Governo do Tocantins
Vacinação contra o sarampo no Tocantins é intensificada
Tocantins amplia vacinação contra o sarampo após casos em Campos Lindos. Crianças a partir de 6 meses devem receber dose da vacina dupla viral.

Estado acende alerta após confirmação de casos
Com a confirmação de casos em Campos Lindos e notificações suspeitas em outras localidades, a SES/TO reforçou a necessidade de ação rápida para conter a circulação do vírus, altamente contagioso e com risco elevado para crianças.
Esquema de vacinação por faixa etária
- 6 a 11 meses: dose zero com a vacina dupla viral;
- 12 meses: primeira dose (tríplice viral);
- 15 meses a 4 anos: segunda dose (tríplice viral ou tetraviral);
- 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral, se esquema incompleto;
- 30 a 59 anos: dose única da tríplice viral;
- Trabalhadores da saúde: duas doses, independente da idade.
Imunizantes e grupos específicos
A vacina dupla viral da Fiocruz/Bio-Manguinhos, indicada para crianças de 6 a 11 meses, não possui contraindicação para pessoas com APLV (alergia à proteína do leite de vaca). Já a tríplice viral, fabricada pelo Serum Institute of India, deve ser aplicada apenas a partir dos 9 meses e é contraindicada para gestantes e pessoas com APLV.
Secretaria reforça papel dos municípios
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destacou a importância da atuação dos gestores municipais: “Contamos com os 139 municípios e com a população para comparecer a uma das 323 salas de vacinação e se proteger”, afirmou.
Distribuição imediata das vacinas
As vacinas da dupla viral estarão disponíveis para retirada a partir das 8h de sexta-feira, 1º de agosto, nos polos de distribuição de Palmas e Araguaína. Os demais imunizantes já estão disponíveis nas salas de vacinação em todos os municípios tocantinenses.
Chamada para ação
✅ Leve seus filhos a partir de 6 meses a um dos postos de vacinação no Tocantins. Proteger contra o sarampo é um ato de responsabilidade coletiva.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins promove Campanha Agosto Dourado
Iniciativa reforça a importância do aleitamento materno e fortalece redes de apoio para mães e bebês

Com o tema Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) promove a campanha Agosto Dourado, que visa enfatizar a importância da amamentação e a necessidade de criar redes de apoio sólidas para mães e bebês. Em 2025, a campanha Agosto Dourado destaca a amamentação como um ato ecológico e essencial para a saúde da criança e da mulher e busca conscientizar sobre a importância do apoio social e familiar para que as mães possam amamentar com sucesso e por mais tempo.
A dona de casa Andreia Sousa Dias, atendida no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), em Palmas, sabe dos desafios da amamentação e falou sobre a importância da rede de apoio. “Estou aqui desde o dia 25 de julho, quando tive meu bebê, que precisou ir para a UTI. Como ela não podia mamar no peito ainda, tive que vir tirar o leite aqui no Banco de Leite, onde fui bem recebida pela equipe. As meninas sempre ajudam a gente, ensinam bastante sobre como tirar, não é fácil, porque tem dia que tem leite outro dia não tem. É muito bom estar doando leite, porque tem muita mãezinha que não tem leite e as que têm e podem doar ajudam bastante as criancinhas que precisam”, relata.
Assim como Andreia, a funcionária pública Lusimaria Leite Soares conta com o Banco de Leite. “Sou mãe de gêmeas e cheguei aqui no dia 22 de maio, fiquei internada no alto risco e, no dia 12 de junho, ganhei minhas nenéns, precisei muito do Banco de Leite, pois as meninas ficaram na UTI e meu peito saia pouquinho leite. O atendimento foi maravilhoso, as profissionais me ensinaram como ordenhar o leite e, graças a Deus, hoje em dia, eu ordenho, faço o possível para de três em três horas estar aqui ordenhando para que esse leite seja mandado para minhas meninas. É muito importante a gente alimentar nossas crianças com o leite materno”, destaca.
“O apoio mencionado pelas pacientes é fundamental para o estabelecimento da rotina de aleitamento dos bebês, seja ele em UTI ou no alojamento conjunto. O Banco de Leite tem este papel dentro da maternidade, mas estas mães recebem alta hospitalar e é preciso um olhar para ela fora da maternidade. Que rede de apoio terá para seguir amamentando conforme o preconizado, de exclusividade até seis meses e complementar até dois anos? Nosso objetivo é esta conscientização!”, explica a coordenadora da Rede de Banco de Leite Humano do Tocantins, Walkíria Pinheiro.
” O Agosto Dourado é o mês onde se intensificam todas as ações de promoção do aleitamento materno e buscamos sensibilizar toda a sociedade para a importância que tem o aleitamento materno, tanto para o bebê como para a mãe. Sabemos que os bebês que mamam no peito eles adoecem menos, desenvolvem muito bem os músculos e ossos da face, são prevenidos de muitas doenças”, complementa Walkíria Pinheiro.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destaca que o Governo do Tocantins tem trabalhado para fortalecer a Rede de Banco de Leite Humano, com todo o suporte que a área técnica precisa, por entender a importância do ato, para uma população mais saudável. “Além de equipes extremamente comprometidas, contamos com importantes parcerias de instituições filantrópicas e do Corpo de Bombeiros que colaboram para as ações dos Bancos”, afirma.
Programação
No Tocantins, a abertura oficial do Agosto Dourado será na terça-feira, 5, às 9 horas, na recepção do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos. A ação coordenada pelo Banco de Leite Humano do Hospital é direcionada aos profissionais da saúde, pacientes, doadoras e demais apoiadores.
Durante o mês, serão realizados palestras, reuniões, oficinas, rodas de conversas e cursos de norte a sul do estado, com o objetivo de sensibilizar pacientes, profissionais de saúde e sociedade em geral, sobre a importância do aleitamento materno.
A campanha
No Brasil, a campanha de Agosto Dourado é instituída pela Lei Federal n° 13.345 de 12 de abril de 2017. A cor dourada foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o leite materno um alimento de ouro.
Doação
Quando a amamentação não pode ser realizada por algum motivo, a mãe e o bebê podem ser apoiados por outras mães, que estão possibilitadas a fazer doação de leite materno. Interessadas em ajudar com a doação de leite materno podem obter mais informações nos contatos (63) 3027-5083 e 3027-5120.
Dados
Dados dos bancos de Leite e postos de Coleta do Estado apontam que, entre 2006 e julho de 2025, no Tocantins foram realizados mais de 209,721mil atendimentos em grupo; 554,830 mil atendimentos individuais e mais de 66,790 mil visitas domiciliares. Foram acolhidas 40,117 mil doadoras de leite humano e beneficiados mais de 31 mil bebês, com 40,587 mil litros de leite humano coletados nos bancos de Leite e domicílios. No total, 27,493 mil litros de leite humano foram distribuídos aos bebês internados nas unidades de saúde do Tocantins.
A Rede
A Rede de Banco de Leite Humano do Tocantins conta com três bancos, localizados no HMDR, em Palmas; no Hospital Dom Orione, em Araguaína; e, no Hospital Regional de Gurupi e dois pontos de coletas no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins e no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional.
Governo do Tocantins
Feminicídios no Tocantins caem e Karynne Sotero comemora
Tocantins cai do 2º para o 9º lugar no ranking de feminicídios. Primeira-dama Karynne Sotero comemora avanços durante o Agosto Lilás.

“Essa redução mostra que o trabalho está acontecendo. É fruto da visão do governador Wanderlei Barbosa e de uma ação firme, que une proteção, educação, segurança e prevenção. Estamos salvando vidas e isso precisa ser comemorado, especialmente neste Agosto Lilás, que simboliza nossa luta diária contra a violência que atinge tantas mulheres brasileiras”, declarou Karynne Sotero.
Dados confirmam tendência de queda em 2025
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os dados de 2025 também apontam para uma redução de 25% nos casos registrados de feminicídio em relação ao mesmo período de 2024. Os crimes contra a dignidade sexual também apresentaram queda significativa.
Estrutura de combate à violência foi ampliada
Atualmente, o Tocantins conta com 14 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, sendo 11 DEAMVs (que também atendem vulneráveis) e 3 DEAMs exclusivas. O estado também implantou o aplicativo Salve Mulher e fortaleceu ações educativas e preventivas junto à população.
Por Todas as Marias: prevenção na educação
Karynne Sotero destacou a importância da criação da Secretaria da Mulher e da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (SEPS), responsável pelo projeto Por Todas as Marias. O programa atua nas escolas estaduais promovendo conscientização sobre violência de gênero. Neste mês de agosto, as blitz educativas voltam com apoio da Seduc e das forças de segurança, dentro da Operação Shamar.
Memória e compromisso com as vítimas
Apesar dos avanços, a primeira-dama alertou sobre a necessidade de manter o foco na prevenção. “A queda nos números nos dá esperança, mas não podemos nos acomodar. A violência ainda está presente. Vimos esta semana o caso brutal no Rio Grande do Norte e, aqui no Tocantins, não esquecemos de Delvânia Campelo da Silva, de 50 anos, morta após ser agredida em uma chácara em Caseara, em abril deste ano”, disse Karynne.
“Ela foi uma vítima. Não podemos aceitar mais nenhuma. Precisamos continuar lutando por todas as Marias que ainda vivem com medo”, completou.
Governo do Tocantins
Operação Shamar intensifica combate à violência contra a mulher no Tocantins
Durante o Agosto Lilás, a Operação Shamar reforça ações de segurança, proteção e prevenção à violência contra a mulher em todo o Tocantins.

Com o objetivo de intensificar o enfrentamento à violência doméstica, familiar e ao feminicídio, o Governo do Tocantins deu início à Operação Shamar 2025. A ação, realizada ao longo de todo o mês de agosto, integra a campanha nacional Agosto Lilás e foi lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira, 31, durante coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (Cicce), em Palmas.
Coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação no Tocantins envolve a Polícia Civil, Polícia Militar, Patrulha Maria da Penha, Secretaria da Mulher, entre outras forças, com foco em ações preventivas, investigativas, educativas e repressivas.
Ações integradas em todo o Estado
A delegada Fernanda de Siqueira Correia, titular da 1ª DEAM Palmas, destacou que a operação inclui palestras, campanhas, cumprimento de mandados de prisão e atendimento especializado às vítimas. “A atuação conjunta fortalece o combate à violência e acelera o andamento de inquéritos e medidas protetivas”, explicou.
Já a major Flávia Roberta Pereira de Oliveira, coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, ressaltou que a operação alcançará também municípios do interior. “Estamos reforçando o atendimento com efetivo dedicado exclusivamente à proteção das mulheres nas regiões mais afastadas”, afirmou.
Aplicativo Salve Mulher
A Secretaria da Mulher, por meio da diretora Áurea Matos, destacou a importância do aplicativo Salve Mulher, ferramenta que permite denúncias, pedidos de medidas protetivas e informações sobre os tipos de violência. O app está disponível gratuitamente para Android e é exclusivo do Tocantins.
Abordagens educativas e preventivas
O Siop (Sistema Integrado de Operações) lidera o eixo educativo da operação, com ações comunitárias, palestras e rodas de conversa sobre os direitos das mulheres. “Conscientizar é fundamental para romper o ciclo da violência e fortalecer a rede de proteção”, frisou o diretor Anderson Casé.
Atendimento e canais de denúncia
As vítimas de violência podem buscar ajuda 24h por dia por meio da Central de Atendimento à Mulher, no telefone 180. O atendimento é gratuito e sigiloso, inclusive nos fins de semana e feriados.
Além disso, o aplicativo Salve Mulher permite denúncias anônimas, acesso a informações e solicitação rápida de proteção.
Compromisso do Estado
O secretário de Segurança Pública, Bruno Azevedo, reforçou a importância da integração das forças: “Somente com união entre instituições, ações inteligentes e educativas conseguiremos proteger e garantir os direitos das mulheres. Estamos ampliando esse esforço em todo o Tocantins”, destacou.
Sobre a Operação Shamar
A Operação Shamar representa um esforço coordenado para ampliar a resposta do Estado às demandas por segurança. Durante todo o mês de agosto, estão previstas ações ostensivas, educativas e preventivas, com foco em proteger mulheres em situação de risco e responsabilizar agressores.
-
Social23 horas atrás
Casamento Ana Luísa e Ruan encanta em Palmas
-
Social3 dias atrás
Alessandra Andrade resgata o brilho dos concursos de beleza em Palmas
-
Social5 dias atrás
Rogerio e Marttha Ramos celebram formatura da filha
-
Economia2 dias atrás
65% dos consumidores devem comprar presentes no Dia dos Pais
-
Entretenimento4 dias atrás
Lixo eletrônico vira arte e convida à reflexão ambiental no Parque Cesamar