Economia
Vendas de Natal devem movimentar mais de R$ 74 bilhões na economia

Especialista dá dicas para consumidores e lojistas na hora das compras
O Natal se aproxima, e as expectativas para as vendas nesta época festiva são promissoras, de acordo com uma pesquisa recente conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em colaboração com a Offerwise Pesquisas. Segundo o estudo, mais de 132,9 milhões de consumidores de todo o país devem ir em busca de presentes, projetando uma injeção de R$ 74,6 bilhões na economia. Os produtos mais procurados para presentear incluem roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%).
A economista Gabriela Moura destaca a importância da pesquisa de preços, incentivando os consumidores a explorar diferentes lojas em busca de melhores ofertas. “A estratégia é o consumidor pesquisar em várias lojas. Às vezes, de uma loja para outra, tem uma diferença, seja ela grande ou pequena, mas ele irá economizar fazendo essa pesquisa. Então, para aqueles consumidores que têm muitas pessoas para presentear, podem escolher lojas com preços mais acessíveis e dar presentes mais acessíveis também “, afirma a economista.
Com 31% dos consumidores planejando suas compras em shoppings centers, o maior centro de compras do Tocantins, o Capim Dourado Shopping se destaca como o local ideal para encontrar o presente perfeito, com uma variedade de opções e preços que se encaixam em diferentes orçamentos.
Lorena Rego, gerente de uma loja de roupas femininas do shopping, destaca a preparação especial para a data. “Para o mês mais festivo do ano, nossa loja se preparou com produtos específicos para as festas de fim de ano, além de decoração de toda loja com a temática de Natal, trazendo o cliente para essa atmosfera de comemorações”, destaca.
A economista reforça a importância das promoções para os lojistas durante este período movimentado. “Para as lojas, a estratégia é realizar promoções, um período bem propício para aumentar as vendas. Assim, elas podem adotar a prática de promoções com a redução do preço de seus itens de comercialização, atraindo ainda mais consumidores para suas lojas”, ressalta.
Horário diferenciado
O Capim Dourado Shopping oferecerá horários diferenciados no Natal e Ano Novo. Nos dias 22 e 23 de dezembro, a praça de alimentação, áreas de lazer, lojas e quiosques estarão abertos das 10h às 23h. No dia 24, os serviços de alimentação e lazer, lojas e quiosques funcionarão das 10h às 18h. Em 25 de dezembro, a praça de alimentação e as áreas de lazer operarão das 11h às 20h, enquanto as lojas e quiosques permanecerão fechadas.
Para o último dia do ano, 31 de janeiro, a praça de alimentação e as áreas de lazer funcionarão das 11h às 18h, as lojas e quiosques estarão abertas das 10h às 18h. Já em 1º de janeiro de 2024, a praça de alimentação e as áreas de lazer estarão em operação das 11h às 20h, enquanto as lojas e quiosques permanecerão fechadas.
Economia
Powerade lança novo sabor maça verde – Sour
Marca lança novo sabor e reforça importância do momento da pausa na prática esportiva

São Paulo, agosto de 2025 – Powerade lança neste mês de agosto o novo sabor maça verde, batizado de Sour, para todo o mercado brasileiro. O novo produto de edição limitada tem sabor diferenciado caracterizado por uma acidez marcante e foi criado para surpreender o consumidor e acompanhá-lo em seus momentos de pausa durante a prática esportiva.
O novo sabor incorpora os valores da campanha global “Pausa é Power”, refletindo o compromisso da marca com atletas de todos os níveis e alto rendimento. Com uma cor única e vibrante, Powerade Maça verde, Sour, traz um frescor intenso com a mesma hidratação avançada que Poweradeentrega para antes, durante e depois de treinos e competições.
A marca aposta na transformação do esporte em uma experiência cada vez mais social, em que conexões entre os praticantes contribuem para o bem-estar e o desempenho. A pausa, antes vista apenas como descanso, ganha cada vez mais poder e significado: ela fortalece laços e é essencial para a preparação do corpo e da mente de atletas. Eventos esportivos deixam de ser apenas sobre performance e se consolidam como espaços de encontro, trocas e inspiração.
“O esporte vai muito além da performance individual. Acreditamos que os momentos de pausa também têm um poder de impulsionar a troca, seja para recarregar as energias, para fortalecer relações e consolidar a saúde mental e física. O novo sabor chega para acompanhar esses instantes de forma marcante, reunindo hidratação, sabor surpreendente e propósito. Powerade está aqui para alavancar o impacto positivo dessas pausas na performance de atletas de todos os níveis.”, comenta Catarina Lopes, Diretora de Marketing da marca Coca-Cola no Brasil.
A campanha “Pausa é Power” reforça o legado da marca no universo esportivo que marcará presença nos principais eventos esportivos dos próximos anos, reforçando sua atuação global. A marca já está confirmada em grandes competições, como a Copa do Mundo FIFA 2026, a Copa do Mundo Feminina 2027 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicosde Los Angeles 2028.
Sobre a Coca-Cola BANDEIRANTES
A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves, atuando nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos.
Com um centro produtor em Trindade, Goiás, a empresa possui nove centros de distribuição em Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu e Morrinhos, além de três unidades de crossdocking em São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atendemos diretamente 228 cidades e mais de 30 mil pontos de venda.
Produzimos, distribuímos e vendemos, de forma exclusiva em nossa área de atuação, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut e Chás Leão Ice Tea. Também distribuímos as cervejas da Heineken Brasil, as cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera (marca Estrella Galícia), sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e bebidas à base de soja (Ades) da Coca-Cola Brasil, e as águas minerais Crystal e Acqua Lia. Realizamos de forma exclusiva a distribuição das marcas da Monster Company, incluindo o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.
Em 2023, iniciamos parcerias de distribuição com o Grupo Campari, que inclui aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o whisky Old Eight e a vodka Skyy. Também firmamos parceria com a Perfetti Van Melle, líder mundial no segmento de balas e gomas de mascar, com as marcas Mentos e Fruit-tella, e com a FINI COMPANY, empresa líder em inovação do ramo de guloseimas gelatinosas, marshmallow e tubes.
A sustentabilidade é um compromisso central para nós. Investimos fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, que capacita jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, e o Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, que apoia cooperativas de reciclagem e incentiva a reciclagem de embalagens PET.
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
Sebrae
Sebrae Tocantins abre seleção para empresários participarem da maior feira de negócios do mundo na China
Seleção levará 22 empresários tocantinenses à Canton Fair 2025 na China, maior feira multissetorial do mundo, com subsídio de 50% no custo da missão internacional

-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi