Energisa
Tocantins já registrou 7,8 mil focos de fogo em 2023: incêndios prejudicam meio ambiente e a distribuição de energia

Entre janeiro e início outubro de 2023, o Tocantins registrou um total de 7.878 focos de incêndio. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e foram divulgados pelo Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo). Os números representam uma redução de 21% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram somados 10.878 focos. Mesmo com essa redução, a quantidade de incêndios continua preocupante, principalmente os que atingem a rede de distribuição de eletricidade.
Além dos problemas ambientais causados pelos incêndios, o Estado enfrentou desafios no fornecimento de energia, com interrupções causados por queimadas. Apenas neste ano, foram registradas 90 ocorrências de médio e grande porte, por danos na rede elétrica provocados por queimadas. Essas incidências se traduzem em uma média mensal de nove casos ou dois incêndios a cada semana, desde o início do ano.
Apesar de os dados fornecerem informações baseadas em ocorrências individuais, os estragos causados por uma única queimada próxima à rede elétrica podem ser sentidos por milhares de pessoas. É o que enfatiza Tony Franco, Coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa. “É fundamental compreender que uma única incidência pode variar, desde afetar uma única residência até impactar uma cidade inteira, dependendo da gravidade do incidente. Escolas, unidades de saúde, estabelecimentos comerciais e indústrias podem ser afetados devido a imprudência de uma única ação. Por isso, a conscientização se torna essencial. Todos nós devemos estar cientes do quão prejudicial é provocar incêndios e ainda mais perigoso quando acontece próximo da rede elétrica. Além de não cometer esse crime, também é necessário denunciar aqueles que o praticam a queimada ilegal”, orientou.
Como forma de prevenir e combater os prejuízos causados pelas queimadas, a Energisa também integra o Comitê do Fogo, junto com outras entidades, e atua em conjunto com um plano estratégico voltado para evitar queimadas em todo o Estado. A partir do trabalho realizado pelo Comitê, resultados positivos foram alcançados em 2023.
De acordo com o Governo do Estado, o Tocantins caiu três posições no ranking nacional de focos de calor, saindo da terceira posição para a sexta, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A queda leva em conta o número de focos de calor registrados de janeiro a outubro, em comparação ao período de janeiro a julho de 2023.
De acordo com a série histórica de focos ativos (desde 1998) da plataforma de monitoramento do INPE, somente em agosto de 2023 o Tocantins teve 1.141 registros. Apesar de ainda ser alarmante, o número é o menor índice mensal de focos de calor ativos dos últimos 14 anos, com a redução de 50% em comparação ao mês de agosto do ano passado, que teve 2.298 registros.
Orientações de segurança
Com o clima seco, as chamas se espalham mais rápido, tornando muito mais difícil o controle. Por isso é importante seguir algumas orientações:
– Evite queimadas em áreas próximas às redes elétricas;
– Procure fazer “aceiros” em cercas para controlar o fogo;
– Respeite a “faixa de servidão” ao realizar o plantio;
– É proibido realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e de distribuição de energia;
– Realizar queimadas sem autorização do Naturatins é crime.
Outras ações também são importantes para evitar incêndios florestais
– Pontas de cigarro acesas, latinhas de metal ou vidro em acostamentos das rodovias são um perigo, por isso evite jogar lixo nesses locais;
– Apague, com água, ou abafe, com terra, qualquer resto de fogo em acampamentos.
Ao identificar um foco de incêndio, avise o Corpo de Bombeiros (193) ou denuncie pela Linha Verde (0800 063 1155 – Zap Linha Verde 63 99106-7787). Se for próximo à rede elétrica ou a uma subestação, avise também a Energisa (0800 721 3330).
Energisa
Energisa Tocantins é 1ª na Abradee 2025 no Norte e Centro-Oeste
Pelo 4º ano seguido, Energisa Tocantins é reconhecida entre as melhores do país e vence a categoria Norte e Centro-Oeste no Prêmio Abradee 2025; 3º lugar nacional na avaliação dos clientes.

A Energisa Tocantins conquistou, pela quarta vez consecutiva, o reconhecimento como uma das melhores distribuidoras de energia do país. Em 2025, a empresa alcançou o 1º lugar na categoria Região Norte e Centro‑Oeste do Prêmio Abradee, principal reconhecimento do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. O anúncio foi feito na quarta‑feira, 20 de agosto, em Brasília, em cerimônia que celebrou os 50 anos da associação.
Excelência reconhecida
O Prêmio Abradee destaca distribuidoras com melhor desempenho em qualidade da gestão, inovação, sustentabilidade, avaliação pelo cliente e desempenho operacional. Além do título regional, a Energisa Tocantins ficou no pódio em nível nacional, eleita 3ª melhor do país na avaliação dos clientes — ranking definido exclusivamente por pesquisa de satisfação.
Depoimento
“Conquistar o primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo é resultado do trabalho de todos os colaboradores e reforça nosso compromisso com a qualidade. É um estímulo para continuarmos investindo e trabalhando diuturnamente pelo fornecimento de energia em todo o Tocantins.” — Alessandro Brum, diretor‑presidente da Energisa Tocantins
Reconhecimentos recentes
- Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024 – IASC: 1º lugar na região Norte, pelo 3º ano seguido.
- Great Place to Work (GPTW) 2025: 1º lugar entre empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de energia no Brasil; 5ª vez consecutiva da distribuidora no topo do setor.
Sobre o Prêmio Abradee
Em sua 27ª edição, o Prêmio Abradee combina pesquisa com milhares de consumidores e análise de indicadores técnicos e de gestão das distribuidoras, consolidando o panorama de benchmarking do setor elétrico brasileiro.
- 1º lugar na categoria Norte e Centro‑Oeste – Abradee 2025
- 3º lugar nacional na avaliação dos clientes
- 4º ano seguido entre as melhores do país
- Metodologia: gestão, inovação, sustentabilidade, cliente e operação
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