Turismo
7 coisas para não esquecer na sua mala de intercâmbio

A experiência é composta por diversos detalhes, por isso é importante ficar atento a todos para vivenciar momentos felizes sem preocupação
Conhecer outros países e vivenciar experiências únicas é um desejo que acalenta o coração dos jovens brasileiros. De acordo com o Atlas das Juventudes e de novos estudos da FGV Social 2021, 47% dos jovens, de 15 a 29 anos, pensam em vivenciar uma experiência no exterior para conquistar independência e ter melhores condições de vida ao retornar ao Brasil.
Entre as diversas formas de realizar esse intercâmbio, a pesquisa Selo Belta 2020, destaca que o curso de Idioma com trabalho temporário (38,0%) tem maior procura entre os programas. Além da escolha do programa, os jovens precisam ficar atentos às demais etapas do processo, como passagens, vistos, hospedagem e composição da mala, este último, às vezes negligenciado na preparação da viagem.
“A organização da mala, em diversas ocasiões, é deixada para a última hora, ocasionando a inclusão de objetos desnecessários ou o esquecimento de algo importante. A experiência é composta por diversos detalhes, por isso é importante ficar atento a todos. A escolha de cada objeto que integrará a mala varia de acordo com o país de destino, clima e necessidades do jovem. Além disso, é necessário ficar atento à quantidade de peso da bagagem que pode variar para cada companhia aérea”, explana Alexandre Argenta, presidente da Belta (Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil).
Normalmente, os estudantes se envolvem com os encantos e sonhos que têm sobre o destino do intercâmbio, até chegar ao ponto de esquecer algo essencial antes de embarcar: a arrumação da mala. É necessário escolher o que levar, pois nem tudo que deseja levar caberá na mala. O estudante precisa saber sobre o país que irá fazer a estadia e com isso criar um checklist completo sobre: o destino; documentação; roteiro de viagem; formas de dobrar roupas e como encaixá-las.
Pensando nisso, Argenta, presidente da Belta, listou 7 coisas para o estudante não esquecer na mala de intercâmbio:
1 – Adaptador de tomada universal: É sempre bom ter um desses, cada país utiliza um estilo de tomada que pode ser diferente do Brasil, o adaptador te ajudará a não ter nenhuma frustração na hora de carregar o celular e outros objetos eletrônicos.
2 – Roupas adequadas para o clima: Antes de separar as roupas, sapatos e acessórios é sempre bom verificar o clima para que as vestimentas se adequem e as ocasiões e locais que irá frequentar. O consultor da agência Selo Belta te orientará sobre as condições climáticas do país e sanar todas as dúvidas. Recomenda-se também não levar muitas peças na mala, pois ao voltar da viagem, o intercambista trará novos objetos, roupas ou lembranças aos amigos e familiares.
3 – Remédios: Para quem sente enjoos e/ou tonturas na hora de voar, é indicado andar com uma trouxinha de remédios como, também, para aquelas pessoas que necessitam utilizar remédios controlados para a pressão e diabetes. Nesse caso, é bom carregar um atestado médico informando a necessidade do uso do medicamento para não ser barrado. Existem países como EUA que não é permitido o consumo de dipirona ou na Argentina que qualquer tipo de antialérgico é vendido apenas com receita, diferentemente do Brasil.
4 – Souvenirs: Se você for ficar na casa de uma família ou em uma república, é legal levar uma lembrancinha aqui do Brasil para eles, pode ser algo da sua região e que seja único do brasil como doces (paçoca, pé de moleque, cocada) e havaianas (a marca é extremamente valorizada fora do país).
5 – Algo que lembre de casa: A saudade é um sentimento que não dá para evitar, por isso recomenda-se levar um porta retrato ou um objeto (de preferência pequeno) que mate a saudade da família.
6 – Laptop ou tablet: Desde estudos, trabalhos ou matar a saudade da família e amigos, o laptop ou tablet é sempre um aliado para se manter ao lado.
7 – Dinheiro em espécie: Apesar da praticidade de utilizar o cartão, é interessante levar dinheiro em espécie para caso de imprevistos.
Não quer perder nenhum detalhe importante na preparação de um intercâmbio? Confira no site da Belta as agências com o Selo Belta que promovem uma experiência incrível e segura, com toda a certificação de qualidade, e com profissionais para apresentar as melhores recomendações.
Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta – Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio – tem como objetivo promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 600 pontos de venda em todo o Brasil, 42 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, -universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior. A Belta tem alguns prêmios acumulados, ao longo desses anos, entre eles: o prêmio internacional STM Awards, que é considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
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