Turismo
Tradição que reverencia as pessoas escravizadas mortas e os entes queridos que já partiram

A Comunidade Quilombola Morro de São João, realizará, no dia 1º e 2 de novembro o tradicional Festejo das Almas Santas Benditas. O objetivo da celebração é reverenciar as pessoas escravizadas mortas e os entes queridos que já faleceram.
No dia 1º de novembro acontece a missa com o Padre Valdemir, a partir das 19h. Já no dia seguinte, 2, acontece o ritual que se inicia a partir das 5h, com concentração dos congos da igreja local. Depois que os túmulos são enfeitados e as orações concluídas, os congos e demais moradores retornam. O trajeto dura cerca de 3km com duas paradas de 10 minutos cada uma para alimentação e descanso. Ao chegar na casa do Imperador, eles dançam as tradicionais suça e jiquitaia ao som dos batuques e tambores cantarolando as cantigas ensinadas pelos seus antepassados.
O rei e a rainha deste ano são Jodivaldo de Souza (Luango) e Janaina Ramalho. “É muito bom estar presenciando e levando para frente as nossas tradições, reunir a comunidade, parentes e amigos nesse momento que nos relembra a importância daqueles que lutaram para que tivéssemos voz e dignidade e honrar suas vidas e lutas”, declarou Jodivaldo.
Anne Karianny Moreira é mestranda em comunicação e sociedade e sua dissertação é sobre a comunidade quilombola Morro de São João, comunidade a qual pertence. A estudante pontua de que forma a pesquisa pode trazer resultados positivos. “A partir do momento em que as tradições e costumes do quilombo são postos dentro desse âmbito científico, é possível registrar e documentar essa cultura. Além disso, leva visibilidade e o conhecimento para mais pessoas”, destaca a pesquisadora.
O Festejo é realizado todos os anos no Distrito Quilombo Morro de São João, localizado na cidade de Santa Rosa.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
-
Entretenimento2 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Social3 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Tocantins2 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Economia1 dia atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Social1 dia atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi