Turismo
Unidades de Conservação da Natureza no Tocantins entram em programação nacional de visitação às áreas protegidas

Com o objetivo de conectar pessoas à natureza, celebrando as Unidades de Conservação e reafirmando a importância desse contato para a saúde física, mental e emocional, será realizado no dia 23 de julho Um Dia No Parque. Na oportunidade, que é gratuita, adultos e crianças poderão admirar a paisagem, tomar banho de cachoeira, sentir o vento, ouvir os pássaros, caminhar entre as árvores, entre outras atividades.
No Tocantins, estão inscritos na iniciativa o Parque Estadual do Lajeado, que terá saída em Palmas, na sede do Naturatins e a RPPN Catedral do Jalapão, no município de São Félix do Tocantins, que sairá pela portaria do Jalapão Ecolodge. As atividades não tem limite de idade, embora seja indicado o acompanhamento de menores de 12 anos.
Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves, voluntária e membro do Conselho Administrativo da Associação Onça D’Água, de apoio à gestão e ao manejo das Unidades de Conservação do Tocantins, incentiva a participação. “Nós acompanhamos de perto e apoiamos projetos nas APAs Ilha do Bananal/Cantão, Lajeado e Jalapão, além da RPPN Monte Santo, e concordamos que o contato com a natureza é fundamental para compreender a importância da preservação dessas áreas nas nossas vidas. Participem, é férias, levem as crianças”, convida.
A experiência busca resgatar o sentimento de pertencimento na natureza e mostrar que também somos protegidos pelas Unidades de Conservação. O tema deste ano é “É hora de cuidar do nosso lar”, dando continuidade à ideia da edição de 2022, que teve como tema “De volta ao lar”, graças ao retorno às atividades presenciais após o período da pandemia. A iniciativa é da Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza (saiba mais).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NO TOCANTINS
– Parque Estadual do Lajeado (Palmas)
Passeio nas trilhas do Parque Estadual do Lajeado
Data: 23 de julho de 2023.
Contato: 63 98106-2046 Lyon e 63 98456-9363 Marina
PONTO DE ENCONTRO: Sede do Naturatins (quadra 302 norte)
Saída às 7:30 – retorno às 18:00
Vagas Limitadas; o parque disponibilizará o transporte
PÚBLICO ALVO: público geral a partir de 12 anos (menores de idade devem ser acompanhados dos responsáveis)
RECOMENDAÇÕES:
Trazer garrafinha de água e alimento para passar o dia;
usar calça comprida;
usar chapéu ou boné;
usar calçado fechado;
trazer repelente e/ou protetor solar;
NÃO SERÁ COBRADA TAXA
PROGRAMAÇÃO
08:30 – recepção no parque;
09:00 – percorrer trilha do Cerradão (4km);
12:00 – parada para almoço;
14:00 – percorrer trilha Brejo da Passagem (caminhada de 3,5 km);
17:00 – visitar mirante Morro do Chapéu;
18:00 – retorno a Palmas.
– RPPN Catedral do Jalapão (São Félix do Tocantins)
Caminhada de conhecimento e contemplação do Circuito Altares da Catedral a partir das 08:30 até as 17:00 horas. Saída pela portaria do Jalapão Ecolodge.
Destino ao público em geral, sem limite de idade.
Trazer calçado fechado, vestimenta esporte, boné ou chapéu de sol e câmera fotográfica. Não haverá cobrança de taxas nesse dia.
—
Turismo
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
Por Suzana Barros

Com foco na responsabilidade da mídia especializada, a cidade de Socorro (SP) sediou na última sexta, 27/06, o V Fórum de Jornalistas de Turismo e a reunião do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional). O evento teve início às 10h, no cine Orlandi.
Realizado pela Abrajet Nacional, por meio da Abrajet São Paulo, o Fórum debateu sobre assuntos relacionados ao tema “A importância da divulgação de um destino e a responsabilidade dos jornalistas especializados em turismo”.
O evento reuniu dezenas de profissionais da imprensa, autoridades e especialistas de Turismo com um propósito: debater o papel estratégico da comunicação na promoção dos destinos turísticos brasileiros.
Em seu pronunciamento, o presidente da Abrajet Nacional, Luiz Pires, falou da abrangência e da contribuição da instituição na divulgação do Turismo.
“Estamos presente em 13 estados brasileiros e pretendemos atingir todos os demais”, disse Luiz, adiantando: “Socorro será divulgada em veículos brasileiros que chegam diretamente à milhares de leirores e turistas”.
Reconhecendo a importancia do turismo no fomento da economia, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, falou dos desafios vencidos na sua gestão que vêem fortalecerndo o Turismo e outros setores do município. “Estou muito à vontade para falar com os senhores, porque entendo a importância dos jornalistas na divulgação do Turismo”.
Na pauta do Fórum, foram discutidos temas a exemplo do papel da mídia na valorização dos atrativos turísticos; a qualificação das ações de divulgação institucional; a responsabilidade ética dos jornalistas de turismo na formação de opinião e construção da imagem dos destinos.
A proposta do Fórum é promover discussões sobre temas pertinentes aos abrajeteanos. “O Fórum reafirma o nosso compromisso com o jornalismo ético e com a promoção eficiente dos destinos turísticos do Brasil”, ressaltou a presidente da Abrajet Sâo Paulo, Miriam Petrone.
Troféu 40 anos
Após a abertura do Fórum, Petrone fez a entrega do troféu 40 anos da Abrajet para o prefeito Maurício; para a secretaria de Turismo da cidade, Genilda Barros, presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
Palestrantes
O Fórum teve como palestrantes Bruno Omori, pesidente do IDT-CEMA, reconhecido por sua atuação em políticas públicas e inovação no Turismo; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará e imortal da Academia Paraense de Jornalistas; Gilberto Pacheco, CEO da MW Way Network e Miriam Petrone, presidente da Abrajet SP.
“É uma oportunidade para discutirmos sobre assuntos internos e temas relacionados ao jornalismo de Turismo”, esclarece Luiz de Sousa Pires, presidente da Abrajet Nacional.

Com o propósito de discutir e definir projetos e ações para a instituição, a Abrajet Nacional reuniu o Conselho Nacional na cidade de Socorro (SP) dia 27 de junho. A reunião foi na sede do Sicredi, locaizada no centro da cidade.
Composta pelos diretores executivos, diretores regionais, além dos presidentes das seccionais que compõem a instituição, a reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Luiz de Sousa Pires.
“Toda reunião do Conselho é importantíssima, porque discutimos diretrizes para que a entidade possa cumprir o seu planejamento”, disse Pires, acrescentando: “em resumo, discutimos projetos e ações a serem executadas durante essa gestão a curto, médio e longo prazo”.
Plano de Marketing
A diretora de Marketing da Abrajet Nacional, Suzana Barros, apresentou um Plano de Marketing para a instituição, destacando as ações direcionadas ao fortalecimento da marca Abrajet junto ao trade. Sugeriu a qualificação dos associados, especialmente para o uso das redes sociais. “Como todo setor, estamos repensando e nos reprogramando aos novos tempos”, resumiu.
Ainda durante a reunião foi apresentada proposta de evolução do logotipo da instituição para uma logomarca. “A proposta visa implantar um conceito mais moderno para a Abrajet e soma-se à proposta de nova fase da Abrajet diante da moderna forma de comunicação, advinda com a Internet, as redes sociais e a inteligência artificial”, justificou Suzana.
Turismo
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
Por Arlete Carvalho.
Jornalista, Diretora de Finanças da Abrajet Nacional

A reunião do Conselho da Abrajet Nacional realizada em Socorro (SP), com o apoio da Prefeitura e sociedade civil organizada socorrenses, na última sexta-feira, 27, marcou um novo momento para a entidade. Mais do que deliberar sobre questões internas, o encontro simbolizou uma guinada no espírito institucional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Um espírito de descentralização, de valorização do interior do país, da cultura local e da conexão genuína com o que o turismo tem de mais autêntico: suas raízes.
A escolha de Socorro e dos espaços onde aconteceram o V Fórum de Turismo e a reunião do Conselho Nacional da Abrajet foi estratégica. A abertura em um cinema com 83 anos (Cine Orlandi) de funcionamento nos lembrou que a cultura não precisa de palcos sofisticados para ser relevante. Ela vive na memória dos espaços e nas tradições que resistem ao tempo. Já a reunião no auditório do Banco Sicredi, intermediada pelos órgãos de turismo da Prefeitura de Socorro, sinaliza o caminho que sempre a Abrajet deve trilhar: o necessário diálogo entre a imprensa especializada, Poder Público e a iniciativa privada.
Com 68 anos de história, a Abrajet nunca foi estática. Reinventou-se com as transformações tecnológicas, com as crises do setor, com as mudanças de paradigma da comunicação. Agora, ao interiorizar suas ações, ao romper com os velhos padrões dos salões luxuosos e se aproximar das experiências locais, a entidade reafirma seu compromisso com o turismo enquanto vetor de desenvolvimento humano, social e econômico.
O jornalismo de turismo, hoje, precisa mais do que reportar destinos. Precisa compreendê-los, vivenciá-los e ajudar a preservá-los. A Abrajet mostra, mais uma vez, que sabe fazer isso.
-
Turismo2 dias atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo2 dias atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Palmas2 dias atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes2 dias atrás
Generosidade: um gesto que transforma a vida