Turismo
10 dicas para desbravar a Floresta Amazônica
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/07/turismo-1000x600.png&description=10 dicas para desbravar a Floresta Amazônica', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Cristalino Lodge oferece tranquilidade aos visitantes, atividades ambientais, passeios, conforto e o melhor da gastronomia típica da Amazônia mato-grossense
A Floresta Amazônica, rica em biodiversidade e beleza natural, atrai aventureiros e amantes da natureza de todo o mundo. Sua importância ecológica a transforma em um tesouro a ser desvendado por aqueles que buscam uma experiência única e memorável. Contudo, ao embarcar nessa jornada, é primordial considerar aspectos fundamentais para garantir uma visita segura e sustentável, a fim de preservar sua integridade e minimizar o impacto ambiental. Confira 10 dicas para desbravar a Floresta Amazônica da melhor forma:
- Escolha a melhor época para viajar: a Floresta Amazônica é um destino incrível durante todo o ano, entretanto, apresenta duas estações distintas – a verde e a seca. Durante a estação verde (de dezembro a maio) as chuvas são mais frequentes, transformando as paisagens em uma paleta de tons verdes vibrantes. Os rios transbordam, criando cenários dignos de cartões postais e possibilitando o acesso a algumas áreas remotas com passeios de barco. Já na estação seca (de junho a novembro) é considerada a melhor época do ano para muitos viajantes. Nesse período, as chuvas diminuem significativamente, deixando os céus mais claros e as trilhas mais acessíveis.
- Hospedagem no Cristalino Lodge: comece a sua experiência de imersão na Amazônia escolhendo o Cristalino Lodge como sua base. Localizado em uma reserva particular de 11 mil hectares, este lodge oferece acomodações confortáveis e ecologicamente conscientes, além de uma série se serviços que tornam a jornada mais simples, como transfer do aeroporto até o hotel, guias especializados para trilhas e demais passeios pela floresta, canoagem e torres de observação para apreciar a vista e os pássaros.
- Trilhas pela mata: o hotel sugere diferentes trilhas pela reserva de níveis fácil a moderado e podem ser feitas por pessoas de todas as idades. As trilhas não são longas, tendo geralmente entre 2 e 4 quilômetros. A proposta é se divertir, aproveitar a natureza e descobrir a floresta conforme os guias mostram as aves, plantas, macacos e curiosidades da mata. Entre elas está a “Trilha do Cacau”, com duração de 3 a 4 horas, ela é acessível a partir de um curto passeio de barco, passando por uma região de Floresta de Terra Firme e de Floresta de Transição, cruzando pequenos riachos que se tornam completamente secos durante alguns meses do ano.
- Aventura na canoagem: por ser uma atividade silenciosa, muitas vezes pode-se observar aves e macacos nas margens dos rios com mais facilidade. Como as reservas do Cristalino protegem uma enorme área, pode-se desfrutar dessa atividade com privacidade para se conectar com a beleza do lugar. Durante a estação verde, existem duas atividades adicionais: canoagem sobre o rio Encantado, um frondoso e estreito rio de águas verdes que percorre uma magnífica Floresta de Terra Firme, e canoagem na mata de Igapó, um passeio dentro da Floresta de Igapó, atravessando árvores centenárias, na qual pode-se observar macacos e aves remando no coração da floresta.
- Birdwatching (observação de aves): a Amazônia abriga uma incrível diversidade de aves, incluindo espécies raras e endêmicas. Os entusiastas da observação encontrarão um verdadeiro paraíso ornitológico e poderão avistar araras, tucanos, gaviões e muitos outros pássaros coloridos. Durante a época de seca, com a escassez de água dentro da floresta, as pocinhas são um dos poucos locais onde esse recurso pode ser encontrado na floresta, sendo, portanto, visitadas por diversas aves raras, incluindo algumas espécies das famílias Thamnophilidae, Pipridae, Dendrocolaptidae e Tinamidae.
- Observação de animais silvestres: além das aves, a fauna amazônica inclui uma variedade impressionante de mamíferos, répteis e anfíbios. Os visitantes poderão ver de perto macacos, antas, preguiças, jacarés e, se tiver sorte, até mesmo o jaguar. Esteja preparado com binóculos e câmera para capturar esses momentos mágicos.
- Descubra árvores e plantas únicas: a Floresta Amazônica é uma das regiões mais ricas em biodiversidade do planeta, e seu reino vegetal é um espetáculo à parte. Durante sua viagem à Amazônia, conheça árvores gigantescas, como a seringueira, que foi historicamente a fonte do látex usado na produção de borracha, e a sumaúma, uma das maiores do mundo, com suas raízes aéreas e tronco maciço, além de inúmeras plantas medicinais e outras que sustentam a vida na floresta.
- Desfrute da culinária local: a gastronomia amazônica é uma fusão de influências indígenas, africanas e europeias, criando uma diversidade de pratos únicos e deliciosos, que refletem a cultura e os recursos naturais disponíveis na floresta. O cardápio do Cristalino foi planejado para proporcionar uma autêntica experiência amazônica. Utilizando os melhores ingredientes da floresta e técnicas internacionais, buscando respeitar a cozinha local e realçar a simplicidade de cada sabor.
- Respeite e preserve o meio ambiente: ao visitar a Floresta Amazônica, lembre-se sempre de respeitar a natureza e seguir as diretrizes do turismo sustentável. Evite deixar lixo, não perturbe os animais e procure contribuir para a preservação da região.
- Desconexão digital e conexão com a natureza: aproveite a oportunidade para desconectar-se da vida agitada e se conectar verdadeiramente com a natureza ao seu redor. Deixe de lado dispositivos eletrônicos e mergulhe na serenidade da floresta, absorvendo toda a energia revigorante que ela oferece.
Sobre o Cristalino Lodge
O Cristalino Lodge é um destino privilegiado na Amazônia para amantes da natureza. O hotel está localizado em Alta Floresta, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 11.399 hectares – uma área seis vezes maior do que o arquipélago de Fernando de Noronha. Só de aves, são quase 600 espécies catalogadas, muitas delas raras para a ciência. A alta biodiversidade da região atrai visitantes do mundo todo em busca de conforto e contato com a floresta autêntica no coração do Brasil.
O Cristalino Lodge possui 18 bangalôs abastecidos com energia solar, duas torres de observação, mais de 30km de trilhas para passeios guiados e atividades como canoagem e banho de rio no deck flutuante. A gastronomia Amazônica, assinada pelo renomado Chef Fábio Vieira, complementa a experiência no hotel com muito estilo. Desde 1990, a Fundação Ecológica Cristalino contribui com o lodge no desenvolvimento de programas de conservação, educação e pesquisa em prol da biodiversidade. Eleito pela National Geographic Traveler como um dos 25 melhores ecolodges do mundo, o Cristalino Lodge recebeu o certificado GreenLíderes TripAdvisor na categoria Platinum e foi vencedor do prêmio de sustentabilidade da Brazilian Luxury Travel Association – BLTA.
Você pode gostar
Gastronomia
UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo
UOL celebra a 2ª edição do Prêmio Nossa e elege os melhores bares e restaurantes de São Paulo, em evento no Blue Note.
Publicadas
21 horas atrássobre
22/10/2025Por
Jaciara Barros
Evento reconheceu os melhores bares e restaurantes da capital paulista, com votação popular e júri especializado, em noite de celebração no Blue Note São Paulo.
Na cidade que concentra quase um terço dos bares e restaurantes do país, sair para comer e beber é mais que um hábito — é uma celebração cultural.
Foi nesse clima que, na noite de 20 de outubro, aconteceu a segunda edição do Prêmio Nossa de Bares e Restaurantes, no Blue Note São Paulo.
O evento tem curadoria do Nossa, plataforma de lifestyle do UOL, e contou com patrocínio da 99Food.
Celebração da gastronomia paulistana
A premiação destacou os melhores endereços da capital paulista a partir de dois critérios: o voto popular, encerrado em 8 de agosto, e a avaliação de um júri especializado formado por 60 críticos, jornalistas e influenciadores gastronômicos.
A cerimônia foi conduzida pelo cozinheiro e influenciador Mohamad Hindi e pela jornalista Fabíola Cidral, apresentadora do UOL News.
Juntos, eles reuniram representantes do setor gastronômico e personalidades da cultura paulistana.
“A gastronomia é um dos modos mais genuínos de viver São Paulo. O Prêmio Nossa traduz essa experiência, combinando a voz do público e o olhar dos especialistas. O resultado é um guia que nasce da cidade para a cidade”, afirmou Paulo Samia, CEO do UOL.
Vencedores pelo voto popular
- Melhor bar para petiscar: Veloso
- Melhor boteco: Tantin Bar & Cozinha
- Melhor pizzaria: Pizza Chena
- Melhor restaurante italiano: Vicolo Nostro
- Melhor hamburgueria: Coringa do Beco
Vencedores pelo júri especializado
- Melhor boteco: Moela
- Melhor bar de drinques: The Liquor Store
- Melhor bar de vinhos: Sede261
- Melhor bar para petiscar: Bar do Luiz Fernandes
- Melhor bar com música: Matiz
Destaques gastronômicos
- Melhor pizzaria: Carlos
- Melhor restaurante italiano: Fame
- Melhor hamburgueria: Z Deli
- Melhor restaurante de carnes: Osso
- Melhor restaurante brasileiro: Tordesilhas
- Melhor restaurante japonês: Aizomê
- Melhor restaurante árabe: Make Hommus. Not War
- Melhor restaurante bom e barato: Mapu
Prêmios especiais
- Melhor bar: Tan Tan
- Melhor bartender: Caio Carvalhaes (Tan Tan)
- Melhor restaurante: Tuju
- Melhor chef: Ivan Ralston (Tuju)
Os vencedores refletem a pluralidade e o dinamismo da gastronomia de São Paulo, que se mantém como uma das mais vibrantes e criativas do mundo.
Mais notícias de Gastronomia & Cultura
Turismo
Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo
Cetur Tocantins participa da oficina do Programa Vai Turismo da CNC, fortalecendo políticas públicas para o setor turístico estadual.
Publicadas
3 dias atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo (Cetur-TO), participou da Oficina do Programa Vai Turismo, promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Realizada na modalidade online, a oficina reuniu representantes de diversas instituições ligadas ao trade turístico tocantinense e contou com a participação do presidente do Cetur Tocantins, Marcelo Perim, que destacou a importância da iniciativa para a construção de políticas públicas integradas e sustentáveis voltadas ao setor.
“O Vai Turismo é uma oportunidade de unir esforços entre o poder público, a iniciativa privada e as entidades do Sistema Comércio. O Tocantins tem um enorme potencial turístico e é fundamental que nossas propostas sejam ouvidas na formulação de políticas que gerem desenvolvimento, emprego e renda”, ressaltou Marcelo Perim.
A atividade foi a primeira etapa da mobilização nacional promovida pela CNC para a elaboração de um documento com propostas de políticas públicas voltadas ao fomento do turismo, que será apresentado aos candidatos nas eleições de 2026.
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins, por meio do Cetur, tem atuado de forma permanente no fortalecimento do turismo estadual, promovendo qualificação profissional, inovação e sustentabilidade como pilares para o desenvolvimento regional.
O Programa Vai Turismo tem como objetivo mobilizar os estados na construção da Agenda Nacional do Turismo, promovendo o diálogo entre diferentes setores e consolidando estratégias que fortaleçam o turismo como fator de desenvolvimento econômico e social em todo o país.
A iniciativa reforça o papel do Sistema Comércio como agente transformador, estimulando o crescimento sustentável e a geração de oportunidades para profissionais e empresas do setor turístico.
📍 Saiba mais sobre as ações do Cetur Tocantins e os projetos do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no fortalecimento do turismo estadual em www.sescto.com.br.
Turismo
Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025
Inscrições se encerram 15 de outubro; evento é oportunidade única para bares ganharem visibilidade e atrair novos clientes
Publicadas
1 semana atrássobre
15/10/2025Por
Jaciara Barros
Empreendedores do setor de alimentação fora do lar têm até o dia de hoje (15 de outubro) para se inscrever no Festival Bar em Bar 2025, promovido pela Abrasel. Esta é a reta final para garantir presença em um dos maiores eventos gastronômicos do país, que neste ano acontece de 30 de outubro a 16 de novembro, com o tema “A cidade inteira cabe no bar”. |
O festival é uma vitrine nacional para bares e botecos que desejam ampliar sua visibilidade, atrair novos públicos e impulsionar o faturamento. A participação ainda estimula a integração a uma rede que valoriza os bares como espaços de convivência e criatividade.
“O festival enaltece a cultura dos bares, que está enraizada no povo brasileiro. Ele valoriza os estabelecimentos, trazendo um convite à inovação no cardápio e no atendimento, além de dar mais visibilidade e promover a captação de clientes. É uma oportunidade de celebrar a força dos bares em todo o país e aumentar o faturamento dos negócios”, afirma Lucas Pêgo, líder de Desenvolvimento na Abrasel.
O evento, que chega à sua 19ª edição, convida os estabelecimentos a explorarem ingredientes regionais e receitas autorais que traduzam a alma de cada canto do país. Empresários que já participaram destacam o impacto positivo do festival na movimentação do salão e na fidelização de clientes.
Sócio do Pirata Bar, em Fortaleza (CE), Taiene Righetto conta que o negócio já participa do Bar em Bar há 10 edições, e que ele opera um papel importante em fortalecer o relacionamento com o público. “O festival atrai novos clientes e reacende o interesse de quem já nos conhece. Muita gente vem por curiosidade de experimentar o prato do festival e acaba virando cliente fiel”.
“O faturamento também cresce de forma consistente. É um momento em que conseguimos vender mais, movimentar a equipe e até criar novas oportunidades. Alguns pratos que foram destaque no festival acabaram entrando de vez no cardápio”, completa.
Taiene também destaca o ganho de imagem como um dos principais fatores positivos. “Participar do Bar em Bar coloca o estabelecimento em evidência, gera mídia espontânea, dá orgulho à equipe e cria um clima de celebração na casa. Também é uma excelente chance de trocar experiências com outros empresários do setor e fortalecer a nossa rede”.
Para esta edição, o empresário revela que as expectativas são as melhores possíveis. “A cada ano o festival cresce, atrai mais público e ganha mais relevância. Estamos preparando um prato especial e uma experiência ainda melhor para os clientes. Acreditamos que será mais uma edição de muito sucesso, tanto para o nosso negócio quanto para todo o setor de bares e restaurantes de Fortaleza”.
Com o encerramento das inscrições se aproximando, é importante estar atento ao prazo: hoje é o último dia para negócios de todo o Brasil firmarem sua participação. Garanta sua vaga agora mesmo clicando aqui.
Serviço
Período de inscrições: 15/set a 15/out
Período de realização: 30/out a 16/nov
Mais informações: barembar.com.br

Registro fotográfico do Talk Show sobre Empreendedorismo Feminino

Feira de Touros Nelore JAL tem apoio do Sistema FAET/SENAR em Araguaçu

Interfaces entre Justiça, Saúde Mental e Socioeducação no TJTO

Floratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário

Tocantins em Concerto emociona Goiânia com música e poesia

Turismo de Base Comunitária impulsiona o Jalapão e o Tocantins

Projeto Ligados entrega mais de 200 geladeiras para tocantinenses

Servidores e deputados fazem ato simbólico na Aleto em alerta contra o câncer

Sabin promove debate sobre avanços na prevenção e no controle das doenças respiratórias em Palmas

Seminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins

“Atômico”: entre o caos e a arte, Chico Chokolate lança videoclipe dirigido por Nival Correia

Tocantins Parcerias promove palestra sobre saúde mental no Outubro Rosa

Projeto Cena Dramática seleciona estudantes da rede pública

Minas Trend 2025 deve gerar mais de R$ 30 milhões em negócios

UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo

A Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial

Luiz Fux formaliza pedido para integrar a 2ª Turma do STF

UPA Norte passa por manutenção elétrica nesta quinta (23)

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II

Registro fotográfico do Talk Show sobre Empreendedorismo Feminino

Feira de Touros Nelore JAL tem apoio do Sistema FAET/SENAR em Araguaçu

Interfaces entre Justiça, Saúde Mental e Socioeducação no TJTO

Floratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário

Tocantins em Concerto emociona Goiânia com música e poesia

Turismo de Base Comunitária impulsiona o Jalapão e o Tocantins

Projeto Ligados entrega mais de 200 geladeiras para tocantinenses

Servidores e deputados fazem ato simbólico na Aleto em alerta contra o câncer

Sabin promove debate sobre avanços na prevenção e no controle das doenças respiratórias em Palmas

Seminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins

“Atômico”: entre o caos e a arte, Chico Chokolate lança videoclipe dirigido por Nival Correia

Tocantins Parcerias promove palestra sobre saúde mental no Outubro Rosa

Projeto Cena Dramática seleciona estudantes da rede pública

Minas Trend 2025 deve gerar mais de R$ 30 milhões em negócios

UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo

A Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial

Luiz Fux formaliza pedido para integrar a 2ª Turma do STF

UPA Norte passa por manutenção elétrica nesta quinta (23)

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II

Registro fotográfico do Talk Show sobre Empreendedorismo Feminino

Feira de Touros Nelore JAL tem apoio do Sistema FAET/SENAR em Araguaçu

Interfaces entre Justiça, Saúde Mental e Socioeducação no TJTO

Floratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário

Tocantins em Concerto emociona Goiânia com música e poesia

Turismo de Base Comunitária impulsiona o Jalapão e o Tocantins

Projeto Ligados entrega mais de 200 geladeiras para tocantinenses

Servidores e deputados fazem ato simbólico na Aleto em alerta contra o câncer

Sabin promove debate sobre avanços na prevenção e no controle das doenças respiratórias em Palmas

Seminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins

“Atômico”: entre o caos e a arte, Chico Chokolate lança videoclipe dirigido por Nival Correia

Tocantins Parcerias promove palestra sobre saúde mental no Outubro Rosa

Projeto Cena Dramática seleciona estudantes da rede pública

Minas Trend 2025 deve gerar mais de R$ 30 milhões em negócios

UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo

A Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial

Luiz Fux formaliza pedido para integrar a 2ª Turma do STF

UPA Norte passa por manutenção elétrica nesta quinta (23)

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II
DESTAQUES
- Economia1 dia atrás
Maya Negócios Imobiliários inicia nova fase
- Social3 dias atrás
Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
- Moda e Estilo16 horas atrás
Floratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário
- Cultura21 horas atrás
A Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial
- Social2 dias atrás
Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche