Economia
Vendas neste Natal devem crescer 17%, aponta CDL Palmas

Cerca de 81% dos consumidores brasileiros pretendem comprar presentes para o Natal este ano. É o que mostra pesquisa realizada pelo SPC Brasil em parceria com a Offerwise, e repassada para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas. Em comparação com o ano passado, o crescimento da intenção de compra foi de 10%.
Em Palmas, o número de consumidores que devem ir às compras para comprar presentes natalinos, deve ser 17% maior em relação à mesma época de 2022. De acordo com a pesquisa, a média de gastos será de R$138, e com isso estima-se a movimentação de cerca de R$74,6 bilhões em vendas em todo o Brasil e de mais de R$260 milhões em Palmas. Em média, os consumidores pretendem comprar 4 presentes.
“Os brasileiros tendem a fortalecer os laços familiares e de amizade com presentes e o Natal é uma época em que não se foge à tradição. Há uma grande expectativa para o comércio, que está com bons números nas datas comemorativas. Os consumidores podem esperar estabelecimentos prontos, com horários diferenciados de atendimento na grande maioria das lojas no dia 23, com horário de expediente até às 18h, e no dia 24, até às 12h. Promoções e bons produtos também estarão disponíveis para que o cliente aproveite o auge das vendas neste período especial do ano”, destaca Silvan Portilho, presidente da CDL Palmas.
Roupas, perfumes/cosméticos, calçados e brinquedos lideram o ranking dos presentes
De acordo com os entrevistados, os principais presenteados serão os filhos (60%), a mãe (48%), o cônjuge (44%) e o irmão(a) (28%). Os produtos mais procurados para presentear serão: roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%).
As formas de pagamento mais escolhidas serão PIX (47%), cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%). Do total, 76% pretendem realizar compras nos canais físicos, principalmente nas lojas de departamento (42%) e em shopping center (40%). E 50% pretendem fazer compras pela internet, o que representa 81,4 milhões de consumidores em todo o país. Os principais fatores considerados na hora da compra do presente: qualidade (20%), perfil do presenteado (19%) e promoções e descontos (18%).
De acordo com os consumidores que presentearam no Natal de 2022, 37% pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, 30% a mesma quantia e 22% menos. Entre os motivos para gastar menos no Natal deste ano, os consumidores destacaram: 33% querem economizar, 30% estão com o orçamento apertado, 23% têm outras prioridades de compra e 19% não conseguem economizar dinheiro.
Por outro lado, entre os que pretendem gastar mais, 39% dizem que os preços estão mais caros, 35% darão um presente melhor, 26% darão mais presentes e 23% economizaram ao longo do ano.
Silvan ainda destaca que no momento especial das festas de fim de ano, é fundamental cuidar do orçamento. “Pesquisar os preços se torna uma estratégia para evitar gastos excessivos e manter as finanças equilibradas. Com tantas opções de presentes, ceia e itens festivos, o ideal é dedicar um tempo à pesquisa, comparando valores e buscando promoções. Ao manter o controle financeiro, é possível desfrutar plenamente desses momentos festivos sem preocupações excessivas”.
Economia
Powerade lança novo sabor maça verde – Sour
Marca lança novo sabor e reforça importância do momento da pausa na prática esportiva

São Paulo, agosto de 2025 – Powerade lança neste mês de agosto o novo sabor maça verde, batizado de Sour, para todo o mercado brasileiro. O novo produto de edição limitada tem sabor diferenciado caracterizado por uma acidez marcante e foi criado para surpreender o consumidor e acompanhá-lo em seus momentos de pausa durante a prática esportiva.
O novo sabor incorpora os valores da campanha global “Pausa é Power”, refletindo o compromisso da marca com atletas de todos os níveis e alto rendimento. Com uma cor única e vibrante, Powerade Maça verde, Sour, traz um frescor intenso com a mesma hidratação avançada que Poweradeentrega para antes, durante e depois de treinos e competições.
A marca aposta na transformação do esporte em uma experiência cada vez mais social, em que conexões entre os praticantes contribuem para o bem-estar e o desempenho. A pausa, antes vista apenas como descanso, ganha cada vez mais poder e significado: ela fortalece laços e é essencial para a preparação do corpo e da mente de atletas. Eventos esportivos deixam de ser apenas sobre performance e se consolidam como espaços de encontro, trocas e inspiração.
“O esporte vai muito além da performance individual. Acreditamos que os momentos de pausa também têm um poder de impulsionar a troca, seja para recarregar as energias, para fortalecer relações e consolidar a saúde mental e física. O novo sabor chega para acompanhar esses instantes de forma marcante, reunindo hidratação, sabor surpreendente e propósito. Powerade está aqui para alavancar o impacto positivo dessas pausas na performance de atletas de todos os níveis.”, comenta Catarina Lopes, Diretora de Marketing da marca Coca-Cola no Brasil.
A campanha “Pausa é Power” reforça o legado da marca no universo esportivo que marcará presença nos principais eventos esportivos dos próximos anos, reforçando sua atuação global. A marca já está confirmada em grandes competições, como a Copa do Mundo FIFA 2026, a Copa do Mundo Feminina 2027 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicosde Los Angeles 2028.
Sobre a Coca-Cola BANDEIRANTES
A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves, atuando nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos.
Com um centro produtor em Trindade, Goiás, a empresa possui nove centros de distribuição em Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu e Morrinhos, além de três unidades de crossdocking em São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atendemos diretamente 228 cidades e mais de 30 mil pontos de venda.
Produzimos, distribuímos e vendemos, de forma exclusiva em nossa área de atuação, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut e Chás Leão Ice Tea. Também distribuímos as cervejas da Heineken Brasil, as cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera (marca Estrella Galícia), sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e bebidas à base de soja (Ades) da Coca-Cola Brasil, e as águas minerais Crystal e Acqua Lia. Realizamos de forma exclusiva a distribuição das marcas da Monster Company, incluindo o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.
Em 2023, iniciamos parcerias de distribuição com o Grupo Campari, que inclui aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o whisky Old Eight e a vodka Skyy. Também firmamos parceria com a Perfetti Van Melle, líder mundial no segmento de balas e gomas de mascar, com as marcas Mentos e Fruit-tella, e com a FINI COMPANY, empresa líder em inovação do ramo de guloseimas gelatinosas, marshmallow e tubes.
A sustentabilidade é um compromisso central para nós. Investimos fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, que capacita jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, e o Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, que apoia cooperativas de reciclagem e incentiva a reciclagem de embalagens PET.
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
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