conecte-se conosco

Governo do Tocantins

Tocantins terá o maior crescimento do Norte e Nordeste e o quarto maior do Brasil em 2025

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Estado está entre os que mais crescem no país pelo quarto ano consecutivo na gestão Wanderlei Barbosa, demonstrando o resultado positivo das políticas públicas implementadas desde outubro de 2022.

*Governo do Tocantins*

Segundo projeções do Banco do Brasil, o Tocantins deve liderar novamente o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados das regiões Norte e Nordeste com 3,3% em 2025, além de permanecer entre os quatro primeiros do Brasil, acima da média nacional, que tem crescimento previsto de 2,2%. O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas por um estado ou país durante um determinado período.

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

O Tocantins deve ficar à frente de estados vizinhos como Bahia (1,7%), Pará (2,3%), Maranhão (2,4%) e Piauí (3,1%), e também de estados maiores e mais ricos como São Paulo e Rio de Janeiro, ambos com previsão de 1,7% de crescimento em 2025. O estado deve ficar atrás apenas do Mato Grosso do Sul (4,2%), Rio Grande do Sul (4%) e Mato Grosso (3,7%).

Este é o quarto ano consecutivo que o estado fica entre os quatro que mais crescem no Brasil. Em 2022 ficou em quarto lugar com 6%; em 2023 o Tocantins ficou em segundo lugar com 11,4%, mesma posição de 2024 com 6,2%, em ambos os anos atrás apenas do Mato Grosso. O crescimento é impulsionado principalmente pelos setores do agronegócio, serviços, comércio e construção civil.

Em 2024 o comércio varejista do Tocantins foi o que mais cresceu no Brasil, com 11,6% após os dados consolidados. A facilidade para se abrir uma empresa, o bom ambiente de negócios e os investimentos em infraestrutura são apontados como os principais eixos para o crescimento acima da média do Tocantins.

“Temos investido de forma maciça na construção de rodovias, que além de gerar emprego e renda facilitam o transporte de bens e serviços. O agronegócio, por exemplo, tem se beneficiado dos excelentes pavimentos para escoar a produção agrícola, que chega mais rápido e com frete mais barato a portos como o de Santos/SP e Itaqui/MA e de lá para o mundo. Hoje o empresário tocantinense consegue abrir um CNPJ em poucas horas graças à desburocratização que o Estado estabeleceu. Os setores de mineração e de turismo também têm uma atenção especial do nosso governo, com números nunca antes alcançados, fazendo girar a roda da economia”, afirma o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Para o governador, a concessão de benefícios salariais e o pagamento antecipado para os servidores estaduais também têm impactado positivamente o crescimento do estado. “Nós concedemos direitos para os servidores que estavam suspensos há mais de 15 anos. E são essas pessoas que consomem no nosso mercado interno, gerando um ciclo virtuoso para a economia do estado, pois elas têm a certeza que antes do fim do mês o salário estará na conta”, frisa Wanderlei Barbosa.

O secretário de Planejamento e Orçamento (Seplan), Sergislei Moura, afirmou que o resultado positivo do Tocantins destaca o papel da gestão em definir estratégias que fortalecem a economia do estado, com foco em soluções logísticas alinhadas à sua realidade. “Esse resultado é fruto de muito planejamento e de ações concretas que fortalecem nossa economia. O Tocantins tem potencial para crescer ainda mais e se consolidar como referência nacional, atraindo novos investimentos e ampliando as oportunidades para a nossa população”, ressalta.

Desemprego

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Aliado ao crescimento do Produto Interno Bruto o Tocantins também experimenta um cenário de pleno emprego, fechando o terceiro trimestre de 2024 em apenas 4,3% de desemprego. Em 2022, antes de Wanderlei Barbosa assumir o governo do estado, o índice de desemprego chegou a mais de 17%. Desde então mais de 50 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Um exemplo de como o governo do estado trabalhou para reduzir o desemprego foi a agilidade no licenciamento ambiental de mineradoras, como a de calcário em Palmeirante e a de ouro em Almas, que juntas passaram a gerar milhares de empregos diretos e indiretos no Tocantins. O setor de turismo com incentivo à temporada de praia, às feiras agropecuárias e promoção de destinos como Jalapão e Serras Gerais também contribuíram para os números positivos em todos os setores.

Mapa da Fome

 

Outro resultado positivo do estado foi a saída de mais de 280 mil tocantinenses da pobreza e da extrema pobreza em 2024. “Um estado não pode ser considerado rico se tiver um pai ou uma mãe de família sem condições de alimentar os seus filhos e a si mesmo. Por isso temos nos empenhado tanto para dar aos mais pobres condições dignas para prover o próprio sustento. Isso enche meu coração de alegria e motivação para continuar trabalhando pelo bem do povo tocantinense até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026. Nosso governo é movido por resultados. Estamos trabalhando por um Tocantins melhor todos os dias”, ressalta o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *