Turismo
V edição do Festival do Chambari

“O diferencial do meu prato é o amor e a autoestima”, garante comerciante na V edição do Festival do Chambari
Evento, iniciado nesta quinta-feira, é uma realização do Sebrae e da Prefeitura Municipal; festival segue até amanhã, 17
Casa cheia, muita comida gostosa e empreendedor confiante que o V Festival do Chambari de Paraíso do Tocantins será a melhor edição de toda a história do evento. Isso porque nesta quinta-feira, 15, inauguração da festa, milhares de pessoas estiveram presentes no Parque das Águas para apreciar as inúmeras variações do prato mais famoso do Tocantins. O festival, que segue até sábado, 17, é uma realização do Sebrae Tocantins e da Prefeitura Municipal.
O comerciante Pedro Bandeira Nunes, conhecido pelo Chambari do Pedrinho, cumpriu a meta que ele mesmo estabeleceu para seu negócio na noite desta quinta-feira: vender 200 pratinhos com arroz e chambari. Até o final do evento ele diz que o objetivo é vender 600 e faturar em torno de R$ 10 mil. “Neste ano a edição está melhor, o espaço está melhor e está todo mundo feliz, doido para festejar e gastar dinheiro. O diferencial do meu prato é o amor e a autoestima”, garante.
Jarbas Meurer, diretor Técnico, Administrativo e Financeiro do Sebrae, destacou a importância da parceria da instituição com a Prefeitura de Paraíso para o fomento ao empreendedorismo e economia da cidade. Durante seu discurso, ele ainda parabenizou os expositores e o festival. “O Sebrae está aberto para novos projetos que possam ser desenvolvidos em Paraíso e com certeza ainda veremos muitas coisas boas aqui”.
Para Sirlene Martins, gerente do Sebrae em Paraíso, a festividade caiu no gosto dos moradores e dos visitantes e a cada ano vem se concretizando na rota turística gastronômica do estado. “Este ano temos mais de 20 pequenos negócios comercializando pratos personalizados que com certeza irão marcar a edição. Além disso, o evento vem para aquecer a economia local e fortalecer o município como uma cidade empreendedora”, afirmou a gerente, acrescentando que, além dos empreendimentos do ramo gastronômico, os hotéis, o transporte e comércio também serão impactados positivamente com o evento.
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celson Moraes, durante seu discurso na abertura do evento, frisou que o primeiro dia do festival já veio para mostrar a potência econômica dos microempreendimentos instalados no município. “Quero falar da minha alegria de ter desenhado junto ao Sebrae, ainda em 2018, esse projeto. Para nós é um grande orgulho dividir essa iniciativa com vocês”, comemorou.
Inovação
A V edição do Festival do Chambari também chamou a atenção do público pelo cardápio inovador a partir da iguaria. Ana Rosa Coelho e Ilsadete Barbosa de Sousa criaram um pastel à base da carne de sol, frango, e claro, o chambari. Todos os ingredientes estão compostos junto à massa de pastel de feira, que também leva purê de mandioca. “Criamos o prato e usamos a família como cobaia, deu certo e estamos pelo terceiro ano expondo o pastel, que custa R$ 10,00. A primeira noite foi sucesso total, muitas vendas, graças a Deus”, comemora.
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
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Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
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