Saúde e Bem Estar
NIVEA celebra Beleza Radiante em evento em Salvador (BA)

Na última quarta-feira (31/8), NIVEA, marca número 1 em cuidados com a pele no mundo, realizou um evento em Salvador (BA) para cerca de 50 convidados para lançar Beleza Radiante, linha de produtos que celebra a beleza da pele negra. Inovadora no portfólio da companhia, a linha foi desenvolvida após pesquisas com mais de 500 mulheres que identificaram as principais questões com suas peles, como excesso de oleosidade no rosto, ressecamento no corpo e estrias. Em uma bela casa no bairro do Campo Grande, de frente para o mar, os convidados vivenciaram uma série de experiências, com a recepção da DJ Belle e da artista Ananda Santana, que pintava um mural para representar a mulher negra, além de um spa com massagens para testar a novidade da NIVEA.
O evento de lançamento, que também teve transmissão online, contou com representantes da NIVEA e convidados especiais, que comentaram sobre o processo de desenvolvimento dos produtos, a jornada de propósito da companhia com ações sociais para mulheres negras, a importância dos cuidados diários com a pele e as etapas de campanha com creators negros, mídia e imprensa de todo o Brasil. Com apresentação da jornalista baiana Luana Assiz, o evento teve início com uma performance de Gisele Soares, deusa do ébano do bloco Ilê Aiyê, que também fez a leitura do manifesto de Beleza Radiante, enaltecendo o poder e a beleza da pele negra.
Especialistas em skin care
Andréa Bó, diretora de Marketing da NIVEA, iniciou sua fala dando boas-vindas e comentando sobre a expertise da NIVEA, que completa 110 anos de Brasil, em desenvolver produtos pensado especialmente para as necessidades das peles negras.
Foco no Norte e Nordeste e propósito
Ligia Annunziato, head de Trade e Marketing da NIVEA para Norte e Nordeste, comentou sobre como a marca deseja cada vez mais se aproximar do público nordestino e nortista com ações exclusivas que colocam a regionalidade no centro da narrativa. Há quatro anos, a empresa tem uma operação dedicada para as regiões e, em pouco tempo, NIVEA, que era considerada uma marca distante das nordestinas e nortistas, se tornou Top of Mind.
Ao longo do ano, a marca celebra as principais manifestações regionais, além de executar outras campanhas com foco em mensagens institucionais e produto. Agora, com o retorno dos eventos presenciais, Salvador foi uma escolha unânime para receber este encontro, devido à sua importância para a história negra e para a região Nordeste.
Ligia ainda falou do propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões que, desde o ano passado, tem direcionado a empresa em uma série de parcerias e ações de transformação social para mulheres negras de regiões da periferia, meninas negras em situação de vulnerabilidade, comunidade LGBTQIA+ e idosos e seus cuidadores e destacou a parceria com Pretahub, Das Pretas, Unicef e Amigos do Bem. Ligia ainda convidou Adriana Barbosa, CEO da Pretahub e Feira Preta, para comentar sobre a parceria com a NIVEA e como o apoio a iniciativas, a exemplo da inauguração da Casa Pretahub na Bahia e o projeto Afrolab Toque que Transforma, muda a realidades de pessoas negras, incentivando a realização de sonhos e fortalecendo talentos.
Pele negra em destaque
A dra. Hadassa Barros, dermatologista especialista em peles negras, membro da Skin of Colour Society, deu uma aula sobre as especificidades das peles negras. Com muito carisma, explicou as características da pele e comentou uma série de mitos e verdades sobre hidratação, proteção solar e cuidados diários para manter uma aparência saudável e bonita.
Em seguida, Mariana Theodoro, gerente da categoria Facial da NIVEA, falou sobre as amplas pesquisas que foram realizadas pela marca com pessoas negras e comentou os benefícios de toda a linha: NIVEA Beleza Radiante Cuidado Intenso, deo-hidratante corporal com cinco óleos e vitaminas com alto poder de hidratação que alivia a descamação e reduz estrias; NIVEA Beleza Radiante Pele Uniforme, deo-hidratante corporal que reduz marcas escurecidas, uniformiza o tom de pele, além de hidratar intensamente; e NIVEA Beleza Radiante Hidratante Facial 7 em 1, que chega para ampliar a família de potinhos hidratantes mais queridos do Brasil e que uniformiza o tom da pele, reduz a aparência de marcas escurecidas, controla a oleosidade, ilumina, hidrata, tem efeito matte e proteção UVA/UVB.
Transformações verdadeiras de dentro para fora
Beleza Radiante ainda representa um fortalecimento importante na cultura interna da NIVEA. Gustavo Silva, do time de Comunicação e Mídia, comentou sobre as iniciativas para estimular a presença de profissionais negros na companhia, como os Grupos de Afinidade e o Comitê de Diversidade, que debatem questões raciais e transformações verdadeiras na empresa. Gustavo ainda exibiu um vídeo do manifesto de Beleza Radiante lido por colaboradores negros e mostrou todo o seu orgulho de fazer parte e ver pessoas negras envolvidas em todos os processos de desenvolvimento do lançamento.
A campanha de Beleza Radiante contará com mais de 80 creators negros de todo o Brasil, com a imprensa e com veículos especializados em pautas raciais e, em breve, também estará na TV e na voz de grandes influenciadoras. “Teremos Alcione, Teresa Cristina, Liniker, Mariah Nala, Preta Gil, Xênia França e Negra Li para potencializar essa campanha. São mulheres incríveis, diversas, líderes em suas atuações e parceiras da NIVEA em diversas campanhas”, pontuou Gustavo.
Ele ainda destacou o trabalho das agências parceiras: a Black Influence, que atuou na consultoria de Beleza Radiante desde o início do projeto, a One Touch/Léo Burnett, agência global de mídia da NIVEA, responsável pelo manifesto, campanha de mídia e comerciais, a Approach Comunicação, responsável pela comunicação institucional nacional e relacionamento com influenciadores e imprensa no Norte e no Nordeste, e a MKTMix, encarregada do relacionamento com imprensa e influenciadores em todo o Brasil, além da Planta Produções, agência baiana que realizou a experiência em Salvador.
Ricardo Silvestre, CEO da Black Influence, comentou sobre a parceria e a importância de ter uma empresa como a NIVEA andando lado a lado com a comunidade negra. “Nós pensamos nessa comunicação com muito cuidado para que fosse honesta para todos nós. O que NIVEA faz é histórico e precisa ser visto. Poucas marcas têm coragem de estar ao lado da comunidade negra e é necessário ter muita coragem para assumir esse lugar em um país tão desigual. Parabéns a NIVEA e vida longa a Beleza Radiante!”
Ao final do evento, os convidados responderam questões da plateia e da audiência que acompanhava no Youtube. Quem estava presente na casa ainda pode aproveitar um coquetel, uma experiência de massagem com Beleza Radiante e a apresentação da orquestra de berimbaus para encerrar a programação.
Experiência com influenciadores
O encontro com formadores de opinião fez parte de uma programação de três dias da NIVEA na Bahia. A marca convidou oito influenciadores – Paloma Barbiezinha, Sulivã Bispo, Laíris Trindade e Lívia Mascarenhas da Bahia; de Pernambuco, Suelen Rocha; do Ceará, Vitória Régia; do Amazonas, Amanda Monteiro; e, do Pará, Isis Vieira – para viver uma imersão na cultura negra da região. Todo o roteiro foi pensado, executado e acompanhado por profissionais, fornecedores, parceiros e artistas locais negros, que evidenciaram a importância da comunidade afro-brasileira na história, na cultura e na economia do País.
Além de um passeio turístico em Salvador, vivendo uma imersão nos principais pontos da cidade pela perspectiva da história negra, os convidados conheceram a cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, importante local para a história negra na Bahia e no Brasil. Lá, ainda visitaram a Casa Pretahub, organização parceira de propósito da NIVEA, e atrações icônicas que reverenciam e fortalece o trabalho de mulheres negras, como a Casa das Mulheres de Axé, a Irmandade da Boa Morte e o Museu do Charuto.
Linha pensada especialmente para as peles negras
Conheça a coleção completa de Beleza Radiante, já disponível em farmácias, perfumarias e e-commerce de todo o Brasil.
NIVEA FACIAL BELEZA RADIANTE PELE MATTE E UNIFORME é um produto inovador, multifuncional e possui fórmula 7 em 1: Reduz a aparência de marcas escurecidas, uniformiza o tom da pele, controla a oleosidade com efeito matte, tem rápida absorção, oferece uma pele com sensação de maciez e hidratada, além de iluminar e possuir proteção UVA/ UVB fator 7. Sua fórmula exclusiva possui ingredientes potentes como o Ácido Hialurônico, responsável pela hidratação, o Extrato de Pérolas para um tom uniforme e a sensação de pele macia e Extrato de Cúrcuma, antioxidante que ajuda a restaurar o tom natural e uniforme da pele, combatendo os radicais livres. Preço Sugerido: R$ 34,90
NIVEA LOÇÃO DEO-HIDRATANTE BELEZA RADIANTE CUIDADO INTENSO entrega para a pele do corpo hidratação profunda, mesmo as partes mais ressecadas e esbranquiçadas, como joelhos, cotovelos, braços e pernas! Esse produto possui cinco óleos responsáveis pelo alto poder de hidratação: Abacate, Oliva, Soja, Macadâmia e Amêndoas. A fórmula ainda é enriquecida com Vitaminas A, B e C, B3 e Pró Vitamina B5. Seu poder hidratante alivia a descamação e reduz estrias, além de deixar um brilho natural na pele. Preço Sugerido: R$ 18,90
NIVEA HIDRATANTE BELEZA RADIANTE PELE UNIFORME tem o poder de reduzir as marcas escurecidas da pele e equilibrar seu tom. Possui na formulação proteção solar FPS15 que protege contra os raios UVA/ UVB evitando o aparecimento de novas marcas. O Extrato de Pérolas é responsável pela hidratação, o Extrato de Cúrcuma um antioxidante potente, o Lactato de Potássio possui propriedades que estimulam a esfoliação e a renovação celular, já a Vitamina C deixa a pele iluminada e renovada!
Preço Sugerido: R$ 34,90
Saúde e Bem Estar
Julho Amarelo alerta para o avanço silencioso das hepatites virais
Campanha Julho Amarelo reforça a importância do diagnóstico precoce e da prevenção contra as hepatites virais no Brasil.

O Julho Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre as hepatites virais, doenças silenciosas que continuam a ameaçar a saúde pública no Brasil. De 2000 a 2023, foram registrados mais de 785 mil casos confirmados e quase 90 mil mortes por complicações dessas infecções, segundo o Ministério da Saúde.
Julho Amarelo destaca a importância do diagnóstico precoce
As hepatites virais são frequentemente chamadas de “doenças silenciosas” porque não apresentam sintomas por muitos anos, mesmo quando o fígado já está comprometido. “A pessoa se sente bem, sem febre, dor ou qualquer sinal aparente. Esse silêncio pode durar anos”, explica o infectologista Marcelo Cordeiro, do Sabin Diagnóstico e Saúde.
Formas de contágio das hepatites virais
O Julho Amarelo também é uma oportunidade para reforçar o conhecimento sobre as formas de transmissão:
- Hepatite A e E: Transmissão por água e alimentos contaminados; no caso da hepatite A, também por via sexual.
- Hepatite B, C e D: Transmissão por contato com sangue, relações sexuais sem proteção e compartilhamento de objetos como agulhas e alicates.
Prevenção e vacinação
Há formas eficazes de prevenção. A vacinação contra as hepatites A e B está disponível no SUS e é uma das estratégias mais seguras. Além disso, o uso de preservativos, não compartilhar objetos pessoais e a correta esterilização de materiais são medidas essenciais.
Importância da testagem precoce
A testagem precoce é um dos pilares da campanha Julho Amarelo. Exames simples de sangue podem identificar a presença do vírus antes dos sintomas e permitir o início do tratamento. “O diagnóstico é feito por exames específicos que detectam o vírus, os anticorpos ou alterações hepáticas”, esclarece Cordeiro.
Quando fazer os exames
A frequência da testagem varia conforme o risco do paciente. Grupos mais vulneráveis — como pessoas com ISTs, imunossuprimidos e aqueles que mantêm relações sexuais desprotegidas — devem se testar com maior frequência:
- Hepatite B: a cada seis meses
- Hepatite C: pelo menos uma vez por ano
Tratamento das hepatites virais
O tratamento depende do tipo de hepatite:
- Hepatites A e E: geralmente não exigem medicamentos; o organismo elimina o vírus naturalmente com repouso e hidratação.
- Hepatite B: pode ser monitorada ou tratada com antivirais, conforme a gravidade.
- Hepatite C: tem cura em mais de 95% dos casos, com antivirais orais modernos e acessíveis.
Links úteis
O Portal Jaciara Barros apoia o Julho Amarelo e incentiva a população a fazer o teste, vacinar-se e se proteger contra as hepatites virais. Prevenção salva vidas!
Saúde e Bem Estar
Osteoporose: entenda a doença que fragiliza os ossos e saiba como prevenir
Doença será tema de aula promovida, no dia 04 de julho, pela APM Cursos; evento terá a participação do médico Dr. Frederico Barra

A APM Cursos (Academia de Cursos Médicos) realiza, no próximo dia 04, a partir das 7 horas da manhã, no Sindicato dos Médicos, em Palmas, uma aula sobre osteoporose. A atividade será conduzida pelo médico Dr. Frederico Barra e vai abordar os principais cuidados, fatores de risco e formas de prevenção da doença. A iniciativa, focada em especialistas da área, ocorre durante a inauguração da APM Cursos na Capital.
A osteoporose é uma condição de saúde pública que, segundo o Ministério da Saúde, atinge parte da população acima dos 50 anos. Ainda de acordo com o órgão, em torno de 50% das mulheres e 20% dos homens nessa faixa etária sofrerão alguma fratura osteoporótica ao longo da vida. Entre as complicações estão dor crônica, deformidades, perda de autonomia e até aumento do risco de morte.
O ortopedista Dr. Elton Stecca Santana explica que a osteoporose é uma doença silenciosa e progressiva. Segundo ele, o problema é que a maioria das pessoas só descobre a enfermidade depois de apresentar uma fratura. “Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são tão importantes”, alerta o especialista.
Fatores de risco e sintomas
Ainda, conforme o médico, a osteoporose pode ser causada por diferentes fatores. Entre eles estão doenças endócrinas, como diabetes e hiperparatireoidismo, além de deficiência de cálcio e vitamina D, sedentarismo, menopausa, alimentação inadequada, tabagismo, anorexia nervosa, alcoolismo e o uso prolongado de alguns medicamentos. Doenças como câncer, HIV, artrite reumatóide, hemofilia, insuficiência renal e talassemia também elevam o risco.
Sobre os sintomas, Dr. Elton Stecca destaca que a evolução da doença é muitas vezes imperceptível nas fases iniciais. “Com o tempo, o paciente pode começar a sentir dores ósseas, perceber redução da estatura e alterações na postura, como o surgimento da cifose, que é a famosa corcunda”, acrescenta.
Prevenção e cuidados diários
O tratamento da osteoporose envolve tanto medidas não medicamentosas quanto medicamentosas. A boa notícia é que mudanças no estilo de vida podem fazer grande diferença na prevenção. Entre as recomendações estão:
* Alimentação rica em cálcio: Inclua leite, queijos, iogurtes e vegetais de folhas escuras, como brócolis, couve e espinafre.
* Vitamina D: A exposição ao sol, de 20 a 30 minutos por dia, principalmente no início da manhã, ajuda na produção da vitamina essencial para a fixação do cálcio nos ossos.
* Atividade física: Caminhadas, musculação e exercícios de impacto fortalecem os ossos e melhoram o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas.
* Evitar álcool e cigarro: Esses fatores aceleram a perda de massa óssea.
* Ambiente seguro: A adoção de medidas simples dentro de casa, como instalação de corrimãos e uso de tapetes antiderrapantes, contribui para evitar quedas.

Doença será tema de aula promovida, no dia 04 de julho, pela APM Cursos; evento terá a participação do médico Dr. Frederico Barra
O ortopedista ainda reforça a importância da avaliação médica regular, especialmente para mulheres na menopausa e pessoas com histórico familiar de osteoporose. “A densitometria óssea é o exame indicado para medir a densidade mineral dos ossos e deve ser feita a partir dos 65 anos. No entanto, também é indicado para mulheres mais jovens (a partir da menopausa) e homens a partir dos 50 anos que apresentem histórico familiar, fraturas anteriores, uso de certos medicamentos como corticóides, doenças que afetam a saúde óssea, baixo peso, entre outros fatores de risco”, orienta.
Saúde e Bem Estar
Sabin inaugura unidade em Colinas do Tocantins com estrutura acolhedora e atendimento humanizado
Sabin Diagnóstico e Saúde inaugura nova unidade em Colinas do Tocantins, com foco em conforto, acessibilidade e tecnologia.

Colinas do Tocantins – O Sabin Diagnóstico e Saúde acaba de inaugurar uma nova unidade em Colinas do Tocantins, ampliando sua presença no estado e reforçando o compromisso com um atendimento de excelência, acolhedor e acessível.
A operação integra o plano de expansão da empresa no Tocantins, onde já mantém unidades em Palmas, Paraíso, Porto Nacional, Guaraí e Gurupi.
“Estamos seguindo em mais um passo muito importante de expansão no estado do Tocantins. O compromisso com a qualidade que pauta nossa atuação foi fundamental na decisão de abrir nossas operações em Colinas”, afirmou a presidente-executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.
Segundo a biomédica e gestora do Sabin no Tocantins, Nayara Borba, a chegada em Colinas atende a uma demanda antiga da comunidade:
“Por ser um polo regional de saúde e uma cidade com grande potencial de crescimento, muitos clientes e parceiros nos pediam uma unidade aqui. Acreditamos no fortalecimento da assistência em saúde no norte do Tocantins.”
Ela completa:
“Oferecer um serviço de saúde com excelência, unindo tecnologia e acolhimento, garantindo conforto e segurança desde o primeiro atendimento.”
Serviços e horários de funcionamento
A nova clínica do Sabin está localizada na Avenida Bernardo Sayão e funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 17h, com coleta de exames até as 16h30.
- Atendimento presencial e digital (NAD)
- Teste do Pezinho e Teste da Bochechinha
- Mais de 3.500 tipos de exames
- Ampla carteira de convênios
Presença no Tocantins
Desde 2012 no estado, o Sabin conta com 14 pontos de atendimento e é referência em exames laboratoriais. Também oferece soluções digitais por meio da plataforma Rita Saúde, conectando usuários a farmácias, médicos e outros profissionais com eficiência e valores acessíveis.
Sabin no Brasil
Fundado em 1984 pelas empreendedoras Janete Vaz e Sandra Soares Costa, o Sabin nasceu em Brasília e hoje atua em 78 cidades de 14 estados e no Distrito Federal. A empresa atende cerca de 7 milhões de clientes ao ano em 358 unidades, com aproximadamente 7 mil colaboradores.
Referência nacional em saúde, a empresa se destaca por sua gestão humanizada, liderança feminina e compromisso socioambiental.
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