Cultura
10ª edição do Festival de Circo de Taquaruçu anuncia programação

Respeitável público, o 10ª Festival de Circo de Taquaruçu se aproxima com a temporada de atrações dos quatro cantos do País, de 26 de junho a 02 de julho. A programação no alto da serra vai contar com atividades no Centro Cultural Circo Os Kaco, Praça Joaquim Maracaípe e com itinerância nas ruas e escolas do distrito. Todas as atrações são gratuitas e com classificação livre.
Com muita magia, história, arte e diversão, estão previstas apresentações circenses, oficinas, rodas de conversas, shows musicais, atividades de educação ambiental e brincadeiras para toda a família. O tema deste ano é “10 anos com um Norte” e acontecerá no sábado às 19h uma celebração aos dez anos de trajetória do festival. E como todos os anos terão os espetáculos tão esperados, Noites do Fogo, Noite de Gala e Noite da Palhaçada.
As atividades começam com um ESQUENTA COMUNIDADE nos dias 26, 27 e 28 com as itinerâncias nas escolas. A programação principal vai contar com atrações nacionais e internacionais da Venezuela, Argentina e Colômbia e ainda os espetáculos Jerônimo Show – Circo Caramba (SP), A RIsita – Coletivo FusCirco (CE) e Espetáculo MalabaRindo – Cia MB Circo (SP). Do Tocantins haverá apresentações culturais como o projeto musical Vereda, o espetáculo teatral Maria Julieta e Zé Romeu com o Grupo Um Ponto Dois, shows musicais com a banda Boca de Cantora e Os Piabas, Paraíba dos 8 baixos e as atrações do Circo Os Kaco. O evento também terá o show As Fulô do Cerrado diretamente de Brasília.
Nas atividades socioambientais a programação conta com o Adventure Circus, que consiste em um turismo de experiência com visita guiada e o Permacirco que o objetivo é educar e transformar a comunidade circense e interessados em permacultores acreditando no forte potencial de difusão da educação ambiental com nosso público.
A realização é do Circo Os Kaco com produção executiva da IUNA Criativa. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, através da Agência de Turismo de Palmas (Agtur) e parcerias com o Capim Dourado Shopping, Zap Fibra e Círculo Filmes. Confira a programação abaixo.
Tradição
O picadeiro mais conhecido do Norte do País tornou-se referência até mesmo internacionalmente nestes dez anos de história, com mais de 600 artistas, 10 países, 20 estados brasileiros, cerca de 300 trabalhadores da cena e 50 voluntários, oferecendo programação de altíssima qualidade artística e técnica para mais de 50 mil pessoas.
De acrobacias ousadas a contorções alucinantes, o festival se tornou um ponto de acesso global para entusiastas de circo e aficionados por entretenimento. “Um caldeirão de culturas, cada um adicionando seu talento único e influências culturais ao espetáculo”, anuncia o diretor artístico do Circo Os Kaco e organizador do evento, Kadu Oliviê. A produtora executiva do Festival de Circo de Taquaruçu, Marcela Pultrini, complementa que os 10 anos de sucesso do Festival confirmam a importância da arte circense como bem cultural para a comunidade.
Programação
Segunda-feira,26/06
Local: Escola Municipal Crispim Pereira Alencar
10h: Espetáculo Palha Assada – Circo Os Kaco (TO)
Local: CEMEI Ana Luiza de Araujo Napunuceno
14h: Espetáculo Palha Assada – Circo Os Kaco (TO)
Terça e Quarta feira 27 e 28/06
Local: Circo Os Kaco
18h Ensaio aberto do Bloco Socapino
Quinta-feira, 29/06
Local: Centro Cultural Circo Os Kaco
9 horas: Adventure Circus
14 horas: Roda de conversa Circo Brasileiro
19h30: Intervenção Circense
20 horas: Espetáculo Jerônimo Show – Circo Caramba (SP)
21 horas: Projeto Vereda (TO)
21h30: Espetáculo Maria Julieta e Zé Romeu – Grupo Um Ponto Dois (TO)
22h30: Show Paraíba dos 8 baixos (TO)
Sexta-feira, 30/06
Local: Centro Cultural Circo Os Kaco
9 horas: PermaCirco
15 horas: Oficinas
Local: Teatro de Arena/ Praça Joaquim Maracaípe
19h30: Espetáculo A RIsita – Coletivo FusCirco (CE)
20h30: Noite do Fogo
21h30: Show As Fulô do Cerrado (DF)
Sábado,1º/07
Local: Centro Cultural Circo Os Kaco
15 horas: Oficinas
17 horas: Cortejo Cultural
Local: Teatro de Arena/ Praça Joaquim Maracaípe
19 horas: Comemoração 10 anos
20 horas: Noite de Gala
22 horas: Show Boca de Cantora e os Piaba (TO)
Domingo, 02/07
Local: Centro Cultural Circo Os Kaco
15 horas: Capoeira não é só jogo! – Roda, musicalidade, oralidade com Mestre Matoso (TO)
Local: Teatro de Arena/ Praça Joaquim Maracaípe
18h30: Espetáculo MalabaRindo – Cia MB Circo (SP)
19h30: Noite da Palhaçada
Cultura
Exposição “SALVE O CERRADO” será inaugurada em Palmas, trazendo reflexão sobre o bioma

No próximo dia 08 de agosto, às 19 horas, a Galeria NILA – Núcleo Integrado de Literatura e Arte do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, sediada na Fundação Cultural de Palmas, abrirá suas portas para a exposição “SALVE O CERRADO”.
A mostra reúne obras dos artistas Júlia d´Paula
Núbio Brito, que convidam o público a refletir sobre o meio ambiente, a sociedade e a rica biodiversidade do Cerrado brasileiro.
Com curadoria da artista visual e Mestre em Comunicação e Sociedade, Luara Aquino, a exposição apresenta pinturas em óleo sobre tela que capturam a essência da fauna e flora do Cerrado. As obras retratam animais, frutos e flores, utilizando cores vibrantes e pinceladas expressivas que destacam a diversidade e as riquezas naturais desse bioma único.
“Salve o Cerrado” não é apenas uma celebração das belezas naturais; é também um alerta urgente e um apelo contra as ações que ameaçam a vida e a biodiversidade do Cerrado. A exposição busca sensibilizar o público para a importância de preservar e conservar as espécies em risco de extinção.
Serviço:
- Exposição: “SALVE O CERRADO”
- Artistas: Júlia d´Paula e Núbio Brito
- Curadoria: Luara Aquino
- Data de Abertura: 08 de agosto de 2024, às 19h
- Local: Galeria do Núcleo Integrado de Literatura e Arte – NILA, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho – Fundação Cultural de Palmas
- Visitação: De 08 a 30 de agosto de 2024
- Horário: Das 09h às 19h
- Cidade: Palmas – Tocantins
- Apoio Cultural: Fundação Cultural de Palmas – TO
- Realização: Galeria Júlia d´Paula
Para mais informações:
- Telefone/WhatsApp: (63) 98512-5022
- Instagram: @juliadpaulaartista
- E-mail: juliadpaulabelasartes@gmail.com
Cultura
Recanto Oriental recebe a exposição fotográfica “Urucum: Sagrado Vermelho”

Além da exposição assinada por Emerson Silva, será exibido o documentário “Festa do Peixe e da Lontra – Histórias do Povo Krahô”
A Pousada Recanto Oriental recebe, a partir desta sexta, 5 de julho, a nova exposição do repórter fotográfico Emerson Silva. A abertura será às 19 horas, e inclui exibição do documentário “Festa do Peixe e da Lontra – Histórias do Povo Krahô” (Tep mẽ Têêre jõ amjĩkĩn – Mẽhĩ jujarẽn xà).
A mostra apresenta a relação entre alguns povos indígenas do Tocantins e o Urucum, planta nativa da América Tropical utilizada há séculos para pintura corporal, ornamentação de utensílios, corante alimentar e fins medicinais.
“O objetivo é mostrar a importância do Urucum na cultura e na vida cotidiana dos povos indígenas do Tocantins”, explica Emerson Silva. “As imagens capturam a coleta, o processamento e a utilização do Urucum, buscando sensibilizar o público para a preservação da biodiversidade e promover reflexões sobre as relações entre sociedade e meio ambiente.”
A exposição, que será montada no Restaurante Recanto, reúne 20 fotos dos povos Karajá e Krahô, registradas entre 2002 e 2023. Todas as imagens estarão à venda. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
Marcos Luz, diretor da Tekoá Brasil, empresa administradora da pousada, ressalta que a parceria com o povo Krahô teve início em 2017, com projeto de desenvolvimento e execução de um roteiro de etnoturismo. “Conheci o Emerson Silva em 2019, quando apresentamos o roteiro oficialmente ao Governo do Tocantins e, desde então, ele tem sido um grande parceiro. Receber esta exposição é uma grande honra”, ressalta.
Documentário
A Festa do Peixe e da Lontra é uma das celebrações do Povo Indígena Krahô na qual é encenada uma das histórias da Cosmologia dessa Etnia. A história conta a saga de um jovem Krahô que foi devorado por uma Sucuri e ao ser regurgitado pelo animal inicia sua aventura por um fantástico mundo subaquático, uma jornada espiritual onde homens e animais cooperam entre si.
A Festa do Peixe e da Lontra é um momento importante da cultura do povo Krahô, que vive na terra indígena localizada entre os municípios de Goiatins e Itacajá, no Tocantins. Representa a conexão dos Krahô com suas tradições, o fortalecimento de sua identidade cultural e a celebração da vida em comunidade.
Com 36:54 minutos de duração, o documentário é fruto do projeto de residência cultural Sesc Convida, com a Associação Cultural Hotxwa Cia Hiken. O lançamento oficial ocorreu no último dia 29 de junho, na Aldeia Manoel Alves.
“Festa do Peixe e da Lontra – Histórias do Povo Krahô” (Tep mẽ Têêre jõ amjĩkĩn – Mẽhĩ jujarẽn xà) tem como guardião da história José Dilson Cuxý Krahô. A direção geral é assinada por Emerson Silva, que incluiu no projeto vários jovens da Aldeia Manoel Alves.
Sobre o autor
Emerson Silva nasceu em São Paulo e reside em Palmas desde 1995. Atua como repórter fotográfico e fotodocumentarista há mais de 20 anos, sendo um apaixonado pela cultura popular e tradicional tocantinense.
Ao longo de sua carreira, Silva conquistou diversos prêmios nacionais de fotografia e realizou exposições no Brasil e no exterior. Entre seus destaques, está a participação na exposição “Mulheres que Fazem a Diferença (Women That Make a Difference)”, na ONU, no Palácio das Nações Unidas em Genebra, Suíça.
Serviço:
Exposição: Urucum: Sagrado Vermelho
Expositor: Emerson Silva
Abertura: 5 de julho
Horário: 19h – Abertura, com visitação e exibição do documentário no auditório da pousada
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Local: Pousada Recanto Oriental, Loteamento Santa Fé, lote 40-C (próximo ao ponto de chegada da tirolesa)
Cultura
11º Festival de Circo de Taquaruçu será realizado de 04 a 07 de Julho com artistas de todo o País e da América Latina

A 11ª edição do Festival de Circo de Taquaruçu já tem agenda confirmada: de 20 a 25 de junho nas escolas públicas de Taquaruçu e de 04 a 07 de julho aberto ao público no Centro Cultural Circo Os Kaco e na Praça Maracaípe em Taquaruçu.O evento vai reunir mais de 50 artistas regionais, nacionais e internacionais. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade visando a formação circense e a formação de público. A realização é do Circo Os Kaco com produção executiva da produtora IUNA Criativa e apoio da Prefeitura de Palmas.
O picadeiro mais conhecido do Norte do País, o Festival de Circo vai receber neste ano uma diversidade de atrações circenses como também, quadrilha junina, grupo de capoeira, oficinas, cortejos e apresentações culturais, sendo as atrações dos estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e ainda dos países Argentina e Colômbia.
O tema do Festival nessa edição é “Circo Social”, para trazer em evidência o projeto que há 11 anos transforma a realidade de muitas crianças e adolescentes de Taquaruçu. E a novidade dessa edição é que, para além das atividades com as crianças, o Circo os Kaco proporcionou, durante todo o primeiro semestre, uma formação para adultos chamada Projeto Formação de Arte Educadores – Multiplicadores do Circo Social. No projeto, em parceria com a Universidade do Tocantins, 17 estudantes tiveram a oportunidade de aprender de forma gratuita os pilares básicos da Arte- Educação.
O resultado desse projeto poderá ser visto durante a programação do 11º Festival de Circo de Taquaruçu, com a apresentação da Mostra TaquaruCirco no dia 06 de junho, sábado às 19hs na Praça Maracaípe.
De acrobacias ousadas a contorções alucinantes, o festival se tornou um ponto de acesso global para entusiastas de circo e aficionados por entretenimento. A produtora executiva do Festival de Circo de Taquaruçu, Marcela Pultrini, confirma a importância da arte circense como bem cultural para a comunidade. “O diferencial de agregar uma diversidade de manifestações,como o teatro, a dança e a música”, relata.
Programação nas Escolas
Neste contexto, para este ano teremos apresentações em escolas públicas de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, de 20 a 25 de Junho. Serão 08 espetáculos oferecidos para 04 escolas da região contemplando aproximadamente um público de quase 2000 mil pessoas entre crianças, adolescentes e comunidade escolar. (confira a programação).
Programação Circo nas Escolas:
20/06- CMEI Ana Luiza, às 9h30 e 13h30, Espetáculo Show Circense.
21/06- Colégio Crispim, às 9h30 e 13h30, Espetáculo Meu Lixo é o Circo.
24/06- ETI Sueli Reche, às 8h30 e 11h, Espetáculo Show Circense.
25/06- ETI Fidêncio Bogo, às 9h e 11h , Espetáculo Show de Variedades Circenses.
Pré-Festival:
02 e 03/07, às 18h30-Ensaio Aberto do Bloco Socapino
04/07 às 9h- Adventure Circus, cadastramento de artistas, Chefinhos de Taquaruçu e lançamento do livro Mano a Mana no Circo os Kaco.
Festival:
04 de julho Abertura Oficial no Circo Os Kaco
19h – Espetáculo Experimento 360 com Saracura do Brejo (GO)
20h – Varietê Circo na Serra
22h – Show com Paraíba dos 8 Baixos
05 de julho
Oficinas e Cortejo no Circo Os Kaco
9h- Oficinas Acrobacias de Solo com Mano a Mana, Palhaçaria com Sebastian Godoy e Perna de Pau com Duo Binne My.
17 hs- Cortejo pela cidade até a praça Maracaipe com o Bloco Socapino e Espetáculo Mano a Mana.
Espetáculos Praça Maracaípe
19hs – Quadrilha Junina Matuto da Serra
19h30 – YOYO – Sebastian Godoy (ARG)
20h30 – Noite de Habilidades
06 de julho
Oficinas no Circo Os Kaco
9h – Permacirco
15hs- Bambolê com Saracura, Bolha de sabão com Tiago Carva, Acrobacia de Solo com Duo Urbano e Tecido Acrobático com Débora Motta
Espetáculos Praça Maracaípe
19hs – Mostra Taquarucirco, Projeto Arte e Cidadania no Circo
21hs – Noite de Gala
07 de julho
15h – Roda de Capoeira:
Capoeira não é só jogo! – roda, musicalidade, oralidade com Mestre Matoso (TO) no Circo os Kaco
Espetáculos na Praça Maracaípe
18:30h – Malagueta na Labuta com Fernanda Pimenta (GO)
19h30- Intervenção Sombras do Hip Hop
20hs – Noite da Palhaçada
—
Crédito das fotos: Gabriela Grammont/ Divulgação
-
Palmas3 dias atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde
-
Internacional1 dia atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
ALETO3 dias atrás
Amélio Cayres valoriza cultura em Recursolândia e Goiatins
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
Você sabe a cor predileta de quem você ama?
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Temporada de Praia 2025 agita Araguacema com segurança e shows