Esportes
Tocantins recebe etapa de projeto educativo com presença de campeão paralímpico

Nesta terça-feira, 28, o multicampeão paralímpico Daniel Dias desembarma em Palmas, no Tocantins, para participar da nova etapa de atividades do Olympism365 “Educação, Esporte e Meios de Vida”, projeto desenvolvido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), liderado pela Fundação SES, desevolvido no Brasil por meio da parceria com a Demà Jovem by Renapsi, com o propósito de inserir os valores do esporte na jornada dos jovens aprendizes.
Na programação, o maior medalhista paralímpico brasileiro da história e embaixador da iniciativa global no Brasil, vai discursar para 170 jovens sobre a importância da aplicação do esporte e o poder transformador dos valores olímpicos na formação das pessoas. No evento, realizado na Escola de Tempo Integral – ETI Padre Josimo (301 norte), o atleta vai falar sobre suas experiências em competições internacionais e sobre como aplica os conhecimentos adquiridos no esporte em sua vida. Na ocasião, Daniel vai enfatizar como a busca pela excelência, tão presente nos valores olímpicos, é fundamental para motivar os jovens a estabelecerem objetivos e lutarem pela melhoria contínua, desenvolvendo habilidades essenciais para o sucesso em suas jornadas pessoais e profissionais.
“Essas metas não apenas enriquecem a experiência esportiva, mas também moldam jovens com mentalidade positiva e valores sólidos que perduram ao longo de suas vidas”, diz o medalhista.
A importância de estabelecer metas e desafios para inspirar os jovens se reflete em histórias de vida como a de Paulo Henrique Soares Ferreira de Brito, de 21 anos, que mora em Palmas e aplica os conhecimentos adquiridos no programa de aprendizagem em uma grande empresa da região e para quem os valores esportivos são como bússolas capazes de nortear decisão para a melhor jornada de crescimento pessoal e coletivo.
“A amizade une, o respeito guia as interações, e a busca pela excelência nos inspira a superar desafios. Esses valores não apenas moldam atletas, mas forjam cidadãos comprometidos com a construção de um futuro. O programa aprimorou minhas habilidades esportivas, mas também moldou meu caráter, coisa que levarei para o resto da vida.”, relata.
Impactos positivos e legado
Por meio do projeto Olympism365, a Demà Jovem by Renapsi estima impactar positivamente a vida de cerca de 10 mil jovens, com idades entre 14 e 24 anos, que integram os programas de aprendizagem da organização nos estados de Tocantins, Goiás, e Distrito Federal.
O coordenador de práticas esportivas da organização, Charlie Pereira, explica que o Olympism365, inédito no Brasil, por meio do eixo “Esportes, Educação e Meios de Subsistência”, implementa programas desportivos e de mudança social, fortalece pessoas e instituições e cria conhecimento para o desenvolvimento de políticas no âmbito de redes associativas. “Os valores olímpicos desempenham um papel crucial na formação de jovens, pois oferecem um guia ético valioso que vai além das arenas esportivas. Eles preparam para os desafios da vida com uma base sólida de princípios”, comenta.
O Olympism365 “Esporte, Educação e Meios de Vida”, lançado em Brasília (DF) no mês passado, já faz parte de iniciativas de organizações parceiras na América Latina, no Caribe e na Europa, unindo esforços para os jovens poderem desfrutar dos esportes e do potencial disso em suas vidas. Ao todo, o projeto contará com 48 horas de formação teórica e prática ao longo de 12 meses, com um encontro mensal.
Para o desenvolvimento do módulo dentro do Programa de Aprendizagem, o projeto conta ainda com o apoio de outros dois atletas: Fabiana Alvim, um dos maiores nomes da história do vôlei brasileiro, bicampeã olímpica de Pequim 2008 e Londres 2012; e Vanderlei Lima Cordeiro, ex-maratonista olímpico e único latino-americano condecorado com a medalha Pierre Coubertin.
Sobre a Renapsi | A Demà Jovem by Renapsi é uma organização comprometida com o desenvolvimento de projetos sociais que promovem a educação e o bem-estar da juventude. Por meio de parcerias e programas inovadores, a Demà Jovem by Renapsi tem como missão criar um impacto positivo nas vidas dos jovens e inspirá-los a alcançar seu pleno potencial.
Carros
No topo do ranking de novo: SUVs lideram como carro mais vendido no país
Modelo de veículo somou cerca de 131 mil novos emplacamentos só no mês de julho

O mercado de automóveis está em alta. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 1.060.362 emplacamentos nos primeiros sete meses de 2025, alta de 3,27% em relação ao mesmo período do ano passado. Só em julho, foram 229.948 vendas de automóveis e comerciais leves. Entre os modelos mais procurados, os SUVs lideram, respondendo por 56,9% (130.942 unidades) do total comercializado.
Em Palmas, a procura por SUVs também chama atenção, como destaca a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Côrrea. “O interesse por esse tipo de veículo se mantém constante na concessionária, já que Palmas é uma capital de um estado ainda muito interiorano, cercada por cidades menores e áreas rurais, o que faz com que as pessoas valorizem carros versáteis para esses trajetos. Isso sem falar nos clientes com perfil mais aventureiro, que buscam segurança e desempenho para diferentes terrenos”, afirmou.
As qualidades dos SUVs convenceram o jornalista Pedro Thiago Macêdo a trocar de carro. Ele conta que a decisão foi tomada no final de abril, após analisar diversas opções. “O Fastback nos surpreendeu pela tecnologia, conforto e sofisticação. Fizemos test-drive em vários modelos de outras marcas, mas esse conseguiu oferecer uma experiência ímpar. É um carro grande, alto, que transmite personalidade e oferece ótimo espaço interno, confortável até para pessoas bem altas como eu. Tem carregador por indução, saídas de ar para os passageiros traseiros e um design que chama atenção. Sem dúvida, recomendo para quem busca um veículo potente, moderno e marcante”, relatou feliz pela aquisição.
A tendência de alta nas vendas de SUVs reflete uma mudança no perfil do consumidor brasileiro, que busca veículos mais completos e adaptáveis a diferentes rotinas. No caso do Pulse e do Fastback, da Fiat, a combinação de altura do solo, eficiência no consumo e tecnologias embarcadas são um exemplo que atende tanto motoristas que circulam em áreas urbanas quanto quem precisa de desempenho em estradas de terra ou viagens mais longas.
A expectativa é que a participação dos SUVs no mercado continue elevada nos próximos meses, impulsionando o restante do segmento. A Fenabrave manteve, em julho, a projeção anual de crescimento de 5% para o setor em 2025, ritmo moderado, mas suficiente para reforçar a liderança e a importância desse tipo de indústria e comércio.
Esportes
Circuito Tocantinense Trail Run chega a Natividade em 24 de agosto
Natividade recebe a etapa do Circuito Tocantinense Trail Run em 24 de agosto. Percursos de 12 km e 23 km, estrutura com hidratação e controle. Inscrições em corre77.com.br.

Natividade recebe a etapa do Circuito Tocantinense Trail Run no dia 24 de agosto. A proposta é oferecer uma experiência de corrida em meio à natureza com percursos que cruzam matas e lagos e que alcançam o ponto mais alto da cidade, no topo da Serra das Torres.
Circuito Tocantinense Trail Run: Uma Experiência Única
- 12 km percurso desafiador em meio à natureza com passagens por matas e lagos
- 23 km rota para atletas experientes que segue até o topo da Serra das Torres
Estrutura e benefícios ao atleta
- Pontos de hidratação e controle ao longo do trajeto
- Kit atleta com itens do evento
- Troféus e premiações especiais para os melhores colocados
Inscrições
As inscrições estão disponíveis no site corre77.com.br. As vagas são limitadas e a organização informou data de corte em 18 de julho. Verifique a disponibilidade no momento do acesso.
- Data 24 de agosto
- Local Natividade TO
- Inscrições corre77.com.br
Leia também
Esportes
Anfitriã da 1ª Copa Araguaína de Judô, equipe Kaizen conquista o título do histórico torneio da Fejet
A associação de Judô araguainense sagrou-se campeã do torneio com um total de 22 medalhas de ouro, 10 de prata e quatro de bronze

Se já não bastasse a alegria por sediar, de forma inédita, uma etapa oficial do Campeonato Tocantinense promovido pela Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet) na região norte do Estado, a Associação Kaizen Judô do 2º BPM alcançou a glória máxima ao sagra-se campeã com um total de 22 medalhas de ouro, 10 de prata e quatro de bronze. A competição histórica aconteceu no sábado último, 16, em Araguaína, reunindo cerca de 140 atletas representando os estados do Maranhão, do Pará e, é claro, do próprio Tocantins.
Além da Kaizen, também compuseram o pódio das cinco principais equipes da competição, na sequência, as equipes palmenses Associação de Judô Nipo, com 16 medalhas de ouro, seis de prata e sete de bronze; a Associação Palmas Judô Clube [12; 1; 3]; o Centro de Treinamento de Judô Tsume [7 medalhas de ouro e uma de prata]; e o Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros (Cemil) [7; 4; 3].
Responsável pela Kaizen 2º BPM,equipe campeã da competição, que valeu pela 5ª etapa do Ranking 2025 do Tocantinense de Judô, o faixa preta de 3º Dan e árbitro Aspirante FIJ Eduardo Noleto enfatizou que o sucesso do evento foi apenas o início de uma trajetória que promete se tornar tradição em Araguaína.
“Estamos imensamente felizes com essa conquista, que coroou todo o esforço e dedicação de cada integrante da equipe. Agora, o nosso compromisso é claro: em 2026, a Copa Araguaína será maior, mais impactante e ainda mais memorável, consolidando-se como referência no calendário esportivo do Tocantins e da região Norte do Brasil. O Judô em Araguaína ganhou força, visibilidade e, principalmente, o coração de todos”, celebrou Noleto Sensei.
Próximas competições
Se dizendo muito satisfeito com o evento como um todo, tanto no que se refere à estrutura montada para o público e para os atletas quanto às questões técnicas apresentadas pelos competidores, árbitros e treinadores, o faixa coral de 6º Dan presidente da Fejet, Celso Galdino, ressaltou que o Judô do Tocantins deve celebrar o feito, mas sem perder o foco nas próximas competições, pois ainda existem muitos compromissos em 2025.
“É claro que estamos muito felizes com tudo o que foi realizado em Araguaína; inclusive, eu parabenizo a Kaizen Judô pelo excelente evento e pelo título. Porém, o nosso foco já precisa ser voltado à preparação dos nossos atletas para os Campeonatos Brasileiros Sub-13, Sub-15, Júnior, Sênior e Master; para o Torneio da Associação Mazzili; para a Copa Moura; e para a 6ª etapa do Tocantinense. Todos eles vão ocorrer entre setembro e novembro. Então, temos muito trabalho a ser realizado ainda”, destacou Galdino Sensei.
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social3 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi