Governo do Tocantins
Tocantins tem saldo positivo de empregos formais pelo 9º mês consecutivo
Dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam que o estado registrou 1.138 vagas formais em setembro deste ano
Os empregos formais seguem com saldo positivo no Tocantins pelo 9º mês consecutivo em 2024, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na quinta-feira, 30. Os números compilados pelo Governo do Tocantins, por meio do Observatório do Trabalho, ligado à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), mostram que, em setembro deste ano, foram registradas 1.138 vagas formais, resultado de 10.850 admissões e 9.712 desligamentos. O acumulado do ano, de janeiro a setembro, chega a 10.082 vagas.
Em setembro de 2024, o setor que mais contratou no Tocantins foi o de Serviços, com um saldo positivo de 744 novas vagas; seguido pelo Comércio, com 354.
A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir Divina dos Santos, destaca que os dados de emprego no Tocantins são animadores. “Por meio do Sine [Sistema Nacional de Empregos], o cidadão tem acesso a um painel diário com mais de mil vagas de empregos, além de capacitações e orientações profissionais gratuitas”, ressalta.
O Sine, gerido pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas, disponibiliza diariamente mais de mil vagas de emprego que podem ser consultadas via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Para isso, é necessário que o trabalhador mantenha o seu cadastro atualizado nos sistemas do Sine; baixar o aplicativo no celular (Apple Store para IOS ou Play Store para Android) ou acessar via Web, por meio do endereço eletrônico e fazer o cadastro, seguindo as instruções do aplicativo ou inserir o usuário e senha do gov.br.
Observatório
O Observatório do Mercado de Trabalho do Estado do Tocantins é um setor destinado à produção e disseminação de informações, estudos e análises sobre o mundo do trabalho, com vistas a subsidiar atores públicos e privados que formulam, executam e acompanham ações no campo das políticas públicas de emprego, trabalho e renda. É responsável pela coleta de dados estatísticos, por meio de pesquisa e dos dados coletados no mercado de trabalho.