Energisa
Verão 2024: dicas para aproveitar com segurança as Praias Tocantinenses com a Família

A temporada de praia no Tocantins está de volta, trazendo consigo muita diversão, lazer e oportunidades econômicas para a região. Durante este período, famílias de todo o estado e turistas de diversas partes do país se reúnem às margens dos rios para desfrutar das belezas naturais e da infraestrutura preparada especialmente para recebê-los.
Em 2023, de acordo com informações do Governo do Estado, a Temporada de Praia gerou aproximadamente 2 mil empregos diretos e uma movimentação financeira em torno de R$ 500 milhões, conforme pesquisas da Setur em 18 praias do Tocantins. Para que todos possam aproveitar ao máximo, é fundamental redobrar os cuidados com a segurança, especialmente no que diz respeito às instalações elétricas.
Com a chegada do verão, as praias se transformam em grandes pontos de encontro e, para garantir que essa diversão não seja interrompida por acidentes, a atenção às instalações elétricas deve ser prioridade. Ligações improvisadas, gambiarras e fios soltos são perigos que podem causar acidentes graves, principalmente em ambientes molhados. O coordenador da Energisa Tony Franco, também destacou a importância de reforçar os cuidados nesta época do ano.
“Água e energia elétrica não combinam. É essencial que todas as instalações estejam em conformidade com as normas de segurança para evitar riscos. Fios expostos, emendas mal feitas e ligações improvisadas podem transformar um momento de lazer em tragédia. Por isso todo cuidado é necessário. Precisamos garantir que todas as conexões elétricas sejam realizadas por profissionais qualificados, seguindo todas as normativas de segurança”, disse.
Uma das principais recomendações da Energisa é a utilização do serviço de Ligação Provisória. Este serviço é especialmente para locais onde o uso da energia elétrica é temporário, como acampamentos familiares, praias públicas ou áreas privadas durante a temporada de praia. A Ligação Provisória pode durar até 90 dias e garante que a energia fornecida esteja dentro dos padrões de segurança necessários. O pedido de Ligação Provisória pode ser feito através de um dos canais de atendimento da Energisa, com antecedência mínima de 5 dias úteis.
“Para todos os clientes que precisarem de energia por um tempo determinado em um local onde não há ligação, a Ligação Provisória é a melhor opção. Não vale a pena colocar nossas famílias em risco. Além de cuidar para que as instalações sejam realizadas de acordo com as normas de segurança, é preciso ficar atento às instalações, evitar cabos soltos, uso de extensões e emendas precárias,” reforçou Tony.
Orientações de Segurança
Além das dicas mencionadas anteriormente, outros pontos também foram destacados pela Concessionária para garantir um período de praias mais seguro. Ao montar acampamentos ou estruturas temporárias, por exemplos, algumas precauções são essenciais para garantir a segurança de todos:
-
Instalações elétricas seguras: Verifique se não há emendas mal feitas ou cabos expostos. Evite sobrecargas em tomadas ou fios soltos pelo chão.
-
Distância da rede elétrica: Estruturas como arquibancadas, palcos e barracas devem ser montadas longe da rede de energia elétrica.
-
Decoração: Nunca amarre bandeiras ou qualquer tipo de decoração em postes de energia elétrica. além de perigoso, no caso de falta de energia, as peças podem dificultar o atendimento por parte das equipes da Energisa.
-
Profissional habilitado: Todas as instalações de som, freezers e barracas devem ser realizadas por um profissional qualificado.
-
Proteção de cabos: Mantenha os cabos elétricos enterrados ou aéreos, sempre protegidos por eletrodutos.
-
Cuidados com materiais metálicos: Fique atento ao manusear vergalhões de ferro, arames, escadas, réguas de alumínio e outros materiais metálicos perto da rede elétrica.
-
Evitar ligações clandestinas: Nunca faça ligações improvisadas para fornecer energia à infraestrutura da praia.
-
Carregadores de celular: Nunca manusear aparelhos celulares quando estiver molhado ou conectado na tomada.
-
Prevenção de acidentes: Não suba em postes, marquises ou árvores próximas à rede elétrica, e evite lançar objetos e fogos de artifício contra a rede.
-
Aterramento: Instale o aterramento das estruturas metálicas de barracas, arquibancadas e balcões, com a ajuda de um profissional qualificado.
-
Não se aproxime de cabos rompidos: Viu algum cabo rompido no chão? Não se aproxime e entre em contato com a Concessionária ou o Corpo de Bombeiros.
Continue lendo
Energisa
Orientações de segurança sobre riscos da rede elétrica são temas de palestras gratuitas em Porto Nacional
Ação do Projeto Ligados também realizará troca de lâmpadas e sorteio de geladeiras e ventiladores em caminhão da Energisa

Orientações de segurança sobre riscos da rede elétrica são temas de palestras gratuitas em Porto Nacional
Ação do Projeto Ligados também realizará troca de lâmpadas e sorteio de geladeiras e ventiladores em caminhão da Energisa
A semana promete ser de muito conhecimento para os alunos das escolas públicas e privadas de Porto Nacional, que terão a oportunidade de participar de palestras educativas gratuitas sobre os riscos da rede elétrica e o consumo consciente de energia, no caminhão do Projeto Ligados. O veículo ficará estacionado na Praça Vitória Carvalho dos Santos, no Setor Padre Luzo, entre os dias 16 e 18 de setembro.
Uma das propostas é promover uma viagem interativa sobre os caminhos percorridos pela rede elétrica, desde sua geração, nas usinas eólica, hidrelétrica, termoelétrica e solar, até a distribuição e chegada nas residências. Em um painel interativo, as crianças terão acesso a dicas de segurança para evitar acidentes elétricos em atividades realizadas dentro e fora de casa, como ao tomar banho, no contato com as tomadas, e ao presenciar situações de incêndio e cabos de rede elétrica rompidos.
“O Projeto Ligados é uma iniciativa fundamental para levar conhecimento e conscientização sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica. A população ganha acesso gratuito a informações valiosas que ajudam a evitar acidentes, reduzir o consumo e economizar na conta de luz. Os benefícios vão além da economia: é uma oportunidade de transformar hábitos, proteger vidas e construir uma cultura de responsabilidade energética desde cedo”, destaca o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio.
Ainda no caminhão, em uma segunda tela, os visitantes têm acesso à maquete virtual de uma Casa Eficiente, que exibe dicas de consumo consciente de energia dentro de cada cômodo, entre elas o desligamento de aparelhos eletrônicos da tomada, quando não estão em uso, e a regulação de temperatura do ar-condicionado para consumir menos energia.
O contexto histórico da eletricidade também faz parte da visita mediada, que apresenta a evolução das lâmpadas ao longo dos anos, desde a incandescente, criada por Thomas Edison, passando pela fluorescente, com Nikola Tesla, até o modelo mais atual e eficiente, com a tecnologia LED.
Programação
Em Porto Nacional, o caminhão do Projeto Ligados ficará estacionado na Praça Vitória Carvalho dos Santos, no Setor Padre Luzo, entre os dias 16 e 18 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Além de palestras educativas, a ação promoverá o sorteio de geladeiras e ventiladores, troca gratuita de lâmpadas comuns por de LED e o cadastro de famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica.
O encerramento, na noite desta quinta-feira, dia 18, será com uma sessão de cinema a céu aberto, com direito a pipoca. A animação ficará por conta do Palhaço Cocada.
Para participar dos sorteios, o titular da conta de energia deve estar cadastrado no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, apresentar documentos pessoais como RG ou CPF e estar com as contas em dia com a Energisa. A geladeira a ser trocada deve ter no mínimo cinco anos de uso.
Energisa
Taquaruçu recebe reforço na rede elétrica para realização de Festival Gastronômico
Concessionária de energia terá equipes exclusivas presentes nos quatro dias do evento, que acontece entre 4 e 7 de setembro

Concessionária de energia terá equipes exclusivas presentes nos quatro dias do evento, que acontece entre 4 e 7 de setembro
O início do mês de setembro é aguardado com expectativa por todos os palmenses, que sobem a serra para prestigiar o Festival Gastronômico de Taquaruçu, evento tradicional no calendário cultural da cidade há quase 20 anos e que une pratos típicos do Cerrado a atrações musicais regionais e nacionais.
Da decoração do portal de entrada do evento, passando pelas cozinhas dos estandes até o palco, a energia elétrica está presente em todos os momentos, e com isso, a necessidade de garantir um fornecimento de qualidade para que o evento seja um sucesso do início ao fim.
Com esse objetivo, a concessionária de energia elétrica realizou um reforço na rede do Distrito. “Houve a substituição de um transformador por outro com o triplo da potência, que continuará a beneficiar Taquaruçu mesmo após o Festival acontecer. Nossa atuação no local começou em reuniões prévias com a Prefeitura de Palmas para auxiliar no planejamento das ações e inspeção de toda a rede do Distrito em conjunto com o Corpo de Bombeiros, que realizamos em todas as edições do Festival”, pontua o gerente de operações da Energisa Tocantins, Mauro Inácio dos Santos.
A execução de manutenções preventivas também fez parte das ações em preparação para o evento, serviço já presente na rotina operacional da empresa. “Inspecionamos a rede elétrica a partir da tecnologia de termovisão, que capta pontos de calor e verifica se há cabos superaquecidos, e fizemos a poda de árvores próximas à rede, para prevenir acidentes”.
Outra ação, contínua durante os quatro dias do evento, é a presença de equipes exclusivas da Energisa no local, além do monitoramento remoto por 24 horas do Centro de Operação Integrado, em que a equipe técnica fica à disposição para agir e restabelecer o fornecimento de energia em caso de ocorrências com a rede. O trabalho, que já acontece initerruptamente, é o que garante que os clientes da concessionária de energia elétrica tenham o abastecimento restabelecido no menor tempo possível.
“Mesmo com todas as medidas preventivas que tomamos, situações inesperadas, como acidentes de trânsito, podem afetar a distribuição de energia. Por isso, contamos com equipes especializadas e preparadas para agir rapidamente e minimizar os impactos desses eventos”, complementa o gerente.
Abalroamentos
Apesar de todos esses cuidados, o aumento no fluxo de veículos e o consumo de bebidas alcoólicas durante o Festival elevam o risco de colisões contra postes. Os abalroamentos podem interromper rapidamente o fornecimento energia e exigem ação imediata.
Ao todo, apenas no primeiro semestre de 2025, foram registrados mais de 160 postes abalroados no Tocantins, sendo Palmas a cidade com maior volume dessas ocorrências.
Os prejuízos com as estruturas danificadas têm o custo médio de R$ 3 mil, mas podem chegar a R$ 30 mil ou mais, caso transformadores e outros equipamentos sejam atingidos durante a ocorrência. A substituição pode levar de três a quatro horas e o responsável por arcar com os custos é o motorista responsável pelo acidente.
Energisa
Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe
Projeto Amigos do Rio reuniu mais de 200 voluntários e contou com apoio de colaboradores da Energisa

Em Peixe, no sul do Estado, cerca de 20 toneladas de resíduos foram recolhidas do Rio Tocantins durante a 19ª edição do Projeto Amigos do Rio, realizada neste último domingo, dia 31. A ação, promovida pelo município em parceria com a Energisa Tocantins, reuniu cerca de 280 voluntários para a limpeza das margens do Rio Tocantins, evitando que os resíduos causem poluição ao serem levados para dentro do leito durante o período chuvoso.
No local, os voluntários recolheram uma série de resíduos como cadeiras de ferro, garrafas PET, churrasqueiras, grelhas e grades, ferragens de construção, sacolas plásticas, pneus, e até um botijão de gás de 5 kg.
Entre os voluntários, a supervisora de equipes de campo da Energisa em Peixe, Jéssica Nogueira, participou da ação pelo segundo ano consecutivo.
“Estar ali, diretamente envolvida na limpeza, é mais do que uma ação ambiental, é um reforço real do nosso compromisso com a sustentabilidade e com o futuro do planeta. O sentimento é de dever cumprido e ver o engajamento da comunidade, sentir o impacto positivo dessa iniciativa renova a esperança de que estamos no caminho certo”, afirma.
O técnico de redes e linhas da Energisa em Gurupi, Tiago Bezerra de Souza, participou da ação pela primeira vez neste domingo, mas já conhecia a região antes.
“Já tive a oportunidade de fazer ações de reflorestamento na Beira Rio em Peixe, mas até então nunca tinha participado da limpeza em si. A quantidade de lixo recolhido foi impressionante. Além da coleta, também levamos mensagens de sustentabilidade e conscientizamos as pessoas sobre a destinação correta do seu próprio lixo. Foi bem gratificante”.
Esta é a quarta edição em que o projeto Amigos do Rio conta com o apoio da Energisa Tocantins, parceria que contribui para a proteção do ecossistema do Estado. “As parcerias com empresas privadas, como a Energisa, são fundamentais, pois, embora a ação seja organizada pela Prefeitura Municipal, trata-se de um projeto voluntário que busca envolver toda a população, incluindo a iniciativa privada e os órgãos públicos”, destaca a Secretária de Meio Ambiente, Saneamento Básicos e Recursos Hídricos de Peixe, Angélica Alves de Sousa.
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Entretenimento4 dias atrás
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô