Tocantins
Veritá: FIETO contrata novo instituto e divulga calendário de pesquisas do 2º turno

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) divulga nos dias 16/10 e 25/10 novas pesquisas eleitorais de intenções de votos para o segundo turno das eleições municipais em Palmas após contratação de um novo instituto para a execução, o Veritá.
Com quase 30 anos de experiência, o Instituto Veritá realizou a pesquisa para o primeiro turno das eleições em Palmas que mais se aproximou do resultado das urnas. Também foi autor da pesquisa mais próxima do resultado das eleições para o Governo do Estado de São Paulo, em 2022, sendo reconhecida pelo então governador eleito, Tarcísio de Freitas.
A divulgação de pesquisas pela Federação integra uma série de ações realizadas em anos eleitorais há mais de 10 anos que contam com a parceria da Tv Jovem RecordTv Tocantins. O objetivo é continuar contribuindo com informação de qualidade sobre o cenário eleitoral para o público industrial e comunidade.
Tocantins
Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Cerberus no norte do Tocantins

Araguaína, 1º de setembro de 2025 – A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira a segunda fase da Operação Cerberus, com foco no combate ao tráfico de drogas em Araguaína e região.
Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, expedidos pela 2ª Vara Criminal de Araguaína/TO, em desfavor de investigados por tráfico de drogas nos municípios de Araguaína e Wanderlândia.
Segundo a PF, esta etapa é um desdobramento da primeira fase da Operação Cerberus, realizada em 4 de junho de 2025, que já havia identificado crimes como comércio ilegal de armas de fogo, tráfico de drogas e organização criminosa, além do envolvimento de indivíduos de Araguaína no planejamento de ataques contra instituições financeiras.
Origem do nome
O nome da operação faz referência a Cérbero, o cão de três cabeças da mitologia grega que guardava a entrada do mundo subterrâneo, simbolizando a tríade de crimes praticados pela organização criminosa e a atuação integrada das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins promove a Campanha Setembro Amarelo
Objetivo é fortalecer o cuidado com a saúde mental e a busca por ajuda

Com o objetivo de promover o cuidado com a saúde mental e incentivar a busca por ajuda, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), deu início, nesta segunda-feira, 1º de setembro, à Campanha Setembro Amarelo. A iniciativa reforça que o suicídio pode ser prevenido com acolhimento, apoio profissional e o fortalecimento das redes de cuidado.
Durante o mês, serão realizadas ações educativas nos hospitais e anexos da SES-TO, visando conscientizar os profissionais da saúde sobre acolhimento com humanização e promover a importância de buscar ajuda quando necessário. A ação abrange o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, recordado anualmente em 10 de setembro, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo dados da OMS, mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) apontam que no Tocantins, em 2024 foram registrados 186 óbitos por suicídio; já em 2025, entre janeiro até o dia 26 de agosto, contabilizam-se 104 óbitos pela mesma causa.
“É muito importante que todos nós apoiemos essa campanha porque sabemos que o suicídio pode ser prevenido através do cuidado de todos e da assistência multiprofissional. Os profissionais da saúde acolhem pacientes nos hospitais e demais unidades de saúde, então ações educativas são sempre muito importantes para que atendam com qualidade e humanização, as pessoas que estão em sofrimento psicológico”, afirmou o titular da Pasta, Carlos Felinto.
A psicóloga do Hospital Geral de Palmas (HGP), Karla Joane Silva, falou sobre a importância de buscar ajuda. “Uma das abordagens mais eficazes para a prevenção é a conversa e ouvir, é o primeiro passo para salvarmos vidas. Expressar o que estamos sentindo, mesmo os pensamentos mais dolorosos e difíceis, é fundamental. Compartilhar esses sentimentos com amigos, familiares ou profissionais de saúde mental pode aliviar o peso emocional e abrir caminho para a busca de ajuda. Além disso, quando falamos sobre o suicídio, desmistificamos o tema e mostramos às pessoas que não estão sozinhas. Cuidar da nossa saúde mental deve ser prioridade, assim como a saúde física. Adotar hábitos saudáveis, procurar o apoio de profissionais de saúde mental, são ações preventivas que fazem diferença significativa”.
Assistência à saúde mental
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense de todas as faixas etárias contam o acesso à assistência em saúde mental gratuito e seguro através da Rede de Atenção Psicossocial do Tocantins (Raps), que atua com promoção da assistência médica e psicológica a pessoas em sofrimento psíquico intenso, em hospitais e unidades de saúde, promovendo reintegração à sociedade.
Para conseguir acesso primário aos cuidados à saúde mental, impedindo agravamento, o primeiro passo é se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. Em caso de emergência, pode-se buscar assistência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde é verificado se o diagnóstico exige maiores intervenções médicas, se houver, o paciente é direcionado para a atenção hospitalar. Além disso, a população pode discar gratuitamente para o Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do telefone 188, o qual disponibiliza por 24 horas, uma equipe de apoio emocional.
No Tocantins o serviço gratuito de apoio psicossocial é composto por 22 Centros de Atenção Psicossocial (Caps Tipo I, II, AD), localizados nos municípios de Tocantinópolis, Buriti do Tocantins, Sítio Novo, Araguatins, Augustinópolis, Araguaína, Colinas, Pequizeiro, Palmas, Miracema, Porto Nacional, Paraíso, Gurupi, Formoso do Araguaia, Dianópolis e Taguatinga. Conta também com, 1 Caps Infantil em Palmas; 1 Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) em Araguaína; 1 Serviço Residencial Terapêutico (SRT) em Araguatins e 1 em Araguaína.
Em casos que necessitam de atenção multiprofissional 24 horas, são disponibilizados Leitos de Psiquiatria em hospitais gerais e municipais, com acolhimento gratuito aos usuários do SUS tocantinense de todas as 8 regiões de saúde, são: 10 leitos psiquiátricos no Hospital Regional de Araguaína (HRA); 22 leitos psiquiátricos no Hospital Geral de Palmas (HGP); 2 leitos psiquiátricos no Hospital Municipal de Tocantinópolis; 2 leitos psiquiátricos no Hospital Regional de Porto Nacional; 1 leito psiquiátrico no Hospital Regional de Araguaçu; 4 leitos psiquiátricos no Hospital Municipal de Colinas; e 2 leitos psiquiátricos no Hospital Regional de Paraíso.
A engenheira civil A. G. S., já foi paciente na Ala Psiquiátrica do HGP e contou sobre o acolhimento recebido. “Receber a ajuda de profissionais é muito importante, quando aconteceu comigo, fui direcionada pela UPA para a ala psiquiátrica do HGP, e lá recebi ajuda todo dia de psicólogo, psiquiatra, medicação, mediram meus sinais vitais, perguntavam como eu estava. O psicólogo me levava para dar uma andada, conversava comigo. No café da manhã eu falei que eu tinha refluxo e gastrite então chamaram a nutricionista, que mudou toda a minha alimentação, minha experiência lá foi boa. Hoje faço acompanhamento psicológico e psiquiátrico, buscar ajuda é preciso”.
Tocantins
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, faleceu em Palmas. O velório será às 21h, no saguão da Assembleia Legislativa.

Palmas, 29 de agosto de 2025 – Faleceu em Palmas nesta quinta-feira (29) Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro. Niclair era reconhecida por sua fé, força e dedicação à família, deixando um legado de amor para filhos, netos e amigos.
O velório será realizado às 21h, no saguão da Assembleia Legislativa do Tocantins, onde familiares, autoridades e a comunidade prestarão as últimas homenagens.
Em nota, Cinthia Ribeiro manifestou profunda tristeza, lembrando a mãe como seu alicerce e inspiração: “Mulher de fé, força e bondade, foi meu porto seguro. Que sua luz continue a nos guiar e a nos fortalecer”, declarou.
O ex-deputado estadual Eduardo Mantoan, genro de Niclair, também prestou homenagem emocionada, destacando sua trajetória como uma mulher forte, dedicada às três filhas e aos sete netos: “Dona Nick agora descansa nos braços de Deus”, disse, citando João 11:25.
Amigos, autoridades e a comunidade palmense se unem em orações pelo conforto da família e pela memória de Niclair Alves Caetano.
Nota de pesar
É com profunda dor e imensa tristeza que comunico o falecimento de minha querida mãe, Niclair Alves Caetano. Neste momento de despedida, palavras se tornam pequenas diante da grandeza do amor e do exemplo que ela deixou para mim, minhas irmãs, seus netos e toda nossa família. Mulher de fé, força e bondade, foi meu alicerce, inspiração e porto seguro. Demonstro minha gratidão por todas as manifestações de carinho e solidariedade que tenho recebido. Peço que se unam a mim e a minha família em orações neste momento para que Deus a receba em sua infinita misericórdia. Que sua luz continue a nos guiar e a nos fortalecer. Cínthia Ribeiro e família |
Nota de pesar
Com o coração profundamente entristecido, me despeço hoje de uma das pessoas mais especiais da minha vida: minha sogra, Dona Nick. Uma mulher forte que criou três filhas, viu sua família crescer com seus sete netos e nunca se abateu diante das dificuldades. Neste momento de dor, abraço com todo meu amor minha esposa, Cinthia, e toda a nossa família, certos de que Dona Nick agora descansa nos braços de Deus. “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”, João 11:25. Deputado Eduardo Mantoan |
Nota de Pesar – Niclair Alves Caetano Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento da senhora Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, ocorrido nesta sexta-feira, 29. Dona Niclair foi uma mulher de fé inabalável, que dedicou sua vida à família, cultivando valores de amor, união e solidariedade que certamente permanecerão como exemplo para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Neste momento de dor, externo minha solidariedade à ex-prefeita Cinthia e a toda a sua família. Rogo a Deus para que conceda consolo, força e serenidade para enfrentar essa irreparável perda. Laurez Moreira |
Nota de Pesar: Niclair Alves Caetano
É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 29. Neste momento de dor, expresso minhas mais sinceras condolências à família, especialmente à ex-prefeita, e a todos que tiveram o privilégio de conhecer Dona Niclair. Que Deus conforte os corações enlutados e dê força à família para enfrentar este momento tão difícil. Eduardo Siqueira Campos |
-
Social1 dia atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Tocantins3 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
-
Entretenimento4 horas atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Energisa4 dias atrás
Primeiro emprego: Energisa abre vagas para jovens aprendizes e profissionais de nível técnico
-
Sebrae4 horas atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música