Tocantins
Vice-governador Laurez Moreira entrega obras durante comemoração dos 32 anos de Muricilândia
Destacamento da Polícia Militar e a reforma da Escola Municipal Nova Muricilândia receberam investimentos do Governo do Tocantins, e foram entregues à comunidade nesse domingo, 20
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/08/F1-Escola-Municipal-Nova-Muricilandia-1000x596.jpg&description=Vice-governador Laurez Moreira entrega obras durante comemoração dos 32 anos de Muricilândia', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, prestigiou neste domingo, 20, as festividades de aniversário do município de Muricilândia, que completou 32 anos. A comemoração contou com a entrega de diversas obras, dentre elas, o Destacamento da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e a reforma da Escola Municipal Nova Muricilândia, ambas com investimentos do Governo do Tocantins.
O vice-governador destacou que ver obras realizadas com investimentos do Governo por todo o Estado, mostram o quanto o Tocantins tem avançado. “Uma das coisas que me deixa feliz na vida é ver a inauguração de obras tão esperadas pela comunidade. E foi o que vivenciei em Muricilândia. O prefeito Alessandro Borges tem feito um belo trabalho e a entrega de tantas obras é reflexo disso. A parceria com o Governo do Tocantins também tem sido fundamental, a reativação do Destacamento da Polícia Militar mostra que o Estado tem se empenhado em colocar policiamento em todos os 139 municípios, e, ao entregar esse Destacamento, cumpre o compromisso de propiciar a sensação de segurança para a população de todo o Estado, em especial para os muricilandenses”, declarou.
O prefeito de Muricilândia, Alessandro Borges, agradeceu ao vice-governador por prestigiar o aniversário da cidade e ao Governo do Tocantins por investir em obras essenciais para a comunidade. “A vinda do nosso vice-governador Laurez Moreira, juntamente com o deputado estadual Léo Barbosa, eles que muito bem representaram o nosso governador Wanderlei Barbosa, mostra a integralização da população muricilandense com o Governo do Tocantins. Como disse o bispo Dom Giovane, em sua homilia na missa em ação de graças pelos 32 anos de emancipação política de Muricilândia, a cidade tem que ter alegria, mas principalmente ter investimentos na saúde, na educação e na segurança pública. É isso que estamos buscando e a parceria do Governo do Tocantins tem sido fundamental”, ressaltou.
Obras e reformas entregues
Na ocasião, foram entregues, à comunidade, o Destacamento da Polícia Militar; a Unidade Básica de Saúde Dona Juscelina; a reforma da Escola Municipal Nova Muricilândia e a Praça Municipal Dona Juscelina.
Das obras inauguradas, o Destacamento da Polícia Militar contou com investimentos do Governo do Tocantins. A reforma da Escola Municipal Nova Muricilândia também teve investimento do Governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A unidade da PMTO no município pertence à 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ª CIPM), com sede na cidade de Xambioá. O comandante do Destacamento é o 2° Sargento PM Carlos Gean Ferreira Lima.
Para o major PM Cantanhede, comandante da 2ª CIPM, a união entre o Estado e o Município trará inúmeros benefícios para a população, que terá uma maior sensação de segurança com a Polícia mais presente nos municípios. “O policiamento será exercido de forma estratégica e com firmeza no combate à criminalidade na região”, afirmou.
Muricilândia
Muricilândia iniciou sua história em 1952. Na época, algumas famílias que vinham do Nordeste à procura de uma vida melhor, instalaram-se às margens do rio Muricizal, que servia de estrada para os primeiros retirantes. Logo que chegaram, iniciaram o desbravamento da floresta para posteriormente plantar roças. O então vilarejo foi crescendo, até alcançar a condição de distrito, em 1988.
Em fevereiro de 1991, foi desmembrado de Araguaína e emancipado, elegendo seu primeiro prefeito, o empresário Rubens Gonçalves de Aguiar, no ano seguinte. A origem do nome da cidade é por existir na região grande quantidade de árvores frutíferas chamadas Murici.
Muricilândia possui área territorial de 1.194,368 km². Atualmente, o município tem 3.367 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.
Programação
A programação do aniversário da cidade, além das obras entregues, contou com missa em ação de graças, celebrada pelo Bispo da Diocese de Araguaína, Dom Giovane Pereira de Melo, e cavalgada ao final do dia.
Presenças
O evento contou com a presença do presidente da União dos Vereadores do Estado do Tocantins (Uvet), vereador Enoque Neto; do deputado estadual Léo Barbosa, vereadores locais e outras lideranças.
Governo do Tocantins
Detran Tocantins realiza ações na Semana do Ciclista
Detran Tocantins realiza ações educativas durante a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista, reforçando a importância do respeito e da segurança no trânsito.
Agentes e educadores de trânsito uniram esforços para sensibilizar condutores e pedestres quanto ao respeito aos ciclistas, reforçando os direitos e deveres de todos os usuários das vias.
Educação e conscientização no trânsito
A gerente para o trânsito do Detran/TO, Hélida Christina Noronha, explicou que as ações têm o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, por promover a sustentabilidade e contribuir para a saúde da população. “Sabemos do potencial sustentável da bicicleta, dos benefícios à saúde e do impacto positivo no trânsito. Buscamos incentivar o uso desse veículo e educar os usuários sobre seus direitos e deveres, conscientizando que um trânsito seguro se constrói com participação coletiva”, destacou.
Ações educativas em todo o estado
Além da capital, a campanha foi levada a Araguaína, onde o Detran/TO realizou atividades no Colégio Estadual Sancha Ferreira e na Escola Militar dos Bombeiros. Em Paraíso do Tocantins, na região central, o órgão também promoveu uma roda de conversa com alunos da Escola Militar dos Bombeiros, reforçando o compromisso com a formação de cidadãos conscientes e respeitosos no trânsito.
Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista
A Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista Dr. Pedro Caldas é realizada anualmente na semana que inclui o dia 10 de novembro. Instituída pela Lei nº 4.204, de 20 de julho de 2023, a iniciativa faz parte do calendário oficial de eventos do Tocantins e tem como objetivo promover a conscientização sobre a segurança dos ciclistas, incentivar o respeito por parte dos motoristas e estimular o debate sobre o uso seguro da bicicleta como meio de transporte.
Homenagem ao médico Pedro Caldas
A campanha homenageia o médico ginecologista e triatleta Pedro Caldas, que faleceu após um sinistro de trânsito enquanto pedalava na rodovia TO-050, em Palmas. Ele permaneceu internado por mais de um mês e não resistiu às complicações decorrentes de um traumatismo craniano. Natural do Rio de Janeiro, Pedro Caldas era conhecido pelo amor ao esporte e deixou esposa e três filhos. Seu legado inspira o movimento de conscientização e respeito aos ciclistas em todo o estado.
Mais notícias
Governo do Tocantins
Tocantins articula parcerias para povos originários na COP30
Governo do Tocantins articula parcerias na COP30 para projetos de povos originários e tradicionais, fortalecendo políticas e sustentabilidade na Amazônia.
A secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, acompanha o governador Laurez Moreira em compromissos que reforçam o protagonismo do Tocantins nas discussões sobre sustentabilidade, preservação ambiental e valorização dos povos tradicionais na Amazônia Legal.
Presença representativa na COP30
A participação da secretária Narubia Werreria reforça o compromisso da Sepot com políticas públicas que reconhecem o papel fundamental dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais na preservação da Amazônia e no equilíbrio climático global. “A presença dos povos originários e tradicionais nessas discussões é essencial para que o futuro da Amazônia seja construído com base no respeito à diversidade e à sabedoria de quem vive e protege a floresta”, destacou a secretária.
A programação oficial da COP30 incluiu lançamentos de iniciativas voltadas à proteção ambiental, ao enfrentamento das mudanças climáticas e à valorização dos saberes locais, com a presença de lideranças e autoridades de todo o país.
Retrospecto da participação tocantinense
No primeiro dia do evento, Narubia Werreria articulou encontros pós-COP30 para apresentação de projetos e parcerias que atendam demandas dos povos originários e tradicionais do Tocantins. Durante a agenda, concedeu entrevistas a veículos de comunicação nacionais e internacionais, reforçando a relevância da pauta ambiental e social do estado.
Na terça-feira (11), a comitiva tocantinense acompanhou o evento “Mecanismos de Financiamento Climático: REDD+ e Soluções Inovadoras para a Amazônia”, que discutiu alternativas econômicas sustentáveis para a conservação da floresta e fortalecimento das comunidades tradicionais.
Participações e lançamentos estratégicos
No Pavilhão Brasil, a secretária prestigiou o lançamento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com o tema “From Crisis to Resilience: Launch of the Acceleration Plan for Post-Disaster Recovery”. O encontro apresentou estratégias de prevenção e resposta a desastres naturais, especialmente nas regiões mais vulneráveis da Amazônia Legal.
À tarde, Narubia participou do lançamento da Estratégia Amazônia 2050, na Blue Zone, uma iniciativa que define diretrizes de longo prazo para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, com foco na bioeconomia, inovação e inclusão social.
Diálogo com lideranças e personalidades na Casa Maraká
Encerrando a agenda, Narubia Werreria participou do painel “Vozes da Sabedoria: Conectando Cultura e Conservação”, no Espaço Fala Parente, na Casa Maraká — um dos momentos mais simbólicos da COP30. O encontro reuniu grandes lideranças indígenas, científicas e culturais para refletir sobre o papel da arte, da espiritualidade e dos modos de vida tradicionais na preservação da natureza.
A secretária dialogou com personalidades como o artista Gilberto Gil, a ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara, o cacique Raoni Metuktire, e a CEO interina da Conservation International, Daniela Raik, em uma roda mediada por Maurício Bianco, vice-presidente da CI-Brasil.
Finalizando a jornada, Narubia visitou o espaço de exposições da Casa Maraká e prestigiou o filme “Brasil antes de 1500 – A história que você nunca aprendeu”, apresentado no CineCOP da Casa BNDES, seguido de uma roda de conversa sobre ancestralidade e sustentabilidade.
Mais notícias
Tocantins
PF deflagra Operação Nêmesis no Tocantins
PF investiga crime contra a administração da Justiça e embaraço à investigação de organização criminosa na Operação Nêmesis.
Policiais federais cumprem 24 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Palmas e Santa Tereza do Tocantins, com foco na interrupção de ações criminosas voltadas à destruição e ocultação de provas e na coleta de novos elementos que auxiliem no esclarecimento dos fatos.
Origem: desdobramentos da Operação Fames-19
As investigações tiveram início durante a deflagração da 2ª fase da Operação Fames-19, em 3/9, quando a PF identificou indícios de que alguns investigados teriam se prevalecido de seus cargos e utilizado veículos oficiais para retirar e transportar documentos e materiais de interesse, embaraçando as investigações sobre a atuação da organização criminosa.
Os procedimentos seguem em curso e tramitam sob sigilo na Corte Especial do STJ. A Nêmesis busca aprofundar a autoria e a materialidade, além de identificar possíveis outros agentes até então não mapeados.
Mandados, objetivos e apreensões
As ordens judiciais determinam a busca por documentos, mídias, equipamentos eletrônicos e quaisquer registros capazes de comprovar a destruição ou ocultação de provas e o eventual rastreamento de ativos decorrentes de desvios. A execução simultânea visa garantir a integridade do conjunto probatório e desarticular eventuais tentativas de nova supressão de evidências.
Canais de contato para informações
A Polícia Federal disponibiliza os seguintes canais para o recebimento de notícias e informações referentes aos fatos: e-mail delecor.drcor.srto@pf.gov.br, WhatsApp (63) 3236-5512 e atendimento presencial na Superintendência Regional no Tocantins.
Mais notícias
-
Social4 dias atrásFernanda França celebra a vida
-
Social4 dias atrásAniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa
-
Social4 dias atrásMárcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo
-
Cultura4 dias atrásTocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho
-
Governo do Tocantins2 dias atrásDetran Tocantins realiza ações na Semana do Ciclista
