ALETO
Unitins e UnirG são homenageadas pela Aleto em sessão solene

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou, na manhã desta quinta-feira, 27, uma Sessão Solene em homenagem aos 35 anos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e aos 40 anos de criação da Universidade de Gurupi (UnirG). A solenidade ocorreu no Plenário Antônio Pesconi, mediante requerimento do deputado Gutierres Torquato (PDT). Na ocasião, foram entregues placas comemorativas a personalidades com relevantes serviços prestados às instituições homenageadas.
O presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), destacou os desafios enfrentados pelas duas universidades, que desempenharam e continuam desempenhando um papel fundamental na construção do Tocantins. Amélio lembrou que, quando a UnirG foi criada, por iniciativa do ex-prefeito de Gurupi, Jacinto Nunes, e a Unitins, por Siqueira Campos, o cenário da educação superior no estado era bem diferente.
“O acesso ao ensino universitário era um desafio para muitos jovens. A criação dessas universidades mudou essa realidade. Elas abriram portas, encurtaram distâncias e deram esperança a milhares de jovens tocantinenses”, ressaltou Amélio.
O presidente acrescentou que os profissionais formados pelas duas instituições estão espalhados por todo o Brasil e que cada um carrega consigo um pouco da história e do compromisso dessas universidades com a excelência e a transformação social.
“Não é possível contar a história do Tocantins sem mencionar essas instituições, que são verdadeiros pilares da nossa identidade. Reafirmamos o compromisso deste Parlamento com a educação pública, pois, como aqueles que criaram essas universidades, acreditamos que investir em educação é garantir um futuro melhor para o nosso Estado”, afirmou Cayres.
O reitor da Unitins, professor-mestre Augusto de Rezende Campos — que também representou o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) na ocasião — destacou que o momento era oportuno para reconhecer a importância do ensino superior no estado. Ele lembrou a iniciativa de Siqueira Campos e Jacinto Nunes, que criaram, respectivamente, a Unitins e a UnirG.
Segundo o reitor, a atitude visionária dos dois gestores promoveu o avanço social, educacional e tecnológico do Tocantins. Ele ainda solicitou que os deputados apoiem medidas para inserir a Unitins e a UnirG no Conselho Estadual de Educação.
O deputado Gutierres Torquato disse ao reitor da Unitins que a Assembleia poderá voltar a discutir a proposta. Ele garantiu que, a partir de 2025, destinará todos os anos emendas parlamentares para ambas as universidades.
“Foi pela história das duas universidades que solicitei esta homenagem. Esta sessão é uma demonstração de que somos parceiros”, destacou Torquato. Ele também relembrou sua participação no processo de implantação da UnirG em Paraíso do Tocantins e destacou que, assim como em Gurupi, a presença da instituição transformou a economia e a perspectiva da cidade.
O deputado Professor Júnior Geo (PSDB) reforçou a importância das universidades na vida da população do Tocantins. “É com muita alegria que vejo o desenvolvimento que tivemos ao longo desses 30 anos, graças aos serviços prestados por essas duas instituições de ensino superior”, declarou.
O deputado Danilo Alencar (PL) também reconheceu a relevância das universidades, afirmando que ambas têm mudado a história intelectual do estado. Ele destacou que a instalação da UnirG em Paraíso do Tocantins impulsionou significativamente o desenvolvimento local.
Na mesma linha, o deputado Marcus Marcelo (PL) afirmou que as instituições possuem uma trajetória extraordinária e destacou que as homenagens prestadas, tanto às universidades quanto aos seus servidores, são de grande importância.
A reitora da UnirG, Jaqueline de Kássia Ribeiro de Paiva, expressou sua gratidão pela homenagem. “É com honra e gratidão que falo em nome da UnirG, por ser ela uma das protagonistas na construção do presente e do futuro do Tocantins.” Ela também pediu a criação de leis que fomentem o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão no Estado.
Por fim, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, fez questão de homenagear Jacinto Nunes como idealizador da universidade. Agradeceu à Assembleia Legislativa e ao deputado Gutierres Torquato pela homenagem e pelo reconhecimento dedicado à instituição.
ALETO
Aleto empossa novos servidores e chega perto da meta estabelecida para 2025

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou, nessa terça-feira, 16, uma nova cerimônia de posse dos servidores aprovados no concurso público da Casa de Leis. Dessa vez, nove dos 18 nomeados em 1º de setembro foram empossados. Parlamentares, servidores e familiares dos novos efetivos participaram da solenidade.
Até o momento, a Aleto empossou 46 novos servidores das diversas carreiras de técnico, analista legislativo e policial legislativo II. A previsão é que neste ano sejam empossados pelos menos 50% dos 105 candidatos aprovados no certame.
Durante seu pronunciamento na solenidade, o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), disse que a execução do cronograma para a convocação dos aprovados e a posse demonstram o compromisso da instituição com a valorização do serviço público. “A posse desses servidores foi uma missão cumprida, como parte de um trabalho conjunto de todos os deputados. Isso é um compromisso que fizemos com os concursados. Acredito que até setembro de 2026 teremos chamado todos os aprovados”, enfatizou.
Ainda em seu discurso, o presidente desejou sucesso e deu boas-vindas aos novos servidores. “Esta Casa é formada pela união dos servidores a serviço da sociedade e tem o privilégio de contar com o reforço de novos concursados comprometidos com o serviço público”, declarou.
Importância do Trabalho na Aleto
O deputado Professor Júnior Geo (PSDB) destacou a importância da conquista para os novos efetivos. “Essa posse foi a realização de um sonho, que foi possível graças ao esforço [dos aprovados] e vai mudar a vida de seus filhos e netos; representa segurança e tranquilidade para se trabalhar com autoestima e motivação na realização de novos sonhos”, frisou.
Já o deputado Luciano Oliveira (PSD) parabenizou os empossados e agradeceu ao presidente Amélio Cayres pelo empenho em dar estabilidade aos servidores e proporcionar melhores acomodações com a ampliação da sede da Aleto.
Empossados
Juciene dos Santos Araújo, empossada como analista legislativo da área de Administração, agradeceu publicamente aos deputados e gestores pela realização do concurso. “O processo foi concorrido, mas fomos agraciados com a aprovação e queremos dizer que estamos aqui para colaborar, para servir e colocar nosso empenho nesse trabalho, focados em fazer a diferença como servidores nesta Casa de Leis e colaborar para que a missão da Assembleia Legislativa do Tocantins seja cumprida com êxito”.
Amanda Cardoso Borges, aprovada para a área de técnico legislativo de Assistência Administrativa, afirmou que o novo trabalho representa a estabilidade e a segurança financeira com as quais tanto sonhou.
Já a empossada na área de Polícia Legislativa Aryelle Povoas Marinho disse que a nova conquista é resultado de muito trabalho, esforço e estudo. “É muito gratificante fazer parte desta nova geração de servidores efetivos do Poder Legislativo e contribuir com este Estado e com a Casa de Leis. A expectativa é continuar avançando na carreira e fazendo o melhor pelo nosso Estado”.
Participaram da cerimônia o diretor-geral da Aleto, Irisfran de Sousa Pereira, o diretor da área administrativa, Júnior Braga, o diretor de pessoal, Regis Camarço, o diretor da Escola do Legislativo, Júlio Oliveira, o procurador-geral da Aleto, Alcir Raineri Filho, e a subprocuradora-geral, Dorema Costa, além de outros diretores da Casa.
ALETO
Escola do Legislativo integra novos servidores da Aleto
Visita guiada apresenta setores da Aleto e aproxima novos servidores. Escola do Legislativo reforça pertencimento e explica rotinas. 72 nomeados até agora.

Palmas (TO) A Escola do Legislativo do Tocantins realizou nesta terça-feira, 16, uma visita guiada com os novos servidores aprovados no concurso público da Assembleia Legislativa do Tocantins. A atividade apresentou os principais espaços e setores da instituição e promoveu o primeiro contato com colegas e equipes de trabalho.
ALETO
Deputado Amélio valoriza cultura sertaneja durante cavalgadas no Bico do Papagaio

Neste domingo, 7, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) prestigiou, por mais um ano, a tradicional Cavalgada da Independência, em São Miguel do Tocantins. O evento está na 22ª edição, sendo um dos maiores da região do Bico do Papagaio.
Acompanhado pelo prefeito do município, Alberto Moreira, o deputado Amélio participou de todo o percurso ao lado de cavaleiros e amazonas, seguindo até a praça central da cidade, onde a população contou com uma programação com artistas regionais e nacionais como Zezo Potiguar, Laercio Bagaceira, dentre outros.
“A cada ano essa tradição fica ainda mais bonita e é um dos eventos culturais mais aguardados do Bico do Papagaio. É uma grande alegria estar sempre presente com os amigos da região e poder contribuir para celebração da história dessa terra e da cultura sertaneja”, afirmou Amélio Cayres.
Cavalgada da Integração em Nazaré
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social4 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social3 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza