Governo do Tocantins
Tocantins assume vaga na diretoria do Conass
Secretário Carlos Felinto representa o Tocantins no Conselho Nacional de Secretários de Saúde para a gestão 2025-2026.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), Carlos Felinto, foi empossado na diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para a gestão 2025-2026. A posse ocorreu nessa quarta-feira, 23, em Brasília/DF, quando o gestor foi reconduzido como titular do Conselho Fiscal do colegiado.
“Temos buscado levar o Tocantins para estes espaços de articulação, por entender que um colegiado como o Conass tem contribuição determinante para os avanços do SUS [Sistema Único de Saúde]. Estar alinhado com os demais estados da federação nos permite aprimorar os processos e os serviços que resultam em benefícios para a nossa população, como determina o governador Wanderlei Barbosa”, pontuou o secretário Carlos Felinto.
Pela segunda vez em seus 43 anos de história, o Conass tem uma mulher à frente de sua presidência. A médica infectologista Tânia Mara Coelho, atual secretária estadual de Saúde do Ceará, tomou posse, em uma cerimônia que não apenas selou seu compromisso com a saúde pública brasileira, mas também representou um marco simbólico na trajetória de liderança feminina no Sistema Único de Saúde (SUS).
Na ocasião, a nova presidente reafirmou sua determinação em seguir firme na defesa de um sistema de saúde público, universal e de qualidade, reforçando o papel das mulheres como protagonistas na construção de políticas públicas que salvam vidas e transformam realidades. “Sou nordestina. Sou cearense. E sou a segunda mulher, em toda a história do Conass, a ocupar essa presidência. Levo comigo o orgulho e a responsabilidade de representar tantas mulheres gestoras que, com coragem, sensibilidade e competência, fazem a diferença todos os dias na saúde pública do nosso país”, enfatizou a médica infectologista Tânia Mara Coelho.
O então presidente do Conass, Fábio Baccheretti, se emocionou ao se despedir do cargo e destacou o trabalho de Tânia como vice-presidente. “Foram dois anos de convivência e você foi fundamental neste tempo. Pensamos muito parecido e foi muito fácil trabalhar com você. Seu jeito pragmático e direto, somados a sua capacidade técnica te tornam merecedora de nos representar. A segunda mulher presidente do Conselho da nossa história”, salientou.
A cerimônia contou com a presença de parlamentares, representantes de várias instituições e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressaltou a importância de ter mais uma vez uma mulher na presidência do Conass. “Parabenizo a Tânia por estar neste posto, a segunda mulher presidente do Conass. É com muita alegria que eu vou dividir com você as reuniões daqui para frente, uma mulher com a sua capacidade de liderança, de construir consenso e lidar com os grandes desafios que teremos na saúde daqui para frente”, ressaltou.
A presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano, parabenizou a nova presidente e reforçou ser muito importante para a gestão do SUS ter uma mulher no cargo. “Você é a segunda mulher a assumir esse posto, eu também como mulher digo que isso nos fortalece cada vez mais. Que possamos construir, juntas, para que a gente avance no cuidado da vida”, evidenciou.
Diretoria do Conass – gestão 2025/2026
Presidente: Tânia Mara Coelho (SES/CE)
Vice-presidente Região Sudeste: Eleuses Paiva (SES/SP)
Vice-presidente Região Centro-Oeste: Gilberto Figueiredo (SES/MT)
Vice-presidente Região Norte: Pedro Pascoal (SES/AC)
Vice-presidente Região Nordeste: Arimatheus Silva Reis (SES/PB)
Vice-presidente Região Sul: Diogo Demarchi Silva (SES/SC)
Conselho Fiscal
Carlos Felinto – SES/TO (titular)
Jefferson Ribeiro – SES/RO (titular)
Tiago José Mendes – SES/MA (titular)
Fábio Baccheretti – SES/MG (Suplente)
Antônio Luiz Soares – SES/PI (suplente)
Roberta Santana – SES/BA (suplente)
Agência Nacional de Saúde Suplementar
Claudia Mello – SES/RJ (titular)
Nayara Maksud – SES/AM (suplente)
Anvisa
Beto Preto – SES/PR (titular)
Gustavo Pontes – SES/AL (suplente)
Secretário-executivo
Jurandi Frutuoso
(Com informações da Assessoria de Comunicação do Conass)
Governo do Tocantins
Detran/TO disponibiliza emissão do cartão para vagas reservadas em estacionamentos a pessoas idosas; saiba o passo a passo
Com validade em todo o país, cartão é obrigatório para uso das vagas e pode ser emitido no site do órgão de forma gratuita e online

Detran/TO disponibiliza emissão do cartão para vagas reservadas em estacionamentos a pessoas idosas; saiba o passo a passo
Com validade em todo o país, cartão é obrigatório para uso das vagas e pode ser emitido no site do órgão de forma gratuita e online
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), informa que pessoas com mais de 60 anos possuem o direito garantido por lei, a vagas reservadas para pessoas idosas em estacionamentos de todo o território nacional, conforme determina a Lei Federal nº 10.741, conhecida como Estatuto do Idoso. A lei estabelece que 5% das vagas em um estacionamento sejam destinadas aos idosos, e para que eles possam usufruir de forma correta devem portar o cartão.
As reservas no estacionamento têm o objetivo de garantir a acessibilidade no trânsito e facilitar a locomoção deste público, que muitas vezes possuem alguma limitação física ou de mobilidade, permitindo que eles possam acessar estabelecimentos e serviços com maior facilidade e também uma melhor fluidez na mobilidade humana.
Passo a passo
Os interessados podem emitir o documento no site do Detran/TO pelo endereço eletrônico: https://servicos.to.gov.br/
- Ao acessar o link o usuário deve informar os dados solicitados na tela.
- Logo após, o usuário deverá imprimir a credencial de uso pessoal e mantê-la no veículo durante o uso das vagas, de preferência no painel, estando visível a todos.
A credencial também vale para condutores que transportam pessoas idosas.
Uso incorreto das vagas
A emissão do cartão é obrigatória para o uso das vagas reservadas, conforme estabelece a resolução federal 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Os veículos que utilizarem as vagas reservadas a idosos em estacionamentos e que não sejam de pessoas idosas ou transportem alguma, e também não apresentarem o cartão, cometem infração de trânsito de natureza gravíssima com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Trânsito (CNH), conforme art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Vagas para pessoas com deficiências
Pessoas com deficiência também podem ter acesso ao cartão da vaga especial no estacionamento. O serviço é feito pelos órgãos municipais, no caso de Palmas, os condutores devem procurar o Resolve Palmas, mais especificamente, o setor de Trânsito e Transporte. Nos demais municípios, a orientação é que os interessados procurem as Prefeituras.
Estacionamento para pessoas com TEA
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sancionou, em maio de 2024, a Lei nº 4.413, publicada no Diário Oficial nº 6.571, que garante a reserva de no mínimo de 2% das vagas de estacionamento em shoppings centers, estabelecimentos públicos e privados, para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.
As vagas são destinadas a pessoas com TEA que são proprietárias de veículos, ou de pessoas que estejam utilizando os veículos para transporte de pessoas com TEA. Vale ressaltar, que para utilizar as vagas reservadas, os condutores ou proprietários devem apresentar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que pode ser solicitada na Secretaria da Saúde do Estado, através do link: https://ciptea.saude.to.gov.
Governo do Tocantins
Mísseis cruzam o céu de Tel Aviv durante missão da comitiva do Tocantins em Israel

Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa conhece modelo de inclusão e cuidado especializado durante missão em Israel

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, cumpriu, nessa segunda-feira, 9, uma intensa agenda em Jerusalém. Um dos destaques foi a visita ao Instituto Shalva, referência internacional em inclusão de pessoas com deficiência. A equipe tocantinense, liderada pelo chefe do Executivo estadual, também foi recebida no Knesset, o Parlamento de Israel, e participou de reunião com autoridades locais.
O Instituto Shalva é uma instituição que impressiona pela estrutura e pela filosofia de trabalho baseada na convivência, inclusão e empatia. Fundado por Kalman e Malki Samuels em 1990, o centro nasceu da vivência do casal com seu filho Yossi, que ficou cego, surdo e hiperativo após uma vacinação defeituosa.
Durante a visita, o governador Wanderlei Barbosa mencionou o projeto em andamento no Tocantins para a criação do Centro Especializado no Transtorno do Espectro Autista (Cetea) na capital, Palmas, e como o Estado pode se espelhar em exemplos como o de Shalva. “Estamos trabalhando para implantar esse centro e, assim como vocês fazem aqui, oferecer suporte e acolhimento às famílias. Nossa vinda a Israel ganhou ainda mais cor e significado com essa visita”, destacou o governador.
Com cerca de 1,2 mil funcionários e o apoio de 500 voluntários por dia, o Instituto Shalva realiza mil atendimentos diários. O financiamento da instituição provém de uma combinação de recursos públicos (40%) e doações da sociedade (60%), que custeiam atividades pedagógicas, artísticas, esportivas e de saúde.
Na ocasião, a primeira-dama Karynne Sotero enalteceu o trabalho do instituto. “O Shalva mostra como é importante cuidar das pessoas com deficiência e acolher suas famílias. É um exemplo de que, quando governo e sociedade caminham juntos, a gente consegue construir um mundo mais justo e com mais oportunidades para todos”, ressaltou.
A instituição é voltada para a promoção da autonomia, inclusão social e vida produtiva de crianças, jovens e adultos com deficiência, oferecendo desde atividades educacionais, esportivas e terapias, até programas de capacitação e empregabilidade. Um dos pilares do trabalho é o convívio com crianças sem deficiência, o que reforça o aprendizado social e a empatia desde cedo.
O embaixador do Instituto Shalva na América Latina, Fernando Biske, recebeu a equipe brasileira ao lado do fundador Kalman Samuels e agradeceu a visita dos representantes do Tocantins. “Foi uma alegria receber pessoas que vieram com o coração aberto para aprender e também compartilhar suas experiências. Ficamos muito felizes com essa troca, esperamos construir parcerias com o Estado e nos reencontrarmos em breve”, pontuou.
Inovação como política de Estado
Na sequência, a equipe tocantinense visitou a Autoridade Nacional de Inovação de Israel, entidade responsável por fomentar o ecossistema de tecnologia e empreendedorismo no país. Com cerca de 12% da força de trabalho empregada no setor de alta tecnologia, Israel é hoje um dos principais polos globais de inovação.
A Autoridade atua no financiamento e apoio a startups, projetos de tecnologia e áreas estratégicas da indústria de base tecnológica. O objetivo é fortalecer a economia israelense e promover soluções que impulsionem o desenvolvimento do país.
Ainda como parte da agenda do dia, a equipe do Tocantins visitou o Knesset, o Parlamento de Israel, onde foi recebida pelo presidente da Casa, Amir Ohana, e por outros parlamentares.
A missão em Israel é realizada pelo Consórcio Brasil Central e reúne representantes dos estados do Tocantins, de Mato Grosso do Sul, de Goiás e de Rondônia, além do Distrito Federal. A equipe cumpre agenda oficial voltada à inovação, inclusão, desenvolvimento social e cooperação internacional, com visitas técnicas e encontros institucionais em Tel Aviv e Jerusalém.
- Energisa2 dias atrás
Conta de energia: entenda sua fatura e economize
- ALETO2 dias atrás
Amélio Cayres prestigia ExpoFormoso e visita municípios
- Social1 dia atrás
Karynne Sotero ultrapassa 50 mil seguidores no Instagram
- Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes5 dias atrás
A chata ataca novamente, desta vez o alvo são as festas juninas
- Entretenimento4 dias atrás
Tocantins integra Rede Nacional de Escolas Livres de Arte