Siqueira Campos
Vida e o nome de Siqueira Campos se entrelaçam com a história do Tocantins, afirmam membros do TRE-TO
Em nome do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o presidente da Corte, Desembargador João Rigo Guimarães, e o vice e corregedor regional eleitoral, Desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, lamentam profundamente o falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, na noite desta terça-feira, 4 de julho.
Cearense de Crato, nasceu em 1º de agosto de 1928, filho de Pacífico e Regina Siqueira Campos. Chegou ao então norte de Goiás – futuro Tocantins – no início da década de 1960. Foi vereador em Colinas (TO) entre 1965 a 1967. Posteriormente, deputado federal entre 1971 a 1987.
Renunciou ao mandato para se tornar, em 1º de janeiro de 1989, o primeiro governador do Tocantins, cargo que exerceu por outras três oportunidades (entre os anos de 1995 a 1998; 1999 a 2002; e 2011 a 2014). É também um dos principais responsáveis pela criação de Palmas. Fundada em 20 de maio de 1989, trata-se da última capital federal projetada no País. Como deputado constituinte, em 1988, foi o autor da fusão das emendas que resultaram na criação do Estado. Atualmente, era suplente no Senado Federal.
Para o presidente e o vice do TRE-TO, a vida e o nome de Siqueira Campos se entrelaçam com a história do Tocantins por, entre outros motivos, ter sido um dos responsáveis pela inclusão da estrela mais jovem da nossa bandeira nacional.
Ele deixa esposa e oito filhos. Foi casado por mais de 40 anos com Aureny Siqueira Campos, com quem teve seis filhos. Ela dá nome a quatro dos bairros mais populosos de Palmas. Após o divórcio, contraiu matrimônio com Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos. Eles tiveram dois filhos.
Neste momento de dor, o presidente e o vice do Tribunal Regional Eleitoral manifestam suas condolências aos familiares e amigos deste personagem da história política do Estado e do país.
O TRE-TO informa ainda que faculta o ponto de seus servidores e colaboradores em todas as dependências da Justiça Eleitoral no Tocantins neste dia 5 de julho de 2023 em virtude do luto oficial no Estado, conforme o decreto 6.645, de 4 de julho de 2023, assinado pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro, e publicado na edição desta noite do Diário Oficial do Estado (DOE).
Desembargador João Rigo Guimarães
Presidente do TRE-TO
Desembargador Helvécio de Brito Maia Neto
Vice-Presidente do TRE-TO e Corregedor Regional Eleitoral