Casa e Decoração
Você sabe o que é IRC – Índice de Reprodução de Cor?

A escala é fundamental para avaliar a qualidade de uma fonte de luz
Em estabelecimentos comerciais, mercados, açougues, lojas de roupas e maquiagens, até mesmo em salões de beleza e clínicas estéticas, a iluminação deve receber uma atenção redobrada. Para destacar os produtos e suas propriedades visuais, um elemento importantíssimo entra na conta: o IRC ou Índice de Reprodução de Cor.
Porém, você sabe o que é o IRC e qual é a sua função? A LLUMM, especialista em iluminação de alta potência e iluminação decorativa, te explica! IRC é a escala que avalia o quanto uma fonte de luz artificial reproduz com fidelidade as cores dos objetos iluminados e o quanto esse resultado se assemelha a uma fonte de luz ideal, tendo a luz do sol como referência. O valor é percentual e varia de 0 a 100, sendo 100% o máximo associado a perfeição na transmissão das tonalidades.
Quanto maior o IRC de um produto de iluminação, mais natural é a cor do item iluminado. A lâmpada incandescente, por ter um espectro de luz contínuo, dominou o mercado por muito tempo nesse quesito. Porém, com o avanço das pesquisas e desenvolvimentos, a tecnologia LED vem alcançando esses índices, entregando alto IRC junto com os já conhecidos diferenciais: baixo consumo de energia e longa vida útil.
O mecanismo padrão de cálculo do IRC de uma fonte de luz se baseia em 15 cores. Nessa avaliação, uma pontuação de 0 a 100 é oferecida para cada uma delas. Conforme maior for a diferença entre o teste e a referência ideal (luz do sol), menor será o resultado. Um baixo IRC indica que há muitos buracos no espectro de luz e consequentemente, mais distorções na percepção do objeto iluminado ao olho humano.
A maior recomendação para uso dos produtos com alto Índice de Reprodução de Cor (>90) é em ambientes comerciais como por exemplo lojas de roupas, joalherias, mercados, açougues e galerias de arte, pois esse índice vai reproduzir com mais fidelidade as propriedades das peças e agregar valor aos produtos expostos.
Em estabelecimentos como salões de beleza e clínicas estéticas, por exemplo, a iluminação com alto IRC auxilia bastante o trabalho, pois reproduzem fielmente as tonalidades das pigmentações de tintas de cabelo e maquiagens.
Em projetos residenciais, o comum é utilizar produtos com IRC>80, mas para quem é super ligado em decoração, gosta de valorizar os mínimos detalhes e evidenciar as cores reais dos móveis, quadros, plantas e objetos, a aposta em produtos com alto IRC faz grande diferença. Mesmo não sendo o único fator que deve ser levado em conta, ele é fundamental para medir a qualidade de uma fonte de luz.
Além disso, há o cálculo do R9, que avalia a quantidade de vermelhos na fonte de luz estudada. Nesse caso, é necessário que a escala seja maior do que 0, principalmente no LED. Dessa forma, para um melhor efeito na reprodução da cor, recomenda-se a seleção de produtos de iluminação com R9 maior ou igual a 50.
Depois dessa aula sobre IRC, confira o portfólio LLUMM, que conta com itens de IRC>80 à >95, para escolher as lâmpadas, luminárias e fitas ideais para as suas necessidades de aplicação.
Sobre a LLUMM
A LLUMM é uma empresa com 60 anos de tradição no mercado de iluminação e uma das principais do segmento, presente em todo o território nacional e também na Europa com atuação na Espanha, na França e em Portugal. Comprometida com a alta qualidade de seus produtos e satisfação dos clientes, a marca premium fabrica e importa as mais completas soluções em iluminação residencial, decorativa, comercial e empresarial, com amplo e moderno portfólio em tecnologia LED, lâmpadas e luminárias. Localizada na grande São Paulo em uma área de 100.000 m², a fábrica e a sede administrativa ocupam apenas 12.000 m², que conta com mais de 300 colaboradores diretos e indiretos. Os outros 88.000 m² são dedicados à preservação de Mata Atlântica virgem, em sintonia com a consciência ambiental da empresa, focada na eficiência energética e na preservação do meio ambiente.
Casa e Decoração
Palmas se projeta no cenário nacional com o quinto edifício mais alto do Brasil
Com 63 pavimentos e 245 metros de altura, o Urban Haute reflete a verticalização planejada da capital tocantinense, que une crescimento urbano, investimentos e novos padrões de moradia e trabalho

Palmas, nesse contexto, vem se consolidando como o principal polo da região Norte, assumindo papel estratégico no desenvolvimento econômico do Tocantins e do entorno. A capital combina crescimento urbano com fatores que atraem investimentos: é referência em turismo de saúde, recebendo pacientes de diversas regiões; destaca-se no turismo de eventos e aventura; abriga as principais universidades do estado, reforçando sua vocação educacional; e ocupa posição privilegiada no Matopiba, área de expansão do agronegócio, além de ser um ponto estratégico para a logística nacional. Esses elementos têm sustentado sua expansão econômica e urbana.
Com crescimento populacional de 46,5% entre 2010 e 2022 – passando de 228 mil para 334 mil habitantes, segundo o último Censo Demográfico – Palmas ostenta o maior índice de desenvolvimento humano da região Norte, com IDH-M de 0,788. Esse contexto se reflete também na renda domiciliar per capita, que cresceu 26%, bem acima da média regional.
É nesse cenário que surge um novo padrão imobiliário, que integra moradia, trabalho e lazer unidos à verticalização planejada. Com 12 anos de atuação em Palmas, a incorporadora Urban lança oficialmente, nesta terça-feira (2), o Urban Haute e apresenta sua maquete, com mais de cinco metros de altura. A estrutura inédita no Tocantins é a segunda mais alta do Brasil. O empreendimento ocupará 5.200 m² na Avenida JK, ao lado do Capim Dourado Shopping. Com 63 pavimentos e 245 metros de altura, será o quinto edifício mais alto do Brasil e o maior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Inspirado em arranha-céus de Nova York, o Urban Haute segue o conceito de mixed use, reunindo apartamentos, escritórios, lojas e um boulevard gastronômico.
Viver e trabalhar no mesmo lugar: tendências urbanas
O projeto reflete tendências globais de arquitetura contemporânea e bem-estar urbano: fachadas integradas ao entorno, sustentabilidade, multifuncionalidade e qualidade de vida. Segundo Yuri Rassi, diretor da Urban, “não é apenas o nosso maior projeto, é também um símbolo da transformação urbana de Palmas. Queremos entregar um edifício que combine sofisticação, funcionalidade e arquitetura contemporânea, colocando a cidade em diálogo com grandes cidades do mundo.”
As residências terão diferentes plantas, com salas, quartos e banheiros mais amplos, atendendo tanto a quem busca apartamentos compactos quanto famílias que migram de casas para edifícios verticais sem abrir mão do conforto. O projeto ainda prevê penthouses exclusivas, escritórios de diversos tamanhos e lojas no térreo, além de um pavimento inteiro dedicado ao lazer, com mais de 2.600 m² de infraestrutura.
Design autoral
O Haute terá design autoral, com linhas inspiradas na arquitetura orgânica, jardins integrados e paisagismo inovador. O conceito é minimalista, contemporâneo e prioriza a praticidade: o prédio contará com academia, lavanderia compartilhada, coworking e diversos serviços voltados para a vida moderna. Além disso, o empreendimento terá um rooftop panorâmico com piscina, spa e áreas de bem-estar.
“A Urban, que já entregou cinco empreendimentos e lançou nove projetos desde sua fundação em 2013, aposta no Haute como o edifício mais icônico de sua história.
O lançamento da maquete marca o início de um novo capítulo para a construtora e para Palmas, projetando a cidade no mapa da arquitetura de alta escala no Brasil”, finaliza Letícia. Rezende, diretora da Urban.
A Urban Incorporações é líder absoluta em empreendimentos de alto padrão em Palmas e vem transformando a paisagem da cidade com projetos que unem sofisticação, funcionalidade e arquitetura contemporânea. Em 12 anos de atuação, já lançou nove empreendimentos e consolidou-se como referência no mercado imobiliário tocantinense.
Com a inovação como marca registrada, a Urban apresenta o Urban Haute, seu projeto mais icônico até o momento, que reforça o compromisso da empresa em elevar o padrão de moradia, trabalho e lazer na região, projetando Palmas no cenário nacional da alta arquitetura.
Casa e Decoração
Evviva Goiânia inaugura showroom com inovação

A marca Evviva Goiânia, referência nacional em móveis planejados de alto padrão, inaugura nesta quinta-feira, 03 de julho, um novo showroom no Setor Marista, Goiânia. A nova fase apresenta inovações, lançamentos e uma gestão voltada para excelência e sofisticação no segmento moveleiro.
Tecnologia e design de ponta
Destaques do novo espaço incluem a linha Leggera e a Ino D.O.C, marcada por leveza, transparência e aço inoxidável. A Evviva aposta em automação industrial para garantir máxima qualidade nos processos e projetos personalizados.
Visão de futuro e tradição
Presente internacionalmente, a Evviva pertence ao Grupo Bertolini e investe em design exclusivo e atendimento qualificado. Com mais de 20 anos de história, a marca se consolida pela inovação e relacionamento de confiança.
Sobre a Evviva Goiânia
Com showroom no Setor Marista, a loja fortalece sua presença no mercado goiano, conectando tecnologia, elegância e compromisso com o cliente.
Instagram: @evvivagoiania
Site: www.evviva.com.br
Serviço
- Showroom Evviva Goiânia
- Inauguração: 03 de julho
- Local: Setor Marista, Goiânia-GO
- Evento exclusivo para convidados
Casa e Decoração
Artista de Taquaruçu leva sua arte e suas cores para o maior festival de Arte Naif do Brasil

O Tocantins será muito bem representado no VI Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que acontece a partir desta quinta-feira,29, na cidade de Guarabira, na Paraíba, conhecida como a capital brasileira da Arte Naif.
E quem carrega essa missão cheia de cores e muito talento é a artista Carminha, mineira de nascimento, mas tocantinense de coração, que vive produz há 20 anos no distrito de Taquaruçu, em Palmas.
O Festival pretende reunir 95 artistas, sendo 72 brasileiros de 16 estados e do Distrito Federal, além de 23 estrangeiros. E não é só exposição, não! Tem premiaçãodois prêmios de R$ 7 mil, cinco de R$ 2 mil e cinco menções honrosas. Depois de Guarabira, as obras seguem viagem para Recife, Natal, Fortaleza e Brasília.
Artista apaixonada pelo Tocantins
Apaixonada pela estética Naif desde 2017, quando participou da Bienal Internacional de Arte Naif, em Socorro (SP), Carminha não parou mais. Suas telas, cheias de vida, detalhes e histórias, já passaram por importantes exposições, como a Bienal Naifs do Brasil, em Piracicaba (SP), onde ganhou destaque com a obra Casamento das Flores, e no IV FIAN, em 2022, quando recebeu Menção Honrosa com Legados de Tarsila. Mas engana-se quem acha que é só natureza, tradição e religiosidade que ela leva para suas obras. Este ano, Carminha chega ao festival com duas criações que fazem todo mundo pensar: Monofobia e Selfitis.
Ambas falam sobre um mundo bem diferente daquele das casinhas coloridas e da vida simples — é o universo das telas, do vício no celular, do medo de ficar offline e do desejo incontrolável de postar selfies para preencher vazios. Carminha é autodidata, dona de um olhar sensível e, claro, muito colorido.
Suas obras já estão em galerias e museus pelo país, como Guarabira (PB), Paraty (RJ) e várias cidades de São Paulo. E, claro, sempre levando um pedacinho de Taquaruçu, do Tocantins e das histórias que cruzam seu caminho.
O Festival
O festival, que conta com patrocínio do Ministério da Cultura, Caixa Residencial e Caixa Cultural, celebra a riqueza e a força da Arte Naif, reunindo obras de 15 países e 19 estados brasileiros. O resultado da seleção foi divulgado no último dia 10 de maio, após análise criteriosa de mais de 220 inscrições, das quais foram escolhidas 95 obras, 15 a mais do que o previsto inicialmente no edital.
-
Social4 dias atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Sebrae4 dias atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
-
Entretenimento3 dias atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Social3 dias atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO