Cultura e eventos locais
UVCZ realiza dia D de testagem para detecção da leishmaniose visceral canina
No próximo sábado, dia 24, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realizará um evento de testagem para detecção da leishmaniose visceral canina (LVC) em três locais da cidade. O horário será das 8h às 17h. Os pontos de testagem serão o estacionamento do Parque dos Povos Indígenas (PPI), a praça ao lado da Escola de Tempo Integral (ETI) Anne Frank na Arne 14 (110 Norte) e na ETI Monsenhor Pedro Piagem na Arne 51 (404 Norte). Essa ação acontecerá mensalmente e tem como objetivo atender todas as áreas do município.
Para realizar o teste, os responsáveis pelos cães devem comparecer aos locais mencionados levando seus documentos pessoais. A Semus informa que caso algum animal seja diagnosticado positivo para a doença, a UVCZ irá encaminhá-lo para realizar um teste sorológico. Todos os cães, independentemente da idade ou de estarem doentes ou não, podem fazer o teste.
Sobre a leishmaniose visceral canina, também conhecida como calazar, trata-se de uma doença transmitida por mosquitos e causada pelo parasita Leishmania infantum. Além de afetar os cães, ela também pode ser transmitida aos seres humanos. Os sintomas incluem perda de peso, falta de apetite, feridas na pele, aumento do baço e do fígado. Embora não haja cura, é possível controlar os sintomas por meio de tratamento.
Para prevenir a doença, medidas preventivas como o uso de repelentes e a eliminação de criadouros do mosquito-palha são essenciais. Embora a transmissão direta para humanos seja rara, os mosquitos vetores podem transmitir a doença. Portanto, é importante estar ciente e tomar precauções para proteger tanto os cães quanto as pessoas.