Entretenimento
5ª edição da Confere Música, oferece palestras e oficinas gratuitas a partir do dia 31 deste mês

Criada para fortalecer, profissionalizar e capacitar a cadeia produtiva da música independente do Tocantins, a 5ª edição da Confere Música acontece na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Bloco J, sala 306, nos dias 31 de outubro e 1º e 2/11.
Realizado com incentivo da Lei Paulo Gustavo e apoio da UFT, o evento busca promover a troca de experiências e o fortalecimento de redes entre profissionais da música. A programação deste ano inclui palestras, mentorias e oficinas, todas gratuitas, com limite de 50 vagas por atividade, garantindo a participação ativa dos presentes, com vagas prioritárias para o público LGBTQIA+.
Trazendo para a programação uma discussão sobre acessibilidade dentro do contexto de eventos de música, a Confere inicia no dia 31/10, às 19h, com a mentoria “Como fazer eventos acessíveis”, ministrada pelo criador de conteúdo digital e midiólogo Eduardo Victor (RJ).
Referência na promoção de acessibilidade em eventos, ele lidera a plataforma “Além da Rampa”, onde desenvolve conteúdos que abordam a inclusão de pessoas com deficiência na música e na cultura e aborda de forma didática, mas também descontraída, qual sua experiência no mundo enquanto uma pessoa LGBT com deficiência.
No dia 1º, às 19h, o destaque será a mesa “Ocupando todos os espaços na música: Carreiras femininas neste mercado”, com a técnica de áudio Flora Guerra.
Abordando a importância da representatividade feminina na indústria musical, o debate propõe discutir a importância de se buscar visibilidade para as mulheres dentro da cadeia produtiva da música e do quanto suas contribuições são importantes para equilibrar as dinâmicas de poder e promover um ambiente mais justo.
Engenheira e técnica de som com 15 anos de experiência na área de áudio, Flora já atuou em diversas produções musicais e audiovisuais, desde a captação até a pós-produção, trazendo uma perspectiva valiosa sobre as barreiras enfrentadas por mulheres no setor e inspirando novas gerações de artistas e profissionais.
Para encerrar a programação, no dia 2/11, às 09h, a profissional conduz ainda uma oficina de Técnica de Áudio, onde compartilha seu conhecimento prático sobre produção sonora. Com uma carreira sólida em gravações de som direto, mixagem e masterização para projetos musicais e audiovisuais, a oficina oferece uma oportunidade única para os participantes aprenderem técnicas fundamentais de áudio, essenciais para quem deseja se destacar na música independente, onde a qualidade sonora pode fazer toda a diferença.
Cada palestra e oficina possui um limite de 50 vagas, sendo destinadas a estudantes, profissionais da área musical e interessados no setor, com prioridade para o público LGBTQIA+ e, em algumas atividades, vagas exclusivas para mulheres. A seleção de participantes visa garantir que o evento contemple a diversidade e amplie o acesso ao conhecimento dentro da cadeia produtiva da música independente no Tocantins.
As inscrições para a 5ª edição da Confere Música são gratuitas e obrigatórias, podendo ser feitas por meio de formulários específicos para cada atividade. Os interessados podem se inscrever nas seguintes atividades: Mentoria: Como fazer eventos acessíveis (Inscreva-se aqui); Mesa: Ocupando todos os espaços na música – Carreiras femininas neste mercado (Inscreva-se aqui) e Oficina: Direção de palco e áudio para shows e festivais (exclusiva para o público feminino) (Inscreva-se aqui).
Para a jornalista Cecília Santos, co-criadora e organizadora do evento, a Confere Música é vital para o cenário musical do Tocantins. “A conferência é uma grande oportunidade para músicos e profissionais da área se conectarem e aprenderem com especialistas. Com um histórico de sucesso em edições anteriores, a Confere Música é um importante catalisador do intercâmbio entre diversos atores da indústria musical”.
Philipe Ramos, também co-criador e organizador do festival, ressalta que a Confere Música é um espaço de celebração da criatividade e do talento dos artistas do Norte. Ele acredita que o evento promove inovações e respeita as normas de acessibilidade, reforçando a importância de um ambiente inclusivo para todos.
“Estamos muito empolgados com a 5ª edição da Confere Música. Este evento não é apenas uma série de palestras e oficinas; é uma verdadeira celebração do talento e da diversidade que temos na música do Norte. Queremos que todos se sintam bem-vindos e que as vozes de nossos artistas sejam ouvidas. O festival é uma chance de aprendermos uns com os outros e de construirmos uma comunidade musical mais forte e inclusiva”, finaliza.
A Confere Música 2024 é realizada com recursos da Lei Complementar nº 195/2022. O Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado apresentam.
Entretenimento
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas

A Galeria de Artes do Sesc em Palmas inaugura no dia 08 de julho, às 19h, a exposição “Aquilo que habita em mim”, com um bate-papo especial com a multiartista e autora da mostra, Ana Mundim. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Após o lançamento, a exposição segue aberta para visitação até o dia 18 de agosto, no Centro de Atividades Norte do Sesc.
A mostra é resultado de uma pesquisa visual que une fotografia e dança para explorar o simbioceno — conceito filosófico e ambiental que propõe uma convivência harmônica e não hierárquica entre seres humanos e não-humanos.
Sobre Ana Mundim
Ana Mundim é uma artista múltipla: bailarina, fotógrafa, atriz, escritora e DJ. Possui doutorado em Artes pela UNICAMP e Universitat Autònoma de Barcelona, é mestre em Artes e licenciada em Dança pela UNICAMP. Desde 2017, é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Há mais de uma década, Ana investiga as possibilidades da imagem em movimento, desenvolvendo o conceito de “fotocoreografia”, que já foi tema de artigo acadêmico. Em 2023, participou do Laboratório Oma de Artes Visuais (SP) e do Experimental Photo Festival em Barcelona.
Serviço
- Exposição: “Aquilo que habita em mim”
- Artista: Ana Mundim
- Abertura e bate-papo: 08/07, às 19h
- Visitação: 09/07 a 18/08
- Local: Galeria Sesc de Artes – Centro de Atividades Norte, Palmas (TO)
- Informações: artesplasticas@sescto.com.br | WhatsApp (63) 3212-9922
- Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Entretenimento
Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita
De 25 a 27 de julho, Palmas recebe o Festival da Literatura Independente do Tocantins com programação gratuita, feira, shows e debates.

O Festival da Literatura Independente do Tocantins (FLITO) será realizado entre os dias 25 e 27 de julho em Palmas, com uma programação cultural totalmente gratuita. A iniciativa promete aquecer a cena literária local e valorizar autores, editoras e artistas da produção tocantinense.
FLITO valoriza produção literária do Tocantins
Idealizado pelo empresário e escritor Matheus José, da Editora Vecchio, o Festival da Literatura Independente do Tocantins reunirá escritores, artistas visuais, músicos e leitores em um ambiente colaborativo e de celebração da cultura regional.
Programação do Festival da Literatura Independente do Tocantins
A programação do FLITO inclui lançamentos de livros, feira literária, mesas de debate, espaço infantil, shows musicais, sarau poético e intervenções artísticas visuais e performáticas. Serão três dias de encontros entre público e criadores de arte e literatura.
Locais do festival em Palmas
Nos dias 25 e 26 de julho, o festival acontece no Museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar. No dia 27 de julho, o encerramento será na Praia da Graciosa, um dos cartões-postais da capital, unindo literatura e natureza em um mesmo espaço.
Realização e apoios
O Festival da Literatura Independente do Tocantins tem entrada franca e é uma realização da Editora Vecchio em parceria com o Plano Nacional Aldir Blanc. Conta com apoio cultural da Fundação Cultural de Palmas, apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e realização do Ministério da Cultura.
Informações e redes sociais
A programação completa será divulgada em breve. Para acompanhar as novidades do evento, acesse o @flitocantins no Instagram.
Links úteis
Acompanhe o Portal Jaciara Barros para mais informações sobre o Festival da Literatura Independente do Tocantins e os destaques da cena cultural do estado.
Entretenimento
Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

O Tocantins enfrenta atualmente um dos maiores desafios ambientais do Brasil: o alto número de incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Paraíso do Tocantins, em parceria com a empresa Película Filmes, promoveu um evento educativo com o escritor e fotógrafo Willian Borges.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 01, na Secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de brigadistas, bombeiros e profissionais que trabalham na proteção e preservação do meio ambiente.
No evento, foi lançado o livro “Anjos da Natureza”, que aborda o trabalho dos brigadistas florestais e a importância dessa atuação para a preservação ambiental. Junto ao livro, também foi lançada uma exposição fotográfica homônima, com imagens de brigadistas e incêndios florestais.
O livro e a exposição “Anjos da Natureza” são frutos de um projeto da empresa Película Filmes, realizado com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa garante a permanência da exposição por dez dias nas cidades por onde passa, além da doação de exemplares do livro para bibliotecas e instituições que atuam com questões ambientais.
“Hoje tivemos um dos eventos mais gratificantes deste projeto, pois foi a apresentação de uma literatura ainda pouco difundida no Brasil, a realidade dos combates a incêndios florestais, para profissionais que trabalham na área. Isso foi gratificante, pois foi uma troca de saber e também uma contribuição para pessoas que podem fazer a diferença já neste período de estiagem”, disse Willian Borges, autor do livro.
-
Turismo2 dias atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo2 dias atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Palmas2 dias atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes2 dias atrás
Generosidade: um gesto que transforma a vida