Turismo
7 coisas para não esquecer na sua mala de intercâmbio

A experiência é composta por diversos detalhes, por isso é importante ficar atento a todos para vivenciar momentos felizes sem preocupação
Conhecer outros países e vivenciar experiências únicas é um desejo que acalenta o coração dos jovens brasileiros. De acordo com o Atlas das Juventudes e de novos estudos da FGV Social 2021, 47% dos jovens, de 15 a 29 anos, pensam em vivenciar uma experiência no exterior para conquistar independência e ter melhores condições de vida ao retornar ao Brasil.
Entre as diversas formas de realizar esse intercâmbio, a pesquisa Selo Belta 2020, destaca que o curso de Idioma com trabalho temporário (38,0%) tem maior procura entre os programas. Além da escolha do programa, os jovens precisam ficar atentos às demais etapas do processo, como passagens, vistos, hospedagem e composição da mala, este último, às vezes negligenciado na preparação da viagem.
“A organização da mala, em diversas ocasiões, é deixada para a última hora, ocasionando a inclusão de objetos desnecessários ou o esquecimento de algo importante. A experiência é composta por diversos detalhes, por isso é importante ficar atento a todos. A escolha de cada objeto que integrará a mala varia de acordo com o país de destino, clima e necessidades do jovem. Além disso, é necessário ficar atento à quantidade de peso da bagagem que pode variar para cada companhia aérea”, explana Alexandre Argenta, presidente da Belta (Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil).
Normalmente, os estudantes se envolvem com os encantos e sonhos que têm sobre o destino do intercâmbio, até chegar ao ponto de esquecer algo essencial antes de embarcar: a arrumação da mala. É necessário escolher o que levar, pois nem tudo que deseja levar caberá na mala. O estudante precisa saber sobre o país que irá fazer a estadia e com isso criar um checklist completo sobre: o destino; documentação; roteiro de viagem; formas de dobrar roupas e como encaixá-las.
Pensando nisso, Argenta, presidente da Belta, listou 7 coisas para o estudante não esquecer na mala de intercâmbio:
1 – Adaptador de tomada universal: É sempre bom ter um desses, cada país utiliza um estilo de tomada que pode ser diferente do Brasil, o adaptador te ajudará a não ter nenhuma frustração na hora de carregar o celular e outros objetos eletrônicos.
2 – Roupas adequadas para o clima: Antes de separar as roupas, sapatos e acessórios é sempre bom verificar o clima para que as vestimentas se adequem e as ocasiões e locais que irá frequentar. O consultor da agência Selo Belta te orientará sobre as condições climáticas do país e sanar todas as dúvidas. Recomenda-se também não levar muitas peças na mala, pois ao voltar da viagem, o intercambista trará novos objetos, roupas ou lembranças aos amigos e familiares.
3 – Remédios: Para quem sente enjoos e/ou tonturas na hora de voar, é indicado andar com uma trouxinha de remédios como, também, para aquelas pessoas que necessitam utilizar remédios controlados para a pressão e diabetes. Nesse caso, é bom carregar um atestado médico informando a necessidade do uso do medicamento para não ser barrado. Existem países como EUA que não é permitido o consumo de dipirona ou na Argentina que qualquer tipo de antialérgico é vendido apenas com receita, diferentemente do Brasil.
4 – Souvenirs: Se você for ficar na casa de uma família ou em uma república, é legal levar uma lembrancinha aqui do Brasil para eles, pode ser algo da sua região e que seja único do brasil como doces (paçoca, pé de moleque, cocada) e havaianas (a marca é extremamente valorizada fora do país).
5 – Algo que lembre de casa: A saudade é um sentimento que não dá para evitar, por isso recomenda-se levar um porta retrato ou um objeto (de preferência pequeno) que mate a saudade da família.
6 – Laptop ou tablet: Desde estudos, trabalhos ou matar a saudade da família e amigos, o laptop ou tablet é sempre um aliado para se manter ao lado.
7 – Dinheiro em espécie: Apesar da praticidade de utilizar o cartão, é interessante levar dinheiro em espécie para caso de imprevistos.
Não quer perder nenhum detalhe importante na preparação de um intercâmbio? Confira no site da Belta as agências com o Selo Belta que promovem uma experiência incrível e segura, com toda a certificação de qualidade, e com profissionais para apresentar as melhores recomendações.
Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta – Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio – tem como objetivo promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 600 pontos de venda em todo o Brasil, 42 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, -universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior. A Belta tem alguns prêmios acumulados, ao longo desses anos, entre eles: o prêmio internacional STM Awards, que é considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama.
Turismo
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
Por Suzana Barros

Com foco na responsabilidade da mídia especializada, a cidade de Socorro (SP) sediou na última sexta, 27/06, o V Fórum de Jornalistas de Turismo e a reunião do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional). O evento teve início às 10h, no cine Orlandi.
Realizado pela Abrajet Nacional, por meio da Abrajet São Paulo, o Fórum debateu sobre assuntos relacionados ao tema “A importância da divulgação de um destino e a responsabilidade dos jornalistas especializados em turismo”.
O evento reuniu dezenas de profissionais da imprensa, autoridades e especialistas de Turismo com um propósito: debater o papel estratégico da comunicação na promoção dos destinos turísticos brasileiros.
Em seu pronunciamento, o presidente da Abrajet Nacional, Luiz Pires, falou da abrangência e da contribuição da instituição na divulgação do Turismo.
“Estamos presente em 13 estados brasileiros e pretendemos atingir todos os demais”, disse Luiz, adiantando: “Socorro será divulgada em veículos brasileiros que chegam diretamente à milhares de leirores e turistas”.
Reconhecendo a importancia do turismo no fomento da economia, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, falou dos desafios vencidos na sua gestão que vêem fortalecerndo o Turismo e outros setores do município. “Estou muito à vontade para falar com os senhores, porque entendo a importância dos jornalistas na divulgação do Turismo”.
Na pauta do Fórum, foram discutidos temas a exemplo do papel da mídia na valorização dos atrativos turísticos; a qualificação das ações de divulgação institucional; a responsabilidade ética dos jornalistas de turismo na formação de opinião e construção da imagem dos destinos.
A proposta do Fórum é promover discussões sobre temas pertinentes aos abrajeteanos. “O Fórum reafirma o nosso compromisso com o jornalismo ético e com a promoção eficiente dos destinos turísticos do Brasil”, ressaltou a presidente da Abrajet Sâo Paulo, Miriam Petrone.
Troféu 40 anos
Após a abertura do Fórum, Petrone fez a entrega do troféu 40 anos da Abrajet para o prefeito Maurício; para a secretaria de Turismo da cidade, Genilda Barros, presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
Palestrantes
O Fórum teve como palestrantes Bruno Omori, pesidente do IDT-CEMA, reconhecido por sua atuação em políticas públicas e inovação no Turismo; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará e imortal da Academia Paraense de Jornalistas; Gilberto Pacheco, CEO da MW Way Network e Miriam Petrone, presidente da Abrajet SP.
“É uma oportunidade para discutirmos sobre assuntos internos e temas relacionados ao jornalismo de Turismo”, esclarece Luiz de Sousa Pires, presidente da Abrajet Nacional.

Com o propósito de discutir e definir projetos e ações para a instituição, a Abrajet Nacional reuniu o Conselho Nacional na cidade de Socorro (SP) dia 27 de junho. A reunião foi na sede do Sicredi, locaizada no centro da cidade.
Composta pelos diretores executivos, diretores regionais, além dos presidentes das seccionais que compõem a instituição, a reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Luiz de Sousa Pires.
“Toda reunião do Conselho é importantíssima, porque discutimos diretrizes para que a entidade possa cumprir o seu planejamento”, disse Pires, acrescentando: “em resumo, discutimos projetos e ações a serem executadas durante essa gestão a curto, médio e longo prazo”.
Plano de Marketing
A diretora de Marketing da Abrajet Nacional, Suzana Barros, apresentou um Plano de Marketing para a instituição, destacando as ações direcionadas ao fortalecimento da marca Abrajet junto ao trade. Sugeriu a qualificação dos associados, especialmente para o uso das redes sociais. “Como todo setor, estamos repensando e nos reprogramando aos novos tempos”, resumiu.
Ainda durante a reunião foi apresentada proposta de evolução do logotipo da instituição para uma logomarca. “A proposta visa implantar um conceito mais moderno para a Abrajet e soma-se à proposta de nova fase da Abrajet diante da moderna forma de comunicação, advinda com a Internet, as redes sociais e a inteligência artificial”, justificou Suzana.
Turismo
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
Por Arlete Carvalho.
Jornalista, Diretora de Finanças da Abrajet Nacional

A reunião do Conselho da Abrajet Nacional realizada em Socorro (SP), com o apoio da Prefeitura e sociedade civil organizada socorrenses, na última sexta-feira, 27, marcou um novo momento para a entidade. Mais do que deliberar sobre questões internas, o encontro simbolizou uma guinada no espírito institucional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Um espírito de descentralização, de valorização do interior do país, da cultura local e da conexão genuína com o que o turismo tem de mais autêntico: suas raízes.
A escolha de Socorro e dos espaços onde aconteceram o V Fórum de Turismo e a reunião do Conselho Nacional da Abrajet foi estratégica. A abertura em um cinema com 83 anos (Cine Orlandi) de funcionamento nos lembrou que a cultura não precisa de palcos sofisticados para ser relevante. Ela vive na memória dos espaços e nas tradições que resistem ao tempo. Já a reunião no auditório do Banco Sicredi, intermediada pelos órgãos de turismo da Prefeitura de Socorro, sinaliza o caminho que sempre a Abrajet deve trilhar: o necessário diálogo entre a imprensa especializada, Poder Público e a iniciativa privada.
Com 68 anos de história, a Abrajet nunca foi estática. Reinventou-se com as transformações tecnológicas, com as crises do setor, com as mudanças de paradigma da comunicação. Agora, ao interiorizar suas ações, ao romper com os velhos padrões dos salões luxuosos e se aproximar das experiências locais, a entidade reafirma seu compromisso com o turismo enquanto vetor de desenvolvimento humano, social e econômico.
O jornalismo de turismo, hoje, precisa mais do que reportar destinos. Precisa compreendê-los, vivenciá-los e ajudar a preservá-los. A Abrajet mostra, mais uma vez, que sabe fazer isso.
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