Tribunal Regional Eleitoral
TRE-TO fará sessão solene na próxima segunda-feira, para posse de dois novos membros da Corte
No dia 3 de julho, segunda-feira, às 17 horas, ocorrerá a posse dos novos membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. O desembargador João Rigo Guimarães e a juíza Silvana Maria Parfieniuk assumirão seus cargos nessa cerimônia solene. A transmissão ao vivo da posse será realizada pelo canal oficial do TRE-TO no YouTube. Por motivos de segurança, a capacidade máxima do auditório do Tribunal será respeitada.
Durante a solenidade, os magistrados serão empossados como membros efetivos do TRE-TO. Além disso, a eleição para os cargos de presidente, vice-presidente e ouvidora/ouvidor da Corte acontecerá no mesmo evento. O desembargador escolhido como vice-presidente também será responsável pela função de Corregedor Regional Eleitoral.
Os novos presidente e vice-presidente serão eleitos para um mandato de dois anos, abrangendo o período de 2023 a 2025.
Agora, falando um pouco sobre os novos membros, o desembargador João Rigo Guimarães é natural de Pirenópolis (GO) e concluiu sua graduação em Direito na Faculdade Católica de Goiás em 1979. Ele iniciou sua carreira na magistratura tocantinense como juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Araguaína e, posteriormente, atuou em Miranorte (1991), Taguatinga (1992) e Paraíso (1992). Em 1993, foi removido para a 1ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Araguaína, onde permaneceu até 2014. Em 16 de abril de 2015, tomou posse como desembargador. João Rigo Guimarães foi presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) entre 2020 e 2022. Ele também ocupou os cargos de vice-corregedor da Justiça no período de 2017 a 2019 e corregedor-geral de 2019 a 2021.
Por sua vez, a juíza Silvana Maria Parfieniuk nasceu em Curitiba (PR) no dia 25 de maio de 1963. Ela possui bacharelado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR) e mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela UFT-ESMAT. Silvana Maria Parfieniuk tornou-se juíza de Direito em 1989, após aprovação no 1º Concurso da Magistratura do Estado do Tocantins. Ao longo de sua carreira, atuou em diversas Comarcas, incluindo Formoso do Araguaia, Gurupi, Xambioá, Itaguatins, Colméia, Colinas do Tocantins, Araguaína e Palmas. Atualmente, é titular da 6ª Vara Cível da Capital e juíza do 1º Gabinete do Núcleo 4.0 – Previdenciário. Além disso, ela exerce as funções de juíza coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) – Palmas, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e da Secretaria Unificada das Varas Cíveis de Palmas.