Tocantins
Tocantins receberá o 1º Encontro Nacional Sobre Pegada de Carbono na Aquicultura
Evento é uma realização do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), com apoio e organização do Governo do Tocantins e de instituições parceiras

Palmas foi escolhida para sediar o 1º Encontro Nacional Sobre Pegada de Carbono na Aquicultura, entre os dias 4 e 6 de setembro. O evento é uma realização do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), com apoio e organização da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), Embrapa, Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os sistemas de produção de baixo carbono aplicados à aquicultura estarão no centro das discussões durante os três dias.
O objetivo principal do Encontro é melhorar a compreensão sobre emissão e sequestro de carbono provenientes da aquicultura e, assim, estimular e apoiar pesquisas para o aprimoramento de tecnologias com foco na sustentabilidade e nas mudanças do clima. Além disso, pretende-se aproximar as agendas dos governos estadual e federal para fortalecer as ações de desenvolvimento da aquicultura sustentável.
O evento é voltado para produtores, pesquisadores, técnicos extensionistas, empresários do setor, gestores públicos e privados de todo o território nacional. A abertura oficial ocorrerá no dia 4, às 14h, no auditório do Palácio Araguaia, onde será ministrada a palestra Navegando pelo Futuro: A Interação entre Mudanças Climáticas, Aquicultura e Bioeconomia, pelo professor Dr. Felipe Matias (CE). Na ocasião, também ocorrerá o lançamento da XX Semana do Pescado, com a participação de autoridades políticas e integrantes da cadeia produtiva da pesca e aquicultura.
Nos dias seguintes, as atividades acontecerão na Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas, das 9h às 18h. Estudiosos e técnicos especializados de várias regiões do Brasil farão apresentações de pesquisas científicas e discutirão sobre como os produtores aquícolas podem desenvolver sistemas de baixo carbono e como transferir tecnologias que gerem maior eficiência e sustentabilidade no campo.
A programação completa e as inscrições estão disponíveis neste link.
Tocantins
Polícia Federal investiga desvios de recursos públicos no Tocantins
A Polícia Federal deflagrou quatro operações no Tocantins para investigar desvios de recursos públicos de campanhas eleitorais de 2022.

A Polícia Federal Tocantins deflagrou nesta quarta-feira, 15 de outubro de 2025, quatro operações simultâneas para investigar suspeitas de desvios de recursos públicos e falsidade ideológica eleitoral em campanhas das eleições gerais de 2022. As ações buscam apurar o uso irregular de verbas do fundo eleitoral e possíveis práticas de caixa dois e compra de votos.
Operações miram candidatos das eleições de 2022
Denominadas Operação Atos 5:1-11 (um, dois, três e quatro), as investigações têm como alvo candidatos e colaboradores de campanha suspeitos de irregularidades no uso dos recursos públicos.
A Polícia Federal cumpriu oito mandados de busca e apreensão em endereços de Palmas (TO), expedidos pela 29ª Vara Eleitoral do Tocantins. O objetivo é reunir novas provas e indícios que comprovem o desvio de recursos do financiamento eleitoral.
Durante a ação, foram apreendidos documentos, mídias eletrônicas e registros financeiros que ajudarão a identificar a rota do dinheiro público e os responsáveis pelos desvios.
O foco das investigações da Polícia Federal Tocantins
A PF informou que trabalha para identificar todos os envolvidos, mapear os valores desviados e determinar o montante total empregado de forma ilícita.
Os investigados podem responder por falsidade ideológica eleitoral e apropriação indébita de recursos públicos destinados ao financiamento de campanha, com penas que podem chegar a nove anos de reclusão, além da perda de bens e valores utilizados nas fraudes.
“O objetivo é revelar a verdade dos fatos e responsabilizar os envolvidos, assegurando transparência e integridade no processo eleitoral”, declarou a Polícia Federal em nota.
Origem do nome ‘Atos 5:1-11’
O nome da operação faz referência ao episódio bíblico de Ananias e Safira, casal que ocultou parte de uma oferta e mentiu sobre sua origem, sendo punido por sua conduta.
Segundo a PF, a escolha simboliza o ato de esconder a verdadeira destinação dos recursos recebidos, em alusão aos suspeitos de ocultarem valores desviados de campanhas eleitorais.
A corporação destacou que a analogia representa a busca pela verdade e transparência no uso de verbas públicas, reforçando o compromisso institucional com o combate à corrupção.
Próximos passos da investigação
As apurações continuam sob sigilo, e novas diligências e oitivas poderão ocorrer nos próximos dias. A Polícia Federal Tocantins atua em cooperação com o Ministério Público Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) para aprofundar o caso e garantir que recursos públicos sejam devidamente rastreados e recuperados.
Governo do Tocantins
Governador Laurez Moreira participa da passagem de comando do Corpo de Bombeiros

O governador Laurez Moreira participou, nessa segunda-feira, 13, da passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), realizada no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Palmas. O ato foi acompanhado por representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados e demais autoridades, que acompanharam o rito militar em que o coronel Peterson Queiroz de Ornelas passou o comando ao coronel Thiago Franco Santana.
Na ocasião, o governador Laurez Moreira foi homenageado pela corporação e aproveitou para agradecer ao coronel Peterson Queiroz de Ornelas pelo trabalho à frente do CBMTO e reafirmou a confiança na liderança e gestão do novo comandante, coronel Thiago Franco Santana.
“É motivo de muita satisfação participar deste momento em que o coronel Franco assume o comando. Tive o prazer de trabalhar com ele quando era prefeito de Gurupi, ocasião em que foi implantado o primeiro núcleo do Programa Educacional Bombeiro Mirim, um exemplo que queremos ampliar para outras localidades do estado”, destacou o governador, ressaltando a importância da disciplina e da formação cidadã para os jovens.
Ao elogiar o Corpo de Bombeiros, o governador Laurez Moreira pontuou que a corporação é uma instituição essencial para a segurança pública, atuando na proteção da vida, prevenção e combate a incêndios, socorro em emergências e proteção ambiental, além de ser de referência para todo o país. “É uma instituição muito respeitada pela maneira como atua. Hoje, os Bombeiros do Tocantins são referência para diversos estados, e precisamos continuar investindo no aperfeiçoamento e fortalecimento da nossa corporação”, enfatizou.
O novo comandante-geral da corporação, coronel Thiago Franco Santana, agradeceu ao governador Laurez Moreira pela confiança e destacou a honra e a responsabilidade de assumir o comando, garantindo a continuidade das atividades já desenvolvidas. “É uma grande honra ser escolhido pelo governador Laurez Moreira para comandar o Corpo de Bombeiros do Tocantins. Ao mesmo tempo, é uma responsabilidade enorme, pois é uma instituição de alta credibilidade em nosso estado, reconhecida como a melhor avaliada do Brasil. Nosso compromisso é prestar o melhor serviço possível à sociedade tocantinense, mantendo e aperfeiçoando as ações desenvolvidas ao longo dos anos”, afirmou.
A solenidade, que formalizou a transferência de liderança do CBMTO teve início com apresentação à tropa e execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Tocantins. Posteriormente foi realizado o deslocamento do Pavilhão Nacional e a transferência do comando ao comandante substituto. O evento foi encerrado com um desfile da tropa em continência ao comandante-geral e ao governador.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins lança nova identidade visual
Com foco em gestão eficiente e transparência, a nova identidade visual do Governo do Tocantins simboliza confiança, resultados e compromisso com um futuro melhor para todos.

Com o slogan Um novo futuro para todos, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), divulgou, nessa terça-feira, 14, a nova identidade visual e as estratégias de comunicação do governo estadual, que marcam uma nova fase de governança pautada pela transparência, responsabilidade e compromisso com o futuro do estado e do cidadão tocantinense.
O governador Laurez Moreira destaca que a nova identidade visual do Governo do Tocantins marca o início de um novo tempo, uma transformação importante para expressar os princípios da governança pública. “Este é um novo tempo. Um tempo de clareza, eficiência e presença real em cada canto do nosso estado. Estamos aqui para fazer o governo acontecer de verdade, com decisões técnicas, transparência e resultados que fazem diferença na vida de cada tocantinense. O futuro que sonhamos para o Tocantins não nasce de discursos, mas do trabalho diário, sério e comprometido de quem acredita neste lugar e nas pessoas que vivem aqui”, ressalta.
Como parte dessa nova etapa, ganha destaque a Quinta Frente de Desenvolvimento, que representa um novo impulso para o Tocantins, com foco na industrialização, na geração de empregos e na melhoria da qualidade de vida. É uma estratégia que prioriza o que realmente importa, apresentar soluções concretas capazes de consolidar o estado entre as maiores economias do país, tornando-o referência nacional em prosperidade e transformação.
“Mais que uma mudança estética, a nova identidade visual traduz o propósito do governo, comunicar com clareza, ética e foco nas pessoas. Cada elemento foi pensado para refletir confiança, propósito e o compromisso de construir, dia após dia, um Tocantins melhor”, enfatiza a secretária de Estado da Comunicação, Luiza Rocha.
A representação visual será aplicada em todas as comunicações oficiais, fortalecendo a imagem institucional e garantindo a integração entre todas as ações governamentais.
Conceito
O slogan Um novo futuro para todos marca o início de uma nova etapa, em que o governo se propõe a reorganizar o estado e devolver confiança à população com trabalho e compromisso. Inspirado na própria história do povo tocantinense, que um dia decidiu escrever o seu próprio futuro, o governo revisita os fundamentos que deram origem ao estado para refletir sobre a trajetória percorrida, corrigir rumos e reafirmar os caminhos que deseja trilhar.
Assim, governo e população se unem em uma mesma direção, juntos em um caminho de transformação e esperança, pautado no compromisso, transparência, responsabilidade e resultados concretos para um futuro melhor para todos.
Identidade visual
Inspirada na força e na origem do Tocantins, a nova identidade visual manifesta a energia e o espírito do povo que construiu o Estado. É um convite para olhar para trás sem nostalgia, mas com propósito para que, ao retornar às origens, seja possível encontrar clareza e força para seguir adiante.
A paleta de cores e os símbolos reafirmam o sentimento de pertencimento e traduzem a essência tocantinense nas cores da bandeira. Os tons principais evocam a luz do sol que nasce sobre o estado, representando renovação, vitalidade e esperança.
O emblema central reflete movimento e progresso, simbolizando um Tocantins em constante evolução, um Estado que cresce com equilíbrio, harmonia e confiança no futuro. “Cada traço foi pensado para transmitir credibilidade e reforçar os valores que definem esse novo momento do Governo do Tocantins, unidade, compromisso e transformação” afirma Luiza Rocha.
Três elementos simbólicos estruturam o novo modelo e fortalecem a identidade do Executivo Estadual. A asna ou chevrão, símbolo heráldico em formato de “V” invertido encontrado no brasão do estado, remete à ideia de sustentação, proteção e realização de grandes obras. O sol, presente na bandeira e no brasão, representa a riqueza do solo e o ciclo do ouro, projetando um futuro promissor. Já o caminho simboliza os novos trajetos que o governo se propõe a trilhar, traduzindo a busca por avanços, oportunidades e um novo futuro para todos que vivem aqui.
- Tocantins5 dias atrás
Barroso nega Habeas Corpus de Wanderlei Barbosa antes de se aposentar
- Palmas2 dias atrás
Reforma administrativa em Palmas busca equilibrar contas públicas
- Tocantins5 dias atrás
Sindjus debate o futuro do trabalho com ministros do TST em Palmas
- Entretenimento5 dias atrás
Resenha do Cabeça celebra o samba de raiz em Palmas
- Entretenimento5 dias atrás
Aluísio Cavalcante celebra 1 ano de Fruto Rebeldia com show em Palmas