Governo do Tocantins
Workshop Estadual de Comunicação da PMTO promove integração e capacitação de Assessores da instituição
Durante três dias, o Workshop Estadual de Comunicação contou com 80 inscritos que participaram de oficinas e palestras.
Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos assessores de comunicação das Unidades, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) promoveu, entre os dias 15 e 17 de outubro, um Workshop Estadual de Comunicação, com o tema: Fortalecendo a Missão Institucional. A abertura aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa (Aleto), sendo as oficinas realizadas no auditório do Sebrae, na capital Palmas.
Com 101 inscritos, entre servidores civis, Policiais Militares da PMTO e um oficial do Corpo de Bombeiros, o Workshop foi um evento que buscou levar mais conhecimento aos presentes, além de reforçar os padrões entre as unidades, sobre temas que são essenciais para um bom desempenho na assessoria de comunicação institucional.
O intuito da Assessoria de Comunicação (Ascom) da PMTO, responsável pelo Workshop, foi de orientar as Unidades para desenvolver um trabalho planejado e unificado, de acordo com as diretrizes de comunicação instituição, assim aumentando a credibilidade e a confiança da sociedade tocantinense, visto que a população é constantemente informada dos trabalhos desenvolvidos pela PMTO.
A 5ª Seção do Estado Maior Geral da PM, ou seja, a Assessoria de Comunicação-Ascom, é responsável pela coordenação dessas atividades do sistema de comunicação da PMTO em todo o Estado. Os assessores das Unidades da PMTO fornecem à 5º Seção informações sobre ocorrências, eventos, entre outros assuntos que acontecem em suas Unidades, sendo essas informações divulgadas para sociedade tocantinense.
O Workshop Estadual de Comunicação foi elaborado pensando em capacitar e padronizar todos esses assessores da PM do Tocantins, por meio de palestras e oficinas, distribuídas nos três dias de programação.
A Comandante do CPC (Comando de Policiamento da Capital), Coronel Lourdes Cristina Coelho Rodrigues, que esteve nos três dias de Workshop, conta que esse evento foi de grande relevância para a PMTO. “A experiência no workshop foi muito positiva. Eu considero como um marco institucional por causa da importância de se uniformizar essa linguagem. O workshop foi muito bem preparado com assuntos realmente contextualizados, não só de padronização como também de construção sobre as ferramentas mais atuais para a utilização na atividade de comunicação” afirma a Coronel.
Já a Soldado Anaeth Oliveira Gurgel, lotada no 1º Batalhão (1º BPM) conta que “o workshop foi uma experiência enriquecedora, onde aprendemos sobre jornalismo, cerimoniais e o uso das mídias digitais de maneira prática e envolvente. Os palestrantes compartilharam suas vivências e dicas valiosas, enfatizando como a transparência e a empatia são fundamentais para criar laços de confiança com a comunidade”. Finalizou.
A Ascom PMTO também é composta por funcionários civis, é o caso da Kalita Vieira Marinho, lotada no 7º Batalhão (7º BPM). Ela que também participou do Workshop, conta sobre sua experiência no evento. “Pra mim foi uma experiência incrível, por ter participado e conhecido pessoas. Passar esses três dias aprimorando ainda mais meus conhecimentos, como gravar e editar um bom vídeo, elaborar um bom release, tirar uma boa foto, saber o ângulo certo entre outros temas, foi primordial para mim”, afirma a Kalita.
Mais sobre a programação
Já na abertura do Workshop, os participantes tiveram a palestra do Tenente-Coronel Flávio Jackson Ferreira Santiago, oficial e chefe do Centro de Jornalismo da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Na parte da tarde, a Chefe da Diretoria de Imprensa da Ascom PMTO, Subtenente Luana Barros, ministrou a oficina de jornalismo com o I módulo sobre o “papel do texto jornalístico como estratégia de comunicação eficiente da PMTO”. As demais jornalistas da Ascom da PMTO, também ministraram temas sobre: informações preliminares; ferramentas digitais e sua aplicação no processo de produção jornalística; e fotografia jornalística: conceitos, gêneros e sua importância.
O Workshop também teve a participação da jornalista e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor), Alessandra Bacelar, falando sobre o tema: “Transparência e ética na cobertura de grandes ocorrências policiais: o papel da imprensa e da Polícia Militar na construção de uma narrativa responsável.”
O departamento de Mídias da PMTO, que tem como chefe o Tenente Denny Souto Ribeiro, ministrou oficinas sobre redes sociais; ferramenta gratuita de design gráfico online e plataforma de criação de vídeos. Já o Departamento de Cerimonial da PMTO, que tem como chefe a Major Niceia Monteiro da Rocha Marques falou sobre como elaborar um roteiro de solenidade institucional, voltado para eventos da instituição.
O Chefe da Seção de Comunicação da Polícia Militar, o Tenente-Coronel Leonardo Teixeira, que coordenou o evento, explica a importância de uma equipe unificada. “Temos a responsabilidade de preservar a imagem institucional da nossa corporação e para isso acontecer de forma orgânica e fluida é nossa responsabilidade treinar e capacitar nossos assessores; estamos muito felizes com o sucesso do nosso seminário e com a preocupação do comando em investir na capacitação dos profissionais de comunicação da Polícia Militar.” Finalizou o chefe da Ascom, Tenente-Coronel Leonardo Teixeira.
Durante o Workshop, ocorreu gincanas que foram realizadas no decorrer dos três dias de evento. Foram dez equipes formadas, ao final do Workshop, dois aparelhos celulares foram sorteados entre os integrantes da equipe vencedora, que será utilizado nos trabalhos de assessoria da Unidade do ganhador. Todos os participantes receberam certificado.
Continue lendo