Economia
TOCANTINS ultrapassa 227 mil trocas de operadoras de telefonia em 14 anos

Há 14 anos, no Brasil, usuários de telefonia móvel e fixa podem migrar de operadora sem alterar o número de identificação dos acessos. Nesse período, 80,67 milhões de transferências foram realizadas.
De acordo com o relatório trimestral da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), Entidade Administradora do serviço no Brasil, desde setembro de 2008, quando o serviço passou a ser oferecido no País, até o dia 30 de setembro de 2022, foram efetivadas 20,64 milhões (26%) de migrações por usuários de telefones fixos e 60,03 milhões (74%) a partir de iniciativa de titulares de números de terminais móveis.
A portabilidade numérica começou a ser implantada gradativamente nos 67 DDDs em operação no País a partir de setembro de 2008.
Portabilidade numérica em Tocantins – Desde que a portabilidade numérica passou a fazer parte dos serviços telefônicos do DDD 63, os usuários desta área realizaram 227,41 mil ações de portabilidade numérica. O equivalente a 29,54 mil (13%) solicitações foram feitas por usuários de telefones fixos e 197,87 mil (87%) para telefones móveis.
Terceiro trimestre – Considerando apenas o terceiro trimestre de 2022 (julho a setembro), a ABR Telecom apurou que 2,69 milhões de trocas de operadoras foram concluídas. Nesses três meses, 344,83 mil (13%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 2,34 milhão (87%) demandadas por titulares de telefones móveis.
Trimestre em Tocantins – De acordo com a apuração entre os telefones atendidos pelo DDD 63, o relatório mostra a efetivação de 23,22 mil solicitações de portabilidade numérica entre os meses de julho a setembro deste ano. Os usuários de telefones fixos respondem por 510 (2%) transferências e os de móveis, por 22,71 mil (98%).
Regulamento – A portabilidade numérica é realizada entre prestadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP) e Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) conforme o Anexo ao Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, aprovado pela Resolução ANATEL Nº 73, de 25 de novembro de 1998. O modelo de portabilidade numérica no Brasil, definido pela Anatel, determina que as trocas devem ser solicitadas pelos usuários sempre dentro do mesmo serviço, isto é, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e na área de alcance do mesmo DDD.
Prazos – A partir do momento em que o usuário solicita a transferência de operadora comunicando à empresa para onde deseja migrar, a efetivação acontece em três dias úteis ou após esta data, quando o usuário quiser agendar. Caso o usuário desista da migração e decida permanecer na operadora que presta o serviço, dispõe de dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de migração em andamento.
Para fazer a portabilidade numérica
Entre os critérios que devem ser observados, no momento de solicitar transferência de operadora:
– Informar à operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo
– Comprovar a titularidade da linha telefônica
– Informar o número do documento de identidade
– Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica
– Informar o endereço completo do assinante do serviço
– Informar o código de acesso
– Informar o nome da operadora de onde está saindo.
Consultas – Acompanhe o movimento de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica conforme o DDD e a data de início do serviço, pelo site da ABR Telecom.
Neste endereço também há um sistema de busca para identificar a qual operadora pertencem os números de telefones, consulte aqui.
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Energisa
Energisa Tocantins é 1ª na Abradee 2025 no Norte e Centro-Oeste
Pelo 4º ano seguido, Energisa Tocantins é reconhecida entre as melhores do país e vence a categoria Norte e Centro-Oeste no Prêmio Abradee 2025; 3º lugar nacional na avaliação dos clientes.

A Energisa Tocantins conquistou, pela quarta vez consecutiva, o reconhecimento como uma das melhores distribuidoras de energia do país. Em 2025, a empresa alcançou o 1º lugar na categoria Região Norte e Centro‑Oeste do Prêmio Abradee, principal reconhecimento do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. O anúncio foi feito na quarta‑feira, 20 de agosto, em Brasília, em cerimônia que celebrou os 50 anos da associação.
Excelência reconhecida
O Prêmio Abradee destaca distribuidoras com melhor desempenho em qualidade da gestão, inovação, sustentabilidade, avaliação pelo cliente e desempenho operacional. Além do título regional, a Energisa Tocantins ficou no pódio em nível nacional, eleita 3ª melhor do país na avaliação dos clientes — ranking definido exclusivamente por pesquisa de satisfação.
Depoimento
“Conquistar o primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo é resultado do trabalho de todos os colaboradores e reforça nosso compromisso com a qualidade. É um estímulo para continuarmos investindo e trabalhando diuturnamente pelo fornecimento de energia em todo o Tocantins.” — Alessandro Brum, diretor‑presidente da Energisa Tocantins
Reconhecimentos recentes
- Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024 – IASC: 1º lugar na região Norte, pelo 3º ano seguido.
- Great Place to Work (GPTW) 2025: 1º lugar entre empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de energia no Brasil; 5ª vez consecutiva da distribuidora no topo do setor.
Sobre o Prêmio Abradee
Em sua 27ª edição, o Prêmio Abradee combina pesquisa com milhares de consumidores e análise de indicadores técnicos e de gestão das distribuidoras, consolidando o panorama de benchmarking do setor elétrico brasileiro.
- 1º lugar na categoria Norte e Centro‑Oeste – Abradee 2025
- 3º lugar nacional na avaliação dos clientes
- 4º ano seguido entre as melhores do país
- Metodologia: gestão, inovação, sustentabilidade, cliente e operação
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