Tocantins
Wanderlei Barbosa destaca presença no maior evento de Governo Digital do mundo em Tallinn

Tallinn, capital da Estônia – A comitiva do Governo do Tocantins, liderada pelo governador Wanderlei Barbosa, está protagonizando um importante capítulo na agenda oficial internacional ao participar da E-Governance Conference, considerada o maior evento de Governo Digital do mundo. Durante o segundo dia de compromissos, Barbosa teve a oportunidade de realizar um registro diplomático com a Primeira Ministra do país, Kaja Kallas, que também proferiu um discurso de destaque durante o evento.
A E-Governance Conference reúne especialistas, líderes governamentais e representantes de diversos países, proporcionando um ambiente propício para a troca de experiências e conhecimentos sobre o uso de tecnologias digitais na administração pública. Com o objetivo de adquirir experiências valiosas, oportunidades de negócios, parcerias estratégicas e ideias inovadoras, a comitiva do Governo do Tocantins está realizando visitas técnicas às principais empresas e instituições especializadas em Governo Digital.
Wanderlei Barbosa enfatizou a importância desses dias de imersão e intercâmbio, ressaltando que o Tocantins tem muito a ganhar com a adoção de soluções tecnológicas avançadas no âmbito da administração pública. A participação na E-Governance Conference permitirá ao estado adquirir conhecimentos e insights relevantes para impulsionar a modernização e a eficiência dos serviços oferecidos aos cidadãos tocantinenses.
Durante o evento, além das visitas técnicas, os participantes têm a oportunidade de assistir a palestras e painéis com especialistas renomados, que compartilham casos de sucesso, tendências e melhores práticas no campo do Governo Digital. O governador Wanderlei Barbosa destacou a relevância dessas trocas de conhecimento para estimular a inovação e o aprimoramento contínuo dos processos governamentais.
A presença do governador do Tocantins na E-Governance Conference é um marco para o estado, demonstrando o compromisso de se manter atualizado e buscar constantemente soluções tecnológicas que possam impulsionar o desenvolvimento socioeconômico. Ao estabelecer conexões com representantes de outras nações, Barbosa fortalece a posição do Tocantins no cenário internacional e cria oportunidades para parcerias estratégicas e investimentos em tecnologia.
Ao retornar ao Tocantins, a comitiva do Governo trará consigo novos conhecimentos e ideias que poderão ser aplicados para aprimorar os serviços públicos e promover o Governo Digital no estado. A expectativa é de que essas experiências resultem em benefícios tangíveis para os cidadãos tocantinenses, tornando a administração pública mais eficiente, transparente e conectada com as demandas da sociedade moderna.
Wanderlei Barbosa, ao marcar presença na E-Governance Conference, reforça o compromisso de liderar o Tocantins em direção a um futuro digital, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida da população e no avanço do estado como um todo. O engajamento em eventos internacionais de destaque como esse coloca o Tocantins no mapa global do Governo Digital, promovendo sua visibilidade e atraindo investimentos e parcerias estratégicas.
Governo do Tocantins
Em reunião com parceiros estratégicos, Governo do Estado apresenta avanços na construção do Plano Tocantins 2045
Projeto visa desenvolvimento econômico sustentável e posicionamento do Tocantins em novo patamar nas próximas duas décadas

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), reuniu, nessa segunda-feira, 11, representantes do Executivo Estadual, universidades e entidades parceiras para apresentação dos avanços do Plano Tocantins 2045. Elaborado com base em estudos técnicos e indicadores socioeconômicos, o projeto tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico sustentável de longo prazo e acelerar o crescimento do estado, com metas e diretrizes para as próximas duas décadas.
Para o titular da Sics, Carlos Humberto Lima, o Plano Tocantins 2045 é um marco para o futuro do estado. “Estamos vendo os avanços deste grande plano de desenvolvimento econômico sustentável que o governador Wanderlei Barbosa vai entregar ainda este ano para a sociedade tocantinense. É uma grande visão de futuro que vai nortear os caminhos a serem percorridos pelo Tocantins nas próximas duas décadas”, afirmou.
A apresentação foi conduzida pelo professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Waldecy Rodrigues, que apresentou diagnóstico detalhado com dados sobre o crescimento do PIB, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e outras métricas que retratam a realidade econômica e social do Tocantins. Também foram discutidas ações estratégicas, parcerias entre governo, universidades e empresas para programas de capacitação, além dos desafios e dos caminhos para a construção das metas propostas.
O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha; do reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; do reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende; e do diretor-geral da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Léo Araújo, além da equipe técnica da Sics.
Importância do Plano Tocantins 2045 para o Desenvolvimento Regional
O secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha, reforçou o caráter estratégico e de longo prazo da iniciativa. “Este não é apenas um projeto de governo, mas um projeto de Estado. Ele precisa ultrapassar gestões e garantir um planejamento sólido para o futuro. É um trabalho construído com dedicação, profundo conhecimento do Tocantins e que tem potencial para elevar o estado a outro patamar”, destacou.
O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, apontou o plano como um divisor de águas para o desenvolvimento. “O Tocantins 2045 colocado em prática, sem dúvida alguma, vai posicionar o estado em outro patamar em relação aos demais estados brasileiros”.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, ressaltou a relevância da integração entre as instituições. “Foi uma reunião produtiva, mostrando a evolução do plano e a importância do protagonismo da indústria e do comércio. O diagnóstico contempla todas as cadeias produtivas e aponta gargalos do desenvolvimento econômico, além de apresentar planos setoriais estruturantes que devem se transformar em políticas públicas”, afirmou.
Plano Tocantins 2045
O Tocantins 2045 é uma iniciativa estratégica do Governo do Tocantins, coordenada pela Sics e desenvolvida em parceria com a Unitins e a UFT, tendo apoio técnico da Fapto. O projeto tem como objetivo traçar diretrizes e metas para promover o desenvolvimento econômico sustentável do estado nas próximas duas décadas, com base em estudos, diagnósticos e projeções de crescimento.
A proposta contempla ações voltadas à diversificação e à sofisticação da economia, ao estímulo de vocações regionais, à redução das desigualdades, ao fortalecimento das capacidades da população, ao incentivo de inovação e tecnologia, sempre com foco na sustentabilidade e no respeito às gerações futuras.
Governo do Tocantins
Tocantins celebra pela primeira vez o feriado estadual do Dia do Senhor do Bonfim
Celebrada nesta sexta-feira, 15 de agosto, a data integra o calendário cultural do Tocantins, fortalece a tradição secular e impulsiona o turismo religioso

Com os objetivos de valorizar as tradições religiosas e fomentar o turismo religioso, o Tocantins celebra oficialmente, pela primeira vez, o Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual nesta sexta-feira, 15 de agosto. A data foi instituída no calendário cultural do Estado pelo governador Wanderlei Barbosa, por meio da Lei nº 4.509, em 25 de setembro de 2024, em reconhecimento à tradição secular da Romaria do Senhor do Bonfim, a maior manifestação devocional do estado, que atrai fiéis de diversas regiões do país para os municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema.
“Instituir o Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual é reconhecer o valor histórico, cultural e religioso dessa tradição tão importante para o nosso estado. Reforço meu compromisso de fortalecer essas tradições que unem as comunidades e perpetuam a fé, além de impulsionar o turismo religioso. Essa celebração é muito importante para manter viva a nossa cultura local e o desenvolvimento socioeconômico”, ressalta o governador.
O Dia do Senhor do Bonfim tem como principais objetivos valorizar as tradições religiosas e culturais do Tocantins; promover a integração sociocultural entre as comunidades locais; e fortalecer o patrimônio cultural; além de incentivar o turismo religioso.
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, destaca a relevância do feriado do Dia do Bonfim para o fortalecimento da cultura e do turismo no estado. “O Dia do Senhor do Bonfim é parte da história e da fé do povo tocantinense. A partir deste ano, celebramos oficialmente esse feriado estadual, graças à sensibilidade do governador Wanderlei Barbosa e da Assembleia Legislativa, que reconheceram a importância cultural, religiosa e turística dessa tradição. É um momento de preservação da nossa identidade e também de fortalecimento do turismo religioso, valorizando as manifestações que fazem do Tocantins um estado único”, salienta.
Neste ano, o festejo do Senhor do Bonfim teve início no dia 6 de agosto, com celebrações realizadas nos municípios de Natividade, Tabocão e Araguacema em homenagem a Nosso Senhor do Bonfim. Com o apoio do Governo do Tocantins, que reforçou a segurança para acolher os milhares de fiéis participantes da peregrinação, além de oferecer suporte e infraestrutura por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur), da Cultura (Secult) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), as atividades religiosas seguem até o dia 15 de agosto. Durante este período, são realizadas novenas, procissões, caminhadas, terços, show do Padre Fábio de Melo, no dia 13; e outras expressões de fé e devoção, encerrando com a tradicional missa campal no povoado Senhor do Bonfim.
Senhor do Bonfim
A tradição cultural da Romaria do Senhor do Bonfim surgiu em 1750, quando um vaqueiro encontrou uma imagem de Cristo crucificado em um tronco na região do povoado Bonfim. Segundo a história local, ele levou a imagem para casa, mas ela desapareceu misteriosamente e reapareceu no mesmo lugar onde foi encontrada inicialmente. Esse episódio marcou o início da devoção que, ao longo dos anos, se espalhou pela região e se consolidou como a maior festa religiosa do Tocantins.
A partir de então, a celebração reúne fiéis, peregrinos e turistas durante dias de intensa programação, incluindo terços, novenas, caminhadas e procissões. Uma das tradições mais marcantes é a romaria a pé, em que os devotos percorrem cerca de 23 km da cidade de Natividade até o povoado do Bonfim, expressando sua fé e gratidão pelas graças alcançadas. O local conta ainda com um santuário erguido em homenagem à imagem sagrada, que atrai visitantes de diversas regiões para a festividade religiosa.
Governo do Tocantins
Karynne Sotero e Luiza Brunet em roda de conversa no Jalapão
Primeira-dama Karynne Sotero promove roda de conversa com artesãs na comunidade quilombola Mumbuca, no Jalapão.
Momento contou com a participação da modelo e ativista Luiza Brunet e reforçou o protagonismo feminino.

Em uma ação voltada à valorização do papel da mulher como liderança e protagonista social, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, visitou, neste domingo, 10, a comunidade quilombola Mumbuca, em Mateiros, no Jalapão. Durante a programação, foi realizada uma roda de conversa com artesãs da comunidade, momento que contou com a participação da modelo, atriz e ativista social, Luiza Brunet.
Na ocasião, também foram entregues 50 cestas básicas arrecadadas por meio do programa Tocantins Alimenta Quem Precisa, desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps). Como parte da programação, ainda foram apresentadas as belezas naturais do Jalapão à convidada Luiza Brunet, destacando o potencial turístico da região e a importância da organização local na preservação da biodiversidade do Cerrado.
Diálogo e valorização cultural
A importância de Karynne na valorização da mulher
No coreto central da comunidade Mumbuca, dezenas de artesãs se reuniram para dialogar e fortalecer os direitos das mulheres, além de valorizar o protagonismo feminino.
Recepcionadas com cantigas autorais que narram a história do quilombo, a primeira-dama Karynne Sotero e a atriz Luiza Brunet participaram da roda de conversa, conhecendo de perto a essência comunitária e as potencialidades naturais do Cerrado, entre elas, o conhecimento sobre plantas medicinais e o rico artesanato produzido a partir do capim-dourado, planta nativa e abundante da região, símbolo da identidade cultural do Jalapão.
A primeira-dama Karynne Sotero celebrou o encontro com as mulheres jalapoeiras e enfatizou a importância da troca entre os convidados, que fortalece a cultura tocantinense e valoriza a contribuição da comunidade local. “Hoje [domingo, 10] é um dia especial, pois estamos recebendo a Luiza Brunet, que veio antes de sua agenda oficial, de terça-feira, 12, em Palmas, para conhecer o Jalapão e a história das nossas mulheres, sua força e tradição no capim-dourado. Essa visita é uma troca valiosa, pois ela leva consigo nossa cultura e a força das jalapoeiras, e nos deixa um pouco de seu conhecimento e experiência”, ressaltou.
Impressionada com a arte e a força da comunidade local, Luiza Brunet evidenciou a determinação das mulheres e o impacto do empreendedorismo feminino coletivo, que gera grande potência para a comunidade. “No Jalapão, fiquei impressionada ao conhecer o fervedouro e sentir de perto essa natureza única. Aqui, percebo o amor e a coletividade que movem essas mulheres, que produzem joias artesanais de grande valor e carregadas de ancestralidade. É um privilégio ver como tradição e cultura se unem de forma tão especial”, pontuou.
Com falas fortes, marcadas pela sensibilidade e experiências de mulheres de diferentes gerações e realidades, a roda de conversa foi um momento de conexão e fortalecimento do grupo que busca uma sociedade mais justa.
Noemi Ribeiro da Silva, a Doutora, matriarca do Mumbuca, agradeceu a visita e reforçou como esses momentos permitem levar o nome das mulheres da comunidade para patamares ainda maiores. “O nosso quilombo tem muita história, somos firmes, fortes e reforçamos a energia boa que as pessoas trazem para nossa comunidade. Foi um momento muito feliz por conhecermos a garra da nossa primeira-dama Karynne Sotero e conseguimos perceber a força da nossa convidada Luiza Brunet, o que deixa a comunidade repleta de felicidade”, salientou.
Doutora é uma referência para todo o Tocantins, herdando os saberes tradicionais por meio das plantas nativas, que a mesma define como medicina do Cerrado. Por meio de chás, garrafadas ou até mesmo o consumo de plantas, a anciã se tornou uma referência na cura de enfermos da comunidade local, fortalecendo o papel e a força feminina no Jalapão.
Acompanharam a primeira-dama na roda de conversa a 1ª subdefensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal; a deputada estadual Cláudia Lelis; a primeira-dama de Mateiros, Ana Cláudia Tavares; a primeira-dama de São Félix, Imelda Rocha Xavier; lideranças comunitárias e demais autoridades.
Por todas as Marias
O Governo do Tocantins, por meio da Seps, realiza, nesta terça-feira, 12, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, a abertura oficial da edição 2025 do projeto Por Todas as Marias. O evento, que conta com parceria com diversos órgãos, terá a palestra da atriz e ativista Luiza Brunet sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.
Criado em 2024, o projeto Por Todas as Marias busca promover mudanças de comportamento por meio da educação, com apoio de diversas instituições e a integração ao calendário escolar. A iniciativa faz parte da Rede Cuidar, unindo esforços para promover dignidade, proteção social e garantia de direitos a populações vulneráveis.
Comunidade Mumbuca
O quilombo Mumbuca, localizado no coração do Jalapão, na região rural de Mateiros, é o berço do artesanato em capim-dourado e símbolo de resistência cultural. Fundado por descendentes de escravizados, mantém vivas tradições seculares, unindo arte, história e identidade por meio do trabalho coletivo e da valorização de suas raízes.
Todo mês de setembro, o quilombo Mumbuca realiza a tradicional Festa da Colheita, aberta ao público e marcada por apresentações culturais, oficinas, rodas de conversa e degustação de pratos típicos. O evento tem o apoio do Governo do Tocantins e, durante a programação, os visitantes acompanham de perto a coleta regulamentada do capim-dourado, autorizada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); e o processo artesanal de produção de bolsas, chapéus, braceletes e artigos de decoração, em uma celebração que envolve artesãos, extrativistas, agricultores familiares e produtores rurais da comunidade.
-
Turismo6 horas atrás
Mirante Janela do Sol é inaugurado em Palmas
-
Sebrae4 dias atrás
Empreendedora reconhecida pela Forbes palestra em Porto Nacional com apoio do Sebrae Tocantins
-
Moda e Estilo1 dia atrás
Looks da Loja Peara para show Henrique & Juliano
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Avanços na alfabetização levam Tocantins ao centro do debate no Seminário Nacional, em Fortaleza
-
ALETO4 dias atrás
Associação Amigos do Palacinho é reconhecida como utilidade pública estadual