Educação
Unitins é recredenciada com conceito máximo (5) pelo MEC para modalidade EAD

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) recebeu uma notícia significativa para o avanço de sua missão educacional: o Ministério da Educação (MEC) avaliou com a nota máxima, 5, o processo de recredenciamento da Instituição para a modalidade de Educação a Distância (EAD). Esta decisão consolida a Unitins como uma referência na oferta de cursos de graduação e abre possibilidades para oferta de cursos de pós-graduação a distância, garantindo a continuidade e a expansão de sua atuação em todo o estado do Tocantins.
O recredenciamento pelo MEC é um processo rigoroso que avalia a qualidade das instituições de ensino superior no Brasil. Esse reconhecimento à Unitins reflete a dedicação e o compromisso da Universidade em manter altos padrões acadêmicos, infraestrutura adequada, corpo docente qualificado e serviços de apoio ao aluno.
A modalidade EAD tem se mostrado uma ferramenta crucial para a democratização do ensino superior, permitindo que alunos de diferentes regiões, inclusive das mais remotas, tenham acesso a uma educação de qualidade. A Unitins, com seu recredenciamento, reafirma seu compromisso em promover a inclusão e o desenvolvimento social por meio da educação.
A diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DPPI), Arlenes Delabary Spada, explica que a Unitins foi avaliada em 58 indicadores, divididos em cinco eixos – Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.
“O conceito atribuído à Unitins reflete a qualidade dos serviços prestados pela Instituição à sociedade tocantinense. A comissão avaliou 16 dos nossos 21 cursos, além de toda nossa capacidade de planejamento e gestão, políticas acadêmicas para ensino, pesquisa e extensão e infraestrutura. A nota 5 demonstra que atendemos de forma ‘excelente’ aos indicadores e nos coloca em posição de destaque entre as Universidades do país. Essa posição reforça a expertise que a Unitins tem com a Educação a Distância, o compromisso com a excelência nos serviços prestados e o respeito à comunidade acadêmica”, destaca a diretora, agradecendo, em nome da DDPI, a todos que participaram desta conquista: “gestores, docentes, tutores e, em especial, aos nossos discentes que deram um show ao evidenciar nossas práticas educativas e a inovação em nossas ações”.
Para a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, “esse recredenciamento é muito importante para a Universidade, porque de fato, ele, como todos os outros processos avaliativos, veio para evidenciar a evolução e a qualidade do ensino superior da Unitins”.
A vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro, fala que o recredenciamento da Unitins pelo MEC é fruto de um trabalho contínuo e colaborativo. “Ter a chancela do MEC nesse processo de recredenciamento institucional, no âmbito da Educação a Distância é uma conquista que celebramos de forma coletiva. É fruto do trabalho de muitos setores e servidores que vêm se empenhando arduamente, sempre em busca da excelência acadêmica”.
“Entrei na Unitins sendo professora EaD, em meados de 2005 e poder estar na Gestão da Universidade no momento em que obtivemos o conceito 5, neste ano de 2024, é motivo de muita emoção. Compartilho esta conquista com todos os servidores da Unitins, professores e técnicos-administrativos, pois juntos estamos fortalecendo a Universidade, sempre em busca de atendermos as demandas do nosso Estado, principalmente no âmbito da Interiorização Universitária”, destaca a vice-reitora Darlene.
Excelência
A Universidade tem investido constantemente em tecnologias educacionais, metodologias inovadoras de ensino e na capacitação de seu corpo docente para oferecer uma experiência de aprendizagem de excelência.
Com o recredenciamento, a Unitins planeja ampliar sua oferta de cursos EAD, atendendo às demandas do mercado e às necessidades de formação profissional, como enfatiza o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende. “Esse recredenciamento é um reconhecimento do nosso compromisso com a educação de qualidade. Continuaremos a trabalhar arduamente para oferecer cursos que não apenas atendam às expectativas de nossos alunos, mas que também os preparem para os desafios do futuro. O recredenciamento pelo MEC é um passo fundamental para a Unitins, para que se consolide cada vez mais como uma instituição comprometida com a inovação e a excelência acadêmica. A Universidade segue firme em sua missão de transformar vidas por meio da educação, oferecendo oportunidades de crescimento pessoal e profissional para milhares de estudantes”, arremata o reitor.
O reitor também enfatiza que está conquista só foi possível com a dedicação de todos os servidores e apoio do Governo do Estado. “Não podemos deixar de ressaltar que essa nota máxima é fruto da dedicação dos servidores da Unitins (docentes e técnicos administrativos) e o apoio do governador Wanderlei Barbosa, que é um grande entusiasta da educação e da interiorização universitária, e também dos deputados da Assembleia Legislativa do Tocantins que têm apoiado as pautas da Unitins”, concluiu.
Eixos de Avaliação
A comissão in loco avaliou os 5 eixos previstos no instrumento de Recredenciamento, onde as notas variam de 1 (não atende) a 5 (atende com excelência). Desta forma, a Unitins obteve:
No eixo 1, Planejamento e Avaliação Institucional, nota 4,8, demonstrando seu processo de evolução ao longo dos últimos anos.
No eixo 2, Desenvolvimento Institucional, a nota 5,0, demonstrando o alinhamento entre as ações da Universidade e o que está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
No eixo 3, Políticas Acadêmicas, a nota foi 4,83. Esta nota reflete as práticas inovadoras no tripé do Ensino, Pesquisa e Extensão. A curricularização dá ao eixo uma característica transdisciplinar e demonstra nossa preocupação com a formação integral dos acadêmicos.
O eixo 4, Políticas de Gestão, obteve nota 4,88. Aqui foram avaliadas as capacitações, os processos de gestão e a sustentabilidade financeira.
O eixo 5, Infraestrutura, foi avaliado com nota 4,39, evidenciando os investimentos nesta área em todas as unidades da Unitins.
Educação
Lumnis lança programa pioneiro que qualifica profissionais brasileiros no mercado de crédito internacional
Transmissão ao vivo no YouTube marca o lançamento do primeiro programa executivo do país voltado à capacitação de profissionais para atuação no mercado internacional de crédito

A Lumnis Educacional, primeira instituição brasileira especializada em formação executiva em crédito internacional, anuncia a realização do evento “CRÉDITO SEM FRONTEIRAS- Sua porta de entrada para o mercado de crédito internacional”, que acontecerá no dia 10 de julho às 19:30. O encontro virtual e gratuito será transmitido ao vivo no canal oficial da Lumnis no YouTube, com o objetivo de apresentar o universo da captação internacional de recursos e lançar oficialmente o curso Pré-MBA FGCI – Formação Global em Crédito Internacional.
A programação do evento terá duas horas de duração e contará com a participação de Luciano Bravo, mentor na Lumnis e CVO da Inteligência Comercial, Evilásio Júnior, COO da Lumnis e José Carlos Barbará, Diretor acadêmico e professor na FGV. Os painéis abordarão desde os bastidores da criação da Lumnis até o detalhamento de oportunidades de carreira na área de crédito internacional, além de um tour completo pela plataforma e pela experiência de aprendizagem oferecida no curso.
Com carga horária de 28 horas distribuídas em 8 módulos, o curso aborda temas como regulação e compliance, análise de risco, comunicação com fundings internacionais e uso de inteligência artificial aplicada ao crédito global. Ao final da jornada, os alunos estarão aptos a diagnosticar empresas com potencial de captação externa e estruturar operações seguras, eficientes e rentáveis.
“Queremos formar profissionais altamente qualificados para o crescimento financeiro e sustentável do país. O Brasil tem talento, mas ainda falta acesso e informação para a qualificação necessária. Criamos a Lumnis para destravar esse potencial e formar profissionais capazes de operar com excelência no mercado financeiro global e, consequentemente, torná-los mais bem sucedidos em seus negócios. Para tudo isso acontecer, queremos transformar prosperidade em caminho, não exceção”, afirma Luciano Bravo.
Destinado a consultores financeiros, empresários, advogados, contadores, ex-banqueiros, estudantes e profissionais em transição de carreira, o evento promete alcançar mais de 1.000 inscritos. Durante a transmissão de 10 de julho, os espectadores terão acesso a uma condição promocional exclusiva para ingresso no programa.
O Pré-MBA FGCI é uma formação oferecida pela Lumnis voltada para quem deseja atuar no mercado de crédito internacional, mesmo sem experiência prévia na área. A sigla FGCI está relacionada ao foco do curso: Formação em Gestão de Crédito Internacional. Esse programa prepara profissionais para intermediar operações financeiras entre empresas brasileiras e fontes de crédito no exterior, utilizando ativos como imóveis e patrimônios de alto valor como garantias. O curso é 100% online, com duração de cinco semanas, e inclui mentorias ao vivo. Um dos diferenciais é a possibilidade de atuar nesse mercado recebendo comissões em euro ou dólar, sem necessidade de vínculo bancário ou certificações tradicionais.
O certificado do Pré-MBA FGCI será emitido pela Lumnis Educacional, que é a instituição responsável pela formação. O programa possui chancela oficial e validação prática, o que reforça seu compromisso com a qualidade e a seriedade da capacitação oferecida.
Acompanhe o evento pelo canal da Lumnis no YouTube: Lumnis – Você Escolheu Prosperar!
Sobre a Lumnis Educacional
A Lumnis é a primeira instituição no Brasil dedicada à formação de profissionais especializados em crédito internacional. Com cursos técnicos, mentorias e programas de certificação, a Lumnis capacita seus alunos a atuarem junto a fundos, bancos e investidores globais, promovendo inclusão econômica e protagonismo profissional no mercado de funding internacional.
Sobre a Inteligência Comercial
A Inteligência Comercial é uma consultoria especializada em crédito internacional que atua diretamente com empresas brasileiras na estruturação de operações financeiras globais. Combinando estratégia, assessoria técnica e acesso a instrumentos financeiros internacionais, a empresa apoia seus clientes na captação de recursos junto a fundos, bancos e investidores estrangeiros. Além da consultoria, a Inteligência Comercial também oferece treinamentos, mentorias e conteúdos educacionais por meio da ACI Academy, seu braço de capacitação.
Redes Sociais
Instagram Lumnis: https://www.instagram.com/educacionallumnis/
YouTube: https://www.youtube.com/@LumnisEducacional-t2e
Instagram Inteligência Comercial: https://www.instagram.com/comercialinteligencia/
Website Inteligência Comercial: https://inteligenciacomercial.com/
Atendimento à imprensa
João Poncciano – imprensa@inteligenciacomercial.com
Educação
APM Cursos inaugura unidade em Palmas e amplia acesso à especialização médica no Tocantins

No próximo dia 04 de julho, Palmas receberá a inauguração da unidade da Academia de Cursos Médicos (APM), que oferece cursos de pós-graduação e capacitação técnica voltados a profissionais da saúde. A chegada da instituição ao Tocantins representa um marco para a educação médica no Estado, que passa a contar com uma opção local para formação especializada, antes concentrada em outras regiões do País.
A programação de abertura começa às 7 horas, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), com uma aula magna sobre osteoporose, ministrada pelo médico e professor Dr. Frederico Barra, ortopedista especialista em dor e doenças osteometabólicas.
Das 10h às 13h, será realizado um workshop na Clínica Ortopédica do Tocantins (COT), com atividades práticas. Ainda pela manhã, os participantes poderão acompanhar uma oficina sobre Desintometria Óssea, exame utilizado no diagnóstico de doenças como a osteoporose. Em seguida, serão apresentadas tecnologias aplicadas ao tratamento da dor, como a Terapia por Ondas de Choque (TOC) e o Laser de Alta Intensidade, ambos indicados para lesões e dores musculoesqueléticas.
À noite, a partir das 18h20, a programação retorna ao Simed com as palestras: “IA: o estado da arte e a prática médica”, conduzida pelo professor Dr. Leonardo Ludovico Póvoa e, o tema “Cannabis na dor musculoesquelética: O que você precisa saber”, ministrada pelo professor Dr. Frederico Barra. Em seguida, ocorre o coquetel de inauguração, na área social do sindicato.
Educação médica mais próxima da realidade local
Para o coordenador acadêmico da APM em Palmas, Dr. Elton Stecca Santana, a instalação da unidade no Tocantins representa uma importante descentralização do ensino médico especializado. “A proposta é facilitar o acesso de médicos e profissionais da saúde a formações presenciais de qualidade, que antes exigiam deslocamento para regiões como Sudeste e Sul. A expectativa é que a unidade funcione como um polo regional de educação continuada, atendendo demandas e contribuindo para a qualificação da prática médica no Estado”, afirma.
Segundo ele, a iniciativa também ajuda a reduzir desigualdades no acesso à atualização profissional, especialmente para médicos que atuam em cidades do interior. “É uma oportunidade para que esses profissionais se qualifiquem sem precisar sair do Tocantins”, destaca.
Educação
Projeto Bela Escola reúne grafiteiras e estudantes para transformar escolas com arte
Projeto Bela Escola leva murais criados por mulheres às regiões norte e sul de Palmas, com protagonismo de alunas do ensino médio

Financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto pode ser acompanhado pelo Instagram: @belaescola_.
A diretora da Escola Estadual Vale do Sol, Kátia Macedo, conta que os murais trouxeram um novo clima à escola. “Vai ser um impacto quando os alunos chegarem e verem a escola assim. Quando a gente falou do projeto, muitos não tinham noção da magnitude. São imagens maravilhosas, indígenas, figuras da cultura tocantinense, e tudo com muito respeito ao espaço escolar”, afirmou. Ela também celebrou o envolvimento das meninas no projeto: “As alunas que participaram do concurso agora têm uma chance real de expandir seus talentos. Elas viram que têm habilidade, e isso puxa outras. Vão se tornar multiplicadoras.”
Para Angélica Ribeiro, de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio e uma das autoras dos desenhos escolhidos, a experiência foi marcante. “Eu saltei quando soube que meu desenho tinha sido escolhido! Foi a primeira vez que participei de uma pintura assim, e ainda com grafite, que era algo muito distante da minha realidade. Eu quero cursar Artes Visuais, e isso foi uma oportunidade enorme”, conta. “Me senti muito confortável com a equipe, principalmente por ser toda formada por mulheres. A temática do Cerrado me inspirou, e acho que combinou muito com a escola.”
No Colégio Estadual Criança Esperança, a professora Michele Marques dos Santos, que também é coordenadora da área de Linguagens, destacou a importância de projetos como esse em uma escola bilíngue e inclusiva. “Já tivemos experiências com grafite antes, mas essa é ainda mais especial porque as alunas participam de tudo, desde o desenho até a pintura. Isso estimula a criatividade, o senso de pertencimento e ainda deixa a escola mais bonita e acolhedora.”
O projeto também garante acessibilidade para estudantes com deficiência: há intérprete de Libras nas apresentações, acompanhamento para alunas com deficiência durante as oficinas e recursos como audiodescrição e resumo em braile dos murais, acessíveis via QR Code nas escolas.
“É muito bom ver arte com essa qualidade e esse respeito dentro do espaço escolar. Toda escola merecia ter algo assim”, reforça a diretora Kátia.
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