Estado acende alerta após confirmação de casos
Com a confirmação de casos em Campos Lindos e notificações suspeitas em outras localidades, a SES/TO reforçou a necessidade de ação rápida para conter a circulação do vírus, altamente contagioso e com risco elevado para crianças.
Esquema de vacinação por faixa etária
- 6 a 11 meses: dose zero com a vacina dupla viral;
- 12 meses: primeira dose (tríplice viral);
- 15 meses a 4 anos: segunda dose (tríplice viral ou tetraviral);
- 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral, se esquema incompleto;
- 30 a 59 anos: dose única da tríplice viral;
- Trabalhadores da saúde: duas doses, independente da idade.
Imunizantes e grupos específicos
A vacina dupla viral da Fiocruz/Bio-Manguinhos, indicada para crianças de 6 a 11 meses, não possui contraindicação para pessoas com APLV (alergia à proteína do leite de vaca). Já a tríplice viral, fabricada pelo Serum Institute of India, deve ser aplicada apenas a partir dos 9 meses e é contraindicada para gestantes e pessoas com APLV.
Secretaria reforça papel dos municípios
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destacou a importância da atuação dos gestores municipais: “Contamos com os 139 municípios e com a população para comparecer a uma das 323 salas de vacinação e se proteger”, afirmou.
Distribuição imediata das vacinas
As vacinas da dupla viral estarão disponíveis para retirada a partir das 8h de sexta-feira, 1º de agosto, nos polos de distribuição de Palmas e Araguaína. Os demais imunizantes já estão disponíveis nas salas de vacinação em todos os municípios tocantinenses.
Chamada para ação
✅ Leve seus filhos a partir de 6 meses a um dos postos de vacinação no Tocantins. Proteger contra o sarampo é um ato de responsabilidade coletiva.

