Prefeitura de Porto Nacional
3ª Caminhada pela Conscientização do Autismo Acontece Neste Sábado, 12 de Abril, em Porto Nacional

Neste sábado, 12 de abril, Porto Nacional será palco da 3ª Caminhada pela Conscientização do Autismo. O evento, que começa às 7h com concentração na Praça do Centenário, promete reunir a comunidade em um ato de solidariedade e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A caminhada será marcada por um café da manhã para os participantes, antes da saída, prevista para as 8h.
Com o tema “Quando você se envolve as peças se encaixam!”, a iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e do combate ao preconceito, além de fortalecer as políticas públicas voltadas para pessoas com autismo. Organizada pela Associação do Coração Autista, com o apoio da Prefeitura de Porto Nacional, a ação integra as atividades do Dia Mundial e do Mês de Conscientização sobre o Autismo.
A caminhada conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Turismo, Esporte e Juventude, além do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), que atualmente oferece suporte a mais de 70 crianças com TEA no município.
Programação de Abril Azul segue com Workshop sobre Autismo
O mês de abril se encerrará com o 2º Workshop sobre Autismo, que acontecerá no dia 30 de abril, no Centro de Convenções Comandante Vicentão, das 7h30 às 18h. O evento oferecerá uma programação variada, com palestras, rodas de conversa e oficinas práticas voltadas a profissionais da saúde, educação, assistência social, familiares de pessoas com autismo e demais interessados.
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as secretarias de Educação, Cultura e Turismo, e Assistência Social e Habitação, o workshop conta com o apoio de instituições como a UFT, ITPAC, IFTO, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Santa Casa Nossa Senhora do Rosário e a Associação do Coração Autista.
O evento será uma oportunidade para ampliar o entendimento sobre o TEA e fortalecer a rede de apoio e inclusão em Porto Nacional.
Prefeitura de Porto Nacional
Porto Nacional vai ganhar novo Centro Administrativo com apoio do governo federal
Prefeito Ronivon Maciel e presidente Lula assinam cessão de área para novo Centro Administrativo de Porto Nacional. Localizado no Anel Viário, terreno de mais de 119 mil m² abrigará a nova sede do Executivo Municipal, secretarias e Câmara Municipal

Porto Nacional deu mais um importante passo rumo ao desenvolvimento administrativo e urbanístico. Nesta sexta-feira, 27, o prefeito Ronivon Maciel e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinaram, em Araguatins, o termo de cessão de uma área da União onde será construído o novo Centro Administrativo do município.
A ação integra o programa federal Imóvel da Gente, que destina imóveis públicos não utilizados para projetos de interesse social e governamental. Com mais de 119 mil metros quadrados, localizados no anel viário, o terreno será transformado na nova sede da prefeitura de Porto Nacional, abrigando ainda secretarias municipais e a Câmara Municipal, com foco em um modelo de gestão mais eficiente e sustentável.
Conquista construída em parceria
A cessão da área representa o resultado de um trabalho iniciado em abril de 2024, quando o prefeito Ronivon Maciel e o superintendente do Patrimônio da União (SPU), Edy Cesar, firmaram um protocolo de intenções com apoio da Câmara Municipal.
A obra será viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes, no valor de R$ 3,4 milhões, repassados pelo Ministério da Defesa.
Desenvolvimento local com reconhecimento federal
O programa Imóvel da Gente garante que espaços antes ociosos sejam revertidos em benefícios diretos à população, seguindo os princípios da governança participativa e da sustentabilidade.
A construção do novo complexo administrativo representa um avanço na descentralização dos serviços públicos, promovendo mais comodidade aos cidadãos e um ambiente de trabalho mais integrado e funcional para os servidores municipais.
Prefeitura de Porto Nacional
Porto Nacional realiza 1ª Conferência Municipal das Cidades com foco em inclusão, sustentabilidade e justiça social Caixa de entrada
O evento marcou a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades e da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Tocantins

A Prefeitura de Porto Nacional realizou, nesta terça-feira, 24, no auditório do IFTO, a 1ª Conferência Municipal das Cidades, com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
O evento marcou a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades e da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Tocantins, conforme os regimentos internos estabelecidos pelo Ministério das Cidades e pela Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional.
Com ampla participação de moradores, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais, estudantes e técnicos da área, a conferência teve como objetivo principal ouvir a população e construir, de forma colaborativa, diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável do município.
Durante a solenidade de abertura, a Secretária Executiva de Habitação, Larisse Martins Vilela, destacou o caráter democrático e propositivo do evento. “Hoje estamos dando início à primeira conferência municipal de Porto Nacional, que é um espaço democrático, onde a sociedade, junto com entidades e o poder público municipal, pode enxergar como prioridade o que o nosso município realmente precisa. Aqui, vamos elaborar propostas e buscar soluções para os problemas que abrangem todo o nosso território, com foco na melhoria da qualidade de vida da nossa população. A programação teve início às 8h da manhã e vai até às 19h. À tarde, realizamos a eleição dos novos delegados e suplentes, que integrarão a comissão responsável por representar o município nas etapas estadual e nacional da conferência”, disse Larisse.
O prefeito Ronivon Maciel também ressaltou o papel da conferência como um marco no fortalecimento da participação popular. “Mais um ato de fortalecimento para nossas cidades. Essa Conferência das Cidades tem que fortalecer a cidade que queremos, sobretudo, uma cidade mais sustentável, com mais qualidade de vida, uma infraestrutura cada vez mais definida e mais qualificada. Quero agradecer à nossa equipe, em nome do nosso secretário Marcos Lemos, que tem motivado toda a cidade neste momento tão importante. Esta primeira conferência trata de algo comum a toda a população: a infraestrutura e a qualidade de vida. A conferência vem justamente para apontar o caminho mais assertivo que queremos para nossa cidade. A contribuição de cada cidadão é de suma importância para o futuro da nossa cidade e do nosso município”, afirmou o prefeito.
Já o secretário de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcos Lemos, destacou a relevância do evento como espaço de escuta e construção coletiva. “Essa é a primeira Conferência de Cidades em nosso município, e a sexta do Estado. É um momento de colocar Porto Nacional dentro dessa rota de melhorias, de interação com a comunidade. Isso aqui é a interação entre a sociedade e Executivo, juntamente com o Legislativo. É buscar trazer a população para dentro dos problemas que enfrentamos no dia a dia, e muitas vezes, problemas que talvez não visualizamos, mas que a população vive diariamente. A conferência é um passo importante para diminuirmos essas problemáticas e enfrentarmos as vulnerabilidades que ainda existem no município”, pontuou o secretário.
Além dos painéis temáticos e da eleição dos delegados, o evento proporcionou um ambiente de diálogo onde ideias e experiências puderam ser compartilhadas, visando à construção de uma cidade mais justa, sustentável e inclusiva.
CONFIRA A LISTA DOS DELEGADOS ELEITOS
Secretaria Executiva da Habitação
Segmento: Poder Público Municipal
Titular: Larisse Martins Vilela
Suplente: Aline Pereira Dias
Secretaria Executiva de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano
Segmento: Poder Público Municipal
Titular: Alisson Pereira Nascimento
Suplente: Wagner Pereira da Cruz
Agência de Regulação de Porto Nacional
Segmento: Poder Público Municipal
Titular: Lucas Lopes Coelho Viana
Suplente: Quinara Rezende Pereira da Silva Viana
Associação de Moradores da Escola Brasil
Segmento: Movimentos Populares
Titular: Ângelo Máximo Rodrigues Santiago
Suplente: Bruno Cabral Rodrigues
Associação de Moradores de Luzimangues
Segmento: Movimentos Populares
Titular: Crispim Alves de Oliveira Júnior
Suplente: George Pacheco
Associação de Moradores do Imperial
Segmento: Movimentos Populares
Titular: Maria Gonçalves da Silva
Suplente: Robson Alves Pinheiro
Associação de Moradores Jardim Municipal
Segmento: Movimentos Populares
Titular: Silvania Ferreira de Souza
Suplente: Edileuza Vieira dos Santos
COMSAÚDE
Segmento: Representantes de ONGs
Titular: Adasiel Teixeira Medrado
Suplente: Luciana Pereira de Souza
Esportes e Juventude
Segmento: Poder Público Municipal
Titular: Divina Nogueira
Suplente: Não informado
Guarda Municipal
Segmento: Poder Público Municipal
Titular: José Filho Chaves dos Santos
Suplente: Cleissan Sousa Santos Barbosa
IFTO (Instituto Federal do Tocantins)
Segmento: Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa
Titular: Autenir Carvalho de Rezende
Suplente: Leandro Maluf
Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB)
Segmento: Movimentos Populares
Titular: Vanessa Gonçalves da Silva
Suplente: Não informado
Secretaria Executiva de Regularização Fundiária
Segmento: Poder Público Municipal
Titular: Silas Soares do Carmo
Suplente: Marisa Florêncio Martins Sales
Secretaria Municipal de Agricultura
Segmento: Poder Público Municipal
Titular: Danielle Nascimento de Santana
Suplente: Marcos Geovani Martins da Silva
Sindicato dos Agricultores e Agricultoras de Porto Nacional
Segmento: Trabalhadores (Entidades Sindicais)
Titular: Delmício Dias dos Santos
Suplente: Gernilson Gonçalves
UFT (Universidade Federal do Tocantins)
Segmento: Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa
Titular: Etiene Fabbrin Pires Oliveira
Suplente: Liza Aparecida Brasilio
Prefeitura de Porto Nacional
Prefeito Ronivon Maciel prestigia abertura da Agrotins 2025
Acompanhado de diversos vereadores, gestor prestigia abertura da feira; prefeito visita estandes Aprosoja e de diversos empresários do setor

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, com uma comitiva de autoridades municipais, prestigiou, ontem, 15, a abertura da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2025, em Palmas. A Agrotins, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), chega à sua 25ª edição sendo consolidada como o maior evento do agronegócio da região Norte do Brasil, reunindo produtores, pesquisadores, empresas, instituições públicas e privadas, além de visitantes de todo o país.
Ronivon Maciel percorreu diversos estandes e visitou empresas com atuação direta no agronegócio portuense. As visitas rendeu boas conversas com empresários, ouvindo produtores e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do setor.
Entre as visitas, o estande da Aprosoja Tocantins se destaca, pois representa um dos pilares da produção de grãos no estado. O prefeito também esteve com empresas ligadas à comercialização de sementes, tecnologia agrícola, insumos e serviços para o campo, mostrando na prática o que já é realidade: Porto Nacional tem sido protagonista no avanço do agro.
O prefeito Ronivon Maciel destacou a importância da Agrotins no cenário agropecuário. “Estamos felizes que Porto Nacional esteja participando de um evento dessa magnitude. Porto Nacional é uma das principais cidades do agro tocantinense, sendo tricampeã estadual em exportações e não poderíamos deixar de participar. A Agrotins é um espaço de troca de conhecimentos, de debate sobre as melhores práticas e das inovações que impulsionam o desenvolvimento do campo”, disse o prefeito.
Capital do Agro Tocantinense
Nos últimos quatro anos, Porto Nacional tornou-se a Capital do Agro do Tocantins, assumindo a ponta nas exportações. Nesse período, foram quase US$ 2 bilhões de vendas externas. Só no primeiro quadrimestre deste ano, os balões chegam a US$ 180 milhões, sendo quase tudo de soja e resíduos de soja.
“Sabemos que o fato de Porto Nacional ter se tornado a terceira maior economia do Estado tem tudo a ver com o agro. É uma união de esforços gigantes, que passa pelo grande produtor, o setor de serviços, os pequenos agricultores e o poder público”, explicou o prefeito durante entrevista à rádio Agrotins.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Jaime Café, destacou a grandiosidade do evento. “A gente está recebendo um público recorde, os dois primeiros dias, terça e quarta-feira, foram ótimos, com muita gente visitando os estandes, a estrutura da feira está muito bonita, os nossos expositores capricharam no layout, na estruturação, para bem receber o visitante. Estamos satisfeitos em ver o tanto que se tem o prestígio para aquela atividade que é a principal atividade do nosso estado, que é a produção agropecuária, para gerar volume lá no campo e fazer com que a indústria se desenvolva, gera emprego, gera desenvolvimento no nosso estado”, afirmou Café.
“A nossa expectativa está altíssima, nesse ano de Agrotins. Isso mostra a força do agronegócio, sendo realmente a mola mestra do Tocantins e também do Brasil. Quero aproveitar para parabenizar a prefeitura de Porto Nacional, que hoje se destaca como a terceira maior economia do agronegócio no estado. É um orgulho imenso poder vivenciar esse crescimento e ver de perto o quanto Porto Nacional tem se tornado uma referência nesse setor tão pujante. Parabenizo também os organizadores do evento e a todos os empresários presentes. Como tocantinense, fico realizado em ver o nosso estado crescendo e se consolidando no cenário nacional do agronegócio”, destacou o empresário Leandro Freire.
A Agrotins destaca-se por promover a difusão de tecnologias, inovação no campo, sustentabilidade e negócios, fomentando o desenvolvimento do setor agropecuário tocantinense e nacional. A programação, durante os cinco dias de evento, inclui palestras, oficinas, exposições de maquinário agrícola, rodadas de negócios, lançamentos de produtos, painéis técnicos e atividades voltadas à agricultura familiar, além de espaço para startups e soluções digitais voltadas ao campo. A 25ª edição acontece entre 13 a 17 de maio no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, no acesso pela BR-010, com uma vasta programação de exposições, palestras e oficinas.
-
Turismo3 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
-
Palmas4 dias atrás
Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas
-
Entretenimento4 dias atrás
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
-
Energisa4 dias atrás
Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses
-
ALETO4 dias atrás
Região Metropolitana de Palmas terá 10 novos municípios