Educação
Unitins é selecionada pela ONU para integrar seleto grupo de universidades observadoras do clima
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/11/onu-1000x600.jpg&description=Unitins é selecionada pela ONU para integrar seleto grupo de universidades observadoras do clima', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Universidade Estadual do Tocantins é a primeira universidade estadual do País e única da Região Norte a ter ingresso aceito mediante rigorosa seleção
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) passa a integrar um seleto grupo de instituições de ensino cadastradas como observadoras do clima pela Organização das Nações Unidas (ONU), dentro da divisão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Assim como as melhores universidades do mundo Harvard, Cambridge, Oxford, a Universidade tocantinense trabalhará contra as mudanças climáticas, promovendo sustentabilidade e preservação da natureza.
A Unitins é a primeira instituição estadual e a única da Região Norte do Brasil a integrar os quadros da ONU.
O ingresso da Unitins aconteceu mediante rigorosa seleção da UNFCCC e foi pleiteado pela Diretoria de Assuntos Internacionais da Unitins, e ocorreu durante o 2° semestre de 2022 e o 1° semestre de 2023. O processo longo e complexo contou com o apoio de todas as Pró-reitorias da Universidade.
A diretora de Assuntos Internacionais da Unitins, doutora Patrícia de Aquino Prudente, explicou que o cadastro provisório será permanente após a COP 28, o que possibilitará a participação da Universidade em todos os eventos promovidos pela UNFCCC. “As universidades mais importantes do mundo estão cadastradas na ONU. Então, a Unitins, nesse caso, iguala-se. Ela entra num hall seleto entre as melhores universidades do mundo que estão mais comprometidas e que estão trabalhando contra a mudança climática. Essa é uma conquista muito importante para a Unitins e extremamente importante para a internacionalização da Universidade e para reafirmar o compromisso com os ODS e a Agenda 2030”, afirmou.
Contribuições
Para o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, há de se comemorar o ingresso para esse grupo, pois “a gente tem a certeza que vai contribuir muito nessas discussões do clima, do desenvolvimento sustentável, do entendimento e discussões das variações e mudanças climáticas. Então, a Unitins está muito contente e, não só a Unitins, mas o Estado do Tocantins nesse ponto de debate, nessa discussão tão importante. ”
A ONU descreve as mudanças climáticas como transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar. Mas, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.
Além do aumento da temperatura global, em 1,1°C mais quente o final do século XIX, as consequências das mudanças climáticas agora incluem, entre outras, secas intensas, escassez de água, incêndios severos, aumento do nível do mar, inundações, derretimento do gelo polar, tempestades catastróficas e declínio da biodiversidade.
O secretariado da UNFCCC é a entidade das Nações Unidas encarregada de apoiar a resposta global à ameaça da mudança climática. A Convenção tem adesão quase universal (198 Partes) e é o tratado principal do Acordo de Paris de 2015. O principal objetivo do Acordo de Paris é manter o aumento da temperatura média global neste século o mais próximo possível de 1,5º C acima dos níveis pré-industriais.
A UNFCCC também é responsável pelo Protocolo de Kyoto de 1997. O objetivo final de todos os três acordos da UNFCCC é estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impeça a interferência humana perigosa no sistema climático, em um período de tempo que permita que os ecossistemas se adaptem naturalmente e possibilitem o desenvolvimento sustentável.
COP
Dentro dessas discussões a respeito das mudanças climáticas, a COP 28, que será realizada em Dubai, de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, é aguardada com a expectativa de que resultará em ações mais concretas do que as observadas na COP 27.
Na COP, serão revisados os posicionamentos e ações de cada país, além de revisitar o inventário de emissões. Na oportunidade, os países aproveitam para discutir como estabilizar as concentrações de gases causadores do efeito estufa (GEE) lançados à atmosfera. Tendo como base essas informações, há uma tentativa de avaliação das melhorias alcançadas e das novas medidas a serem implementadas como estratégias.
O Brasil desempenha um papel crucial na COP 28, particularmente devido à importância estratégica da Floresta Amazônica e ao seu protagonismo em várias iniciativas de redução de emissões de gases de efeito estufa. O país também é um exemplo notável de transição energética que pode ser seguido por outros países. A ação climática é uma meta global e contribui para todos os outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Clique aqui e leia mais sobre os ODS.
Você pode gostar
Educação
APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo
Publicadas
1 semana atrássobre
24/10/2025Por
Jaciara BarrosAPAE Palmas abre matrículas para o projeto TEAtivo, com aulas de futsal, natação e capoeira para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A APAE Palmas está com matrículas abertas para o projeto TEAtivo, uma iniciativa que promove a inclusão social por meio do esporte, com atividades voltadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As modalidades disponíveis são futsal, natação e capoeira, realizadas sob orientação profissional e com foco na interação, coordenação motora e qualidade de vida dos participantes.
As inscrições devem ser feitas na secretaria da instituição. Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, laudo médico de TEA conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), declaração de matrícula escolar, atestado médico de saúde e exame de instabilidade atlanto-axial (IAA).
O projeto conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, APAE Brasil, Faculdade Apae Brasil, Itaú, Ministério do Esporte e Governo Federal. A iniciativa visa proporcionar aos alunos uma vivência esportiva segura e acessível, estimulando a inclusão e o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência.
O TEAtivo é mais uma ação que reafirma o compromisso da APAE Palmas em oferecer oportunidades de inclusão e desenvolvimento por meio do esporte. A iniciativa busca fortalecer habilidades sociais e emocionais, promover o convívio em grupo e contribuir para o bem-estar dos alunos e de suas famílias.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na secretaria da APAE Palmas.
Mais notícias da editoria Tocantins
Educação
Schmersal promove treinamento gratuito sobre atmosferas explosivas no Tocantins
Capacitação no SENAI de Paraíso do Tocantins terá 8 horas de conteúdo atualizado e certificado gratuito
Publicadas
2 meses atrássobre
15/09/2025Por
Jaciara Barros- Data: 19 de setembro de 2025
- Horário: A partir das 15h
- Local: SENAI – Rua Residencial 06, Quadra -26, nº 01, Nova Fronteira, R. Res. 16, 991 – Nova Fronteira, Paraíso do Tocantins
- Duração : 6 horas de conteúdo atualizado
- Temas: Conceitos normativos e aplicações práticas em áreas classificadas
- Certificação: Certificado de participação incluso
- Inscrição: Gratuita pelo link conteudo.schmersal.com.br/lp-
treinamento-ex-tocantins-2025.
Educação
IEL Tocantins oferta estágios remunerados em 8 municípios do Estado
Publicadas
2 meses atrássobre
15/09/2025Por
Jaciara BarrosSpoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo
Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas
ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo
Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas
ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Spoleto inaugura unidade em Palmas e retorna ao Tocantins
Tocantins Poético e Lendário leva literatura ao Norte do País
Caravana do Bom Samaritano leva serviços gratuitos a Palmas
Filme O Agente Secreto tem exibição gratuita em Palmas
Ponte sobre o Rio Vermelho, no Jalapão, está 99% concluída
OABTO encerra Outubro Rosa com entrega de doações à Liga Feminina de Combate ao Câncer
Chuvas irregulares atrasam plantio da soja no Tocantins e acendem alerta para a safrinha de 2026
Programa de Residência Médica do Hospital Medical Palmas está com inscrições abertas
Instituto Sabin promove doação para pacientes em tratamento oncológico em Palmas
Instituto Coca-Cola Brasil lança campanha ‘Abra o Futuro’
Turismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Governo do Tocantins prorroga data limite para adesão ao Refis 2025
Confira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Governador Laurez Moreira recebe presidente da Frísia Cooperativa
Diferença entre sommelier, enólogo e enófilo
Empreendedoras tocantinenses participam do Delas Summit 2025 em Florianópolis”
Celebre 2025 reconhece os pequenos negócios do Tocantins
Governo do Tocantins adere ao programa Acredita no Primeiro Passo
Câmara de Palmas inaugura TV Câmara Palmas
ABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
DESTAQUES
Tocantins21 horas atrásTurismo tocantinense de luto pela partida de Cleib Filho, fundador da 100 Limites
Entretenimento2 dias atrásABAV Tocantins elege diretoria 2025 a 2027
Social4 dias atrásAna Oliver assume CS Club Palmas e anuncia reinauguração
Cultura22 horas atrásConfira os vídeos da inauguração do Ateliê Raízes Criativas
Cultura4 dias atrásHeldmar Menezes lança o livro Os Centauros