamos com o Censo 2010, quando 63,7% viviam em zonas urbanas.
Quanto ao sexo dos indígenas de acordo com a localização do domicílio, os homens são a maioria dos habitantes da zona rural, tendo 51,5% (8.159), enquanto as mulheres foram a maior parte dos que vivem em áreas urbanas, sendo elas 2.231 pessoas (53,1%) de um total de 4.195 residentes nestes locais.
A idade mediana, em anos, da população indígena é de 20 anos no estado, ante 30 de pessoas não indígenas. Segundo as áreas que residem, indígenas que vivem em espaços urbanos tiveram mediana de 31 anos e, na zona rural, de apenas 17 anos, sendo abaixo do número nacional que já é composto por pessoas jovens, já que foi de 20 anos consoante o Censo 2022.
Taxa de alfabetização de indígenas que residem em Terras Indígenas no Tocantins é acima da média nacional
O estado do Tocantins obteve uma taxa de alfabetização de pessoas indígenas de 15 anos ou mais de idade acima da média brasileira, tendo atingido 83,0%, ante 87,5% da nacional. Fora das TI’s o número foi próximo no estado e no país, sendo 87,7% e 87,5%, respectivamente. A média no Tocantins foi de 84,4%. Com dados separados, constatou-se que 88,6% de taxa dos indígenas da zona urbana e 82,9% nas áreas rurais foram alfabetizados.
Em TI’s tocantinenses, 83,4% não possuíam água canalizada até dentro do domicílio
Na variável sobre a forma de distribuição de água em domicílios particulares permanentemente ocupados, com pelo menos um morador indígena no estado, pôde-se verificar que, dos 2.951 que estão dentro de Terras Indígenas, em 2.460 (83,4%) deles não há canalização de água até dentro do domicílio. Ou seja, a distribuição nestes locais, seja por rede geral, poço, fonte, nascente ou mina encanada, ainda não atendem a população de maneira geral.
Nos domicílios com pelo menos uma pessoa indígena residindo, fora das TI’s, a situação já é oposta, com 2.657 (94,2%) tendo a água canalizada até dentro do local, de um total de 2.821 domicílios.
Quanto ao tipo de esgotamento sanitário, apenas 108 domicílios (3,6%) dentro das TI’s registraram o uso de rede geral ou pluvial, ou fossa séptica ou fossa filtro como forma usada. Os outros 2.843 utilizaram fossa rudimentar, buraco, vala, rio, córrego, ou outra forma, ou sem esgotamento devido à inexistência de banheiro ou sanitário.
Do total de residentes indígenas no estado, foi mostrado que, das 19.933 pessoas, 10.733 não tinham nem banheiro e nem sanitário. Destes, 10.674 residiam em Terras Indígenas, enquanto 99 pessoas nesta situação foram contabilizados fora destas localidades.
Segundo os resultados da pesquisa, ainda, 2.023 (68,5%) domicílios particulares permanentemente ocupados com pelo menos um morador indígena dentro das TI’s no Tocantins tiveram como principal destino do lixo a queimada na propriedade, enterrado na propriedade, jogado em terreno baldio, encosta ou área pública, ou outro destino. Apenas em 928 (31,4%) deles houve a coleta direta no domicílio por serviço de limpeza ou depositado em caçamba de serviço de limpeza.
Quando verificados os resultados nesta variável em domicílios do tipo, mas fora de Terras Indígenas, a situação é contrária. Do total, 88,0% (2.484) tiveram acesso à coleta direta no domicílio por serviço de limpeza ou depositado em caçamba de serviço de limpeza, ante 12,0% (337) que deram algum outro dos destinos citados anteriormente ao lixo produzido.
Homens foram maioria dos responsáveis por domicílios com indígenas no Tocantins
Dos 15.383 domicílios particulares permanentemente ocupados com pelo menos um morador indígena, 15.138 dos responsáveis foram indígenas e 245 são pessoas não indígenas. Ao separar por sexo dos responsáveis por estes domicílios, vemos que a maioria fora constituída por homens, sendo 10.055, contra 5.328 mulheres nesta condição.
Entre 2019 e julho de 2022, 190 pessoas que habitavam em domicílios com pelo menos um morador indígena faleceram
O Censo também investigou sobre óbitos durante o período de janeiro de 2019 a julho de 2022, que foi um mês antes do levantamento demográfico ter início. No recorte de pessoas que faleceram e que residiam em domicílios com pelo menos um morador indígena em Terras Indígenas, 190 foram registradas durante o período, sendo 108 homens e 82 mulheres. A época com mais ocorrências de óbitos foi de janeiro a julho de 2022, com 45 mortes contabilizadas.
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins realiza escuta ativa sobre turismo na Ilha do Bananal

Ação é prerrogativa para captação de recursos junto a instituições internacionais

Publicadas

sobre

Na Aldeia Txuiri, equipe da Setur se reuniu com comunidade e lideranças de quatro aldeias Javaé. Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Na Aldeia Txuiri, equipe da Setur se reuniu com comunidade e lideranças de quatro aldeias Javaé. Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

Até o mês de dezembro de 2025, os criadores de gado que ainda permanecem na Ilha do Bananal terão que se retirar definitivamente da região. Dessa forma, as comunidades indígenas perderão uma importante fonte de renda, o aluguel de pastos. Com o objetivo de identificar aldeias com interesse em desenvolver o turismo e as habilidades específicas de cada uma, técnicos da Secretaria do Turismo do Tocantins percorreram diversas aldeias para reuniões com lideranças de 23 comunidades Karajá e Javaé (Povo Iny).

“Estamos falando de um grande programa de Governo que irá beneficiar diversos setores e, pela primeira vez na história do Tocantins o turismo indígena será beneficiado, durante a gestão Wanderlei Barbosa”, comemora o secretário de Turismo Hercy Filho. Segundo ele, a atenção maior é para os povos originários e tradicionais, visando o apoio a projetos de Etnoturismo e turismo de base comunitária.

Potencial e desafios

 A maior ilha fluvial do mundo é lar dos povos Karajá, Javaé e Avá-Canoeiro. Circundada pelos rios Araguaia e Javaé e Coco, recortada por lagos e inundada parcialmente no verão chuvoso, a ilha é um santuário da natureza e das tradições dos povos originários.

São centenas de quilômetros de áreas propícias à pesca esportiva, observação de animais, safári fotográfico, trilhas. Mas o principal valor da Ilha do Bananal são seus moradores e sua rica cultura, que agrega festas tradicionais, lendas, cantos, danças, artesanato, culinária.

Mas tudo isso está sob ameaça. “Falta segurança e fiscalização para entrada de não indígenas”, afirma o cacique Kubli Karajá, da Aldeia Nova Tytemã, que pretende construir um rancho para hospedar visitantes, uma casa para expor o artesanato, além de atividades agregadas, como a criação de abelhas.

Apesar dos problemas existentes na Ilha, como a falta de saneamento, há muito otimismo com a possibilidade de um trabalho com o turismo. Yoló Werreria, médico e cacique da Aldeia Bela Werreria, vislumbra um projeto com foco cultural e envolvendo aldeias pequenas. Seus pais são conhecidos pelo trabalho de recuperação de indígenas alcoólicos. “A gente percebe que sozinhos a gente não faz nada”, completa sua mãe, Lenimar Werreria Kanela.

Aldeias grandes, como Fontoura e Santa Isabel, também apostam no turismo para recuperar a renda perdida com o gado. “Nossa renda acabou, temos que abraçar novos projetos”, explica o Cacique Cláudio, ao ressaltar que falta capacitação na área administrativa, um dos gargalos da gestão de projetos próprios.

As aldeias Javaé também projetam uma economia baseada no turismo. Na Aldeia Txuiri, o cacique Cleiton ressalta que sua comunidade é a porta de entrada para a Ilha do Bananal, via Formoso do Araguaia. “A gente tem buscado aperfeiçoamento para atuar no turismo, estamos em busca de parceiros para desenvolver o projeto”, revela.

Sem impedimento

O economista e técnico da Setur, Ribamar Félix, ressaltou em todas as aldeias visitadas que o programa do Governo do Tocantins é de longo prazo e o turismo não deve ser tratado isoladamente. “Nosso balanço é positivo, ouvimos as lideranças, as mulheres, os jovens e retornaremos outras vezes”, pontua.

De acordo com o procurador do Ministério Público Federal, Álvaro Manzano, que esteve nas aldeias Fontoura e Santa Isabel nesta semana, não há impedimento para as comunidades que já estejam em condições de realizar projetos de visitação.

Representantes da Funai confirmaram que, apesar de solicitar plano de visitação de acordo com normativa federal, a instituição tem a função de colaborar e não impedir o trabalho.

Continue lendo

Tocantins

Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Cerberus no norte do Tocantins

Publicadas

sobre

policia federal

Araguaína, 1º de setembro de 2025 – A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira a segunda fase da Operação Cerberus, com foco no combate ao tráfico de drogas em Araguaína e região.

Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, expedidos pela 2ª Vara Criminal de Araguaína/TO, em desfavor de investigados por tráfico de drogas nos municípios de Araguaína e Wanderlândia.

Segundo a PF, esta etapa é um desdobramento da primeira fase da Operação Cerberus, realizada em 4 de junho de 2025, que já havia identificado crimes como comércio ilegal de armas de fogo, tráfico de drogas e organização criminosa, além do envolvimento de indivíduos de Araguaína no planejamento de ataques contra instituições financeiras.

Origem do nome

O nome da operação faz referência a Cérbero, o cão de três cabeças da mitologia grega que guardava a entrada do mundo subterrâneo, simbolizando a tríade de crimes praticados pela organização criminosa e a atuação integrada das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado.

Continue lendo

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins promove a Campanha Setembro Amarelo

Objetivo é fortalecer o cuidado com a saúde mental e a busca por ajuda

Publicadas

sobre

Usuários do SUS tocantinense de todas as faixas etárias contam o acesso à assistência em saúde mental gratuito e seguro, busque ajuda - Foto: Divulgação
Usuários do SUS tocantinense de todas as faixas etárias contam o acesso à assistência em saúde mental gratuito e seguro, busque ajuda - Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover o cuidado com a saúde mental e incentivar a busca por ajuda, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), deu início, nesta segunda-feira, 1º de setembro, à Campanha Setembro Amarelo. A iniciativa reforça que o suicídio pode ser prevenido com acolhimento, apoio profissional e o fortalecimento das redes de cuidado.

Durante o mês, serão realizadas ações educativas nos hospitais e anexos da SES-TO, visando conscientizar os profissionais da saúde sobre acolhimento com humanização e promover a importância de buscar ajuda quando necessário. A ação abrange o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, recordado anualmente em 10 de setembro, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo dados da OMS, mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) apontam que no Tocantins, em 2024 foram registrados 186 óbitos por suicídio; já em 2025, entre janeiro até o dia 26 de agosto, contabilizam-se 104 óbitos pela mesma causa.

“É muito importante que todos nós apoiemos essa campanha porque sabemos que o suicídio pode ser prevenido através do cuidado de todos e da assistência multiprofissional. Os profissionais da saúde acolhem pacientes nos hospitais e demais unidades de saúde, então ações educativas são sempre muito importantes para que atendam com qualidade e humanização, as pessoas que estão em sofrimento psicológico”, afirmou o titular da Pasta, Carlos Felinto.

A psicóloga do Hospital Geral de Palmas (HGP), Karla Joane Silva, falou sobre a importância de buscar ajuda. “Uma das abordagens mais eficazes para a prevenção é a conversa e ouvir, é o primeiro passo para salvarmos vidas. Expressar o que estamos sentindo, mesmo os pensamentos mais dolorosos e difíceis, é fundamental. Compartilhar esses sentimentos com amigos, familiares ou profissionais de saúde mental pode aliviar o peso emocional e abrir caminho para a busca de ajuda. Além disso, quando falamos sobre o suicídio, desmistificamos o tema e mostramos às pessoas que não estão sozinhas. Cuidar da nossa saúde mental deve ser prioridade, assim como a saúde física. Adotar hábitos saudáveis, procurar o apoio de profissionais de saúde mental, são ações preventivas que fazem diferença significativa”.

Assistência à saúde mental

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense de todas as faixas etárias contam o acesso à assistência em saúde mental gratuito e seguro através da Rede de Atenção Psicossocial do Tocantins (Raps), que atua com promoção da assistência médica e psicológica a pessoas em sofrimento psíquico intenso, em hospitais e unidades de saúde, promovendo reintegração à sociedade.

Para conseguir acesso primário aos cuidados à saúde mental, impedindo agravamento, o primeiro passo é se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. Em caso de emergência, pode-se buscar assistência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde é verificado se o diagnóstico exige maiores intervenções médicas, se houver, o paciente é direcionado para a atenção hospitalar. Além disso, a população pode discar gratuitamente para o Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do telefone 188, o qual disponibiliza por 24 horas, uma equipe de apoio emocional.

No Tocantins o serviço gratuito de apoio psicossocial é composto por 22 Centros de Atenção Psicossocial (Caps Tipo I, II, AD), localizados nos municípios de Tocantinópolis, Buriti do Tocantins, Sítio Novo, Araguatins, Augustinópolis, Araguaína, Colinas, Pequizeiro, Palmas, Miracema, Porto Nacional, Paraíso, Gurupi, Formoso do Araguaia, Dianópolis e Taguatinga. Conta também com, 1 Caps Infantil em Palmas; 1 Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) em Araguaína; 1 Serviço Residencial Terapêutico (SRT) em Araguatins e 1 em Araguaína.

Em casos que necessitam de atenção multiprofissional 24 horas, são disponibilizados Leitos de Psiquiatria em hospitais gerais e municipais, com acolhimento gratuito aos usuários do SUS tocantinense de todas as 8 regiões de saúde, são: 10 leitos psiquiátricos no Hospital Regional de Araguaína (HRA); 22 leitos psiquiátricos no Hospital Geral de Palmas (HGP); 2 leitos psiquiátricos no Hospital Municipal de Tocantinópolis; 2 leitos psiquiátricos no Hospital Regional de Porto Nacional; 1 leito psiquiátrico no Hospital Regional de Araguaçu; 4 leitos psiquiátricos no Hospital Municipal de Colinas; e 2 leitos psiquiátricos no Hospital Regional de Paraíso.

A engenheira civil A. G. S., já foi paciente na Ala Psiquiátrica do HGP e contou sobre o acolhimento recebido. “Receber a ajuda de profissionais é muito importante, quando aconteceu comigo, fui direcionada pela UPA para a ala psiquiátrica do HGP, e lá recebi ajuda todo dia de psicólogo, psiquiatra, medicação, mediram meus sinais vitais, perguntavam como eu estava. O psicólogo me levava para dar uma andada, conversava comigo. No café da manhã eu falei que eu tinha refluxo e gastrite então chamaram a nutricionista, que mudou toda a minha alimentação, minha experiência lá foi boa. Hoje faço acompanhamento psicológico e psiquiátrico, buscar ajuda é preciso”.

Campanha conscientiza que prevenir a prevenção do suicídio é possível, com o suporte profissional e uma rede de apoio - Divulgação

Campanha conscientiza que prevenir a prevenção do suicídio é possível, com o suporte profissional e uma rede de apoio – Divulgação
Continue lendo
Propaganda
Sete instituições receberam o compromisso de doação e áreas; deputados federais Vicentinho Júnior e Tiago Dimas estavam presentes – Foto: Edu Fortes
Palmas11 horas atrás

Parceria entre Prefeitura e entidades sociais assegura áreas em Palmas para projetos habitacionais populares

Palmas11 horas atrás

Em contagem regressiva, 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu já prepara estrutura para receber visitantes

Predio da Assembleia legislativa do tocantins
ALETO11 horas atrás

Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

Na Aldeia Txuiri, equipe da Setur se reuniu com comunidade e lideranças de quatro aldeias Javaé. Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins11 horas atrás

Governo do Tocantins realiza escuta ativa sobre turismo na Ilha do Bananal

Governador Wanderlei Barbosa participa de formatura de 100 profissionais de Nivelamento da Força Nacional - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Entretenimento11 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa participa de cerimônia de formatura da Força Nacional e entrega veículos para reforçar PM do Tocantins

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Entretenimento11 horas atrás

Telas em Cena 2025 exibe Mambembe com presença do diretor Fábio Meira em Palmas

Salve Cerrado
Entretenimento11 horas atrás

Salve Cerrado: Encontro de Culturas e Tradições reúne arte, saberes e defesa ambiental em Taquaruçu Grande

policia federal
Tocantins16 horas atrás

Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Cerberus no norte do Tocantins

Usuários do SUS tocantinense de todas as faixas etárias contam o acesso à assistência em saúde mental gratuito e seguro, busque ajuda - Foto: Divulgação
Governo do Tocantins17 horas atrás

Governo do Tocantins promove a Campanha Setembro Amarelo

A artista Almeida et al fez a performance "Especulação Arbórea" durante residência artística do Coletivo Flácido - Foto: Giovelli Flowers/Coletivo Flácido
Entretenimento17 horas atrás

Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais

Thiago Facco.
Agronegócio17 horas atrás

Aprosoja Tocantins alerta para safra desafiadora e reforça importância da tecnologia e do manejo eficiente

Equipe de curadores dos 9 estados da Amazônia Legal
Sebrae18 horas atrás

Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música

Donizeth Silva
Social2 dias atrás

Aniversário do secretário da Fazenda Donizeth Silva é celebrado com carinho da família

jl meurer
Social2 dias atrás

Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas

Bernardo
Social2 dias atrás

Bem-vindo, Bernardo!

Thales Zago
Social2 dias atrás

Thales Zago encanta Dubrovnik com seu estilo

Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
Tocantins3 dias atrás

Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas

Prêmio IEL de Talentos
Tocantins3 dias atrás

Vencedores do Prêmio IEL de Talentos 2025 são divulgado

Performance do Coletivo Flácido realizada em Palmas, que será debatida no evento deste sábado - Foto: Giovelli Flowers/Coletivo Flácido
Entretenimento3 dias atrás

Coletivo cultural de Palmas encerra residência artística com evento gratuito neste sábado (30)

Vice-governador Laurez recebe bispo Dom José Moreira e comitiva de Minas Gerais em missão cultural no Tocantins
Governo do Tocantins3 dias atrás

Vice-governador Laurez recebe bispo Dom José Moreira e comitiva de Minas Gerais em missão cultural no Tocantins

Sete instituições receberam o compromisso de doação e áreas; deputados federais Vicentinho Júnior e Tiago Dimas estavam presentes – Foto: Edu Fortes
Palmas11 horas atrás

Parceria entre Prefeitura e entidades sociais assegura áreas em Palmas para projetos habitacionais populares

Palmas11 horas atrás

Em contagem regressiva, 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu já prepara estrutura para receber visitantes

Predio da Assembleia legislativa do tocantins
ALETO11 horas atrás

Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

Na Aldeia Txuiri, equipe da Setur se reuniu com comunidade e lideranças de quatro aldeias Javaé. Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins11 horas atrás

Governo do Tocantins realiza escuta ativa sobre turismo na Ilha do Bananal

Governador Wanderlei Barbosa participa de formatura de 100 profissionais de Nivelamento da Força Nacional - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Entretenimento11 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa participa de cerimônia de formatura da Força Nacional e entrega veículos para reforçar PM do Tocantins

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Entretenimento11 horas atrás

Telas em Cena 2025 exibe Mambembe com presença do diretor Fábio Meira em Palmas

Salve Cerrado
Entretenimento11 horas atrás

Salve Cerrado: Encontro de Culturas e Tradições reúne arte, saberes e defesa ambiental em Taquaruçu Grande

policia federal
Tocantins16 horas atrás

Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Cerberus no norte do Tocantins

Usuários do SUS tocantinense de todas as faixas etárias contam o acesso à assistência em saúde mental gratuito e seguro, busque ajuda - Foto: Divulgação
Governo do Tocantins17 horas atrás

Governo do Tocantins promove a Campanha Setembro Amarelo

A artista Almeida et al fez a performance "Especulação Arbórea" durante residência artística do Coletivo Flácido - Foto: Giovelli Flowers/Coletivo Flácido
Entretenimento17 horas atrás

Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais

Thiago Facco.
Agronegócio17 horas atrás

Aprosoja Tocantins alerta para safra desafiadora e reforça importância da tecnologia e do manejo eficiente

Equipe de curadores dos 9 estados da Amazônia Legal
Sebrae18 horas atrás

Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música

Donizeth Silva
Social2 dias atrás

Aniversário do secretário da Fazenda Donizeth Silva é celebrado com carinho da família

jl meurer
Social2 dias atrás

Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas

Bernardo
Social2 dias atrás

Bem-vindo, Bernardo!

Thales Zago
Social2 dias atrás

Thales Zago encanta Dubrovnik com seu estilo

Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
Tocantins3 dias atrás

Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas

Prêmio IEL de Talentos
Tocantins3 dias atrás

Vencedores do Prêmio IEL de Talentos 2025 são divulgado

Performance do Coletivo Flácido realizada em Palmas, que será debatida no evento deste sábado - Foto: Giovelli Flowers/Coletivo Flácido
Entretenimento3 dias atrás

Coletivo cultural de Palmas encerra residência artística com evento gratuito neste sábado (30)

Vice-governador Laurez recebe bispo Dom José Moreira e comitiva de Minas Gerais em missão cultural no Tocantins
Governo do Tocantins3 dias atrás

Vice-governador Laurez recebe bispo Dom José Moreira e comitiva de Minas Gerais em missão cultural no Tocantins

Sete instituições receberam o compromisso de doação e áreas; deputados federais Vicentinho Júnior e Tiago Dimas estavam presentes – Foto: Edu Fortes
Palmas11 horas atrás

Parceria entre Prefeitura e entidades sociais assegura áreas em Palmas para projetos habitacionais populares

Palmas11 horas atrás

Em contagem regressiva, 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu já prepara estrutura para receber visitantes

Predio da Assembleia legislativa do tocantins
ALETO11 horas atrás

Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

Na Aldeia Txuiri, equipe da Setur se reuniu com comunidade e lideranças de quatro aldeias Javaé. Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins11 horas atrás

Governo do Tocantins realiza escuta ativa sobre turismo na Ilha do Bananal

Governador Wanderlei Barbosa participa de formatura de 100 profissionais de Nivelamento da Força Nacional - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Entretenimento11 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa participa de cerimônia de formatura da Força Nacional e entrega veículos para reforçar PM do Tocantins

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Entretenimento11 horas atrás

Telas em Cena 2025 exibe Mambembe com presença do diretor Fábio Meira em Palmas

Salve Cerrado
Entretenimento11 horas atrás

Salve Cerrado: Encontro de Culturas e Tradições reúne arte, saberes e defesa ambiental em Taquaruçu Grande

policia federal
Tocantins16 horas atrás

Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Cerberus no norte do Tocantins

Usuários do SUS tocantinense de todas as faixas etárias contam o acesso à assistência em saúde mental gratuito e seguro, busque ajuda - Foto: Divulgação
Governo do Tocantins17 horas atrás

Governo do Tocantins promove a Campanha Setembro Amarelo

A artista Almeida et al fez a performance "Especulação Arbórea" durante residência artística do Coletivo Flácido - Foto: Giovelli Flowers/Coletivo Flácido
Entretenimento17 horas atrás

Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais

Thiago Facco.
Agronegócio17 horas atrás

Aprosoja Tocantins alerta para safra desafiadora e reforça importância da tecnologia e do manejo eficiente

Equipe de curadores dos 9 estados da Amazônia Legal
Sebrae18 horas atrás

Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música

Donizeth Silva
Social2 dias atrás

Aniversário do secretário da Fazenda Donizeth Silva é celebrado com carinho da família

jl meurer
Social2 dias atrás

Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas

Bernardo
Social2 dias atrás

Bem-vindo, Bernardo!

Thales Zago
Social2 dias atrás

Thales Zago encanta Dubrovnik com seu estilo

Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
Tocantins3 dias atrás

Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas

Prêmio IEL de Talentos
Tocantins3 dias atrás

Vencedores do Prêmio IEL de Talentos 2025 são divulgado

Performance do Coletivo Flácido realizada em Palmas, que será debatida no evento deste sábado - Foto: Giovelli Flowers/Coletivo Flácido
Entretenimento3 dias atrás

Coletivo cultural de Palmas encerra residência artística com evento gratuito neste sábado (30)

Vice-governador Laurez recebe bispo Dom José Moreira e comitiva de Minas Gerais em missão cultural no Tocantins
Governo do Tocantins3 dias atrás

Vice-governador Laurez recebe bispo Dom José Moreira e comitiva de Minas Gerais em missão cultural no Tocantins

DESTAQUES