Saúde e Bem Estar
Uso indiscriminado de Venvanse, e outros psicoestimulantes, podem provocar Bruxismo, além de prejuízos significativos para a saúde bucal
Especialista em Saúde Bucal faz alerta
Em entrevista a um podcast, Maria Luiza Silveira, esposa de Paulinho Vilhena, falou sobre o vício em remédios, sobretudo o Venvanse, nome comercial de um fármaco derivado de anfetamina, a lisdexanfetamina, que é de uso controlado, indicado para TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e vendido apenas com prescrição médica.
Porém, o remédio se tornou febre entre empresários e empreendedores como uso recreativo em busca de alta performance, devido aos impactos no foco e na atenção causados pelos componentes da substância.
Apertamentos, bruxismo, dores na cabeça e pescoço e erosão nos dentes
Dr. Marcelo Kyrillos, sócio fundador do Ateliê Oral, enfatiza que – se não feito corretamente com orientação de um profissional especializado – o uso indiscriminado e recreativo do Venvanse, e de outros psicoestimulantes, pode causar impactos significativos na saúde bucal.
Entre os impactos está o bruxismo, transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes de modo involuntário, além de apertamentos dentários. Ambos provocam dores crônicas na cabeça e no pescoço e, se não tratados, podem promover mudanças irreversíveis na função mastigatória. Erosão dentária também está entre os impactos negativo do uso indiscriminado e recreativo da medicação.