Energisa
Tocantins registra 207 postes abalroados no primeiro semestre de 2023: média é de um por dia

De janeiro a junho de 2023, o Tocantins registrou 207 postes abalroados. Essa ocorrência preocupante representa uma média de 1,15 postes derrubados por dia, totalizando uma média de 34,5 postes abalroados por mês. Os dados foram divulgados pela Energisa Tocantins e ressaltam a necessidade de atenção às questões de segurança e manutenção do sistema elétrico.
O levantamento realizado mostra que Palmas foi a cidade mais afetada durante o período analisado, com um total de 45 postes derrubados. Araguaína e Porto Nacional ficaram empatadas em segundo lugar, com 16 postes abalroados cada. Já Gurupi ocupou o quarto lugar, registrando 13 acidentes do tipo. Paraíso do Tocantins fecha o ranking dos cinco primeiros municípios com abalroamentos, com seis postes derrubados por carros no primeiro semestre.
De acordo com Coordenador da Energisa, Tony Franco, os acidentes envolvendo postes e estruturas elétricas podem acarretar graves consequências tanto para o motorista envolvido, quanto para toda uma comunidade. “Além do risco ao condutor do veículo, terceiros que também estejam no veículo e ainda pedestres, em alguns casos esses incidentes resultam na interrupção do fornecimento de energia para toda uma região, causando prejuízos significativos para pessoas, empresas e instituições próximas ao local afetado e que oferecem serviços essenciais, como escolas ou hospitais. Dependendo da magnitude do impacto, cada colisão pode afetar o abastecimento de energia para milhares de clientes. Por isso, é de extrema importância manter sempre a atenção, para que situações como estas não ocorram”, destacou Franco.
O Coordenador reforça a importância de que as pessoas tenham consciência do trabalho e dos custos envolvidos em um acidente com a rede elétrica. “O processo de instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas, enquanto o custo médio da substituição do poste pode variar de R$ 3 mil a R$ 30 mil ou mais, caso haja a necessidade de substituir equipamentos adicionais, como transformadores. É fundamental ressaltar que os custos dessa substituição são de responsabilidade do motorista ou responsável que causou o acidente”, explica Franco.
Ao realizar a comparação dos dados do primeiro semestre de 2022 e 2023, nota-se uma redução no número de postes abalroados no estado do Tocantins. No entanto, mesmo com essa diminuição, os números ainda são alarmantes. Em 2022, foram registrados um total de 274 postes derrubados, enquanto em 2023, durante o mesmo período, esse número foi de 207.
Caso você se envolva ou presencie um acidente de trânsito com poste de energia elétrica, é importante manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330). Confira abaixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença na segurança das pessoas em casos como este:
– Em situações de emergência, é importante manter-se a calmo para tomar decisões seguras.
– Caso você identifique é seguro, permaneça dentro do veículo.
– Não toque no poste ou nos fios elétricos: Mesmo que pareçam inofensivos, os fios podem estar energizados e representar um risco à vida.
– Se houver água no local, ou estiver chovendo, mantenha-se dentro do veículo. Se estiver presenciado um acidente, mantenha-se afastado para evitar a condução de eletricidade.
– Espere pela ajuda especializada: Somente profissionais capacitados devem se aproximar do local do acidente para realizar os procedimentos de segurança.
– Não utilize ou toque em qualquer objeto metálico para tentar se desvencilhar do poste ou dos fios.
- Caso veja uma colisão envolvendo postes e fios elétricos, mantenha-se afastado e entre em contato com Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330)
– Caso presencie um acidente desse tipo, informe às pessoas próximas sobre os riscos e instrua-as a manterem distância.
– Dirija com responsabilidade e atenção, respeitando as normas de trânsito, para evitar acidentes.
Energisa
Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe
Projeto Amigos do Rio reuniu mais de 200 voluntários e contou com apoio de colaboradores da Energisa

Energisa
Primeiro emprego: Energisa abre vagas para jovens aprendizes e profissionais de nível técnico
Concessionária oferece oportunidades nos municípios de Goiatins, Araguaína, Paraíso do Tocantins e Gurupi

Os interessados em conquistar uma vaga no mercado de trabalho, sejam aqueles que já possuem formação ou desejam trilhar os primeiros passos da carreira profissional, podem aproveitar as 11 oportunidades oferecidas pela Energisa em quatro municípios do Tocantins: Araguaína, Gurupi. Paraíso e Goiatins.
Para os jovens que buscam oportunidade de primeiro emprego, a Energisa oferece nove vagas para Paraíso do Tocantins e Gurupi. Quatro vagas são para Paraíso e cinco vagas disponíveis para atuação em Gurupi, no Sul do estado. Entre as responsabilidades e atribuições dos candidatos selecionados estão o auxílio nas rotinas administrativas, envolvendo o atendimento de clientes interno e externo; acompanhamento de relatórios; elaboração de planilhas e controle de arquivos.
Para profissionais de nível técnico, a empresa oferece vaga para na cidade de Goiatins, no cargo de eletricista de distribuição. Para concorrer os candidatos devem ter Ensino médio completo; Carteira de Habilitação “B”; curso de Eletricista de Redes de Distribuição, com carga horária mínima de 240 horas; além de formações de NR 35 e NR 10.
Em Araguaína, também no Norte do Estado, a Energisa Tocantins oferece uma vaga de Auxiliar de serviços gerais, preferencialmente para pessoa com deficiência. Para participar da seleção é necessário ter ensino médio completo.
Para os Jovens Aprendizes, os benefícios para selecionados são vale transporte, seguro de vida e acesso gratuito à Assistência Social e atendimentos psicológico e nutricional. As vagas estarão disponíveis para inscrição até o dia 9 de setembro.
“Os programas de Aprendiz têm um papel muito importante dentro da distribuidora. Mesmo chegando com pouca experiência, eles trazem energia nova, disposição para aprender e uma visão diferente que soma bastante ao dia a dia. Essa convivência fortalece a cultura de desenvolvimento contínuo da Energisa e ajuda também os demais colaboradores a exercitarem habilidades como liderança, paciência e compartilhamento de conhecimento”, afirma o analista de recrutamento e seleção da Energisa Tocantins, Washington Moita.
Oportunidades para ingressar na melhor empresa para se trabalhar
A Energisa Tocantins foi eleita como a melhor empresa para se trabalhar no setor de energia no Brasil. A distribuidora ficou em 1º lugar entre as empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de Energia de todo o Brasil no Ranking Great Place To Work – GPTW 2025 (em português, Melhores Empresas Para Trabalhar), e com o título, se tornou a única distribuidora de energia do país eleita cinco vezes consecutivas na categoria.
Serviço
Confira as vagas e os links com as especificações para cada uma:
ELETRICISTA DE DISTRIBUIÇÃO I
Goiatins – Inscrições abertas até o dia 01/09/2025
https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/9735425
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS – PREFERENCIALMENTE PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Araguaína – Inscrições abertas até o dia 07/09/2025
https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/9757538?jobBoardSource=gupy_public_page
APRENDIZ
Paraíso do Tocantins e Gurupi – Inscrições abertas até o dia 09/09/2025
Link da vaga (Paraíso)
https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/9757976
Link da vaga (Gurupi)
https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/9757481?jobBoardSource=gupy_public_page
Energisa
Energisa Tocantins é 1ª na Abradee 2025 no Norte e Centro-Oeste
Pelo 4º ano seguido, Energisa Tocantins é reconhecida entre as melhores do país e vence a categoria Norte e Centro-Oeste no Prêmio Abradee 2025; 3º lugar nacional na avaliação dos clientes.

A Energisa Tocantins conquistou, pela quarta vez consecutiva, o reconhecimento como uma das melhores distribuidoras de energia do país. Em 2025, a empresa alcançou o 1º lugar na categoria Região Norte e Centro‑Oeste do Prêmio Abradee, principal reconhecimento do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. O anúncio foi feito na quarta‑feira, 20 de agosto, em Brasília, em cerimônia que celebrou os 50 anos da associação.
Excelência reconhecida
O Prêmio Abradee destaca distribuidoras com melhor desempenho em qualidade da gestão, inovação, sustentabilidade, avaliação pelo cliente e desempenho operacional. Além do título regional, a Energisa Tocantins ficou no pódio em nível nacional, eleita 3ª melhor do país na avaliação dos clientes — ranking definido exclusivamente por pesquisa de satisfação.
Depoimento
“Conquistar o primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo é resultado do trabalho de todos os colaboradores e reforça nosso compromisso com a qualidade. É um estímulo para continuarmos investindo e trabalhando diuturnamente pelo fornecimento de energia em todo o Tocantins.” — Alessandro Brum, diretor‑presidente da Energisa Tocantins
Reconhecimentos recentes
- Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024 – IASC: 1º lugar na região Norte, pelo 3º ano seguido.
- Great Place to Work (GPTW) 2025: 1º lugar entre empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de energia no Brasil; 5ª vez consecutiva da distribuidora no topo do setor.
Sobre o Prêmio Abradee
Em sua 27ª edição, o Prêmio Abradee combina pesquisa com milhares de consumidores e análise de indicadores técnicos e de gestão das distribuidoras, consolidando o panorama de benchmarking do setor elétrico brasileiro.
- 1º lugar na categoria Norte e Centro‑Oeste – Abradee 2025
- 3º lugar nacional na avaliação dos clientes
- 4º ano seguido entre as melhores do país
- Metodologia: gestão, inovação, sustentabilidade, cliente e operação
Leia também
-
Social4 dias atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Entretenimento3 dias atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Social2 dias atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Sebrae3 dias atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO