Tribunal de Justiça
Tribunal de Justiça do Tocantins realiza Drive Thru de Coleta Seletiva Solidária em parceria com a Rede TO Sustentável
Evento busca recolher materiais recicláveis e promover a conscientização ambiental, em cumprimento à agenda do Junho Ambiental.
Nesta sexta-feira (data), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em parceria com a Rede TO Sustentável, realizará mais uma edição do Drive Thru de Coleta Seletiva Solidária. A ação, organizada pela Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa) do TJTO, faz parte da agenda do Junho Ambiental e tem como objetivo recolher a maior quantidade possível de materiais recicláveis.
O evento, que ocorrerá no estacionamento da sede do TJTO, é voltado para servidores, magistrados e colaboradores, mas também está aberto ao público em geral. Os interessados em participar devem reunir seus materiais recicláveis e comparecer ao estacionamento lateral do TJTO entre as 12 e 17 horas.
A Cogersa orienta os participantes a levarem seus materiais doados, se possível, em caixas de papelão, em vez de sacolas plásticas, visando uma opção mais sustentável.
Os materiais que podem ser doados incluem papel (como papéis de escritório, embalagens, cadernos, jornais, revistas e envelopes), papelão, vidro (potes de alimentos, garrafas e frascos de remédio), plástico (garrafas PET, sacolas, canos de PVC e embalagens), embalagens de leite e suco tipo tetra park (feitas de plástico, alumínio e papelão), metal (latas de alumínio e aço, arames, pregos e fios de cobre), eletroeletrônicos e óleo de cozinha usado.
É importante ressaltar que alguns materiais não serão recolhidos, como lixo orgânico, rejeitos sujos (como lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel), fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana e tijolos. Além disso, resíduos contaminantes, como pilhas e baterias, e resíduos hospitalares, como algodão, seringas, agulhas, gaze e ataduras, também não serão aceitos. Lixo químico ou tóxico, como embalagens de agrotóxicos, latas de verniz, solventes e inseticidas, também devem ser descartados corretamente, fora do evento.
Como forma de incentivar a participação, os colaboradores que depositarem resíduos recicláveis durante o evento receberão mudas de plantas nativas do cerrado como agradecimento.
Edições anteriores do Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária já arrecadaram aproximadamente 3,6 toneladas de resíduos recicláveis. Em 2021, foram recolhidas 1,8 tonelada, e, no ano seguinte, mais 1,8 tonelada.
Os materiais recicláveis coletados serão doados às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis do município de Palmas.
O evento faz parte das atividades da Rede TO Sustentável, coordenada pelo TJTO e composta por diversas entidades, incluindo o Governo do Estado, a Prefeitura de Palmas, universidades e órgãos públicos. A iniciativa visa promover a sustentabilidade e conscientização ambiental, em conformidade com o Plano de Logística Sustentável, a Resolução CNJ 400/2021 e a Agenda 2030 da ONU.
O Junho Ambiental, no qual essa ação se enquadra, tem como objetivo capacitar e sensibilizar magistrados, servidores, estagiários, voluntários e a sociedade em geral sobre temas relacionados à sustentabilidade, recursos administrativos, acessibilidade e inclusão, responsabilidade social, qualidade de vida, entre outros. A programação é desenvolvida pela Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), em parceria com outros setores envolvidos.