Tocantins
Vice-governador Laurez Moreira e Secretário Nacional de Patrimônio da União realizam doação de área para regularização fundiária do município de São Bento do Tocantins
Na ocasião o município recebeu a doação 1.103.063,00m² da área urbana da SPU, que a partir daí permitirá a prefeitura fazer emissão de títulos individuais que beneficiará aproximadamente 1.050 famílias
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/08/F1-Vice-Governador-Laurez-Moreira-entrega-titulos-foto-Esequias-Araujo-Governo-do-TO-1000x600.jpg&description=Vice-governador Laurez Moreira e Secretário Nacional de Patrimônio da União realizam doação de área para regularização fundiária do município de São Bento do Tocantins', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
O Governo do Tocantins, representado pelo vice-governador Laurez Moreira, juntamente com o Secretário Nacional da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Lucio Andrade, realizaram nesta quinta-feira, 24, na praça Eurico Miranda, a assinatura do termo de doação de título de uma área com 1.103.063,00m², que beneficiará aproximadamente 1.050 famílias de São Bento do Tocantins. A área que totaliza todo o perímetro urbano do município de São Bento do Tocantins pertencia à União até a data de hoje.
“Hoje eu estou participando desse momento importante na vida da cidade de São Bento. Essa cidade precisava de regularização fundiária. É a partir da doação dessa área pela SPU que possibilita que cada cidadão tenha sua escritura de sua propriedade. Parabéns, Superintendência Patrimônio da União, Parabéns governador Vanderlei Barbosa, parabéns a Prefeitura de São Bento por estar fazendo essa parceria importante no sentido de regularizar as propriedades deste município” declarou o vice-governador Laurez Moreira.
O Secretário Nacional da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Lucio Andrade, ressaltou que os imóveis da União serão utilizados para políticas públicas do Governo Federal. “Os imóveis da União são exclusivamente destinados para as políticas públicas do Governo Federal. Eles que antes eram vendidos, alienados a preços muito baixos, agora serão utilizados nos programas sociais do Governo Federal, começo daqui de São Bento, titulação e regularização fundiária. E agora começa um grande desafio que será a demarcação desses lotes e a questão da cartorial onde sim as famílias poderão ter seus títulos registrados”, finaliza Lucio Andrade.
Doação
Na ocasião, o município recebeu a doação da área urbana da SPU, que a partir daí permitirá a prefeitura fazer emissão de títulos individuais, a regularização fundiária já era aguardada há muito tempo pela população, e foi destravada pela atual gestão do Governo do Tocantins.
O prefeito de São Bento, Paulo Wanderson, enfatizou a alegria de poder concluir esse processo iniciado em outro mandatos e possibilitar a população a titulação de seus imóveis. “Agora as pessoas vão ser dona de fato do seu imóvel. Quero agradecer o esforço do SPU em parceria do Governo do Tocantins, por nos proporcionar a satisfação de entregar a titulação da área urbana para beneficiar aproximadamente 1.050 famílias de São Bento. Então é uma conquista enorme para nossa cidade”, concluiu o prefeito.
O diretor Operacional da Tocantins Parcerias, José Rodrigues, explicou que o Governo do Tocantins entra no processo como parceiro juntamente com o núcleo de prevenção e regularização fundiária da Corregedoria Geral de Justiça (Nupref) para fazer a regularização fundiária das famílias. “Nesse primeiro momento a transferência de domínio da área macro. Agora um iniciar um trabalho em conjunto com o Nupref, o município de São Bento e a SPU para fazer o parcelamento do solo de acordo com as ocupações e titulação das famílias que ocupam esse torrão de terra que é aqui em São Bento,” relata José.
Com a nova legislação 13465/2017 regulamentada pelo decreto 9310/2018 que define os municípios para realizar a regularização fundiária nos municípios, no qual o Governo Federal determina aos SPU reiniciar todo o processo para fazer a transferência de domínio para esses municípios. No qual agora está culminando neste contrato de doação de área ao município de São Bento do Tocantins.
Famílias Beneficiadas
A doação de uma área ao município de São Bento, na região Bico do Papagaio, extremo norte do estado, beneficiará 1.050 famílias, que com o título em mãos, passarão a ter segurança e estabilidade, acesso à crédito e oportunidades, e, também o sentimento de pertencimento e identidade, conferindo dignidade aos cidadãos quanto a sua moradia.
O Sr. Juarez da Silva, morador de São Bento a mais de 60 anos, relatou que esse é um momento aguardado por toda a comunidade. “Eu nasci e me criei aqui em São Bento, são mais de 60 anos de vivência nessas terras, é muito gratificante temos essa conquista para todos os moradores da regularização fundiária de São bento, é um sonho esperado e agora realizado”, destaca Juarez.
“Sem dúvidas é um momento de muita alegria, eu e grande parte da minha família residimos aqui em São bento a mais de 30 anos, poder ter a regularização dos nossos imóveis, assim como do comércio, é uma sonho realizado”, complementa a comerciante Elza Benedito.
Regularização Fundiária
A regularização fundiária é uma política estatal, que envolve medidas ambientais e sociais, destinada a oferecer proteção jurídica a imóveis e reduzir conflitos na área rural e urbana. É um processo essencial para garantir a segurança e a legalidade do seu patrimônio.
Estiveram presentes na solenidade o deputado federal Ricardo Ayres, o deputado estadual Wiston Gomez, e autoridades municipais.
Você pode gostar
Polícia Militar do TO
Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis
Publicadas
2 dias atrássobre
26/10/2025Por
Jaciara Barros
Polícia Militar confirma uma vítima fatal e operação de resgate em andamento
Dinâmica do acidente
Segundo informações apuradas no local, o ônibus rompeu a grade de proteção do acesso à balsa e despencou no rio. No momento do acidente, um dos motoristas, de 25 anos, estava dormindo no bagageiro do veículo e acabou preso no interior do ônibus submerso. Ele foi encontrado sem vida durante as buscas realizadas pelas equipes de resgate.
O segundo motorista, de 25 anos, conseguiu escapar pelas janelas, apresentando apenas ferimentos leves. Entre os passageiros, dois também sofreram lesões leves — um homem de 31 anos e uma criança de 7 anos — e foram atendidos no hospital local.
Resgate e operação no local
As equipes da Polícia Militar isolaram a área, prestaram apoio às vítimas e acionaram o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil e a perícia técnica. A operação de resgate contou ainda com o apoio de barqueiros e funcionários da empresa responsável pela balsa, que ajudaram na retirada dos passageiros da água.
Em atualização, a Polícia Militar informou que o Corpo de Bombeiros continua atuando na retirada das bagagens e no trabalho de içamento do ônibus, que permanece parcialmente submerso. Uma empresa privada foi acionada para auxiliar na operação de remoção do veículo.
Investigações e medidas complementares
O gerente da empresa de transporte turístico informou que já iniciou as tratativas para contratar um guincho de grande porte que realizará a retirada completa do ônibus. Enquanto isso, a balsa envolvida no acidente foi deslocada para o lado maranhense (Porto Franco), onde passa por perícia da Marinha do Brasil.
A travessia entre os dois estados segue sendo realizada normalmente por outras duas balsas em operação. Militares da Marinha permanecem no local acompanhando os trabalhos e os procedimentos de segurança.
Prisão do motorista sobrevivente
A Polícia Militar do Tocantins informou, em complemento à ocorrência, que o segundo motorista do veículo, um homem de 25 anos que sobreviveu ao acidente com lesões leves, recebeu atendimento médico e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Tocantinópolis após liberação hospitalar.
Na unidade policial, ele foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor no exercício de sua profissão conduzindo veículo de transporte de passageiros. Após os trâmites legais, o motorista foi encaminhado ao sistema prisional de Tocantinópolis, onde permanece à disposição da Justiça.
Vítimas e apoio às famílias
O motorista que veio a óbito tinha 25 anos e residia em Imperatriz (MA). A empresa de transporte informou que está prestando apoio psicológico e logístico às famílias das vítimas e aos passageiros. O governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Segurança Pública, deve emitir nota oficial com mais detalhes sobre as investigações.
O Portal Jaciara Barros segue acompanhando o caso e trará atualizações à medida que novas informações forem confirmadas pelas autoridades.
Mais notícias
Portal Jaciara Barros — Quem acontece aparece aqui!
Governo do Tocantins
Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país
Publicadas
3 dias atrássobre
25/10/2025Por
Jaciara Barros
No Dia do Cirurgião-Dentista, o Tocantins celebra a 3ª maior cobertura do Brasil, com 82,63% e mais de 405 mil atendimentos realizados até agosto.
No Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado em 25 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destaca que a saúde bucal é indispensável para uma vida saudável e conscientiza a população sobre cuidados preventivos e locais de atendimento. O Tocantins comemora a terceira maior cobertura do Brasil, alcançada até agosto de 2025.
De acordo com o Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (SIAPS), o Estado atingiu 82,63% de cobertura, e o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) registrou 405.366 atendimentos odontológicos realizados entre janeiro e agosto de 2025.
O resultado é fruto do trabalho dos 5.172 profissionais que atuam na rede estadual, distribuídos em 509 equipes de saúde bucal, cinco unidades odontológicas móveis (UOM), sete centros de especialidades odontológicas (CEO) e 115 laboratórios regionais de prótese dentária (LRPD).
“Alcançar a terceira maior cobertura do país reflete o comprometimento dos nossos profissionais e a força do SUS no Tocantins. Agradecemos o trabalho de todos e todas que se dedicam no cuidado com a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.
Ações e programas
O Governo do Estado tem implementado políticas públicas que promovem qualidade de vida e fortalecem o SUS. Entre elas estão o Programa Saúde na Escola (PSE), o Projeto Sorriso nas Aldeias, o PLANIFICASUS, o Brasil Sorridente e ações de apoio técnico e capacitação contínua para os municípios.
O responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone, explica: “Nosso trabalho é fortalecer a atenção primária em saúde bucal. Damos suporte técnico aos 139 municípios, apoiamos o credenciamento de novos serviços e levamos atendimento às comunidades indígenas. Com o programa Sorrisos nas Aldeias, já alcançamos 60 aldeias em dois anos”.
Atendimento especializado e histórias reais
O especialista em dor orofacial e disfunção temporomandibular, José Arlindo Ferreira Jr, que atua no Hospital Geral de Palmas (HGP), explica que o atendimento especializado é focado no controle da dor crônica e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Entre os exemplos de sucesso está a paciente oncológica Maria de Fátima de Souza, 63 anos, moradora da região de Peixe. “O tratamento que recebo no HGP só tenho a agradecer. No início sentia muita dor, mas hoje já não sinto mais nada. Fui acolhida com carinho e paciência”, relatou.
A assistência odontológica começa pela atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A moradora Valquíria Santos Carvalho, da região sul de Palmas, conta que busca o serviço anualmente: “Realizamos limpeza e, quando necessário, obturação. Sempre fomos bem atendidos e orientados sobre os melhores cuidados”.
Origem da data
O Dia do Cirurgião-Dentista é comemorado em 25 de outubro desde 1884, quando o Decreto-Lei nº 9.311 criou os primeiros cursos de Odontologia do Brasil, nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.
Mais notícias da editoria Saúde
Governo do Tocantins
Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros
Publicadas
4 dias atrássobre
24/10/2025Por
Jaciara Barros
Governador Laurez Moreira prorroga por dois anos o concurso do Corpo de Bombeiros do Tocantins, garantindo validade até 2027 e reforçando a segurança pública.
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, assinou nesta quinta-feira, 23 de outubro, o Decreto nº 7.028, que prorroga por mais dois anos o prazo de validade do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), realizado em 2023. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta quinta-feira, 23, e garante que o certame tenha validade até 2027.
O concurso ofertou 110 vagas para cadetes e alunos-praças e agora terá seu prazo estendido, permitindo o chamamento de novos aprovados. A medida, segundo o governador, reforça o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da segurança pública e com a valorização das instituições militares.
“Nós temos um imenso respeito pelo trabalho desempenhado pelo Corpo de Bombeiros. Sempre defendi a importância do concurso público e por isso estou prorrogando a validade do último certame, realizado em 2023, por mais dois anos. Essa medida reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a valorização do sistema de segurança pública e o fortalecimento das nossas instituições”, destacou Laurez Moreira.
O subcomandante-geral do CBMTO, coronel Maxuell dos Santos de Souza, também comemorou a decisão, destacando o impacto positivo da prorrogação. “Esse é um ato muito importante e uma oportunidade valiosa, pois o concurso estava prestes a vencer. Sabemos o alto custo de realizar um novo certame e o Corpo de Bombeiros já conta com pessoas aptas. Essa prorrogação representa a possibilidade real de ampliar o nosso quadro de servidores”, afirmou.
Sobre o concurso
O concurso público do CBMTO foi executado em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Com a prorrogação, o prazo de validade, que se encerraria em 27 de outubro deste ano, passa a vigorar até 2027.
Mais notícias da editoria Tocantins

Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Lula e Trump avançam em negociações na Malásia

Lula e primeiro-ministro do Vietnã reforçam cooperação bilateral

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Lula e Trump avançam em negociações na Malásia

Lula e primeiro-ministro do Vietnã reforçam cooperação bilateral

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Lula e Trump avançam em negociações na Malásia

Lula e primeiro-ministro do Vietnã reforçam cooperação bilateral

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade
DESTAQUES
Tocantins5 dias atrásPrograma Brasil Antenado chega ao Tocantins
Social3 dias atrásFamília Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia
Tocantins5 dias atrásPolícia Federal e FICCO realizam operação contra o tráfico de drogas em Arraias
ALETO5 dias atrásTocantins lamenta a morte do prefeito Antônio do Bar
Social4 dias atrásBaile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico




