Economia
Nos três primeiros meses do ano, Tocantins registra 2,2 milhões de descargas atmosféricas: aumento foi de 57% em relação ao mesmo período de 2022

INMET emite alertas “Amarelo” e “Laranja” para o Tocantins, com previsão de chuvas intensas no Tocantins e ventos que podem chegar a 100 km/h
Nos três primeiros meses do ano o Tocantins registrou mais de 2,2 milhões de descargas atmosféricas. Um aumento de 57% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do NetClima, que realiza monitoramento, análise e previsão de eventos meteorológicos, em parceria com a Energisa, a partir de informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há previsão de condições meteorológicas adversas para o Tocantins neste final de semana. Grande parte do Estado, desde a Ilha do Bananal até Araguaína, está em alerta amarelo de “Perigo Potencial”. Além disso, o extremo norte, na região do Bico do Papagaio, está em alerta laranja de “Perigo”, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, bem como ventos intensos de 60 a 100 km/h. O INMET alerta ainda para o risco de alagamentos e intensas descargas elétricas.
No mês de janeiro deste ano foram 849.438 raios em todo o Estado, o maior número já registrado desde o início do acompanhamento de descargas elétricas na região. Em fevereiro, a quantidade de raios se manteve elevada, com um total de 840.030. Já em março, foram registradas 543.840 descargas atmosféricas.
“Durante o período chuvoso, nossas equipes estão operando em contingência para atender prontamente as demandas emergenciais decorrentes de condições climáticas, como as descargas atmosféricas. As equipes estão posicionadas em pontos estratégicos em todo o Tocantins, a fim de minimizar prazos e agilizar os atendimentos. Além disso, a partir do Centro de Operação Integrado, localizado em Palmas, técnicos e operadores realizam o monitoramento em tempo real de todo o sistema elétrico do Estado. O objetivo é de garantir atendimento a qualquer hora do dia e da noite para os nossos clientes”, destacou o gerente de Operações da Energisa Tocantins Alberto Cunha.
Devido aos altos índices de descargas elétricas a Energisa reforça a necessidade de cuidados com a segurança e atenção com a rede elétrica. Durante tempestades é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e desligar os equipamentos que não são essenciais. “A principal orientação é desligar os eletrodomésticos das tomadas e não utilizar os equipamentos que precisarem permanecer ligados. Quando uma descarga atmosférica atinge a rede, pode entrar nas residências por meio da instalação elétrica e causar curto-circuito, incêndios e choques elétricos”, explica a Técnica em Segurança do Trabalho da Energisa Tocantins, Maria do Socorro Cantuaria da Silva Santos.
As fortes chuvas, ventanias e alta quantidade de raios também podem ocasionar a queda de galhos de árvores sobre a rede elétrica, provocando rompimento de cabos. “Por isso, caso qualquer cidadão veja algo neste sentido, a recomendação é não se aproximar e acionar imediatamente os Bombeiros ou a própria Energisa, para que a situação seja resolvida de forma segura e eficiente”, conclui Maria do Socorro.
Dicas
Para os próximos dias a previsão é de mais chuvas significativas para o estado e, por isso, a Energisa reforça outros cuidados que a população deve ter para se evitar acidentes elétricos:
– Quando estiver em casa, evite manusear aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços e tocar nas partes metálicas dos objetos, prevenindo o risco de choque. Essa dica vale para qualquer período do ano, mas em dias de chuva a recomendação é ter mais atenção;
– Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela. As paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos;
– Não faça manutenções quando estiver chovendo. Em telhados, existe o risco de ser atingido por raios e, em equipamentos elétricos ligados à tomada, há chance de choque elétrico. Em caso de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa, desligue imediatamente o disjuntor;
– Se estiver na rua e começar a chover, fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados. Evite encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigue em lugares descampados, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica. Esses locais se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais, como raios;
– Se observar fios caídos, objetos ou pessoas em contato com a rede elétrica, galhos ou árvores entre a fiação, não se aproxime e entre em contato imediatamente com a Energisa;
– Se, devido à ventania, observar algum objeto que foi arremessado na rede elétrica, como placas, árvores, entre outros, não se aproxime ou tente afastar a fiação. Entre em contato com a Energisa e aguarde em local seguro, longe dos fios.
– Em caso de emergência, a população deve entrar em contato também com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A Energisa orienta aos clientes, caso precisem registrar alguma ocorrência, pode realiza-la por meio dos canais digitais. O atendimento é disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Pelo aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular), Agência Digital pelo site energisa.com.br e atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br
Sebrae
Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025
Evento em São Paulo conecta empreendedores locais às maiores tendências e oportunidades do setor de beleza

Agronegócio
32ª ExpoAlvorada reúne produtores e movimenta economia local com apoio do Sicred

Com o propósito de aproximar produtores rurais, empresários e a comunidade em torno de negócios, cultura e valorização do agronegócio regional, Alvorada recebe a 32ª Exposição Agropecuária (ExpoAlvorada). A Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia marca presença no evento, que acontece até sábado, 06, com um estande voltado ao relacionamento com o público e à abertura de novas contas.
Parceiro estratégico da feira, a cooperativa reforça sua atuação como instituição financeira cooperativa comprometida com o desenvolvimento local e o fortalecimento do setor produtivo. Durante a ExpoAlvorada, realizada no Parque de Exposições da cidade, a instituição disponibilizou soluções financeiras voltadas a custeio, investimento e expansão da produção, além de consultoria com associados e produtores interessados em ampliar seus negócios.
Para a gerente da agência na cidade, Suleima Aguiar da Silva, a feira é uma oportunidade de estreitar laços com a comunidade e reafirmar o compromisso com o setor produtivo. “A Expoalvorada é um espaço que traduz a força do agronegócio e a importância da cooperação. Estar aqui significa apoiar os produtores em suas jornadas de crescimento e, ao mesmo tempo, fomentar a economia de toda a região. O cooperativismo financeiro é um motor para que o desenvolvimento seja coletivo e sustentável”, destacou.
Segundo Suleima, o evento contribuiu não apenas para movimentar negócios ligados ao campo, mas também para impulsionar setores como comércio, serviços, gastronomia e turismo, reforçando a vocação empreendedora de Alvorada. “O evento é reconhecido como uma vitrine para pequenos, médios e grandes produtores, criando um ambiente de troca de conhecimento e oportunidades comerciais. Estamos sempre presentes.
ExpoAlvorada
Realizada pelo Sindicato Rural de Alvorada, a feira movimenta durante sete dias o comércio, hotéis e serviços da cidade. Além das oportunidades de negócios no setor agropecuário, o evento também é marcado por shows musicais e provas de rodeio, que atraem grande público ao Parque de Exposições Agropecuárias.
Neste ano, a programação inclui apresentações de artistas como Paulo & Nathan, Robson Magalhães, Ícaro & Gilmar, Trio Parada Dura e Forró do Pegador, calvagada, churrasco e rodeio.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Energisa
Taquaruçu recebe reforço na rede elétrica para realização de Festival Gastronômico
Concessionária de energia terá equipes exclusivas presentes nos quatro dias do evento, que acontece entre 4 e 7 de setembro

-
Social3 dias atrás
Assembleia em festa: presidente Amélio Cayres celebra aniversário
-
Social3 dias atrás
Rede Dia + inaugura sua 4ª unidade em Palmas com tradição e economia
-
Social4 dias atrás
Lançamento do TOFW na Both Buffet reúne nomes da moda em Palmas.
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Laurez Moreira participa de missa solene em Natividade
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros