conecte-se conosco

Tocantins

UFT realiza 1ª Mostra de Documentários

Publicadas

sobre

Curso de Especialização em Documentação Audiovisual encerra primeira turma com exibições de produções acadêmicas

Palmas e Porto Nacional sediam a 1ª Mostra de Documentários da UFT. O evento é uma realização do curso de Especialização em Documentação Audiovisual ofertado no campus da Universidade Federal do Tocantins – UFT, de Porto Nacional.

A mostra acadêmica será realizada em dois finais de semana, sendo no dia 15 de outubro (sábado), em Porto Nacional, no Centro de Pós Graduação, Extensão e Cultura (Cepec), a partir das 16 horas e no dia 22 (sábado), em Palmas, no Cine Cultura, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, das 15h às 19h.

O evento contará com exibições dos documentários produzidos pela primeira turma do curso de especialização em Documentação Audiovisual, seguido de debates com os diretores e equipe das produções. Ao todo são seis documentários, sendo cinco curtas metragens e um longa-metragem. As temáticas abordadas são as mais diversas trazendo assuntos como circo, benzedores e comunidade LGBTQIA+, dentre outros.

O coordenador da especialização, Ariel Elias do Nascimento explica que a mostra é realizada como forma de encerramento do curso. “Estamos formando nossa primeira turma de especialistas em audiovisual que terão muito a contribuir para as novas produções tocantinenses”, afirma Nascimento.

“Apesar da pandemia conseguimos encerrar com grande êxito, a primeira turma da especialização, com trabalhos muito bons e agora a realização da nossa primeira mostra”, destaca o professor da especialização, Carlos Franco.

A 1ª Mostra de Documentário da UFT tem por objetivo divulgar o curso de Especialização em Documentação Audiovisual para o público em geral e também proporcionar, aos novos especialistas em Documentação Audiovisual, a apresentação de seus olhares, saberes e fazeres. São parceiros do evento: Idearte Audiovisual e Prefeitura de Palmas.

Sobre a especialização

O curso de especialização em Documentação Audiovisual é uma pós-graduação ligada ao curso de História, da Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Porto Nacional e ao curso de Comunicação Social – Jornalismo, campus de Palmas. O coordenador do curso, Prof. Ariel Elias do Nascimento esclarece que a especialização “(…) vem contribuir para uma formação qualificada de um setor cultural que está em amplo crescimento no Brasil, o de produtores e roteiristas em audiovisual”.

Atualmente, o curso é dividido em dez componentes curriculares os quais foram elencados visando oferecer uma ampla formação que perpassa pelo diálogo entre História e Jornalismo estabelecendo, não apenas o desenvolvimento de produtores culturais voltados ao audiovisual, mas também de especialistas que tenham um olhar crítico, histórico e humanizado sobre a sociedade contemporânea.

“Esta é uma antiga demanda da sociedade civil, a qual a UFT, por meio da parceria entre os cursos de História (campus Porto Nacional) e de Comunicação Social – Jornalismo (campus Palmas) pensaram, estruturaram e colocaram em operacionalização esta pós graduação”, explica o coordenador da especialização, Prof. Ariel. Ainda de acordo com o coordenador do curso, o edital para seleção da nova turma da especialização deve ser lançado no início de 2023.

Agende-se

O que: 1ª MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS DA UFT – PORTO NACIONAL

Quando: dia 15 de outubro (sábado), a partir das 16 horas

Onde: Auditório do Centro de Pós-Graduação, Extensão e Cultura (Cepec)

Av. Presidente Kennedy, nº 831, UFT Centro, Porto Nacional-TO

Ingresso: Entrada franca

O que1ª MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS DA UFT – PALMAS

Quando: dia 22 de outubro (sábado), das 15h às 19 horas

Onde: Cine Cultura, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas-TO

Ingresso: Entrada franca

 

Programação

01 – Documentário: Benzedores: preceito e rituais de cura

Ano: 2022

País: Brasil

Duração: 11 min

Autores: Antônio Gois de Souza, Lucilene Ferreira da Silva, Natalia Cristina de

Oliveira e Núbia Nogueira do Nascimento.

Orientador: Prof. Dr. Carlos F. Martins Franco

Sinopse:

“Benzedores” é um curta-metragem documental que mostra a crença na terapêutica das rezas e benzimentos na cura dos males do corpo e do espírito. A prática que é transmitida de pais para filhos, resiste ao tempo até os nossos dias; isso é mostrado por meio dos depoimentos de rezadores residentes em Porto Nacional, Palmas e distrito de Taquaruçu.

O benzedor é aquele que, segundo a crença popular, neutraliza ou desintegra a massa de fluidos considerados perniciosos estagnados sobre crianças, adultos e, às vezes, até animais afetados desse mal, desimpedindo lhes o energossoma (corpo energético).

02 – Documentário: De todas as cores e todas as formas

Ano: 2022

País: Brasil

Duração: 15 min

Autoras: Daniela Rodrigues Rocha, Karla Pollyanna Silva Oliveira e Marcelo

Werneck

Orientador: Prof. Dr. Carlos F. Martins Franco

Sinopse:

“De Todas As Cores De Todas As Formas” retrata o 9° Festival de Circo de Taquaruçu. O documentário faz um recorte de aspectos do festival respondendo perguntas como: “Quem são eles? Por que escolheram Taquaruçu? Por que continuaram?”; norteiam eixos temáticos tais como: ser artista na pandemia e pós- pandemia no circo.

O Festival de Circo de Taquaruçu, idealizado, organizado e realizado pelo “Centro Cultural Circo Os Kaco”, após dois anos sendo realizado de forma virtual (devido à pandemia do Sars-cov 19), em 2022, teve sua nona edição de modo presencial. Seguida da pandemia, a história do festival esbarra em tristeza, perdas e angústias as quais dão lugar a essa genuína  e  imensurável capacidade de reinvenção e reorganização do circo ao longo dos anos.

03 – Documentário: Fragmentos da história: visita ao Museu Histórico do Tocantins

Ano: 2022

País: Brasil

Duração: 08 min

Autora: Raissa Kelly Marinho dos Santos.

Orientador: Prof. Dr. Carlos F. Martins Franco

Sinopse

“Fragmentos da História: uma visita ao museu histórico do Tocantins” expõe informações a respeito da história do Museu Palacinho, seus documentos e espaços internos e externos, tendo em vista que, sendo o primeiro edifício construído na cidade de Palmas, capital do Tocantins e que hoje é sede do museu histórico, sendo um local de difusão da cultura e abrigando inúmeros itens importantíssimos para a história do povo tocantinense.

04 – Documentário: Fundição

Ano: 2022

País: Brasil

Duração: 11 min

Autor: Túlio de Melo

Orientador: Prof. Dr. Carlos F. Martins Franco

Sinopse:

O documentário “Fundição” é um filme que narra a história de um dos ofícios mais antigos da humanidade, o ato de fundir metais. O filme conta a história de um micro artesão que trabalha com a fundição de forma artesanal, conhecido como um artista-artesão. O documentário faz um paralelo entre a fundição de um pequeno produtor e o das grandes indústrias de exploração do metal de forma não renovável, uma prática de fundição totalmente distinta uma da outra. Essa associação é feita a partir da relação entre o homem e a natureza com base nos seus processos de produção da fundição.

05 – Documentário: Na Lata

Ano: 2022

País: Brasil

Duração: 18 min

Autoras: Elizângela Brito Martins e Saullo Martins Moura

Orientador: Prof. Ms. Idglan Souza Maia

Sinopse

O grafiti como arte e identidade. Arte urbana que se aproxima da sociedade como ação inclusiva por meio de suas manifestações. Artistas que por meio da pintura expressam seu cotidiano e experiências de forma coletiva e/ou individual. Com isto buscam a quebra de paradigmas sociais abrindo uma nova visão para o mundo da arte urbana.

06 – Documentário: Resistir para Existir

Ano: 2022

País: Brasil

Duração: 74 min

Autoras: Angel Lima, Heloísa Cipriano e Ninah Beatriz Oliveira

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Poreli de Moura Bueno

Sinopse

Resistir para Existir é um documentário que apresenta narrativas de vida de pessoas transsexuais, nascidas e/ou criadas no Estado do Tocantins. As vivências são contadas na primeira pessoa; momentos de descoberta, aceitação e busca por seu espaço na sociedade são relatados por duas mulheres transgênero e três homens transgênero.

A produção também aborda temas como o movimento de pessoas transsexuais e travestis que vivem no Tocantins; a saúde do público T e atuais políticas públicas voltadas para este público.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Governo do Tocantins5 horas atrás

Instituto Histórico e Geográfico do Tocantins é fundado em Palmas com a missão de preservar e promover o patrimônio cultural do estado

Governo do Tocantins6 horas atrás

Com apoio do Governo do Estado, Tocantins é representado em festival internacional de cinema no Chile

Palmas6 horas atrás

Chefe do Executivo estadual concedeu entrevista à emissora de notícias na manhã deste sábado, 23 Governo do Tocantins Em entrevista à CNN Brasil, na manhã deste sábado, 23, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, falou sobre os R$ 2,5 bilhões que o Tocantins deve receber pela venda de créditos de carbono gerados pelo estado entre 2020 e 2030. A projeção potencial é de mais de 50 milhões de créditos, caso o estado tenha sucesso na redução do desmatamento e degradação de suas florestas. A entrevista ocorreu uma semana após o Governo do Tocantins submeter o documento de registro do Programa Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) ao padrão ART TREES, durante a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 29), no Azerbaijão. “O Tocantins saiu à frente já em 2023. Assinamos o primeiro contrato do país com uma empresa multinacional suíça (Mercuria Energy Trading), que tem feito investimento no nosso território de maneira que ocorra a preservação ambiental das nossas terras e associado com o desenvolvimento econômico do Estado. Esse projeto já está vigente. Temos cuidado das comunidades tradicionais, com projetos definidos neste aspecto, e das comunidades ribeirinhas também. Temos ainda políticas direcionadas ao combate aos focos de incêndio’, ressaltou o Governador já no início da entrevista. R$ 1 bilhão para 2025 Ao ser questionado sobre o plano do estado na venda de crédito de carbono para o ano de 2025, Wanderlei Barbosa explicou que o Tocantins foi o primeiro estado brasileiro a negociar créditos de carbono no mercado internacional e espera receber cerca de R$ 1 bilhão no próximo ano. Ele explicou também que esses recursos serão divididos entre vários setores. “Temos 20 milhões de toneladas para serem vendidas, já podemos receber em torno de R$ 1 bilhão das vendas de carbono em 2025. Esses recursos serão repartidos aos beneficiários de maneira percentual”, frisou. Para as comunidades tradicionais e ribeirinhas, ele comentou que estão sendo acordados investimentos em projetos da ordem de 25% desses recursos. Para o agronegócio, algo em torno de 25% para que o setor tenha a responsabilidade de continuar preservando parte do seu território. “Ou seja, produzir em menor espaço já aberto”, pontuou. Já para obras de infraestrutura, educação, rodovias, hospitais, Wanderlei Barbosa garantiu que serão destinados 50% desse capital do crédito de carbono. Crescimento econômico sustentável Ainda durante a entrevista à CNN, o governador destacou a importância do crescimento econômico, alinhado a políticas de preservação do meio ambiente. “Estamos em amplo crescimento econômico. Mas esse crescimento econômico precisa, também, ver a questão ambiental. Temos que preservar as matas, as nossas nascentes. Os nossos empresários do setor têm feito migração da pecuária para a produção de grãos. Nós já somos o maior produtor de grãos do Norte do nosso país”, destacou. O Chefe do Executivo tocantinense também foi questionado sobre a ida do Estado a COP 29. Ele comentou que o Tocantins foi apresentado em Baku, no Azerbaijão, como um Estado atrativo.”O que fazemos no Tocantins é uma política de segurança jurídica. Nós queremos que o investidor, que tenha a vocação para esse negócio, tenha responsabilidade ambiental consigo. Não permitimos que crimes ambientais sejam promovidos no nosso território. Então, dessa forma, tanto no agronegócio, que é a nossa vertente mais importante, como também no setor industrial, que o Tocantins vem se destacando, e ainda no comércio e nas áreas urbanas, temos que ter o cuidado ambiental especial”, enfatizou. COP 29 Durante a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 29), realizada em Baku, no Azerbaijão, entre os dias 11 e 21 de novembro deste ano, o Governo do Tocantins destacou seu trabalho com o Programa Jurisdicional REDD+ (Redução de Emissões dos gases de efeito estufa provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal), apresentando o estado como um território seguro para investidores do mercado de carbono. Na ocasião, em um marco histórico para o Brasil e para o mercado de créditos de carbono, o Governo do Tocantins anunciou, no dia 14, a submissão oficial do documento de registro do Programa Jurisdicional de Redução de Emissões dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) ao padrão ART TREES. Em parceria com a Mercuria Energy Group, o projeto prevê a transação dos créditos de carbono a serem gerados pelo estado até 2030, com uma projeção potencial de mais de 50 milhões de créditos, o que representa uma receita estimada superior a R$ 2,5 bilhões, caso o estado tenha sucesso na redução do desmatamento e degradação florestal. Estes recursos serão aplicados em ações de combate ao desmatamento, especialmente voltados para a sociedade, e no fortalecimento das políticas ambientais do estado.

Governo do Tocantins6 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa fala na CNN sobre os R$ 2,5 bilhões que o Tocantins deve receber por créditos de carbono

Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador Wanderlei Barbosa comemora suspensão de reajuste da BRK após ação do Governo do Tocantins

Sebrae1 dia atrás

Programa Acredita do Sebrae terá uma carteira exclusiva de crédito para mulheres empreendedoras

Tocantins1 dia atrás

Após vitória nas urnas, Gedeon Pitaluga se licencia da presidência da OABTO até 31 de dezembro de 2024

Hospedagem e hotelaria1 dia atrás

Setor de hotelaria segue com tendência de crescimento no Tocantins

Faet e Senar1 dia atrás

Sistema FAET reúne presidentes de sindicatos para Seminário de Excelência Sindical

Brasil1 dia atrás

Governo Federal destina R$ 703 milhões para coleta e tratamento de resíduos sólidos no Novo PAC Seleções