Entretenimento
Ysmir da Matutos da Noite é coroada rainha na abertura da festança com Solange Almeida

Sob o luar do Cerrado, Palmas deu início ao Arraiá da Capital 2024 na noite desta quarta-feira, 19 de junho, com uma celebração cheia de energia e tradição. A abertura da festança foi marcada pela escolha da nova rainha, Ysmir Ribeiros da Matutos da Noite. Cada junina trouxe para arena um universo de magia, e no palco principal, a cantora de forró Solange Almeida fez o público dançar com sua performance vibrante.
Ysmir com sua beleza e simpatia dominou o público e conquistou os jurados, trazendo em sua apresentação e em seu figurino a lenda da indomável fera do sertão, o boi que vira mulher. “Foram seis meses de preparação, o adereço da cabeça (a face de um boi) e essa roupa vieram de Macapá. Estou muito feliz de poder estar nessa arena calorosa e maravilhosa” disse a rainha escolhida nesta edição que ficará com o título até o próximo ano.
Para primeira princesa venceu Ana Paula Santos, da São João das Palmas. O título de segunda princesa foi para Ariane Moura, da Cafundó do Brejo. Enquanto as candidatas a rainha se apresentavam na Arena Central, o Coreto do Forró fervia com o arrasta-pé animado de Augustinho do Acordeon e Lenilton Braga, que mostraram todo o potencial dos artistas regionais, animando o público ao som da sanfona.
No palco principal da maior festança do Norte, Solange Almeida comandou a festa com sua voz poderosa e por sua presença de palco. Ela não apenas cantou, mas viveu cada canção, transmitindo emoções que acenderam os corações. Além disso, sua habilidade em misturar elementos tradicionais do forró com toques modernos cativou a todos. A festa continuou madrugada adentro com a cantora regional Sabrina Fittipaldi.
O Arraiá da Capital, realizado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) em parceria com a Federação das Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto), acontece até 24 de junho no estacionamento do Estádio Nilton Santos. Quem não puder comparecer, poderá acompanhar as festividades em transmissão ao vivo pela internet através do canal no Youtube da Prefeitura de Palmas (https://www.youtube.com/@cidadedepalmas).
Confira a programação:
20/06 – quinta feira
- Arraiá da Comunidade
- Coreto do Forró – todos os dias a partir das 19h30
- Cia Calypso
- DJ Mateus Peres
- Banda da Loirinha
- Moleca Sapeca
21/06 – sexta-feira
- Concurso das Quadrilhas Juninas (Grupo de Acesso: Encanto Luar; Pula Fogueira; Fulô do Mandacaru)
- Coreto do Forró – todos os dias a partir das 19h30
- Cleyton Farias
- DJ Mateus Peres
- Thiago Brava
- Marcos e D’Lucca
22/06 – sábado
- Concurso das Quadrilhas Juninas (Grupo Especial: Cafundó do Brejo, Estrela do Sertão, Nação Junina, Explosão Amor Caipira, São João das Palmas)
- Coreto do Forró – todos os dias a partir das 19h30
- Kadu Martins
- DJ Mateus Peres
- Pedra de Fogo
23/06 – domingo
- Concurso das Quadrilhas Juninas (Grupo Especial: Fogo na Cumbuca, Pizada da Butina, Matutos da Noite, Arrasta Pé do Liberdade)
- Coreto do Forró – todos os dias a partir das 19h30
- Clayton e Romário
- DJ Mateus Peres
- Sabino Sá e Banda
24/06 – segunda-feira
- Apuração e premiação do concurso juninas
- Coreto do Forró – todos os dias a partir das 19h30
- Trio bacana
Entretenimento
Quadrilhas do Tocantins disputam o Prêmio Melhores do Ano 2025
No Bless Centro de Eventos em Palmas, sábado 23 de agosto às 19h30, quadrilhas do Tocantins disputam 10 categorias no Prêmio Melhores do Ano 2025. Homenagem a Maria de Jesus Neres da Silva.

As quadrilhas juninas do Tocantins ocupam o centro das atenções neste sábado, 23 de agosto, às 19h30, no Bless Centro de Eventos, em Palmas. É a realização do Prêmio Melhores do Ano 2025, uma noite dedicada a celebrar talento, dedicação e a força cultural dos grupos que mantêm viva a identidade junina. O prêmio conta com patrocínio de edital da Lei Aldir Blanc, via Secretaria da Cultura e Ministério da Cultura.
Homenagem
A premiação deste ano leva o nome Prêmio Melhores do Ano 2025 — Maria de Jesus Neres da Silva, primeira marcadora de quadrilha junina do Tocantins, reconhecendo seu legado para o movimento junino.
Categorias
- Melhor Quadrilha
- Melhor Casamento Tema
- Melhor Coreografia
- Melhor Figurino
- Melhor Repertório Musical
- Melhor Equipe de Apoio
- Melhor Marcador
- Melhor Casal de Noivos
- Melhor Casal de Reis
- Melhor Rainha
Quadrilhas concorrentes
Malacabados, Encanto do Luar, Tradição Matuta, Império Nordestina, Estação Arte e Cultura EAC Junina, Encanto Luar, Cafundó do Brejo, Arrasta Pé do Liberdade, Matutos da Noite e São João das Palmas.
Avaliadores e atrações
O júri reúne profissionais do Tocantins e de outros estados como Wênia Sonály Mnezes PB, Hallyson Melo PE, Monyele Nascimento DF, Kelcya Almeida PI e Ana Dias PA. A noite terá shows de Viny da Maré e DJ Tom.
Como serão escolhidos os vencedores
A escolha acontecerá em duas etapas. Primeiro, um júri técnico definirá os finalistas. Em seguida, haverá votação popular online. A revelação dos campeões será feita na cerimônia de gala, com apresentações culturais, entrega de troféus e premiação em dinheiro.
- Data sábado 23 de agosto
- Horário 19h30
- Local Bless Centro de Eventos Palmas TO
Leia também
Entretenimento
Melhores noivos do Brasil consagram casal de Palmas
“Trindade e Jaqueline Guimarães, da Matutos da Noite de Taquaruçu, são eleitos Melhores Noivos do Brasil no Concurso Nacional de Destaques Juninos no Rio de Janeiro.

Os dançarinos juninos Trindade e Jaqueline Guimarães, integrantes da quadrilha Matutos da Noite, de Taquaruçu, distrito de Palmas TO, foram consagrados como Melhores noivos do Brasil no Concurso Nacional de Destaques Juninos, realizado no Rio de Janeiro em 16 e 17 de agosto.
O evento reuniu representantes de várias regiões do País, premiou destaques em diferentes categorias e coroou o casal tocantinense como referência nacional na interpretação dos tradicionais noivos de quadrilha.
Apresentação emociona e reforça tradição junina
Com emoção, sintonia cênica e autenticidade cultural, Trindade e Jaqueline conquistaram o júri, reforçando o talento da Matutos da Noite, um dos grupos mais reconhecidos do Tocantins, e valorizando a força das tradições juninas da região Norte.
Depoimentos
“Nós viemos representando não apenas a Matutos da Noite, mas também o Tocantins e toda a cultura junina do nosso estado. Cada passo que demos foi pensado para mostrar a força da nossa tradição e a dedicação de todos que mantêm viva essa paixão.” — Trindade
“É fruto de muito ensaio, de noites dedicadas e de um amor profundo pela cultura junina. Esse título não é só nosso, é de cada brincante, costureira e músico que faz parte dessa família junina.” — Jaqueline Guimarães
Leia também
Entretenimento
Viola de buriti ganha site em Taquaruçu no Café com Viola
Viola de buriti ganha um espaço permanente na internet para registrar história e mestres. Foto divulgação

Um dos símbolos da cultura tocantinense, a viola de buriti ganha um espaço permanente na internet para registrar história, tradições e mestres. O Café com Viola, neste sábado 23 de agosto, no Pote de Ouro Arts, em Taquaruçu, terá como ponto alto o lançamento do site da viola de buriti, plataforma dedicada à preservação e difusão desse patrimônio.
Plataforma preserva memória e mestres
O site reunirá informações sobre origem do instrumento, técnicas de confecção, depoimentos de mestres e violeiros e conteúdos audiovisuais que registram a importância da viola de buriti para comunidades do Tocantins e do Cerrado.
Depoimento
Para o artesão violeiro Wanderley Batista, que atua na construção do instrumento e na articulação de violeiros, o lançamento é um marco para a preservação cultural. “A viola de buriti é parte da nossa identidade, mas poucos conhecem sua história e seu valor. Com o site, queremos garantir que esse conhecimento chegue às novas gerações e seja reconhecido como um bem cultural de todos os tocantinenses”, afirmou.
Programação cultural e show Violas Brasileiras
Além do lançamento, a programação terá mesa redonda sobre a viola de buriti como patrimônio cultural do Tocantins, apresentações de violeiros, roda de conversa e o show Violas Brasileiras, com o duo André Moraes e César Petená, que apresentam a diversidade de sete violas brasileiras e incluem a viola de buriti.
- 9h30 abertura mesa redonda A viola de buriti como Patrimônio Cultural do Tocantins vozes saberes e resistência
- 10h30 lançamento do site da viola de buriti
- 14h30 apresentação dos violeiros
- 17h30 café com os violeiros roda de conversa
- 18h show Violas Brasileiras com André Moraes e César Petená
Realização e patrocínio
O Café com Viola é uma realização da WanderleyArt, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Tocantins, via Secretaria da Cultura e Governo do Tocantins.
Leia também
-
Social5 dias atrás
Vantuil Junior fala do Show de Henrique & Juliano em Palmas
-
Social2 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Social5 dias atrás
Carlos Alberto e Caroline Marques celebram noivado
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Entretenimento4 dias atrás
Exposição “ENTREMEIO” chega a Palmas após sucesso em Goiânia com novas obras e experiências imersivas